Como renovar passaporte

Parece que foi ontem que fui convidado através do blog para a minha primeira viagem internacional. O destino foi Cancún no México. Nesse período foi quando dei entrada no pedido para tirar passaporte. Agora já se passaram 5 anos e chegou a hora de aprender como renovar passaporte.

Na época havia feito o post explicando sobre como tirar o passaporte, o que é o passaporte, os tipos de passaporte que existem, onde fazer a solicitação de passaporte e os documentos para passaporte. Se você tem dúvidas sobre passaporte, sugiro ler o artigo que ficou bem enxuto, mas ao mesmo tempo completo.

Saiba como renovar passaporte

Para renovar o passaporte, é importante entender que a Polícia Federal não reconhece como um processo de renovação. Para ela, é um processo totalmente novo. Veja o que ela diz no site quanto a isso:

Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos todos os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão normalmente.

No geral, o processo de renovação do passaporte brasileiro é bem similar ao de tirar o passaporte. Basta ser brasileiro, preencher o formulário eletrônico de solicitação e agendamento no site da Polícia Federal, se apresentar no dia e horário agendado e levar os seguintes documentos originais solicitados:

  • Documento de identidade
  • Título de eleitor
  • Quitação com o serviço militar obrigatório
  • Certificado de naturalização para os naturalizados
  • Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União
  • Passaporte anterior (se houver)
  • CPF

Quando se chega lá na Polícia Federal no dia agendado, você é chamado pelo nome, apresenta os documentos, tira as digitais com um equipamento eletrônico e tira a foto com uma máquina digital. Depois lhe é entregue o passaporte anterior (no meu caso cortado na ponta), a folha da confirmação de pagamento assinada e carimbada e também é informado o prazo para retirada.

Quem tem vistos válidos no passaporte anterior (como visto americano ou outros), deve levar sempre o passaporte antigo junto do passaporte novo na próxima viagem.

Mudanças em como renovar passaporte

De 5 anos atrás para agora, vi que foram modificados alguns campos do site para solicitação do passaporte. O mais confuso foi o da situação militar para os homens, no qual são pedidos 3 campos: tipo de documento, número e unidade militar. No tipo de documento o mais comum é preencher como Certificado de Dispensa de Incorporação para quem é reservista, no número deve ser preenchido com os números do RA. Antigamente o número era separado por dois campos: número (7 últimos dígitos) e série (5 primeiros dígitos). Na unidade militar deve ser preenchido com o número apresentado ao lado esquerdo da CSM.

Cuidado ao preencher o local de nascimento. Eu ia me confundindo pela segunda vez de preencher a cidade de nascimento pelo local onde moro. É um erro grave que me fez refazer o primeiro passaporte.

A pessoa que teve o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de casamento original atualizada com as devidas averbações ou anotações.

A pessoa que teve o nome alterado por decisão judicial deve apresentar, além do documento de identidade, certidão de nascimento original atualizada com as devidas averbações ou anotações.

Como renovar passaporte
Como renovar passaporte

Onde renovar o passaporte

Onde renovar o passaporte dependerá da sua escolha na hora do agendamento passaporte que você fizer no site da Polícia Federal. Sugiro escolher um local próximo para diminuir os gastos de deslocamento.

No geral, serão necessárias 2 idas no local de emissão do passaporte. A primeira para apresentar os documentos e a segunda para retirada do passaporte. Feito isso, você estará com o documento passaporte em mãos, pronto para viajar ao redor do mundo novamente. Uma boa é começar pelos principais destinos turísticos do mundo.

E então, para você também chegou a hora de renovar passaporte? Veio aprender como renovar o passaporte aqui no blog? Deixe suas dúvidas aqui nos comentários e ajude os outros leitores também!

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

329 comentários em “Como renovar passaporte

  • 07/11/2014 em 10:45

    Renovar passaporte? Passaporte não se renovar, você tem que fazer uma nova emissão do documento, com dados e numeração diferente.

    Resposta
    • 07/01/2015 em 19:41

      É isso mesmo André. Obrigado pela contribuição. O artigo foi criado justamente para esclarecer esse tipo de informação. Abraço!

      Resposta
      • 19/04/2016 em 18:55

        Olá! Meu passaporte é válido até Março de 2018, mas no início do ano que vem me mudarei pra Austrália e não queria me preocupar com emissão de outro enquanto estiver por lá… Posso emitir outro hj (visto que atualmente a validade do passaporte é de 10 anos) mesmo com o meu faltando quade 2 anos pra vencer?

      • 19/04/2016 em 21:20

        Olá Victor, você pode solicitar a emissão de um novo passaporte antes do vencimento sem problemas. Só terá de pagar a taxa novamente. O que pode acontecer é o atendente da Polícia Federal questionar o motivo para isso. Então é só explicar para eles o que você explicou aqui no blog. Abraço!

      • 24/03/2017 em 18:55

        meu passaporte venceu eu tirei um novo ,queria saber se o numero do documento continua sendo o mesmo do antigo passaporte?

    • 24/03/2017 em 13:23

      Por favor gostaria de saber o seguinte: Tirei o meu passaporte no ano de 2010 como na época o prazo de validade era de 05 anos ele venceu em 2015, sendo o prazo de validade agora de 10 anos, mesmo assim eu tenho que tirar outro, porque ele só tem 07 anos de uso?
      Obrigado!

      Resposta
  • 05/01/2015 em 21:06

    Como faço com o visto dos Estados Unidos que vence daqui a 8 anos?

    Resposta
    • 07/01/2015 em 19:42

      Olá José, você deve levar junto consigo o passaporte anterior e apresentar os dois passaportes para as autoridades competentes. Abraço!

      Resposta
      • 03/07/2015 em 21:20

        Amigo e o seguinte eu to com uma duvida tremenda eu queria que vc podesse me explicar bom vamos la , eu tenho um visto ameriacano de de 10 anos mais meu passaporte venceu como eu faco para renovar meu passaporte ? quais documentos eu preciso levar para renovar ? e quando eu for renovar eu vou ficar com 2 passaportes o oque tem visto e o novo ? e quando eu for viajar vou ter que levar os 2 passaporte ? a minha duvida e essa .

  • 11/01/2015 em 19:45

    Quantos meses antes de vencer o passaporte eu posso renovar?

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:42

      Olá Sirlei, não existe prazo mínimo para renovar. Você pode renovar quando quiser. O único problema é que tem de pagar novamente pelo novo documento.

      Resposta
    • 18/09/2015 em 06:26

      o meu passaporte venceu dia 01 de setembro vivo na italia na sicilia e queria renovar online como posso fazer? muitoobrigada

      Resposta
  • 11/01/2015 em 19:48

    Meu passaporte vence em agosto quando posso renovar?

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:43

      Sirlei, ainda complementando, segue o que diz no site da Polícia Federal: “Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 06 meses de validade. Dessa forma, requeira novo passaporte antes do atual expirar, a fim de que sejam evitados problemas na Fiscalização Imigratória do país de destino”. Reforçando, não existe prazo mínimo para renovação do passaporte.

      Resposta
  • 15/01/2015 em 11:12

    Para tira um novo passaporte ou renovar ñ é presciso levar foto?

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:44

      Olá Fabio, não é preciso mais levar foto, conforme dissemos no texto. Agora a renovação do passaporte é com fotografia digital. Abraço!

      Resposta
  • 15/01/2015 em 16:06

    Me casei e meu sobrenome mudou, preciso renovar meu passaporte, mas tenho visto americano no antigo e o visto está com meu nome de solteira.
    Meu medo é de dar problema para entrar nos EUA com o sobrenome do passaporte diferente do sobrenome do visto.
    O que devo fazer?

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:49

      Olá Thássia, no site da Embaixada Americana tem uma pergunta sobre o assunto que informa que não é para ter problemas nessa situação e que não é preciso de novo visto. Segue o que diz no site:

      “É possível solicitar entrada nos Estados Unidos com o seu novo passaporte com seu nome de casada e seu passaporte antigo com seu nome de solteira. Caso queira, você também pode levar uma cópia de sua certidão de casamento, que poderá servir de auxílio para clarificar quaisquer dúvidas”.

      Resposta
      • 19/12/2015 em 12:05

        Eu tenho uma filha portuguesa e o pasaporte dela e português mas ela tem as duas nacionalidade e queria sabe si posso fazer o pasaporte brasileiro

  • 21/01/2015 em 21:48

    Posso tirar outro passaporte 2 anos antes do vencimento? Para ficar com a mesma data de vencimento do marido. Ab

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:51

      Olá Fernanda, pode tirar um novo passaporte antes do prazo. O único problema é ter de pagar novamente pelo documento, sendo que ele ainda tem validade.

      Resposta
  • 29/01/2015 em 17:39

    Olá!!! Então os mesmos valores que uma pessoa paga para emitir pela primeira vez o passaporte é o mesmo que pagarei para “renovar” o passaporte… q no caso seria emitir um segundo passaporte?
    Grata

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:54

      Olá Claudia, isso mesmo. É o mesmo preço tanto para o primeiro passaporte quanto para o segundo, terceiro ou quarto passaporte, porque não existe o processo de renovação de passaporte e sim um novo processo de emissão de novo passaporte.

      Resposta
  • 18/02/2015 em 16:01

    Gostei das dicas Thiago!
    principalmente para os homens na parte do documento militar, ajudou bastante!
    Abs e bom trabalho

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:54

      Legal, obrigado Jonas! Essa parte de documentos militares é bem confusa mesmo. Não existe padronização.

      Resposta
  • 21/02/2015 em 06:11

    Qual o prazo para fazer isso? Meu passaporte vence daqui há 5 meses, posso iniciar o processo agora?

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:55

      Olá Mariane, pode fazer isso agora sem problemas. Não existe prazo mínimo. Abraço!

      Resposta
  • 25/02/2015 em 11:00

    Recebi um aviso que para renovar o meu passaporte a data limite é 03/03/15, entrei no site e tive a surpresa que PASSAPORTE não se renova pois é necessário refazer todo processo quase idêntico ao inicial. QUAL É A VANTAGEM EM “RENOVAR” ???
    QUANDO É QUE VÃO DESBUROCRATIZAR E FAZER AS COISAS MAIS FÁCEIS E PRÁTICAS NESTE PAÍS ???

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:59

      Olá Carlson, o mais estranho no seu comentário é ter recebido um aviso para renovar o passaporte. Eu nunca recebi tal aviso. Será que isso aconteceu após você se cadastrar em algum site?

      Sobre o processo de renovação não existir e sim a necessidade de um novo processo de emissão, também não sei a resposta, se tem algum motivo especial ou algo do tipo. Concordo que poderia ser mais fácil, somente alterando campos cadastrais básicos da primeira emissão.

      Resposta
      • 06/05/2016 em 09:57

        Também recebi esse e-mail da PF! Na verdade é uma “notificação de vencimento do passaporte” e não um aviso de renovação. Num primeiro momento me confundi também, parece ter duplo sentido, inclusive coloquei na minha cabeça que deveria “renovar” o passaporte atual.

      • 04/10/2016 em 15:16

        Thiago,
        possuo passaporte tirado em 2012 que teve apenas 5 anos de validade e vencera em 2017, outros 4 componentes de minha família que tiraram passaportes no mesmo ano receberam a mesma notificação de final de validade próxima por e-mail. parece que nesta leva de passaportes isso ocorreu…

      • 08/10/2016 em 22:34

        Olá Paulo, que estranha essa situação. Para alguns está sendo enviada mensagem e para outros não. Deve estar acontecendo uma falha no sistema de envio de e-mails da Polícia Federal.

  • 03/03/2015 em 20:01

    Meu passaporte vence amanha posso renovar na quinta feira ou seja no dia seguinte.

    Resposta
    • 27/05/2015 em 07:56

      Pode, sem problemas Marcos. Até mesmo antes do prazo vencido é possível emitir novo passaporte.

      Resposta
  • 12/03/2015 em 19:53

    Texto excelente: informativo, orientando o leitor passo a passo e com muitas informações necessárias, pertinentes e diretas.

    Parabéns ao autor e ao blogueiro.

    Resposta
  • 02/04/2015 em 11:33

    quanto custa para emissao de passaporte?

    Resposta
    • 27/05/2015 em 08:02

      Olá Alcione, atualmente a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 156,07. Mas é bom sempre olhar no site da Polícia Federal antes se o preço não foi alterado.

      Resposta
  • 02/04/2015 em 11:49

    Bom dia , o meu passaporte vence em setembro de 2016, porém apesar disso, eu nunca usei, mas qual seria a melhor data para pedir um novo? Outra dúvida que tenho é a de que os passaportes tirados e de cor azul seriam “renovados”automaticamente, isso procede? Grato.

    Resposta
    • 27/05/2015 em 08:04

      Olá Esdras, a informação não procede. Todos passaportes, indiferente a cor do passaporte, tem prazo de validade e precisam ser emitidos novos após vencimento.

      Sobre o prazo de emissão do novo passaporte, fica a seu critério, de acordo com a sua necessidade. Pode ser feito antes ou depois do passaporte vencido.

      Resposta
  • 06/04/2015 em 19:51

    Me divorciei, preciso mudar o nome no passaporte, voltar nome de solteira o procedimento é o msm? Tenho visto até 2023 USA. Poderia responde no e-mail também? Obrigada.

    Resposta
    • 27/05/2015 em 08:06

      Olá Maria, o procedimento é o mesmo para emitir o novo passaporte com o nome de solteira.

      Minha sugestão é levar os documentos de casamento e separação para a viagem nos EUA para mostrar caso haja questionamentos quanto às alterações de nomes.

      E leve sempre os dois passaportes, com o nome antigo em que está o visto americano válido e o novo com o nome alterado.

      Resposta
  • 06/04/2015 em 22:44

    meu passaporte tem 25 anos e nao renovei. tem validade?

    Resposta
    • 27/05/2015 em 08:07

      Olá Regina, tem validade. Até porque existe um novo modelo de passaporte hoje em dia. Será necessário emitir um novo passaporte.

      Resposta
  • 07/04/2015 em 12:19

    Parabéns! Informação muito clara e objetiva. Tenho uma dúvida: Tenho 76 anos, legalmente não sou mais obrigado a votar e, pela idade cessaram as obrigações de reservista. É obrigatória a apresentação do Titulo Eleitor e Certificado Reservista? Muito obrigado!
    Attila

    Resposta
    • 27/05/2015 em 08:12

      Essa realmente é uma boa pergunta Attila! Entendo que não deveria ser necessário. Considerando o que aconteceu comigo, que foram avaliados somente os documentos principais, como passaporte anterior e carteira de identidade, esses documentos não seriam necessários. Mas minha sugestão nesse caso é ligar para a própria Polícia Federal para esclarecimentos. Abraço!

      Resposta
  • 04/05/2015 em 08:20

    Olá, Bom dia!

    Foi de grande ajuda a informação por você divulgada, excelente!

    Obrigado!!!

    Resposta
  • 27/05/2015 em 15:44

    ola me casei ;este ano vou tirar visto japones meu passaporte esta com nome de solteira preciso renovar meu esposo reside no japao ?

    Resposta
    • 27/05/2015 em 21:14

      Olá Josiane, se seu passaporte está com nome de solteira e a passagem estará com nome de casada, minha recomendação é renovar o passaporte antes da viagem para evitar complicações lá fora.

      Nesse caso, antes de fazer o visto japonês, aguarde o novo passaporte ficar pronto para ter o mesmo nome nos 3 locais: passagem, passaporte e visto.

      Resposta
  • 27/05/2015 em 18:37

    A PERGUNTA DE PESSOAS SOBRE SERVIÇO MILITAR está respondida na relação de documentos pedidas pela Polícia Federal,que isenta quem tem de mais de 45 anos mas quanto ao não obrigado a votar deverá mostrar alei que o isenta.QUANDO O VISTO NÃO COINCIDE com a validade do passaporte,deve-se levar o antigo com o visto e o novo válido.O MELHOR SERIA LEVAR UMA DECLARAÇÃO DO Consulado OU CÓPIA DE REGULAMENTO,PARA evitar que funcionários ignorantes de aeroporto compliquem .

    Resposta
  • 01/06/2015 em 10:39

    Alem de ter que pagar pela “renovação” do novo passaporte, se você nao levar o passaporte antigo, por causa de perda , roubo, furto e nao tiver o BO da PM , você é obrigado a pagar o dobro….. É INCRIVEL como eles se aproveitam de qualquer oportunidade para arrancar dinheiro das pessoas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Resposta
  • 02/06/2015 em 21:42

    Caro autor,

    Suas dicas são muito boas e uma delas acabou de me salvar! Preenchi errado o campo Local de Nascimento – também coloquei a cidade onde moro! E fiquei desesperada!

    Ainda bem que vim até aqui ler as dicas antes de pagar a guia… Foi só preencher tudo novamente e “ignorar” a guia anterior! Vc pode até acrescentar esta informação ao seu excelente texto, né?

    Obrigada!

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:54

      Legal Monica! Fico feliz em ter ajudado! Abraço e obrigado por compartilhar sua experiência!

      Resposta
  • 03/06/2015 em 22:58

    Poderia me informar se a numeracao do passaporte modifica nesse novo processo ou permanece, mesmo estando vencido.
    Obrigada

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:55

      Olá Cecilia, você ganha um novo número de passaporte depois da renovação. Abraço!

      Resposta
  • 08/06/2015 em 19:07

    Minha esposa tem que renovar o passaporte só que seu RG está com nome de solteira, ela precisa mudar o RG?

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:53

      Olá Daniel, sugiro ela apresentar outro documento de identificação atualizado para não ter de fazer o novo RG. É possível apresentar a carteira de trabalho ou carteira de motorista, por exemplo, como documentos substitutos ao RG, se estiverem atualizados.

      Olha o que diz no site da Polícia Federal:

      “1.2 A pessoa que já teve o nome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, para a comprovação de nome(s) anterior(es), mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome alterado. A CERTIDÃO DE CASAMENTO atualizada com as devidas averbações/anotações, em ORIGINAL.”

      http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/documentacao-necessaria/documentacao-para-passaporte-comum/documentacao-para-passaporte-comum

      Resposta
  • 10/06/2015 em 00:24

    E quanto tempo demora para me entregar o novo?

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:45

      Olá Keno, o tempo de emissão do novo passaporte depende da fila de pedidos e a sua região. Tirei meu novo passaporte no fim do ano e a fila estava pequena. Em uma semana o novo passaporte estava emitido e poderia retirar na Polícia Federal.

      Resposta
  • 11/06/2015 em 15:16

    Olá, boa tarde. Gostaria de saber se quando renovamos o passaporte ele muda de número ou a identificação dele continua igual.

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:44

      Olá Raquel, você ganha um novo número de passaporte quando faz a renovação. Pensei que ficava o mesmo número, mas quando recebi o novo passaporte vi que era diferente. Abraço!

      Resposta
  • 12/06/2015 em 11:48

    Boa tarde, meu passaporte vence em novembro/2015. Eu moro fora do país e estou pensando em ir agora em julho ao Brasil. Tem problemas na entrada em meu país e na saída, visto que está perto de vencer?

    Obrigado, Rosi

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:43

      Olá Rosi, vai depender o país que você mora. Tem países que pedem passaporte com no mínimo 6 meses de validade para a entrada no país.

      Resposta
  • 12/06/2015 em 18:41

    Boa tarde, moro nos Estados Unidos e sou casada com cidadao Americado. Eu tenho meu Green Card com nome de casada e todos meus documentos tambem, mas meu passaporte esta com nome de solteira. Estou separada do meu esposo e preciso ir ao Brazil com urgencia meu passaporte vai vencer em julho de 2015. Sera que eu preciso mudar meu passaporte com nome de solteira para casada mesmo estando separadado meu ex marido?

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:40

      Olá Camila, o passaporte que ainda estiver dentro da validade pode ser utilizado mediante a apresentação da Certidão de Casamento (original e cópia). Se você retornar ainda em julho não precisará emitir um novo passaporte. Abraço!

      Resposta
  • 13/06/2015 em 15:04

    Olá, vou para Orlando em agosto e volto em setembro. Meu passaporte vence em outubro. Sabe me dizer se preciso tirar outro passaporte ou posso ir com esse mesmo?

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:35

      Olá Maria Augusta, os EUA são uma exceção na regra do mínimo de 6 meses de validade do passaporte para viajar. Então você vai conseguir viajar para Orlando sem problemas.

      Veja abaixo a regra descrita no site da embaixada americana:

      “Cidadãos brasileiros podem viajar com um passaporte que tenha menos de seis meses de validade, entretanto, seu período de permanência nos EUA deverá ser inferior à data de expiração do passaporte.”

      http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/validadetempo.html

      Porém vale lembrar que existem países que exigem o mínimo de 6 meses de validade para o passaporte, ok? Tem de conferir antes de viajar. Abraço!

      Resposta
  • 19/06/2015 em 12:56

    Oi Thiago! Excelente seu blog, muito esclarecedor.

    Bem meu passaporte tem validade até set/2016 como li em seu blog que não existe renovação apenas validade eu tenho dois vistos válidos no meu atual passaporte (um Americano e outro canadense) eu sei que o Americano continua válido apresentando o passaporte com visto(antigo) e o passaporte novo Válido, mas o canadense vou perder com a validade do passaporte.
    Minha pergunte é se meu passaporte é válido até Set/2016 se eu antecipar a emissão do novo para Set/2015 a data do novo ficará contando de 2016 (data da expiração) até 2021 ou ficará contando do ano que solicitei: 2015 até 2020?

    Grata,

    Hellen

    Resposta
    • 29/06/2015 em 21:28

      Olá Hellen, obrigado! Ele ficará contando do ano que você solicitou. Ele não tem datas de validade cumulativas, mesmo com prazo existente na renovação.

      Resposta
  • 01/07/2015 em 10:56

    Olá tudo bom ?
    Suas dicas realmente são ótimas!
    Mas aí vai mais uma pergunta!
    Estou em um dilema, viajo dia 15 de agosto, e acabei de ver que meu passaporte está vencido!
    Pelo seu conhecimento, vc acha que dará tempo de pegar o novo passaporte ?
    Obrigado

    Resposta
    • 22/07/2015 em 08:18

      Eaí, conseguiu o passaporte? Em São Paulo? Meu “dilema” é bastante parecido… Gostaria de saber quanto tempo estão levando para emitir o passaporte hoje e se tem alguma outra opção mais garantida de velocidade!

      Resposta
    • 24/08/2015 em 19:26

      Olá Flávio, desculpe o atraso na resposta. Minha sugestão é não se limitar a um único posto da Polícia Federal para fazer o agendamento da renovação do passaporte quando se tem a viagem marcada até que se encontre um posto que atenda na data que você precisa.

      Minha irmã e cunhado também queriam viajar de imediato. Em vez de ir ao posto da Polícia Federal de Itajaí, cidade mais próxima daqui de Timbó (distante 1 hora), eles foram até Lages, que demorava 4 horas de carro, mas que atendeu a entrega do passaporte na data que eles precisavam.

      No meu caso, o novo passaporte foi emitido em 1 semana. Então teoricamente em uma viagem com mais de um mês de antecedência é possível ter a emissão do novo passaporte, sem problemas. Dependerá dos seguintes fatores:
      – Fila de agendamentos do posto.
      – Se não tiver greve na Polícia Federal

      Ainda, em casos de urgência, é possível emitir o passaporte de emergência que é entregue em 24 horas, mas tem validade somente de 1 ano. Além do que um funcionário da Polícia Federal avaliará seu caso e então decidirá pela emissão ou não do documento.

      Abraço!

      Resposta
  • 01/07/2015 em 19:51

    Olá Thiago, parabéns pelo blog, ajuda muito….
    Só uma dúvida, recebi um email, a princípio da PF, me informando a data de vencimento do meu passaporte, daqui a 6 meses, me recomendando que providenciasse um novo.
    Não me pediram nada, realmente foi somente um aviso de alerta, inclusive, solicitavam que não respondesse o email, pois era um alerta eletrônico.
    Voce tem conhecimento se a PF realmente tem esse serviço?

    Resposta
    • 24/08/2015 em 19:41

      Olá Clelio, a mensagem de e-mail é verdadeira e é uma novidade da Polícia Federal que começou junto com a novidade do novo período de validade de 10 anos do passaporte.

      Inclusive tem um vídeo do jornal Bom Dia Brasil da Globo que esclarece a veracidade do e-mail da PF.

      Resposta
  • 02/07/2015 em 17:09

    Boa tarde! Eu e meu marido estamos com uma viagem marcada para os EUA em agosto. Nós já viajamos algumas vezes para lá, sendo que nós precisamos tirar um novo passaporte esse ano, pois o antigo venceu. O visto que temos está válido e consta no passaporte anterior. Ocorre que no passaporte anterior, o local de nascimento do meu marido consta Rio de Janeiro/RJ enquanto que no passaporte novo, o local de nascimento foi corrigido para São João de Meriti/RJ. Minha preocupação é: Isso pode dar algum problema na entrada nos EUA, já que teremos que apresentar os dois passaportes (o antigo, em que consta local de nascimento “Rio de Janeiro/RJ” por causa do visto e o atual, com o local de nascimento correto “São João de Meriti/RJ”)? Tenho que fazer alguma coisa ou não preciso me preocupar com isso?

    Resposta
    • 24/08/2015 em 19:53

      Olá Josy Ane. Não me esqueço até hoje de quando errei também o local de nascimento do meu passaporte e quando vi já estava com ele em casa. O que fiz: liguei para a Polícia Federal para ver se poderia viajar sem problemas. Recebi a orientação para vir trocar o passaporte na hora! Foi bem chato e tive de fazer duas novas viagens à PF, uma para solicitar a correção e outra para buscar o novo. A preocupação deles e de países mundo afora é com relação à falsificação e roubo de documentos.

      A situação é bem complicada, porque o passaporte está vencido e tem o visto válido em cima dele sem possibilidade de criar um novo com a correção. Pode ser que vocês peguem um agente da alfândega dos EUA que seja bem crítico e questione a diferença entre os dois documentos impedindo a entrada. Assim como pode ser que o cara não dê bola e mande seguir adiante. Infelizmente aqui depende o fator humano. Na minha opinião, agora é questão de arriscar, já que já tem a passagem comprada.

      Resposta
  • 02/07/2015 em 18:00

    Olá Thiago, parabéns pelo blog.

    Tomara que você possa me ajudar pois ninguém sabe responder minha duvida.

    Eu tirei o visto americano e fui 2x aos EUA, após essas viagens saiu meu passaporte Europeu, quando voltei aos EUA tentei entrar com o passaporte europeu e tomei uma puta bronca, pois ele constatou que eu tinha entradas como brasileiro e meu visto ainda estava valido.

    Agora meu visto americano venceu, sera que posso entrar com o passaporte europeu ou é melhor eu renovar o visto?

    Resposta
    • 24/08/2015 em 20:14

      Olá Rafael, o programa de isenção de visto americano permite a entrada de cidadãos europeus dos seguintes países, conforme registrado no site da Embaixada Americana:

      Portugal, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Brunei, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, San Marino, Singapura, Eslováquia, Eslovênia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Formosa ou Reino Unido.

      Tenho amigos com cidadania europeia que utilizam somente o passaporte europeu para entrar nos EUA sem problemas. Então eles não deveriam ter dado essa bronca com o passaporte europeu indiferente se tem o visto americano brasileiro válido. De novo é a questão de atendentes críticos e mal-humorados na alfândega americana.

      Minha opinião é viajar sem medo para os EUA, já que você tem a dupla cidadania e não deveria barrar. Só não esqueça de preencher o ESTA que é o documento de Autorização Eletrônica de Viagem para essas condições.

      Resposta
  • 07/07/2015 em 13:00

    Depois que você traz toda a documentação, paga a taxa e tira foto para uma nova emissão do passaporte, quanto tempo dura a chegada desse novo passaporte?

    Grato!

    Resposta
    • 24/08/2015 em 20:16

      Olá Vitor, depende de alguns fatores, como fila de agendamento, greve da PF, etc. No meu caso, em 1 semana o passaporte foi emitido. A época que tirei o novo passaporte foi em janeiro, no posto da Polícia Federal de Itajaí.

      Resposta
  • 08/07/2015 em 01:42

    Olá tenho viagem marcada para o final desse mês (julho) para punta cana e só agora descobri que meu passaporte vence em setembro. Para eu tirar outro o anterior ficará retido? Tenho vistos válidos no antigo.
    Como devo proceder? Desde já agradeço.

    Resposta
    • 24/08/2015 em 20:19

      Olá Raquel, desculpe a demora em responder. O passaporte antigo não ficará retido. Ele será somente recortado na capa para mostrar que está inválido. Então você poderá apresentar os dois passaportes na viagem, mostrando o passaporte válido e o visto válido do passaporte antigo. Leve sempre os dois passaportes junto.

      Resposta
  • 08/07/2015 em 11:14

    As informações me ajudaram bastante. Obrigada!

    Resposta
  • 08/07/2015 em 17:10

    Olá Thiago!! Fui hoje tirar meu passaporte e levei o antigo com visto americano válido, cortaram a capa e mais duas folhinhas do passaporte, fiquei preocupada com medo do visto ter sido anulado. Este procedimento de cortar o passaporte é normal?

    Resposta
    • 24/08/2015 em 20:25

      Olá Melissa, é normal esse procedimento. Fizeram o mesmo com o meu passaporte antigo. Eles recortam o passaporte para mostrar que é um passaporte inválido. É um procedimento que assusta porque é invasivo e a pessoa não está esperando acontecer, mas é o procedimento padrão.

      Um procedimento assim invasivo aconteceu comigo quando voltei de Buenos Aires e jogaram óleo queimado dentro do meu doce de leite argentino, como contei a história nesse post. Foi assustador, mas também era o procedimento padrão.

      Resposta
  • 20/07/2015 em 16:19

    Olá Thiago, minha dúvida é a seguinte… Estou prestes a “renovar” meu passaporte, porém, após já ter tirado o primeiro passaporte mudei de estado e precisei tirar uma segunda via da identidade, só que no Brasil quando se tira uma segunda via de identidade em estado diferente, não se considera segunda via, e sim, uma nova identidade com um novo RG. Gostaria de saber que procedimento devo tomar para evitar um problema futuro na retirada do novo passaporte? (tenho um visto válido no primeiro passaporte)
    Desde já, obrigada.

    Resposta
    • 24/08/2015 em 20:37

      É uma pergunta interessante Rayssa. Como no passaporte vai a informação do RG, há chances de ter problemas fora do país.

      Na Polícia Federal, sugiro levar um comprovante de residência que mostre que está morando em um novo local e peça orientações a ele sobre o procedimento a adotar.

      Já vi alguns passaportes emitidos em que não é preenchido o número da identidade, já que o próprio documento do passaporte serve como documento de identidade.

      Nesse caso, você pode conversar com o atendente da Polícia Federal sobre o assunto e pedir para não colocar o número da identidade no novo documento.

      Resposta
  • 22/07/2015 em 22:02

    Adorei suas dicas… Como não conheci seu site antes???? Estou com uma dúvida, hj dia 22/07/2015 descobri q meu passaporte venceu em março desse ano. Terei q “renovar”. Tenho uma viagem já toda programada para dia 11/08. Minhas dúvidas são: dará tempo pra renovacao? Tenho q levar os comprovantes de votação ou situação quite com TRE? Pq aqui em Salvador estão de greve há mais de um mês!! E n sei por anda meus comprovantes de votação!! O q fazer!!! Obg e paranens

    Resposta
    • 24/08/2015 em 20:45

      Olá Agnese, desculpa a demora na resposta. Uma possível solução caso não conseguisse agendamento a tempo seria a emissão de um passaporte de urgência com validade de 1 ano e com as devidas justificativas de urgência para ser aprovado pelo atendente da PF.

      Tem de levar o título de eleitor com os comprovantes de votação na hora da emissão do passaporte. Se você os perdeu, é possível emitir facilmente o comprovante de votação on-line no site dos TRE de cada estado, como pode ser visto no site do TRE do RJ. Abraço!

      Resposta
  • 22/07/2015 em 23:02

    meu esposo foi aos estados unidos em 1994, porem perdeu o passaporte que consta a data correta da viagem e do visto, e queremos ir novamente, onde posso obter essa informação para preencher o formulario?

    Resposta
    • 24/07/2015 em 10:54

      Oi Thiagão…
      Minha dúvida é a seguinte: Tirei o passaporte hoje!
      Só que minha mãe me lembro que a 10 anos atrás já tinha tirado um, só que eu não lembrava mais e informei na PF que era o primeiro… Será que dará alguma bronca?
      (O antigo não faça idéia onde foi parar).

      Resposta
      • 24/08/2015 em 20:59

        Olá Silva! Finalmente cheguei na resposta para a sua pergunta! 🙂

        Dificilmente dará algum problema porque nos registros deles já consta como passaporte inválido. O que não pode acontecer é alguém utilizar ou se prevalecer do passaporte antigo para má-fé com o seu nome. Nisso você poderá ser investigado.

        Também tem de ver se o passaporte de 10 anos atrás já estava no formato novo. Se não, sem problemas, porque quem tentar utilizar o passaporte antigo será identificado imediatamente porque o modelo de passaporte era bem diferente do modelo vigente.

        Por sinal, agora existe ainda um novo modelo válido por 10 anos com características bem diferentes e que depreca o modelo atual.

    • 24/08/2015 em 20:54

      Hum, desconheço um local para consulta de viagens realizadas. Talvez a própria Polícia Federal tenha informações para preencher/alterar na hora da entrevista, isso se necessário, porque no formulário da Polícia Federal não pede informações de viagens anteriores. Abraço!

      Resposta
  • 24/07/2015 em 23:14

    O passaporte do meu filho mais novo vai vencer em janeiro, mas estarei em Portugal. Posso renovar o passaporte no consulado brasileiro em Lisboa, ou so pode ser renovado no Brasil?

    Resposta
    • 13/08/2015 em 11:19

      Daniele o passaporte do seu filho tem que está dentro do prazo de validade antes da viagem. Se vencer com ele lá, não terá problema algum de renova-lo lá.

      Resposta
    • 24/08/2015 em 21:02

      Olá Danielle, é isso mesmo que o Silva respondeu. Será possível emitir um novo passaporte brasileiro no consulado brasileiro em Portugal. Abraço!

      Resposta
  • 27/07/2015 em 16:44

    Olá, tirei passaporte a menos de 1 mês em Brasilia, porem preciso tirar um novo pois irei para São Paulo, tem como tirar um novo com o nome da nova cidade?

    Resposta
    • 05/08/2015 em 09:09

      Sua pergunta é meio confusa! Por que tiraria um novo passaporte se já tem um tirado a menos de 1 mês?
      O passaporte é valido em todo território, então a não ser que se vença não há necessidade de tirar outro.

      Resposta
    • 24/08/2015 em 21:05

      Olá Érika, ter como tirar tem, mas não há necessidade, visto que seu passaporte está válido até expirar em todo o Brasil. A cidade que fica impressa no documento é a cidade de nascimento e não a cidade de residência. Se isso acontecer, será necessária a emissão de um novo passaporte. Abraço!

      Resposta
  • 30/07/2015 em 10:45

    Meu passaporte vence em setembro. Mas não tenho nenhuma viagem em vista para o exterior em 2015 e estou com a agenda de viagens à trabalho lotada até dezembro. Posso deixar para tirar outro passaporte em 2016, sem problemas (meu visto só vence daqui 8 anos) ou tenho que renovar já?

    Resposta
    • 05/08/2015 em 08:58

      A renovação de um novo passaporte não é obrigatório!
      Salvo como você falou, se for precisar viajar…

      Resposta
    • 24/08/2015 em 21:07

      Pode tirar em 2016, sem problemas, mas só tire se for viajar para não gastar dinheiro desnecessariamente e manter o passaporte válido por mais tempo possível. Abraço!

      Resposta
  • 03/08/2015 em 22:25

    Olá Thiago,

    Fiz o agendamento para tirar um passaporte da minha filha menor de idade. Na data agendada comparecemos ao posto de atendimento e um dos documentos foi recusado, pois na identidade da minha filha consta meu nome de casada e na minha identidade meu nome de solteira, pediram então a certidão de casamento averbada original e eu só tinha levado uma cópia autenticada que não foi aceita. Agora tento reagendar nova data no site mas não consigo. Terei que efetuar o pagamento de nova taxa e solicitar tudo de novo? Aguardo sua resposta. Obrigada.

    Resposta
    • 05/08/2015 em 08:55

      Cristiane Brito.
      Não. Você tem que ir lá com toda sua documentação que foi exigida. Lá eles saberão o que fazer…

      Resposta
  • 04/08/2015 em 15:21

    Olá boa tarde!
    Viajo em fevereiro de 2016 para Orlando, e o meu passaporte vence em Julho de 2016. Preciso renovar antes de viajar? O da minha filha vence em agosto de 2016.

    Obrigada

    Resposta
    • 05/08/2015 em 08:53

      Luciana, é preciso sim renovar. Pois o passaporte tem que ter 6 meses de validade dentro do país. Não é uma regra mais a imigração sim pode exigir, ou diminuir a sua estadia lá de 6 para 3 meses por exemplo. Boa sorte e boa viagem.

      Resposta
  • 05/08/2015 em 22:36

    Gostaria de saber se uma pessoa que viva nos U.S.A a mais de 20 anos ilegal, tem condições de renovar o passaporte. Entrou legal e ficou sem nunca renovar.

    Resposta
    • 08/08/2015 em 12:27

      Pode sim. É só ir no consulado brasileiro nos Eua. Sem problema nenhum.

      Resposta
  • 08/08/2015 em 13:50

    OLA, SOU SOLTEIRO NO BRASIL POREM CASADO NOS EUA. NA MINHA RENOVACAO DE PASSAPORTE BRASILEIRO, NO ESTADO CIVIL COLOCO SOLTEIRO OU CASADO?

    OBRIGADO.

    Resposta
    • 24/08/2015 em 21:15

      Olá Douglas, todo casamento de brasileiro no exterior só é válido no Brasil se for registrado no 1º Cartório do domicílio de uma das partes brasileiras. Enquanto não for validado nos ofícios brasileiros, minha orientação é colocar somente o nome de solteiro. Abraço!

      Resposta
  • 11/08/2015 em 15:07

    Obrigada pela resposta!
    Vou ficar somente 13 dias em Orlando e meu passaporte vence em julho de 2016. Eu embarco em 19/02/2016
    É necessário renovar o passaporte mesmo ficando por lá somente 13 dias?
    Obrigada

    Resposta
    • 13/08/2015 em 11:16

      Luciana independente de quantos dias você ficará é preciso sim fazer um novo. Pois a regra é que antes de entrar ele tenha um prazo minimo de 6 meses para se vencer.

      Resposta
      • 13/08/2015 em 15:52

        Muito obrigada

  • 13/08/2015 em 15:54

    Comprei uma passagem usando o numero do meu passaporte antigo porem se eu renovar vai dar problema?

    Resposta
    • 24/08/2015 em 21:17

      Não é para dar problemas, desde que você leve os dois passaportes junto consigo e apresente o número dos dois caso solicitado. Abraço!

      Resposta
  • 16/08/2015 em 15:58

    Estou preenchendo o documento de requerimento de passaporte do meu pai (que atualmente tem um passaporte vencido), porém no campo de local de nascimento, ao colocar o estado MG não há nenhuma cidade disponível, portanto não há como concluir o preenchimento. O que eu faço?

    Resposta
    • 24/08/2015 em 21:19

      Olá Jordana, provavelmente foi um problema momentâneo do site da Polícia Federal ou um problema do seu computador. Uma dica é tentar reiniciar o computador em um dia seguinte ou trocar o navegador para preenchimento do formulário (eu utilizei o Chrome). Se ainda não der certo, pode ser problema de vírus no computador. De repente algum conhecido mais entendido da área de informática pode ajudar. Abraço!

      Resposta
  • 19/08/2015 em 16:40

    Preciso agendar a data de renovação junto a polícia Federal ou posso chegar cedo e aguardar atendimento?

    Resposta
    • 24/08/2015 em 21:25

      Olá Rosana, o agendamento sempre terá preferência do que a ida pessoalmente à Polícia Federal, porém eles são obrigados sim a atender as pessoas que vão ao posto de trabalho.

      Quando eu fui renovar esse ano, vi uma fila para atendimento sem agendamento. Se eles não conseguirem atender no dia, o que pode acontecer é eles agendarem uma data para você naquele momento.

      Porém veja o transtorno:
      – Você vai até lá sem saber horário de agendamento e se será possível atendimento no mesmo dia.
      – Terá que preencher os dados do formulário sob os olhares e atendimento dos atendentes.
      – Terá de pagar a GRU fora do posto da Polícia Federal para depois retornar com os procedimentos.

      Minha sugestão é sempre fazer o agendamento on-line para facilitar a vida de todos.

      Resposta
      • 11/09/2015 em 16:19

        Oi Thiago, tudo bem?
        Não entendi o que vc quis dizer com:
        “– Terá que preencher os dados do formulário sob os olhares e atendimento dos atendentes.
        – Terá de pagar a GRU fora do posto da Polícia Federal para depois retornar com os procedimentos.”
        Preciso “renovar” o meu e já paguei a GRU, mas como agendando só tem p/ novembro, estou pensando em ir sem agendar, em algum dia que esteja livre. Voce sabe se todos os postos atendem sem agendamento? Porque no site só encontrei uma lista de “Postos Que Atendem Por Meio De Agendamento Eletrônico”, mas não o contrário.

      • 17/09/2015 em 00:37

        Olá Natália, td e vc? Pelo que eu entendi você fez a primeira etapa da solicitação do novo passaporte pela internet e depois irá até o posto da Polícia Federal, certo? Quando mencionei o olhar dos atendentes e pagamento da GRU era se a pessoa não tivesse feito nada pela internet. Que eu saiba, é para todos os postos da PF atenderem sem agendamento. Mas como eu mencionei acima, você corre o risco de não ter horário livre para atender você e você ter de voltar conforme um agendamento feito por eles. Se a pressa for gigante, você pode fazer um passaporte de emergência. Abraço!

  • 20/08/2015 em 08:40

    Thiago uma sugestão ou crítica construtiva ou como você queira encarar: Para quer criar um blog onde você não dá assistências as pessoas? Se não tem tempo, cancelar esse espaço aqui… Pois a última pergunta que você respondeu faz mais de 40 dias. Se as pessoas vem até aqui é por que no máximo querem uma resposta de imediato ou até mesmo em uma semana. Se quer fazer algo bem feito se dedique e não faça por fazer. Espero que não me leve a mal. Boa sorte!!!

    Resposta
    • 24/08/2015 em 19:08

      Olá Silva, primeiramente, obrigado pela opinião e por ajudar o blog nesse período de ausência.

      Confesso que esse artigo superou todas as expectativas de audiência e comentários o que me impediu de responder em um tempo desejável tamanho volume dos comentários. A sua ajuda foi uma ajuda e tanto, sabendo que tinha de estar ausente por questões pessoais e profissionais.

      Fora que vejo que todos nós temos a ganhar com a criação de uma comunidade de leitores ativa e participativa, sem dependência somente do blogueiro nas respostas. Por isso, mais uma vez obrigado, e se todos puderem ajudar nas respostas, agradeço igualmente.

      Mesmo tarde, quero responder individualmente cada comentário com base na minha experiência e conhecimento já que todos os leitores merecem e pode ser a dúvida de outros leitores também.

      Obrigado pela visita de todos vocês e desculpa o atraso! Abraço!

      Resposta
  • 25/08/2015 em 14:03

    oi Thiago tudo bem?eu to indo tirar meu passaporte na semana que vem,gostaria de saber por favor,quais documentos e preciso levar?

    Resposta
    • 17/09/2015 em 00:25

      Olá Ivonete! Colocamos os principais documentos no texto do artigo. Dá uma lida lá e qualquer coisa, avisa! Abraço!

      Resposta
  • 26/08/2015 em 16:22

    Perdi meu passaporte velho como faço? Já venceu a mais de 10 anos porém não tenho o número do antigo passaporte como faço?
    obrigado

    Resposta
    • 17/09/2015 em 00:27

      Olá Robson! Como ele já está vencido há mais de 10 anos e inclusive existe um novo modelo de passaporte, não vejo problemas. Podes agendar um horário com a Polícia Federal e pedir para criar um novo para sua próxima viagem.

      Resposta
  • 09/09/2015 em 11:04

    Meu passaporte vence em um pouco mais de 6 meses, quero aproveitar quando for refaze-lo, para tirar o passaporte da minha filha de 8 anos, meu sobrinho de 8 e de minha sogra. Como faco para irmos todos juntos na Policia Federal, e aproveitar a viajem, ja que a PF mais proxima de nosso municipio fica a mais de 100km de distancia?

    Resposta
    • 17/09/2015 em 00:28

      Olá Rubens! O certo é agendar para que todas as pessoas façam no mesmo dia e horário de agendamento. Tem de entrar no site da Polícia Federal, ver os horário disponíveis e realizar o agendamento para todos. Assim você economiza tempo e dinheiro com deslocamento. Abraço!

      Resposta
  • 16/09/2015 em 22:24

    Poxa, fez 1 ano que peguei meu visto americano e agora tenho que andar com os 2 sempre? Meio chatinho né?! 🙁
    E agora que parece que o passaporte dura 10 anos, e o visto também, como vou fazer? Andar 10 anos com 2 passaportes pelo resto da vida? Pq sempre que viajo, levo ele na doleira, mas 2 fica meio ruim né…

    Resposta
    • 17/09/2015 em 00:30

      É isso mesmo Amanda. Até os dois expirarem. Infelizmente as datas do passaporte e do visto não bateram para você. 🙁

      Resposta
  • 17/09/2015 em 15:08

    Olá,
    Minha duvida:
    Fiz meu passaporte em maio deste ano, em Julho casei e alterei meu ultimo sobrenome. Já alterei todos os documentos de identificação menos o passaporte que ainda esta valido porém com nome de solteira. Irei viajar dia 24 de janeiro de 2016 para a Italia. Preciso fazer um novo passaporte, ou posso viajar com este? E na compra da passagem qual nome coloco ? Agradeço desde já.

    Resposta
    • 23/09/2015 em 19:57

      Esse que é um dos grandes problemas Tayná. Todos os outros documentos estão com o novo nome e o passaporte com nome antigo. Qual nome colocar na passagem? A regra diz que todos os documentos tem de estar com o mesmo nome e batendo com a passagem.

      Você pode arriscar a viajar dessa forma, mas dependerá da boa vontade do atendente. Se for arriscar, leve o comprovante de casamento e tente negociar em complicações.

      O passaporte é um documento tão importante quanto os outros e deve ser atualizado quando há modificações.

      Não é a toa que por todas essas complicações com documentação existem casais que estão preferindo não atualizar mais o nome de solteiro para casado.

      Resposta
  • 22/09/2015 em 00:40

    Olá Thiago, boa noite!

    Perdi meu passaporte e o mesmo estava com visto válido ainda, já fiz o BO e pelo que verifiquei preciso fazer o processo de tirada de passaporte e visto desde do início, não há como recuperar. Porém não tenho o número desse passaporte que perdi e na hora do agendamento do novo passaporte pede se o número, consigo achar esse número em algum site da política federal ou em algum lugar? Como devo proceder?

    Obrigado!

    Resposta
    • 23/09/2015 em 20:02

      Olá Christiane, desconheço um local para consulta de número de passaportes antigos. Talvez você encontre em passagens aérea de viagens anteriores ou quem sabe em cadastros feitos nos site das cias aéreas ou programas de milhagem.

      Minha sugestão é fazer um novo agendamento e não preencher essa informação. Então na hora do atendimento informar que já tinha passaporte anteriormente apresentando o BO de ocorrência.

      Resposta
  • 26/09/2015 em 02:15

    Oi Thiago, boa noite!

    Gostaria de tirar uma dúvida com você que está me triando o sono. Pretendo fazer uma viagem para NY este ano ainda e já estou correndo atrás de passaporte e visto. O que aconteceu foi que já tirei o passaporte, só que na pressa de assinar correndo minha assinatura saiu completamente diferente do que assinei na minha identidade, sem contar que só assinei meu primeiro sobrenome no passaporte, enquanto na identidade consta o meu nome completo com três sobrenomes. Não sei se poderá me ajudar quanto a isso, mas achei um post oportuno para perguntar. Você sabe se isso me causará algum problema na hora do visto ou lá nos EUA na hora da revista americana? Li que eles costumam pedir identidade e passaporte, será que poderão ver problema nisso? Eu estive pensando em fazer outro passaporte, mas, como não faz nem um mês que fiz esse e como não tenho dinheiro sobrando, achei melhor tentar tirar a dúvida com alguém.

    De qualquer forma, já agradeço qualquer ajuda.

    Resposta
    • 30/09/2015 em 19:07

      Olá Vivian, quando viajei para fora do país também levei como documentos de identificação o passaporte e a carteira de identidade. Ambas estavam com assinaturas diferentes, porque minha identidade havia feito ainda quando adolescente. Só depois é que criei uma assinatura única.

      No meu caso, não me pediram para conferir outros documentos além do passaporte. Até nem vejo essa necessidade, já que o principal documento fora do país é o passaporte. Esse sim eles conferem com os dados da passagem e olham sua foto para ver se é você presente no documento.

      Imagino que podem partir para pedir documentos adicionais somente se desconfiarem de algo . Por isso, eu teria pouca preocupação quanto a isso. Se passar no visto americano mesmo, ficaria ainda mais tranquilo. Abraço!

      Resposta
  • 29/09/2015 em 05:40

    Quanto tempo leva entre a primeira visita e a segunda, pra pegar o passaporte? Obrigada

    Resposta
    • 30/09/2015 em 19:10

      Olá Regiane, depende principalmente da quantidade de pessoas na fila de espera que varia por uma série de fatores como o posto de atendimento escolhido, a quantidade de agentes no posto da PF, a época do ano, se existe greve da PF, entre outras. No meu caso, na última renovação de passaporte, demorou em torno de 1 semana. Abraço!

      Resposta
  • 04/10/2015 em 14:26

    Olá ! Meu passaporte vence em agosto de 2016, posso fazer a renovação logo? Ou preciso esperar?

    Resposta
    • 05/10/2015 em 23:24

      Olá Elvis, vencendo em agosto de 2016 não vejo necessidade de você renovar agora. Você precisa ter um mínimo de 6 meses de validade para viagens internacionais. Nesse caso, se a sua viagem ficar dentro desse período, pode viajar com o passaporte atual. Abraço!

      Resposta
  • 05/10/2015 em 15:25

    Thiago como vai? eu li todas as duvidas para não repetir… rs e tenho algo que está me dificultando a vida.
    estou no processo de solicitação de visto para os EUA, me inscrevi no site com o numero do passaporte e com a data de emissão do mesmo, mas ele está vencido e será renovado nessa quinta-feira.
    Minha duvida é: será que vai dar problema para tirar o visto?
    o numero do passaporte muda quando é “renovado”? ja que existe essa história de não renovação..?
    no aguardo.
    Um abraço,
    Paula

    Resposta
    • 06/10/2015 em 00:07

      Olá Paula, você pode ter problemas porque a numeração do passaporte muda quando se cria um novo passaporte. Minha sugestão: na hora da entrevista para o visto, leva junto consigo os dois passaportes e explica a situação para eles. Minha experiência mostra que eles são bem rígidos e eles podem querer dificultar o processo por causa disso, mas não se deixe abalar e argumente para conseguir o que você quer e assim evitar uma nova viagem até a embaixada americana. Espero ter ajudado! Abraço!

      Resposta
  • 12/10/2015 em 13:05

    Quando vamos fazer a declaração do imposto de renda o programa recupera todos os seus dados anteriores. Quando vamos renovar o passaporte temos que preencher todos os dados que a Polícial Federal já possui. É uma vergonha tamanho atraso. Em um país sério o responsável pela informática da PF já teria sido demitido.

    Resposta
    • 20/10/2015 em 00:55

      Hehehehe. Entendo a indignação Marcelo. Mas olha só como nossas informações básicas mudam sem percebermos:

      – Se você casa, muda o estado civil
      – Se uma mulher casa, provavelmente mudará de nome (incluindo o sobrenome do marido)
      – Se você sai da casa dos pais, vai mudar o endereço
      – A cada 2 anos é obrigatório o voto
      – E assim por diante…

      Então assim é uma forma que a PF criou para manter os dados sempre atualizados. 🙂

      Resposta
  • 15/10/2015 em 08:51

    Olá! Irei com visto de estudante para os Eua em agosto de 2016. Meu passaporte vence em junho de 2017 e nesse período ainda estarei lá, pretendo ficar dois anos. Aí como funciona? Devo tirar outro passaporte antes de viajar? Ou não teria problema?

    Resposta
    • 20/10/2015 em 00:49

      Olá Adelia, nesse caso não é preciso. Você pode renovar o passaporte na embaixada brasileira ou consulado brasileiro mais próximo próximo à data de vencimento. Maiores informações para casos como o seu podem ser consultadas no site do Portal Consular do Itamaraty. Abraço e boa viagem!

      Resposta
  • 23/10/2015 em 14:27

    Boa tarde, Meu passaporte vence no sábado, mas por motivo pessoais não consegui solicitar um novo ( renovar) antes.
    Ainda por cima não lembro aonde está o antigo, valor da taxa aumenta tanto assim, por causa de não apresentar o antigo?
    Ser eu acha o antigo, o que devo fazer?
    ser eu ter já pago a taxa, eles reembolsa.
    o valor da minha taxa está 514,50… Tomei ate um susto quando vi..
    E a primeira vez, que faço isso…
    Estou meio atrapalhada..

    Agradeço pela ajuda.
    Achei legal, este meio de comunicação para auxiliar o pessoal…

    Resposta
    • 02/11/2015 em 14:45

      Oi Alline, sim, a taxa aumenta o dobro quando não se leva o passaporte antigo para o pedido de um novo passaporte. Pode quase ser considerada uma multa, apesar de não ser assim classificada pela Polícia Federal. Se você achar o antigo, minha sugestão é entrar em contato com a própria PF. Dificilmente haverá reembolso, mas é o certo a fazer, conforme Decreto nº 1.983, de 14 de agosto de 1996. Abraço!

      Resposta
  • 26/10/2015 em 14:50

    Boa tarde amigo tenho duvida para renovar o passaporte de meu filho de 5 anos , o que devo levar e qual a taxa que tenho que pagar e valor, tenho que esta junto ou minha esposa pode ir sozinha renovar .

    Resposta
    • 02/11/2015 em 14:52

      Boa tarde José, a regra de documentos é a mesma para todos os cidadãos, independente da idade, porém muitos documentos não existirão para a criança.

      Os documentos principais já podem ser solicitados para ela, como CPF que pode ser feito nos Correios e RG que pode ser feito na sua cidade.

      Também levar junto o comprovante de residência, a certidão de nascimento e o comprovante de pagamento da guia. A taxa é de R$ 257,25 para a emissão do novo passaporte que terá a validade de 10 anos.

      Não tenho certeza quanto a necessidade da presença do pai e da mãe para emitir o passaporte. Na dúvida, eu iria com os dois.

      Resposta
      • 11/11/2015 em 01:43

        Quando fui tirar o passaporte da minha filha de 14 anos, o pai não pôde comparecer e eu tive que levar uma procuração feita em cartório. Tem que comparecer os dois ou levar procuração.

  • 27/10/2015 em 22:04

    Meu passaporte vence em junho/2016 e eu vou para EUA em dezembro/2015
    Preciso renova lo para essa viagem ou ainda da?

    Resposta
    • 02/11/2015 em 14:54

      Olá Marcelina, pela conta dos 6 meses mínimo de validade para viajar para fora do país, ainda dá para viajar sem um novo passaporte.

      Resposta
  • 29/10/2015 em 16:01

    Ola. Estou indo para Portugal em dezembro. meu passaporte vence em julho 2016, so que la foto estou morena e agora sou loira devo tirar outro passaporte?

    Resposta
    • 02/11/2015 em 14:58

      Olá Lorrayne, não é preciso retirar um novo passaporte. O importante é a pessoa da alfândega conseguir reconhecer você pela foto do documento indiferente a cor do cabelo.

      Resposta
  • 03/11/2015 em 18:17

    Ola, o meu RG esta vencido, mesmo assim posso renovar o meu passaporte?

    Resposta
    • 03/11/2015 em 20:33

      Olá Marcelo, pode sim. O meu também já tinha mais de 10 anos quando fui fazer o novo passaporte.

      Resposta
  • 06/11/2015 em 20:18

    Olá Thiago,
    Vou tentar te explicar a minha história, no meu passaporte antigo eu tinha visto de cinco anos fui ao EUA 2003 só q viajo bastante para outros países, então tive q tirar outro passaporte por causa da não tinha mas folhas para serem carimbadas mas quando fui tirar o outro não peguei ele de volta deixa na polícia acha q põe esquecimento , agora estou tentando renovar o meu visto acha q pode ter algum tipo de problema
    Desde já o meu muito obrigada

    Resposta
    • 22/11/2015 em 16:03

      Olá Leticia, há uma chance de ter problemas na hora de renovar o visto, ainda mais sabendo da criticidade que existe na emissão do visto americano, os atentados recentes em Paris e tudo mais.

      Minha orientação é ser o mais franca possível, informar na entrevista de que esqueceu o passaporte com o visto americano antigo na Polícia Federal da forma como você explicou aqui no comentário do blog e dizer que quer fazer um novo visto para os EUA indiferente o acontecido.

      Mas explique isso para eles somente se te pedirem essa informação, ok? Pode ser que eles acabem nem pedindo sobre o assunto.

      Boa sorte!

      Resposta
  • 08/11/2015 em 17:31

    OLÁ ! TIVE UM PASSAPORTE VISTADO AMERICANO EM 1998 VIAGEI E FIQUEI POR LÁ POR 8 MESES . SERÁ QUE ELES SABEM ?
    E AGORA TENHO AGENDAMENTO PARA OUTRO PASSAPORTE, SÓ QUE PERDI, MAIS FIZ UM B.O NA CIVIL . SERÁ QUE PRECISA PAGAR 2 TAXAS ?

    Resposta
    • 22/11/2015 em 16:12

      Olá Davi, deixa eu ver se entendi a sua pergunta: você viajou aos EUA em 1998 com um passaporte e visto antigos e agora perdeu esse passaporte e fez um BO na Polícia Civil. Então quer fazer um novo passaporte sem o passaporte antigo e quer saber se precisa pagar 2 taxas. É isso?

      Se a pergunta for essa, minha resposta é de que sim, você terá de pagar 2 taxas por não ter o passaporte antigo.

      Por meio de sistemas de informação que controlam a entrada das pessoas nos países e sistemas de controle de emissão de passaporte, tanto a Polícia Federal quanto o controle da Embaixada Americana sabem que você já tinha um passaporte anterior e que já visitou os EUA.

      O que pode lhe salvar nessa história toda é o BO feito na polícia, já que é um documento oficial para registrar roubos, perdas e furtos.

      Minha sugestão é você tentar emitir o novo passaporte sem o pagamento da taxa dupla e depois, se a Polícia Federal encontrar seu cadastro antigo no sistema e pedir pelo passaporte, apresentar o BO para eles.

      Boa sorte!

      Resposta
  • 11/11/2015 em 01:37

    Meu passaporte vence em 5 meses, porém tenho um passaporte europeu que vence daqui a 5 anos. Sempre entro nos outros países com este passaporte europeu, utilizo o brasileiro somente para sair e entrar no Brasil. Posso ser impedida de embarcar no Brasil com o passaporte expirando em 5 meses, numa viagem de 15 dias? Mesmo utilizando o europeu lá fora?

    Resposta
    • 22/11/2015 em 17:01

      Olá Sandra, na hora da emissão da passagem você informou o número de qual passaporte para a sua identificação? Se utilizou o passaporte brasileiro, este deve ser o documento oficial de entrada e saída do país. No caso, se estiver expirando em 5 meses corre o risco de não entrar no outro país.

      Se a passagem foi emitida pelo passaporte europeu, não vejo problemas.

      Lembrando que não é todo país que faz o controle do prazo de expiração do passaporte.

      Indiferente a situação, leve sempre os dois consigo e caso dê algum problema informe que tem o outro passaporte consigo.

      Boa sorte!

      Resposta
  • 11/11/2015 em 12:14

    Nós só sabemos o número do passaporte quando o retiramos ou no dia de entregar os documentos já sabemos? Queria viajar inicio de janeiro mas preciso dele pra agendar o visto.

    Resposta
    • 22/11/2015 em 17:13

      Olá Fernanda, só sabemos do número do passaporte quando retiramos ele. O que você pode fazer, é pedir para o atendente se já mostra no sistema o número que vai ser emitido na hora de apresentar os documentos para então utilizar o número para o agendamento.

      Resposta
  • 12/11/2015 em 08:42

    Eu tirei meu passaporte novo eu tava solteira e qndo tirei o visto eu ja tava casada mas minha certidão de casamento demorou 3 meses p me entregarem ai o visto foi c nome de solteira! Ate ja viajei c ele! Mas qndo minha filha nasceu tive q tirar o passaporte dela c meu nome de casada pq consta da certidao de nascimento dela meu nome novo! Entro nos eua com a certodão de cadamento pra comprovar a filiaçao dela? Preciso trocar passaporte e visto?

    Resposta
    • 22/11/2015 em 18:03

      Olá Grega, o mais correto quando se altera o nome é fazer novamente todos os documentos para evitar maiores problemas.

      Porém a gente sabe do custo e incomodação que é fazer todos esses documentos, principalmente visto e passaporte. Tem gente que arrisca e dá certo e acho válido arriscar por toda essa incomodação.

      Mas saiba que é um risco, principalmente o risco de encontrar atendentes (muitas vezes mal-educados) nas alfândegas que farão a conferência das informações de passagem, passaporte e visto e podem questionar os nomes diferentes.

      Especificamente no seu caso, minha sugestão é arriscar levando consigo a certidão de casamento e apresentando em caso de maiores problemas.

      Boa sorte!

      Resposta
  • 22/11/2015 em 20:49

    Olá, meus pais ja fizeram um passaporte para mim quando tinha 6 anos de idade, nunca usei e ele ja venceu , mais perdi o documento, hj ja tenho 21 anos de idade, coloco qual opçao na hora de requerer o passaporte, passaporte vencido ?, nao tenho numero do antigo e eles pedem para apresentar o vencido. Obrigado!!

    Resposta
    • 23/11/2015 em 00:01

      Olá Guilherme, uma sugestão no seu caso é informar que já teve um passaporte antigo e fazer um BO na Polícia Civil pela perda do documento levando o BO junto contigo na Polícia Federal na hora de apresentar o passaporte. Muitas vezes o BO de perda de documentos pode ser feito pela internet. Vale a pena consultar se na sua cidade pode ser feito BO pela internet. Abraço!

      Resposta
  • 25/11/2015 em 08:08

    Olá, Tenho dificuldade em sair do trabalho para fazer a entrevista p/ tirar o passaporte. Isso pq meus horários são bem apertados e não batem com os horários disponíveis no site da PF.

    Vou tirar férias de um mês e estarei viajando para o Nordeste. Posso agendar minha entrevista para outro estado e lá fazer todo processo?

    Obrigado.

    Fabio.

    Resposta
    • 02/12/2015 em 23:09

      Olá Fábio, pode sim, sem problemas. Só lembra que você vai ter de voltar lá para buscar o passaporte depois de ficar pronto. Abraço!

      Resposta
  • 26/11/2015 em 20:02

    Olá Thiago.
    Tenho cidadania italiana, sou brasileiro e prescrição viajar para o Estados Unidos urgente e preciso renovar o passaporte brasileiro só que meu nome está no Serasa. A dívida não é minha sou apenas o aval, por isso não quero pagar pois é muito dinheiro.
    Com o CPF SUJO CONSIGO RENOVAR O PASSAPORTE?
    OBRIGADO

    Resposta
    • 02/12/2015 em 23:14

      Olá Derly, que eu saiba a Polícia Federal não consulta se você tem dívidas ativas para a emissão do passaporte. Abraço!

      Resposta
  • 27/11/2015 em 16:05

    Help!

    Estou fazendo os requerimentos da minha família e já pagamos duas taxas
    mas precisei cancelar a entrevista por que minha tia faleceu
    Agora só poderemos ir fazer a entrevista ano que vem, em março
    mas nossos passaportes terão menos de 6 meses para o vencimento
    O que devo fazer? Renovo nossos passaportes e levo o que consta no requerimento e o novo? Help!!!!

    Resposta
    • 02/12/2015 em 23:20

      Olá Fernanda, sinto muito pela sua tia. Você pode fazer a emissão do novo passaporte antes de vencer sem problemas. Se quiser fazer somente depois de vencido também não tem problemas. A não ser que você tenha viagem para o exterior programada dentro desse período, ok? Abraço!

      Resposta
  • 29/11/2015 em 19:07

    Se meu passaporte já estiver vencido antes de renovar preciso pagar uma taxa por isso?

    Resposta
    • 02/12/2015 em 23:16

      Olá Regina, você pagará somente a taxa normal para a emissão de um novo passaporte. Não terá taxas adicionais por essa situação considerando que você apresente o passaporte antigo para a Polícia Federal. Abraço!

      Resposta
  • 03/12/2015 em 21:05

    Olá, pode me tirar uma dúvida(que não é bem uma dúvida..) Enfim, estou com planos de visitar os EUA no final do 2016 e meu passaporte vence em maio/2016. O que você acha mais prático? Tirar o visto primeiro com este passaporte ou renovar e depois tirar o visto? Obrigada 🙂

    Resposta
    • 15/02/2016 em 21:13

      Olá Isabella, no seu caso em especifico o melhor é renovar o passaporte agora e logo em seguida providenciar o visto. Dessa maneira você terá o novo passaporte com validade de 10 anos com o visto americano emitido e tudo dentro de um único documento. O bom de fazer nesse tempo é que você garante o agendamento com boa antecedência. Abraço!

      Resposta
  • 06/12/2015 em 12:02

    Informação sobre RG: quando se viaja aos países do MERCOSUL, aceita-se usar como identidade o RG em vez do passaporte desde que, a data da emissão da RG não tenha mais do que 10 anos. No MERCOSUL não aceitam como identidade: carteira de trabalho, de motorista ou profissional (mesmo com foto).

    Resposta
    • 15/02/2016 em 21:16

      Olá Germano, é bem isso mesmo que você colocou, além de o documento estar em bom estado de conservação e com uma foto que você possa ser reconhecido facilmente. Obrigado pela contribuição.

      Resposta
  • 26/12/2015 em 20:17

    boa tarde.
    Eu queria saber si eu posso tirar meu segundo passaporte em Rio de Janeiro.
    Eu sou de Minas Gerais so que estou morando fora do pais alguns anos e meu passaporte vence em agosto.
    Eu posso tirar todos os meus documentos em Rio de Janeiro mesmo eu sendo de Minas Gerais?

    Resposta
    • 15/02/2016 em 21:18

      Olá Priscila, pode sim. É só preencher o formulário, pagar a taxa e fazer um agendamento com a Policia Federal do Rio de Janeiro. Mas vale lembrar que brasileiros também podem “renovar” seu passaporte em outros países é só consultar o Consulado Brasileiro mais próximo. Abraço!

      Resposta
  • 03/01/2016 em 10:42

    Sou americano nato, naturalizado brasileiro por ser filho de brasileiros e vivo no Brasil há cerca de 5 anos. Para viajar entre os “meus” países, seriam necessárias quais medidas, visto que ambos os passaportes existem, porém estão vencidos? Minha viagem está marcada para daqui a 10 dias. Estou muito preocupado.

    Resposta
    • 15/02/2016 em 21:21

      Olá Lucca, desculpe a demora em responder, mas é necessário que um dos dois passaportes estejam dentro da validade. Se for o brasileiro, nesse caso é preciso fazer a renovação do mesmo agendando um horário com um posto da Policia Federal mais próximo.

      Resposta
  • 04/01/2016 em 22:19

    Identidade precisa ser de menos de 10 anos?

    Resposta
    • 15/02/2016 em 21:22

      Olá Agenor, o documento de identidade precisa estar dentro do prazo de validade que é de 10 anos para ser considerado válido. Abraço!

      Resposta
  • 11/01/2016 em 19:54

    Olá Thiago, tenho uma perguntinha, meu passaporte vence dia 23/1 e estou de viagem marcada para o Brasil dia 21/1, decidi fazer meu passaporte no Brasil por ser mais barato. Por morar na Europa a mais de 15 anos meu cpf foi suspenso, eu tenho que regulariza-lo para fazer o passaporte? Agradeço pela ajuda Marilia

    Resposta
    • 15/02/2016 em 21:26

      Olá Marilia, desculpe a demora em responder. Deverá regularizar seu CPF que é um documento necessário e muito importante aqui no Brasil. Você deverá fazer essa regularização antes de emitir um novo passaporte. Abraço!

      Resposta
  • 11/01/2016 em 22:01

    Olá Thiago, tenho um amigo de Portugal que mora no Brasil e o passaporte dele está vencido, gostaria de saber, para renovar qual o procedimento pois ele é natural de Portugal?

    Resposta
    • 15/02/2016 em 21:32

      Olá Lourdes, o mais indicado é ele procurar a renovação do passaporte português em um Consulado de Portugal aqui no Brasil. Vi que tem em torno de 40 consulados portugueses no país. Abraço!

      Resposta
  • 10/02/2016 em 15:23

    Passaporte prestes a vencer estando no canada e sendo casada com canadense em que pais poderei renovar?

    Resposta
    • 15/02/2016 em 21:33

      Olá Cris, você poderá renovar o passaporte brasileiro no Canadá através do Consulado Brasileiro no Canadá. Abraço!

      Resposta
  • 17/02/2016 em 09:12

    Olá… meu passaporte vence agora em maio.. eu não tenho visto americano nele.. só que vou viajar para os USA em junho.. consigo tirar outro antes de vencer.. Porque preciso agendar o visto..
    obrigada..
    girley

    Resposta
    • 17/02/2016 em 21:48

      Olá Girley, minha sugestão é você fazer o pedido de um novo passaporte antes mesmo de vencer (já que falta pouco tempo) para que assim você tenha o novo passaporte em mãos com o visto americano impresso no novo passaporte. Como estamos no mês de fevereiro, entendo que dá tempo de fazer o pedido e retirada do novo passaporte para os próximos dias e assim agendar o visto a tempo. Se não tiver no posto da Polícia Federal mais próximo, procure um mais longe até encontrar aquele que dê o tempo necessário para a sua viagem. Abraço!

      Resposta
  • 23/02/2016 em 23:44

    Olá! O meu passaporte só vai vencer em Setembro de 2016, eu já posso requerer um novo passaporte hoje?

    Resposta
    • 24/02/2016 em 12:55

      Olá Ruhan, você pode requerer um novo passaporte já agora. Só tem de ver os motivos para fazer tal pedido. Se não tiver viagem marcada, sugiro esperar para não pagar a taxa agora desnecessariamente.

      Resposta
  • 08/03/2016 em 18:21

    Por favor, estou tentando preencher o formulário para renovar o passaporte e não consigo abrir o link.
    Sendo possível pode me explicar como ter acesso.

    Obrigada.

    Resposta
    • 10/03/2016 em 10:05

      Olá Claudine, tenta esse link aqui, por favor. Depois é só clicar onde está escrito Emissão do Passaporte. Ele vai abrir uma nova janela com os campos e formulário para preenchimento da requisição de passaporte. Abraço!

      Resposta
  • 15/03/2016 em 17:03

    Olá..
    minha mãe tirou um passaporte a mais de 20 anos atrás.. e o mesmo acabou extraviando em mudanças.
    Ela só usou 1 vez em uma viagem aqui mesmo na América do Sul.
    No preenchimento do requerimento de passaporte, não foi lembrado desse detalhe e foi colocado que era o primeiro passaporte. Será que terá algum problema?

    Resposta
    • 15/03/2016 em 20:07

      Olá Paula, pode ser que dê algum problema quando a Polícia Federal for consultar o histórico de emissão do passaporte para a sua mãe, já que eles podem questionar quanto ao passaporte antigo não declarado. Nesse caso, se a visita está agendada, minha sugestão é você informar que não lembrou de colocar a informação e avisar que esse já é um passaporte antigo com um modelo defasado e totalmente diferente do atual a ponto de ninguém mais conseguir utilizar esse documento antigo. Abraço!

      Resposta
  • 23/03/2016 em 14:19

    Ola boa tarde preciso renovar meu passaporte e nao sei como fazer pode me da uma luz

    Resposta
    • 23/03/2016 em 16:22

      Olá Vera, você chegou a ler o texto do artigo? Lá tem as informações que você precisa para fazer o novo passaporte. Se for uma dúvida mais específica, pode deixar comentário aqui no blog que eu respondo. Abraço!

      Resposta
  • 11/04/2016 em 13:58

    Olá,
    Ótimo artigo!
    Minha duvida é a seguinte:
    Eu casei, porém antes disso eu comprei uma passagem aérea para a Irlanda com nome de solteira. O problema é: eu tenho q “renovar” o passaporte. Eu posso renovar com o nome de solteira ou sou obrigada a colocar o nome de casada?

    Resposta
    • 11/04/2016 em 17:29

      Olá Daiana, minha sugestão é você fazer o passaporte já com o seu nome de casada porque esse agora é o seu nome correto comprovado pela certidão de casamento. Leve junto consigo na sua viagem a certidão de casamento para mostrar que nesse meio tempo você se casou. Também entre em contato com a cia aérea para ver se eles permitem você trocar o nome na passagem aérea pelo novo nome de casada. Se for possível alterar o nome na passagem aérea, será a melhor solução. Abraço e depois volte aqui para dizer se deu tudo certo!

      Resposta
  • 01/05/2016 em 19:42

    A minha maior duvida era o valor da renovação do passaporte, mas pude conferir no site da Policia Federal, e também, sobre a situação militar, cuja duvida foi resolvida no blog! Muito obrigado.. 😀

    Resposta
  • 05/05/2016 em 16:50

    olá, eu tirei o primeiro passaporte há uns 11 anos, depois disso nao viajei mais e acabei perdendo. só fui me dar conta hoje quando fui tentar fazer um novo. La no site tinha algumas opçoes, como: roubado ou extraviado e pasaporte vencido (mas teria que apresenta-lo para o cancelamento). coloquei a opção de extravio/roubo, mas quando enviei o relatorio apareceu uma observção dizendo que paragaria uma taxa do DOBRO do valor do passaporte, caso nao tenha o boletim de ocorrencia. nessecaso posso fazer o boletim agora e levar no dia que tiver que me apresentar?! obrigada pela ajuda.

    Resposta
    • 07/05/2016 em 11:12

      Olá Fernanda, pode fazer sim. Como é um documento oficial, você pode fazer a qualquer momento. Minha sugestão é fazer o boletim de ocorrência pela internet. Não sei se a delegacia da sua cidade tem esse serviço, mas se tiver é a melhor opção do que ficar enfrentando filas ou o questionamento de atendentes pela demora de fazer o BO. Abraço!

      Resposta
  • 08/05/2016 em 10:46

    Olá,

    A minha dúvida é, meu passaporte vence em julho de 2017, porém, tenho duas viagens programadas a Europa em julho (2016) e outra em janeiro (2017).

    Eu já posso pedir para renovar meu passaporte? Pois eu sei que em alguns países, é necessário ter 6 meses de validade no passaporte, por este motivo, tenho pressa em renovar e tendo um novo passaporte, no caso, também uma nova numeração, afetaria a minha viagem de julho agora? Ou poderei usar ambos passaportes no caso? Estou confuso…

    Grato!

    Resposta
    • 11/05/2016 em 10:22

      Olá Victor, você já pode pedir um novo passaporte, mesmo antes do vencimento do passaporte atual. No seu caso, eu pediria um novo passaporte somente após sua viagem de julho.

      Se decidir renovar antes, leve os dois passaportes juntos caso você já tenha preenchido a numeração do passaporte antigo em algum local da viagem. Porém o passaporte válido será somente o mais novo. Abraço!

      Resposta
  • 16/05/2016 em 18:51

    Quanto tempo demora para o passaporte ficar pronto?
    Moro no Rio de janeiro…

    Resposta
    • 16/05/2016 em 18:58

      Olá Carinne,

      O mínimo que a Polícia Federal pede são 7 dias úteis para você ter o passaporte em mãos.

      Esses dias teve reportagem divulgada na mídia que a Polícia Federal estava sem o papel da capa do passaporte que é um papel importado e estavam demorando 30 dias.

      Considerando também que existe fila para o agendamento e para evitar futuras greves da Polícia Federal ou outros riscos, sugiro você solicitar o novo passaporte sempre no mínimo 60 dias antes da viagem.

      Abraço, Thiago

      Resposta
  • 23/05/2016 em 19:48

    Olá Thiago,

    Fiz a renovação do meu passaporte semana passada. Minha dúvida é: o meu passaporte antigo fica cancelado desde o dia que fui na PF até à data que chegar o novo???? Ou seja, nesse período não posso, por exemplo, adiantar algum processo de emissão de visto para Angola enviando a cópia do passaporte antigo???
    Desde já agradeço!

    Resposta
    • 24/05/2016 em 09:22

      Olá Daniel, sim, o passaporte fica cancelado até a chegada do novo. Minha sugestão é aguardar o encaminhamento do visto e dar continuidade somente depois que tiver o novo documento já que você terá um novo número de passaporte. Abraço!

      Resposta
  • 27/05/2016 em 15:55

    Olá, eu gostaria de saber o seguinte:
    Depois que você compareceu no dia agendado para entrega dos docs, digitais e tal, qual é o prazo que eles costumam dar para retirada do passaporte pronto?

    Resposta
    • 06/06/2016 em 20:32

      Olá Fábio, o mínimo que a Polícia Federal pede são 7 dias úteis para você ter o passaporte em mãos. Abraço!

      Resposta
  • 06/06/2016 em 09:28

    Olá, muito boa essa matéria. Consegui tirar algumas dúvidas, mas ainda me restou uma.

    Meu passaporte vence em 03/2018 e ano que vem vou fazer intercambio e em que oficialmente vou ficar 1 ano, mas dependendo, pretendo continuar no país.

    Gostaria de saber se mesmo com quase 2 anos pra vencer o passaporte eu poderia renova-lo para nao precisar voltar ao Brasil lá na frente. Obrigado.

    Resposta
    • 06/06/2016 em 20:35

      Olá Augusto, obrigado. Você pode fazer um novo passaporte com 2 anos de antecedência sem problemas. Não há impedimentos quanto a isso. Lembrando que agora o novo passaporte tem validade de 10 anos e vai ser bom no seu caso ter o novo passaporte em mãos. Abraço e bom intercâmbio!

      Resposta
  • 07/06/2016 em 12:26

    Olá, Thiago!
    Tenho uma dúvida: No preenchimento dos dados para emissão do passaporte, coloquei como local de atendimento a cidade de Campinas, porém, hj, quando fui agendar o atendimento com a GRU já paga, vi que nos dois postos de Campinas só tem vaga para agosto. Tem algum problema eu fazer meu agendamento para o posto de Jundiaí que tem vaga disponível já para a semana que vem, ou vou ter que agendar por Campinas mesmo?
    Obrigada!

    Resposta
    • 07/06/2016 em 23:21

      Olá Luciana, eles pedem essa informação na tela de cadastro inicial, mas o que vale mesmo é o agendamento que você faz por último. Portanto, você pode fazer o agendamento para Jundiaí sem problemas. Se existir dúvidas ainda, minha sugestão é ligar para a Polícia Federal e pedir se pode ser feito esse procedimento. Abraço!

      Resposta
  • 29/06/2016 em 11:47

    Olá quando renovamos o passaporte o número muda?

    Resposta
    • 29/06/2016 em 15:49

      Olá Yasmin, sim, o passaporte muda de número quando é solicitado um novo. Abraço!

      Resposta
  • 30/06/2016 em 10:51

    Oi Thiago,
    Meu passaporte vence dia 4 de abril
    . Irei para Portugal em outubro, voltando dia 19.
    Já paguei a taxa para novo passaporte mas li no jornal que a demora para entrega está sendo de até 4 meses.
    Estou com receio de pedir o novo e nao sair a tempo.
    Para Portugal é exigido o prazo de 3 ou 6 meses de validade do passaporte?
    Obrigada

    Resposta
    • 03/07/2016 em 23:43

      Olá Cecília, desde junho de 2013 a Europa exige que o viajante tenha passaporte válido com no mínimo 3 meses após o último dia da viagem. Então como sua viagem tem retorno dia 19 de outubro, seu passaporte precisa estar válido até 19 de janeiro. Como ele vence dia 4 de abril, você está dentro das regras.

      As regras foram estabelecidas no Tratado de Schengen que contempla em torno de 25 países.

      Importante falar que a Inglaterra é uma exceção à parte: eles exigem 6 meses de validade, nesse caso você não pode viajar para lá. Já a Irlanda pede no mínimo 1 ano de validade.

      Resposta
  • 02/07/2016 em 10:58

    Bom dia, gostaria de tirar umas duvidas de tenho. Tirei meu passaporte em Março/2016, casei recentemente e me deram de presente um viagem para fora do País. No entanto compraram a minha passagem com nome de casada (no passaporte consta nome de solteira). Minha dúvida é:
    Posso tirar um novo passaporte?
    Ao acessar o site da PF, vi que eles possuem uma aba de “Solicitar atualização de informações” e nesta aba consta a opção de mudar o nome por motivo de união. Gostaria de saber qual procedimento eu devo efetuar realmente.
    Aguardo resposta.
    Atenciosamente
    Cintia Moraes

    Resposta
    • 03/07/2016 em 23:52

      Olá Cintia, se você pedir para atualizar as informações no site da PF eles vão emitir um novo passaporte, já que o seu passaporte atual está desatualizado. Você pode emitir um novo sem problemas, só terá de pagar a taxa novamente.

      Respondemos em outros comentários que você pode arriscar e levar a certidão de casamento na viagem sem atualizar o passaporte e negociar com o atendente da imigração se eles questionarem algo com relação aos dois nomes diferentes (passagem e passaporte).

      Muitas pessoas conseguem entrar sem problemas, porém já teve casos de pessoas que foram barradas.

      O que você pode fazer é negociar com a cia aérea para trocar o nome para o nome de solteira e assim viajar sem problemas. Me parece menos burocrático do que pedir um novo passaporte e ter de pagar a taxa novamente.

      Resposta
      • 04/07/2016 em 19:58

        Querido, terei que levar todos os documentos como na primeira vez? Ou vão emitir um com os dados já existente?

      • 06/07/2016 em 14:39

        Olá Cintia, sim, terá de levar todos os documentos como na primeira vez. Eles fazem novamente a checagem das informações para ver se algo mudou sendo que os documentos atualizados são importantes na hora de solicitar o novo passaporte. Abraço!

  • 04/07/2016 em 13:44

    Existe isenção de taxa para renovação de passaporte , para maior de 65 anos? Tenho 68 anos, aposentada, e preciso renovar o meu, que vence em março de 2017. Viajo em novembro, para visitar minha filha e netas, e pretendo retornar em abril.

    Resposta
    • 04/07/2016 em 16:17

      Olá Maria, segundo o site da Polícia Federal, não existe isenção por idade para fazer o passaporte. Todos nós temos de pagar a taxa. Boa viagem!

      Resposta
  • 04/07/2016 em 15:28

    Thiago,
    pelo que entendi, ao começar o processo de para tirar o novo passaporte eles inutilizam as páginas em branco (não creio que cortem as pontas mais).
    Obviamente depois disso não posso mais utilizar esse passaporte.

    Como está demorando muito, quero entrar já com o pedido do novo passaporte (8 meses antes do outro, de validade de 5 anos, vencer), mas não posso ficar sem passaporte porque tenho viagem marcadas nas próximas semanas.

    Sabe se posso ficar com o meu passaporte atual, válido (e sem carimbos de cancelado) enquanto o outro está sendo feito?

    Resposta
    • 04/07/2016 em 16:22

      Olá Carlos, o meu foi cortado. Inutilizar as folhas em branco pode ser um procedimento novo. A princípio você não pode ficar com o passaporte antigo enquanto o novo está sendo produzido. Eles retêm o documento na hora de entregar a documentação. Minha sugestão é você aguardar a primeira viagem e só depois dar entrada no novo passaporte. Abraço!

      Resposta
  • 04/07/2016 em 20:48

    Thiago, boa noite.
    Gostaria de um esclarecimento. Pode me ajudar? Viajo em lua de mel dia 29 de agosto deste ano para a Espanha. Meu passaporte é valido até 27 de janeiro de 2017. Porém a agencia de viagem que me vendeu os Hotéis, passagens, disse que eu correria risco. Embora com a informação de que seja necessário três meses após o retorno como válido. Contudo paguei para fazer novo passaporte mas só consegui agendar a entrevista para 15/06. Diante do colapso que se encontra a emissão de passaporte, tenho medo de que não fique pronto e cancelem o meu. O que eu faço? adio o agendamento para depois do retorno da viagem de lua de mel e já faço o novo com o nome de casada? O meu deixou de ser válido por ter solicitado o agendamento para o novo? Posso mesmo viajar tranquila se o vencimento do atual passaporte tenha os três meses exigido? Socorro? Não consigo ter nenhuma resposta definitiva e clara a respeito. Aguardo. Tânia

    Resposta
    • 06/07/2016 em 14:46

      Olá Tania, diante da situação atual da emissão de passaportes eu alteraria o agendamento somente para depois da viagem, já que a Espanha faz parte do Tratado de Schengen que pede somente 3 meses de validade do último dia da viagem e no seu caso estará dentro da validade. Uma boa viagem e boa lua de mel para vocês!

      Resposta
  • 05/07/2016 em 13:24

    Boa tarde pessoal,

    Meu passaporte vence no início de janeiro de 2017. Como um dos países para onde viajarei no final de agosto exige 6 meses de validade, solicitei logo a renovação do meu passar pote.

    Mas tenho uma dúvida… O meu passaporte antigo continua válido até a data de validade dele? Ou, no momento em que faço um novo passaporte, o antigo perde imediatamente a validade, independentemente da validade?

    Como irei fazer viagens de trem e já quero efetuar as reservas com antecedência, tenho receio de colocar o número do meu passaporte antigo (que está válido até janeiro de 2017), mas na hora já estar com o novo, o qual terá um número diferente do que eu inseri na reserva.

    Obrigada !!

    Resposta
    • 06/07/2016 em 14:30

      Olá Marcele, a partir do momento que você tem o novo passaporte, você invalida o antigo. Não sei se o número do passaporte é um campo obrigatório na compra de passagens de trem, mas se for a minha sugestão é você colocar o número do antigo e levar os dois passaportes junto consigo na viagem e apresentar os dois passaportes na hora de retirar as passagens. Abraço!

      Resposta
  • 06/07/2016 em 10:28

    Bom dia Thiago,

    Estou com o mesmo problema das meninas que perguntaram anteriormente. Meu passaporte vence em novembro/16, porém irei realizar uma viagem agora em setembro. Só consegui agendar atendimento para o novo passaporte no dia 08/08. Uma vez me falaram que para viajar, é preciso de pelo menos 6 meses de validade no passaporte. É isso mesmo? Normalmente, sem máquinas quebradas ou atrasos na emissão do passaporte, quanto tempo leva para retirarmos o passaporte novo depois que levamos a documentação na polícia federal?

    Resposta
    • 06/07/2016 em 14:27

      Olá Maira, tudo bom? Depende o destino para onde você vai viajar, mas o normal é eles pedirem de 3 a 6 meses de validade do último dia da viagem, principalmente em destinos da Europa e EUA.

      Sem máquinas quebradas ou atrasos a duração é de 7 dias úteis. Minha renovação aconteceu dentro desse tempo, quando renovei em jan/2015. Agora porém estão acontecendo todos esses problemas e muita gente acaba de antecipando o que aumenta ainda mais a fila de espera para quem precisa de passaporte urgente.

      Uma sugestão é você procurar um posto da Polícia Federal menos procurado. Quando eu fiz o meu, eu fiz no posto da Polícia Federal de Itajaí, sendo que o mais concorrido de Santa Catarina é o de Florianópolis. Então isso já diminui muito a fila de espera.

      Resposta
  • 08/07/2016 em 10:16

    Viajo no dia 19-07 Para Portugal e meu passaporte vence em novembro. Ví no site da embaixada portuguesa que posso entrar com até 3 meses antes antes do prazo. Solicitei a renovação do meu passaporte, mas só vou fazer no dia 18-07, quando tem vaga e o mesmo não sai na hora. Caso eu prossiga com a “renovação” o meu anterior não valerá mais. É isso?! Melhor agendar para meu retorno a “renovação” para não perder minha viagem.

    Resposta
    • 18/07/2016 em 19:03

      Olá Iris, desculpe a demora em responder. Minha sugestão no seu caso é esperar para renovar o passaporte, já que o prazo da viagem está muito em cima e você não vai ter o novo passaporte pronto a tempo. Você ainda tem prazo para viajar para a Europa, apesar de estar no limite. Se eles questionarem isso na imigração, argumente que o Tratado de Schengen assinado por Portugal tem a validade de 3 meses a partir da data de retorno. Abraço e boa viagem!

      Resposta
  • 08/07/2016 em 15:23

    Boa tarde, Thiago Cesar Busarello
    Adorei as perguntas e respostas. Embora a validade do passaporte é de 10 anos, a renovação não deveria ser cobrada, e sim, atualização e confirmação de seus dados pessoais e endereço atual, através de uma conta de luz. Li uma matéria que o passaporte seria um cartão magnetico, já fazem uns tres ou quatro anos, e não aconteceu. A peça da maquina que emite os passaportes é da Alemanha, acredito que seja, para fazer a perfuração no passaporte, a Casa da Moeda não tinha papel ou hoje, já deve ter atualizado este problema. Questões delicadas, que retardam as emissões dos passaportes.
    Pessoas aposentadas tem desconto ou isenção para solicitação do passaporte?
    Enfim, torço para que os novos passaportes sejam de cartão passaporte, com a devida segurança.
    No mundo de hoje, devemos economizar o uso de papel, salvo em casos necessários. Vamos conservar nossas arvores.
    Atenciosamente,

    Resposta
    • 18/07/2016 em 19:07

      Olá Marise, realmente, eu também já escutei que a identidade é para ser um documento em forma de cartão magnético, isso já faz uns 5 anos, e até agora nada.

      Acredito que até a questão do passaporte é mais complicada do que a identidade já que o passaporte é um documento internacional. Melhor não contar com isso.

      As pessoas da terceira idade não tem desconto para solicitação do passaporte, conforme informações no site da Polícia Federal.

      Abraço e obrigado pelo comentário!

      Resposta
  • 12/07/2016 em 15:09

    boa tarde! estou tentando agendar para pagar o GRU não estou conseguindo. Meu passaporte tem que ser revalidado e não sei qual caminho seguir!! por favor me dê uma luz!!

    Resposta
    • 18/07/2016 em 19:10

      Olá Alzira, tudo bom? Consegue dar mais detalhes sobre quais problemas você está enfrentando? Você chegou a entrar no site da Polícia Federal? Qualquer coisa, deixo aqui o link. Se ainda tiver dúvidas, me avisa. Abraço!

      Resposta
  • 28/07/2016 em 22:28

    Boa noite thiago!! Minha duvida e a seguinte: hoje fui buscar meu passaporte e na hora de assinar o passaporte, ao inves de assinar como esta no meu RG, eu escrevi meu nome todo por extenso. Nem sei porque fiz isso. Agora estou muito preocupada se vou ter problemas quando for solicitar o visto e tambem na hora de viajar. Pois vou estar com o RG com assinatura diferente do passaporte.

    Resposta
    • 31/07/2016 em 18:09

      Olá Priscila, lá fora dificilmente você terá problemas, já que o documento oficial de identificação fora do país é o passaporte. Você pode ter problemas na hora de solicitar o visto, já que eles pedem todos os documentos em mãos. Nesse caso, sugiro você ir até um cartório e autenticar sua assinatura mais recente e mostrar que essa é a que está valendo e é a que você utilizou no passaporte, sendo que a do RG você tinha feito anteriormente a esta autenticação. Se o RG estiver fora de validade (mais de 10 anos), sugiro você dar entrada em um novo RG para ter o documento novo em mãos com todas as assinaturas iguais. Espero que dê tudo certo na sua viagem. Abraço!

      Resposta
  • 31/07/2016 em 13:26

    Olá Boa tarde.
    Tenho um passaporte válido (até julho 2017) e acabei de tirar visto americano nele. Viajarei aos EUA em novembro deste ano (2016), logo meu atual passaporte estará com a validade OK. No entanto tenho uma viagem para a Espanha em Janeiro/17 (sendo necessário ter 6 meses de validade) por isso já quero tirar meu passaporte agora, antes de viajar aos EUA, considerando que o prazo para entrega do novo está bem acima do normal. Agendei visita na PF para 24/08 e pagarei a taxa de entrega express, para garantir que eu possa viajar aos EUA já com meu novo passaporte (visto que no pedido deste novo irão carimbar meu atual – onde está o visto – como cancelado). Posso ter algum tipo de problema na entrada nos EUA? Pelo fato de ter o visto em um passaporte que vence somente em Jul/17 (que já estará cancelado na vdd) e um novo passaporte emitido agora recentemente?

    Resposta
    • 31/07/2016 em 18:22

      Olá Alan, não terá problemas. É só levar os dois documentos e mostrar que o visto se encontra válido em passaporte anterior. Porém no seu caso, a Espanha pede 3 meses de validade do último dia da viagem, já que faz parte do Tratado de Schengen. Não sei quando é o último dia da sua viagem, mas se for dentro do prazo de 3 meses a minha sugestão é você renovar o passaporte somente depois das duas viagens. Abraço!

      Resposta
      • 31/07/2016 em 21:25

        Olá Thiago, boa noite.

        Muito obrigado pela resposta. Não sabia que era apenas 3 meses, imaginei que fosse 6. Nesse caso, tanto para EUA, quanto para Espanha posso ficar tranquilo com meu atual passaporte até 23/abr/17 (visto que meu atual passaporte vale até 23/jul/17). É isso?
        Como desconhecia os prazos já fiz o preenchimento no site da PF e paguei a GRU, havia inclusive agendado a visita à PF para 24/08/16. Será que posso postergar essa visita para renovar somente no início de 2017? já tendo pago a GRU há 15 dias.
        Abraço,

      • 02/08/2016 em 21:38

        De nada Alan! Precisando estamos aí! Pelos prazos que você me passou pode ficar tranquilo sim. Qualquer coisa, informe sobre o Tratado de Schengen se tiver algum problema na imigração. Eles têm de respeitar o acordo. Pode postergar o agendamento para depois sem problemas. Uma vez que a taxa está paga, a Polícia Federal tem de honrar o compromisso daquela GRU que vai ter um pedido de agendamento vinculado a ela. Abraço!

  • 01/08/2016 em 16:45

    Meu passaporte tem validade de 2 anos, porém irei trabalhar em outro unidade da empresa em outro país por pelo menos 4 anos. Neste caso para não ter a preocupação de retornar ao Brasil no meio este período, eu posso solicitar um novo passaporte que neste caso irá sair com 10 anos de validade?

    Resposta
    • 02/08/2016 em 21:41

      Olá Jacy, você pode solicitar o passaporte antecipadamente, sem problemas. Ou então, uma outra opção é renovar o passaporte fora do país mesmo, mais perto do fim do prazo de validade. Você vai ter de procurar uma embaixada ou consulado do país onde você estiver morando para isso. Abraço!

      Resposta
  • 16/08/2016 em 16:11

    Olá Thiago voce poderia me ajudar por favor? Minha filha tirou o passaporte em 2015 com 17 anos para competir na Espanha e emitiu aquele que autoriza a viajar sem os responsáveis e ele esta como válido até 2020 ocorre que ela fez 18 anos agora e em outubro vai competir na Itália, ela precisa tirar outro passaporte porque fez 18 anos ou esse que ela tem vale para ela viajar em outubro?

    Resposta
    • 17/08/2016 em 21:48

      Olá Elisabete, se o passaporte está dentro da validade, ela pode utilizar o passaporte atual sem problemas, indiferente ela ter completado os 18 anos somente agora. Abraço!

      Resposta
  • 18/08/2016 em 08:31

    Bom Dia Thiago! Obrigada! Me ajudou muito ! Deus lhe abençoe.

    Resposta
  • 31/08/2016 em 10:32

    Tenho um Passaporte vencido, tirado em Goiania Go, hoje moro em Mauá SP, posso renovar meu passaporte aqui em Santo André?

    Resposta
  • 11/09/2016 em 01:06

    Olá, mudei meu nome em razão de casamento. Porém, ainda não consegui tempo para mudar todos os meus documentação… Minha identidade, CPF, título de eleitor ainda estão com nome de solteira. Você sabe me dizer se posso levar esses documentos mesmo e a certidão de casamento comprovando a mudança do nome, ou eu devo primeiro atualizar todos os meus documentos para então tirar um novo passaporte?
    O meu está vencido e tenho uma viagem programada para Janeiro.
    Até eu tirar todos os documentos com meu nome de casada acho que não dá tempo.
    Por isso queria saber se basta a certidão de casamento acompanhada dos documentos com nome de solteira. Essa informação não está no site sa polícia federal. Obrigada

    Resposta
    • 18/09/2016 em 15:30

      Olá Nina, minha indicação é atualizar todos os documentos e levar eles atualizados na Polícia Federal para emissão do novo passaporte. Até janeiro entendo que dá tempo de ter todos os documentos atualizados. Você até pode arriscar levando os documentos antigos, mas é uma questão de risco que pode comprometer a sua viagem. Abraço!

      Resposta
  • 12/09/2016 em 12:33

    Boa tarde Thiago, não estou achando meu passaporte e nele tenho o visto até 2022. O que eu preciso fazer? Vou ter que tirar o visto novamente? Espero ansiosa pois tenho viagem marcada para outubro. Obrigada
    Maria Aparecida Alexandre Matthiesen – Americana-SP

    Resposta
    • 18/09/2016 em 15:38

      Olá Maria, infelizmente você terá de fazer todo o procedimento de solicitação de visto novamente. Não existe segunda via de visto. Você terá de levar a cópia do boletim de ocorrência também, pois o seu passaporte não pode ficar nas mãos de qualquer pessoa por aí. A Policia Federal deve tomar conhecimento desse desaparecimento. Abraço e boa sorte!

      Resposta
  • 14/09/2016 em 14:47

    Boa tarde,

    Eu tenho uma viagem a Inglaterra em dezembro e voltarei em março, mas meu passaporte vence no final de julho de 2017, está tudo ok? os 6 meses de validade contam a partir de quando eu chego na Inglaterra ou até a data em que estarei lá? Posso já renovar agora em dezembro?

    Obrigada!

    Resposta
    • 18/09/2016 em 15:42

      Olá Bárbara, como a Inglaterra não faz parte do Tratado de Schengen, ela exige que a pessoa que entre no seu país tenha um prazo de validade do passaporte de 6 meses contando da data de saída. Os países que fazem parte do acordo pedem no mínimo 3 meses. No seu caso, como você retorna em março e o passaporte vence em julho, você não tem o tempo mínimo de permanência e precisará solicitar um novo passaporte. Mesmo ele não estando vencido, você já pode solicitar a emissão do novo documento, sem problemas. Abraço!

      Resposta
  • 17/09/2016 em 18:14

    Boa noite. quais são as regras para um pai autorizar o filho sair do país? é preciso ir á embaixada do brasil fazer alguma coisa??

    Resposta
    • 18/09/2016 em 21:39

      Olá Rei, tudo bom? Essa é uma pergunta interessante e que tem uma série de regras envolvidas. Vou tentar resumir aqui para ajudar no entendimento.

      De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, (Resolução nº 131 do CNJ, de 26/05/2011), menor brasileiro (até 18 anos) só pode sair do Brasil:

      1) acompanhado de ambos os pais, ou
      2) na companhia de um dos pais, devidamente autorizado pelo outro através de documento com firma reconhecida, ou
      3) desacompanhado, com autorização dos pais
      4) com autorização judicial
      5) na companhia de um dos pais e com atestado de residência (emitido pelo Consulado-Geral)

      O atestado de residência serve para comprovar residência no Exterior. Também serve para quem pretende retornar definitivamente ao Brasil para fins de solicitação de isenção de impostos alfandegários.

      Crianças nascidas no Brasil e crianças nascidas no exterior, filhos(as) de mãe ou pai brasileiro, enquadram-se nessa lei.

      Esse é o link do Formulário de Autorização para viagem de menor: http://sistemas.mre.gov.br/kitweb/datafiles/Munique/pt-br/file/AV%2017_05_2014.pdf

      Para receber autorização de viagem é necessário apresentar:

      1) Dois Formulários de Autorização de Viagem para cada menor, preenchidos com os dados completos e sem rasuras.
      2) Duas fotocópias do passaporte brasileiro válido do menor.
      3) Assinatura de mãe e/ou do pai estrangeiro deverá ser reconhecida por um tabelionato. Posteriormente, deve ser feita a “Apostila” no Tribunal Regional de Justiça competente.
      4) A assinatura da mãe e/ou do pai brasileiro e de estrangeiro portador de RNE válido, poderá ser autenticada diretamente pelo Consulado-Geral, caso a assinatura já tenha sido registrada pessoalmente mediante o preenchimento de um cartão-autógrafo.

      Importante:
      – Deve-se apresentar as duas vias à Polícia Federal.
      – O não cumprimento de qualquer dos itens acima impedirá a legalização da autorização de viagem.
      – Sugestão de informar o número do telefone caso surja qualquer dúvida à respeito.
      – A legalização da autorização de viagem é gratuita.

      Fonte: http://munique.itamaraty.gov.br/pt-br/autorizacao_de_viagem_para_menores.xml

      Qualquer dúvida, só perguntar. Abraço!

      Resposta
  • 21/09/2016 em 16:51

    Boa noite, eu gostaria de saber se posso viajar a Europa com passaporte recém renovado e se devo levar o antigo para mostrar os antigos carimbos também.
    obrigado!

    Resposta
    • 25/09/2016 em 11:08

      Olá Ricardo, você pode viajar para a Europa sem problemas. Não é necessário levar o antigo, porém se você se sentir mais seguro, fique à vontade para levar. Abraço!

      Resposta
  • 25/09/2016 em 18:49

    Eu tirei meu passaporte. Em 2014 e eu era divorciada.
    Fui fazer uma viagem no mesmo ano .
    Acontece que pretendo viajar de novo , mai depois disso eu me casei novamente e também fiquei viúva como proceder nesta nova viagem devo levar junto com passaporte. Certidão de casamento e Nova certidão de viúva ou só a certidão de viúva com o passaporte. Visto que o passaporte só vai vencer em 2019 .

    Resposta
    • 25/09/2016 em 18:55

      Olá Vilma, a grande questão aqui é se você alterou seu nome após os casamentos, após o divórcio e depois que ficou viúva. Seu passaporte tem de estar com o mesmo nome que você tem registrado atualmente no cartório civil. Ao mesmo tempo, o passaporte tem de ter o mesmo nome que você utilizou na hora de comprar a passagem. Os demais documentos são desnecessários de levar em conjunto na viagem se essas regras estiverem sendo cumpridas. Abraço!

      Resposta
  • 01/10/2016 em 10:48

    Amigo, minha esposa e filho viajam para o Brasil dia 30 de novembro e retornam em 23 de janeiro. O passaporte está válido até o dia 8 de fevereiro. Tem algum problema embarcar mesmo faltando poucos dias para o vencimento? Moramos em Portugal e será feito um novo passaporte aqui quando eles voltarem. Obrigado. Abraços!

    Resposta
    • 08/10/2016 em 22:26

      Olá Ronilson, existe um risco envolvido nessa viagem, porque o tempo mínimo de permanência exigido no Tratado de Schengen para Portugal é de 3 meses do último dia da viagem.

      A exceção é que você mencionou que vocês moram em Portugal. Nesse caso, a pergunta que faço é: vocês tem um visto de permanência (trabalho, estudo, etc)?

      Se tiverem visto de permanência, não terá problema, porque valerá o informado no visto. Senão, vai ser complicado explicar para a alfândega de que vocês moram lá sem visto e com passaporte em vias de vencer.

      Resposta
  • 04/10/2016 em 22:30

    O pedido de renovação pode ser negado pela PF ?

    Resposta
    • 08/10/2016 em 22:29

      Olá Isaac, pode sim. A Polícia Federal pode negar a renovação do passaporte. Na hora de solicitar o novo passaporte ela vai checar todas as suas informações novamente: antecedentes criminais, risco da sua saída ao país, motivações para solicitação de passaporte, se as informações de cadastro estão atualizadas, se você está em dia com a Justiça Eleitoral, e assim por diante.

      Resposta
  • 10/10/2016 em 12:39

    como faço para pagar a GRU?

    Resposta
    • 16/10/2016 em 01:07

      Olá José, você pode pagar a GRU no banco, seja on-line ou indo pessoalmente no banco. Quando eu paguei a GRU, eu paguei via internet banking.

      Resposta
  • 14/10/2016 em 14:16

    Estou indo para Australia em Janeiro de 2017 e fiz a solicitação de visto com o meu passaporte atual, que vem em novembro/2018. O tempo de permanência na austrália é um ano. Mas caso me adapte pretendo ficar mais tempo. Ha algum problema em eu fazer um novo passaporte e ir para Australia com os dois passaportes?
    Ao ler cometarios no seu blog vi que pode ser feito desta forma, ai o passaporte nao venceria la.
    Parabens pelo blog
    Obriago

    Resposta
    • 16/10/2016 em 01:13

      Olá Tiago, obrigado pelos elogios, pode fazer a solicitação do novo passaporte antes do vencimento sem problemas. Você também pode deixar para solicitar o novo passaporte lá na Austrália mesmo, procurando um consulado do Brasil. Como tem um bom tempo antes do vencimento, fica a seu critério. Abraço e boa viagem!

      Resposta
  • 20/10/2016 em 14:27

    Para solicitar renovação de passaporte é necessario estar com RG atualizada? minha RG venceu em março de 2016

    Resposta
    • 24/10/2016 em 13:27

      Olá Vilma, não é necessário se você apresentar um segundo documento de identificação que esteja dentro da validade, como por exemplo, a CNH. Foi o que aconteceu comigo, sendo que meu RG estava fora da validade e a CNH estava dentro. Deu tudo certo no final. Abraço!

      Resposta
  • 24/10/2016 em 14:25

    Meu passaporte vencera em janeiro 2017, pretendo viajar em dezembro. Tenho q renova-lo??
    Preciso fazer outro passaporte?? ou so renova-lo??

    Resposta
    • 26/10/2016 em 21:55

      Olá Solange, tudo depende para onde você vai viajar. Para a Europa, por exemplo, você não conseguiria mais com tão pouco tempo de vencimento. No texto a gente explicou que não existe renovação de passaporte, mas sim sempre acontece a solicitação de um novo. Então você precisará fazer um novo passaporte dependendo para onde vai viajar. Abraço!

      Resposta
  • 01/11/2016 em 13:23

    Boa tarde, Thiago.

    Parabéns pelo blog, muito esclarecedor.

    Vou retirar meu passaporte e minha certidão de casamento original é de 02 anos atrás.

    Qual prazo é considerado “atualizado” pra PF?

    Obrigada pela atenção.

    Abraços,

    Vivianne Braz

    Resposta
    • 05/11/2016 em 18:17

      Olá Vivianne, obrigado! Acredito que esse prazo está mais do que suficiente. Não existe um tempo fixo de validade dos documentos, com exceção da identidade, que tem duração de 10 anos. Se nos basearmos por ela, e alguém questionar a validade de um documento, entendo que os mesmos 10 anos possam valer para todos os outros documentos. No seu caso, com 2 anos de criação, você não precisa se preocupar. Abraço!

      Resposta
  • 05/11/2016 em 16:59

    Boa tarde,

    Poderiam me informar a partir de que passo durante a renovação do passaporte, o antigo é cancelado, ( exemplo depois do pagamento da GRU ou outro passo), preciso saber para tentar agilizar o processo e ganhar tempo em algum passo que possa fazer mesmo durante minha próxima viagem antes da renovação.

    Desde já obrigado

    Resposta
    • 05/11/2016 em 18:19

      Olá Gustavo, não existe passo para cancelar o documento atual. Automaticamente quando você for solicitar o novo passaporte, e esse estiver em suas mãos, o antigo não será mais válido. Em alguns casos, a Polícia Federal vai cortar a capa para invalidar o uso do mesmo, que ficará com você. Abraço!

      Resposta
  • 13/11/2016 em 05:52

    Boa noite, meu passaporte vence em abril e estou querendo tirar meu visto para fevereiro. Posso renovar meu passaporte em outro estado? Pois quando tirei o primeiro, eu tirei em São Paulo e estou em Curitiba. Outra pergunta, os documentos do meu filho são do estado de São Paulo. Posso tirar o passaporte dele em Curitiba? Desde já, muito obrigada!

    Resposta
    • 13/11/2016 em 18:38

      Olá Daiane, não tem problemas tirar um novo passaporte em outro estado. O que vale mesmo é ser um posto oficial da Polícia Federal. Quanto aos documentos do seu filho, sem problemas também. Abraço e boa viagem para vocês!

      Resposta
  • 22/11/2016 em 10:15

    Bom dia, poderia me informar se na renovação do passaporte, a certidão de casamento com averbação, atualizada em 2009, quando tirei o passaporte, vale ou tenho que atualizar todas as certidões novamente? Obrigado!

    Resposta
    • 27/11/2016 em 19:56

      Olá Rogerio, a certidão de casamento com averbação é válida, sem problemas. Não é preciso tirar uma nova para apresentar na Polícia Federal. Abraço!

      Resposta
  • 29/11/2016 em 22:32

    Boa Noite

    Sou casada, porém quando tirei meu passaporte pela 1° vez, está com meu nome solteira, solicitei a renovação, não quis alterar pra nome de casada, pq meu visto está com nome de solteira. Meu rg esta vencido, vou ter problemas no dia do agendamento?
    Tenho minha CNH no dentro do prazo, mas está com meu nome de casada, o que é melhor?

    Obrigada

    Resposta
    • 18/12/2016 em 21:30

      Boa noite Maria, é uma situação bem complicada porque o certo é ter todos os documentos atualizados para o novo nome. Se você deseja arriscar, eu arriscaria levando o RG vencido com o nome de solteira, informando que não sabia do vencimento. Outra opção é levar a carteira de trabalho, que perante a lei L12037 do Planalto, considera esse como um documento de identificação válido, e que não tem data de validade estabelecida. Espero ter ajudado. Abraço!

      Resposta
  • 01/12/2016 em 18:05

    Olá, estudei nos Estados Unidos com visto J-1 e meu passaporte tem validade até 2018. Entretanto pretendo retornar aos estudos no ano de 2017 caso eu realize a renovação antecipada perderei o passaporte antigo ou ele retornará junto com o novo passaporte apresentando uma anulação ou algo do tipo?

    Obrigado!

    Resposta
    • 18/12/2016 em 21:35

      Olá Tayrone, o passaporte antigo retornará a você com o visto anexado a ele, porém invalidado (geralmente com um corte feito na capa feito pela própria PF).

      Se o visto estiver dentro da validade, você poderá levar os dois passaportes junto com você e apresentar os dois passaportes para o setor de imigração, sem problemas.

      Resposta
  • 06/12/2016 em 14:20

    Olá. comprei uma passagem para Barcelona para março de 2016, com o numero do antigo passaporte, porem ele vence em maio de 2016m, já dei entrada no novo passaporte e o terei bem antes disso, mas preciso alterar o numero na passagem?? ou apenas levar ambos? a companhia é a TAP.
    obrigada desde já.

    Resposta
    • 18/12/2016 em 21:38

      Olá Camila, o mais importante será ter o nome da passagem igual ao nome do passaporte mais recente. Se possível, peça para a companhia aérea ou agência de viagens alterar o número do passaporte para o novo número. Minha sugestão é fazer o pedido da troca por telefone mesmo. Assim você se garantirá ainda mais na entrada na Espanha (que ultimamente está encrencando com os brasileiros que entram no país). Abraço e boa viagem!

      Resposta
  • 03/01/2017 em 08:57

    Bom dia Thiago, meu passaporte já estava vencido e durante a minha mudança eu acabei perdendo ele e agora para tirar um novo vi que precisa do passaporte antigo. e agora o que faço?

    Resposta
    • 16/01/2017 em 21:08

      Olá Sebastião, você tem de emitir um Boletim de Ocorrência na polícia registrando a perda do documento e levar o BO junto consigo na apresentação para a emissão do novo passaporte.

      Resposta
  • 05/01/2017 em 18:27

    Tenho 18 anos, estou no início do ano em q faço 19. Não compareci a seleção geral ano passado (2016), porém ja tenho um novo carimbo para comparecer esse ano (2017). O carimbo alegando q irei comparecer à seleção geral basta para a policia federal tirar meu passaporte?

    Resposta
    • 16/01/2017 em 21:11

      Olá Diego, acredito que você esteja falando do alistamento militar. É uma situação realmente bem complicada, porque de acordo com a lei você precisa estar quite com o serviço militar. Somente o carimbo não será suficiente, até porque eles vão registrar o número da sua carteira no sistema de identificação da Polícia Federal.

      Resposta
  • 04/02/2017 em 14:59

    Sexta-Feira eu cheguei, pela manhã, em uma agência lotérica credenciada pela Caixa, para pagar as GRUs referentes à renovação do meu passaporte e dos passaportes da minha esposa e da minha filha (menor). À tarde, em minha casa, ao tentar agendar a marcação para a emissão dos novos passaportes, o site da Polícia Federal informou que aquela instituição ainda não havia registrado o pagamento das referidas GRUs. Isso é normal? Quantos dias devo esperar para pedir agendamento de renovação de passaporte após ter quitado as GRUs?

    Resposta
    • 15/02/2017 em 20:57

      Olá Gustavo, isso pode acontecer em alguns casos, o ideal é esperar 48 horas para fazer o agendamento. Abraço!

      Resposta
  • 04/02/2017 em 18:47

    Boa tarde, tenho visto americano válido até 2025, más o meu passaporte vence em julho de 2017, como funciona essa questão do passaporte novo com o visto americano no passaporte vencido?

    Resposta
    • 15/02/2017 em 20:56

      Olá Alexandre, o visto continua válido até a data da expiração. Você deverá fazer um novo passaporte e ao viajar você deverá ter em mãos os dois passaportes: o vencido com o visto válido e o novo passaporte válido. Abraço!

      Resposta
  • 08/02/2017 em 10:24

    Meu passaporte vence só em 2019, acontece que casei em 2016 e mudei de nome, porém nenhum documento meu foi mudado, somente na certidão de casamento tá alterado. Preciso fazer outro passaporte para mudar o nome antes do vencimento? Pois tem validade até 2019.

    Resposta
    • 15/02/2017 em 20:40

      Olá Luana, se você alterou seu nome o ideal é que em todos os documentos seja feita essa mesma alteração, inclusive no passaporte. Alguns países até aceitam a certidão de casamento para comprovar essa mudança no nome o que ajuda muito na comprovação. Mas para evitar qualquer tipo de transtorno, a minha sugestão é fazer essa alteração. Qualquer ação fora isso é um risco que você e que muitas pessoas aceitam correr. Muitas vezes dá certo, porém assim como pode dar certo, pode dar errado. É uma decisão exclusivamente sua. Abraço!

      Resposta
  • 13/02/2017 em 14:13

    Boa tarde, quero tirar outro passaporte, mas eu perdi o meu antigo. Tem algum problema? O que devo fazer?

    Resposta
    • 15/02/2017 em 20:07

      Olá Henrique, o primeiro passo é fazer um boletim de ocorrência informando a perda do seu documento. Após será necessário comparecer a uma unidade da PF com seus documentos pessoais e preencher o formulário: Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem. Abraço!

      Resposta
  • 16/02/2017 em 17:42

    Boa tarde. Parabéns por este ótimo post que é uma verdadeira utilidade pública. Estou com o meu passaporte faltando ainda quase 1 ano para vencer (vai vencer em dezembro). Porém, tenho algumas viagens aos EUA para fazer este ano e ouvi falar que eles não aceitam visto faltando 6 meses para vencer. Então gostaria de me antecipar. Eu posso tirar um novo passaporte agora? Ou preciso esperar 6 meses para vencer? Existe alguma restrição para isso?
    Obrigado.

    Resposta
    • 20/02/2017 em 23:05

      Olá Vinicius, você pode solicitar um novo passaporte, não é necessário esperar ele vencer. Apenas terá que pagar a taxa e fazer todo o processo de emissão de passaporte novamente. O importante é sempre viajar com o seu passaporte válido e se programar para ele não vencer enquanto você está viajando. Abraço!

      Resposta
  • 02/03/2017 em 16:30

    Olá, a dúvida que tenho é a seguinte: meu passaporte foi feito ano passado e foi danificado (minha sobrinha rabiscou ele todinho com canetinha) e vou ter que fazer outro. Será que vou ter pagar taxa majorada? Não sei qual opção coloco na solicitação. Obrigada desde já.

    Resposta
    • 15/03/2017 em 23:13

      Olá Suelen, aconselho fazer um novo passaporte para não acontecer nenhum imprevisto na viagem. Você deverá fazer todo o processo de emissão de passaporte novamente, pagar a GRU de R$ 257,25 e ao preencher a situação colocar “Passaporte Anterior Válido”. Lembrando que é obrigatório apresentar esse passaporte que você tem hoje na hora de retirar o novo passaporte. Abraço!

      Resposta
  • 09/03/2017 em 14:06

    Olá Thiago. Estou com viagem marcada para os EUA em dezembro de 2017 voltando em janeiro. Meu passaporte tem validade até abril 2018. Para os EUA há necessidade de renovação do passaporte, com base naquela regra do documento ter no mínimo de 6 meses de validade?
    Obrigado.

    Resposta
    • 14/03/2017 em 22:25

      Olá Adriano, o Brasil e os EUA agora têm um acordo o Six Month Club, onde os cidadãos não precisam mais cumprir o prazo de 6 meses de validade, apenas precisam estar com o passaporte válido durante a viagem. Outros países também estão nessa lista. Boa viagem. Abraço!

      Resposta
  • 10/03/2017 em 09:19

    Estou iniciando o pedido do passaporte, mas não estou conseguindo o código da receita STN, alguém pode me dizer.

    Resposta
  • 10/03/2017 em 10:48

    Olá, já paguei a GRU e já consegui agendamento pra renovar meu passaporte, mas minha filha rasgou e agora imprimi uma nova. Só que saiu com outro vencimento. Preciso pagar novamente? Ou só listo o pagamento e levo junto com esta nova?

    Resposta
    • 14/03/2017 em 21:43

      Olá Patricia, você deve ir até o local onde realizou o pagamento da GRU e solicitar uma segunda via do seu comprovante de pagamento. Senão pode levar esse mesmo com outra data de vencimento, já que o importante é o comprovante de pagamento. Abraço!

      Resposta
  • 13/03/2017 em 15:04

    Olá! Eu moro nos Estados Unidos e vou viajar para o Brasil por 3 semanas. Gostaria de renovar o meu passaporte. Será que dá tempo de eu fazê-lo e já sair do Brasil com um passaporte novo?

    Resposta
    • 14/03/2017 em 21:35

      Olá Monica, acredito que dará tempo sim, mas aconselho você já fazer o pedido online ali dos Estados Unidos, pagar a GRU, reunir todos os documentos necessários e agendar a entrega de documentos em um ponto de atendimento da PF para a primeira semana de viagem ao Brasil, assim conseguirá retirar seu novo passaporte a tempo. Abraço!

      Resposta
  • 13/03/2017 em 15:07

    Olá, quanto tempo demora entre o dia da entrevista e a retirada do passaporte?

    Resposta
    • 14/03/2017 em 21:34

      Olá Monica, geralmente o prazo para retirada do passaporte é de até 6 dias úteis após a entrega de documento na PF, mas vai depender muito da demanda no ponto de atendimento da PF que você escolheu. Vale lembrar que no dia marcado para entrega de documentos na PF você irá receber uma previsão de quando o passaporte vai ficar pronto. Abraço!

      Resposta
  • 15/03/2017 em 22:16

    Boa noite senhores, minha idade é 67 anos, preciso preencher os dados referente a situação militar? O que significa RA e CSM?, agradeço a atenção.

    Resposta
  • 15/03/2017 em 22:20

    Parabéns, pelos dados explicativos e ajuda a quem quer “Renovar” o Passaporte.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *