BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Turismo em Lisboa em Portugal

Olá pessoal, aqui é a Nilce Bueno trazendo um novo artigo sobre a nossa experiência de viagem pela Europa, sendo que hoje vamos falar sobre o turismo em Lisboa em Portugal.

Você já se imaginou às margens de um rio, entre espaços floridos e verdes, procurando os bares e restaurantes mais badalados pelo som do fado?

Pois visitar Lisboa é assim. É mergulhar num mundo surreal onde somos conduzidos pela música portuguesa aos agitados restaurantes e bares.

É ser surpreendido pela paz de construções seculares em tons beges. É ser iluminado pela beleza atemporal de azulejos seculares.

Tudo isso incrementado ainda mais pela exuberante natureza que nos cerca, pela cultura popular que verte de todas as ruas e pelos sabores deliciosos de seus bolos e doces. Sem esquecer o aroma do café forte que tanto apreciamos!

Espalhada por sete colinas muito íngremes, a cidade nos apresenta seu patrimônio tradicional, mesclado à modernidade e à agitada vida noturna.

Por isso, a viagem da família para a capital de Portugal foi uma das mais lindas, culturais e saborosas que já fizemos.

A chegada em Lisboa

Descemos do avião no aeroporto da Portela, cujo nome original é Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no final do outono, quase começo do inverno. Chegamos no começo do mês de dezembro.

Estava um dia ensolarado, mas com uma temperatura bem baixa, que convidava a caminhadas por suas largas ruas, desde que bem agasalhados.

Nos hospedamos no Corpo Santo Lisbon Historical Hotel que fica muito bem localizado no centro de Lisboa e muito próximo do Bairro Alto e Bairro Chiado.

O hotel é uma mistura de antigo e histórico com moderno e cosmopolita. É um edifício típico da Baixa Pombalina e oferece vistas incríveis da cidade, conforto, infraestrutura completa, e conta com um núcleo museológico de grande valor histórico.

Está localizado de maneira que o hospede pode fazer passeios a pé, e apreciar vários pontos em uma boa caminhada. O hotel se encontra a um minuto do Rio Tejo.

O atendimento neste hotel é super personalizado, e ele conta com suítes que possuem dentro do banheiro um spa com banhos, luzes coloridas e sons relaxantes.

Todos os dias no hotel você tem opções das mais variadas como caminhadas pelas ruas de Lisboa, eventos dentro do hotel e entretenimento diverso.

Na recepção, sempre tem um guia para orientar o hóspede e um belíssimo lanche, de acordo com o momento. Tudo isso incluso na diária!

Nesses dias que passamos lá, ficamos perto do centro histórico de Lisboa, onde os pontos e atrações turísticas são próximos uns dos outros.

>> Leia também: Dicas para as férias de julho em Portugal

Chegada ao aeroporto de Lisboa
Chegada ao aeroporto de Lisboa

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Praias de Lisboa

Lisboa fica próxima das costas mais deslumbrantes do mundo e oferece ao visitante a oportunidade de curtir paisagens e praias disputadíssimas, a partir de curtos trajetos de trem ou de ônibus.

Praias mais próximas:

  • Região Oeste: Costa de Cascais-Estoril
  • Região Sul: Costa da Caparica

Praias um pouco distantes:

  • Na Serra da Sintra: praias selvagens
  • Na Serra da Arrábida: as praias mais lindas

Para visitar as praias de Lisboa um pouco mais distantes, o ideal é alugar um carro em Lisboa. Assim você pode se deslocar por elas e permanecer o tempo que quiser naquela que preferir: são todas paradisíacas! Para alugar antecipadamente você pode fazer a reserva em sites como da Rentcars.

>> Fazer pesquisa de aluguel de carros

Vista de Lisboa em Portugal
Vista de Lisboa em Portugal

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Atividades para as crianças

Uma grande variedade de atrações turísticas voltadas às crianças faz de Lisboa um dos destinos mais procurados pelas famílias, dentre elas:

Oceanário de Lisboa

Situado na freguesia do Parque das Nações, o aquário público nasceu como Pavilhão dos Oceanos. Hoje é um oceanário e instituição de pesquisa sobre Oceanografia e Biologia Marinha.

Um lugar excelente para divertir as crianças, conhecer melhor a vida marinha e apreciar os animais incríveis do fundo do mar bem de perto. Se você não tiver crianças, mas for um amante da natureza, não pode deixar de ir lá. Saiba mais sobre o Oceanário no site oficial.

Zoológico de Lisboa

O Jardim Zoológico de Lisboa fica em Sete Rios, na Praça Marechal Humberto Delgado. Reúne cerca de 300 espécies de animais diferentes, totalizando cerca de 2.000 animais.

Um local para ver de perto o voo colorido de aves da América do Sul e deslumbrar-se com animais do mundo todo, dentre eles trigres-de-sumatra, elefantes, leões, girafas, dentre outros. Para saber mais sobre o Zoológico de Lisboa, entre no site oficial.

Bondes coloridos e tuk tuk

Atração para crianças e adultos, os bondes elétricos coloridos que percorrem Lisboa são muitos disputados pelos turistas, que fazem questão de apreciar a área urbana da cidade enquanto se divertem.

Foi justamente pensando no interesse dos turistas que foi criado o passeio no Bonde Elétrico 28, cujo trajeto você passa por cerca de 36 pontos turísticos de Lisboa.

Se quiser fazer o mesmo trajeto com mais emoção, é possível embarcar em um tuk tuk ecológico, um bonde 100% elétrico e menor onde de 3 a 4 pessoas.

Você pode escolher o passeio para fazer no seu tempo, já que todos os tuk tuks passam pela cidade sem precisar dirigir, enquanto um guia local dá os detalhes sobre a cultura e história de Lisboa.

>> Leia também: Como é o réveillon em Portugal

A linda natureza em Lisboa
A linda natureza em Lisboa

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

O que fazer em Lisboa

Vamos mostrar agora os principais pontos turísticos que conhecemos em Lisboa para ajudar no seu planejamento de viagem.

Bairro Alfama

Se você não gosta muito de caminhar, se prepare, pois não vai resistir aos passeios a pé pelas ruas mais lindas de Lisboa, em Alfama.

Porque é só assim que você pode apreciar os antigos casarios, as apresentações de fado, lindas vistas da cidade, restaurantes excelentes e também a vida noturna de Lisboa, que é muito intensa.

Para chegar a Alfama você pode ir a pé ou subir em um dos bondinhos coloridos que faz a linha que leva a esse bairro.

“Se você optar pelo bonde elétrico 28, como citamos acima no texto, esses o passeio a Alfama já está incluso.”

A linha possui uma frota de bondes antigos, que ainda conservam o charme das características originais.

Só o trajeto do bonde, que se desloca pelas ruas estreitas, bem rente aos azulejos das casas tradicionais, já é uma aventura e tanto!

Se você for de bondinho, não desça na parada do Castelo de São Jorge. Suba com o bonde até a parada do Largo da Graça, que é o ponto mais alto do passeio.

De lá, vá descendo a pé até chegar ao Castelo de São Jorge de preferência combinando com o fim da tarde, já que assim poderá assistir um pôr-do-sol digno de um rei!

Pertinho de Alfama, fomos ao restaurante Taberna Sal Grosso que é imperdível, pois trata-se de um local muito português, com comidas bem típicas de Portugal, e os donos são da terrinha mesmo.

Por coincidência, fomos atendidos por um garçom brasileiro. Portugal tem muitos imigrantes do Brasil residindo lá, assim, em Lisboa não poderia ser diferente.

Neste restaurante, degustamos várias iguarias que nos foram indicadas, e para nossa surpresa, comemos uma deliciosa língua de bacalhau!

>> Leia também: 7 lugares para visitar em Portugal

Experimentamos o prato com língua de bacalhau no Restaurante Taberna Sal Grosso
Experimentamos o prato com língua de bacalhau no Restaurante Taberna Sal Grosso

Bairro da Baixa

Visitar o Bairro da Baixa em Lisboa é imprescindível, pois é nesse local que a cidade se transforma devido à arquitetura neoclássica com que foi construído o bairro após o terremoto de 1755.

Além de um Centro Histórico, a Baixa é um centro comercial de Lisboa que se distribui pelo entorno de duas praças, a Praça do Rossio e a Praça do Comércio.

Essa é a linda Praça do Comércio em Lisboa
Essa é a linda Praça do Comércio em Lisboa

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

As ruas são exclusivas para pedestres, com muitas lojas de souvenires e disputadíssimos restaurantes de frutos do mar que são tradicionais em Portugal.

Na área do Chiado, mais sofisticada, você pode visitar o Museu Nacional de Arte Contemporânea e também o Elevador Santa Justa.

No museu você se encantará com a arte portuguesa, remanescente do século 19 e também com a arte atual. Já no Elevador de Santa Justa poderá apreciar vistas lindíssimas de Lisboa.

Meu genro Renato registrando as belezas da Praça do Comercio, com o Arco da Rua Augusta ao fundo
Meu genro Renato registrando as belezas da Praça do Comercio, com o Arco da Rua Augusta ao fundo

Bairro Cais do Sodré

Se você gosta de comer bem ou de vida noturna, vai se deslumbrar no bairro Cais do Sodré, a começar pela praça de alimentação do Mercado da Ribeira, que é um ponto central, construído no século 19.

O mercado possui barracas com cardápios ecléticos, onde você pode escolher entre pratos internacionais ou especialidades da culinária lisboeta.

Na Rua Rosa, enquanto você degusta um bom prato ou saboreia um drink em um de seus bares ou restaurante, pode viajar no tempo ao som de fados belíssimos.

Nos dias quentes, após as refeições, nada melhor do que passear pelo calçadão da Ribeira das Naus, que segue pelas margens do Rio Tejo.

>> Leia também: 5 dos maiores cassinos de Portugal

Paisagem na Ribeira das Naus em Lisboa
Paisagem na Ribeira das Naus em Lisboa

Belém

Quem nunca ouviu falar dois famosos pasteis de nata, ou Pastéis de Belém de Portugal? Pois, é, esses pasteis são provenientes da confeitaria Pastéis de Belém, construída em estilo gótico no bairro Santa Maria de Belém, próxima ao Mosteiro dos Jerônimos.

Bem diferente de outros bairros caóticos de Lisboa, falamos de uma área arejada, situada à margem do Rio Tejo, muito descontraída e popular, devido aos restaurantes badaladíssimos de frutos do mar e casas lindíssimas, revestidas com azulejos coloridos.

Muitos campos verdes e arborizados circundam a Torre de Belém, do século 16 e o Monumento ao Descobrimento, que tem a forma de uma caravela. O bairro oferece, ainda, museus informativos e vistas privilegiadas ao longo do Estuário do Tejo.

>> Leia também: Como tirar o visto de estudante para Portugal

A visita a este monumento é imperdível, pois a Torre de Belém é um verdadeiro ícone da arquitetura do reinado de D. Manuel I, e da tradição medieval
A visita a este monumento é imperdível, pois a Torre de Belém é um verdadeiro ícone da arquitetura do reinado de D. Manuel I, e da tradição medieval

Bairro de Alcântara

O bairro de Alcântara nada mais é do que um porto próspero do Rio Tejo, que se viu subitamente transformado em um centro de vida noturna muito movimentado.

As casas noturnas se espalham em antigos armazéns situados próximos à Ponte 25 de Abril. Os restaurantes marcam presença nas Docas de Santo Amaro, à beira mar, enquanto outros estabelecimentos modernos, como espaços de arte, bares e boutiques tomam conta do complexo LxFactory.

Também os museus estão em alta em Alcântara, dentre eles o Museu de Carris, com seus bondes antigos e o Museu do Oriente, que exibe arte asiática e portuguesa.

Colunas entrelaçadas no Bairro da Baixa, conhecido como Pelourinho de Portugal
Colunas entrelaçadas no Bairro da Baixa, conhecido como Pelourinho de Portugal

Bairro Alto

A verdadeira boemia portuguesa você conhece no Bairro Alto, explorando suas ruas de paralelepípedos, à procura dos badalados bares, seguindo o som do fado que vem dos restaurantes.

As ruas são muito íngremes, com muros grafitados e casas que mostram seus varais cheios de roupas.

Antes disso, pode-se passar as horas da tarde visitando a belíssima Igreja de São Roque ou tomando o Elevador da Bica, até a hora de ver o pôr-do-sol no Miradouro de São Pedro de Alcântara.

É desse mirante que pudemos apreciar lindos cenários, como a colina do Castelo São Jorge e vistas da Baixa.

>> Leia também: Como é o réveillon em Lisboa

Avião e Monumento da 1ª Travessia do Atlântico
Avião e Monumento da 1ª Travessia do Atlântico

Parque das Nações

Reconstruído às margens do Rio Tejo, o Parque das Nações apresenta espaços verdes repletos de arte pública e construções contemporâneas que abrigam o Oceanário de Lisboa e o Teatro Camões.

O parque é muito popular, devido também ao Centro Vasca da Gama que possui um prédio de teto de vidro, cinemas e lojas e também badalados restaurantes à beira-rio, símbolos de sua boemia.

Ainda no parque, visitamos a Tele Cabine Lisboa, que oferece vistas surreais da cidade e o Pavilhão do Conhecimento, que exibe exposições imperdíveis para crianças.

Arquitetura das ruas do Bairro da Baixa
Arquitetura das ruas do Bairro da Baixa

Praça do Príncipe Real

Uma visita à Praça do Príncipe Real é parada obrigatória, tanto por sua beleza quanto por sua história, e foi o que também fizemos. 

Situada na Rua do Século, você pode vê-la do alto do Elevador da Glória, atraente e bela, cercada por escritórios e outros serviços que outrora foram moradias de antigos aristocratas.

No meio da praça existe o Reservatório da Patriarcal, do século XIX, uma fonte que foi construída sobre um reservatório coberto, cujas escadarias nos remetem ao seu interior, onde são feitas exposições temporárias.

Próximas à praça existem muitas lojinhas bacanas, o Jardim Botânico, barzinhos, restaurantes e cafés deliciosos. Você vai se deslumbrar!

Monumento Padrão dos Descobrimentos

O Monumento Padrão dos Descobrimentos trata-se de um monumento em forma de caravela estilizada e contém 56 metros de altura. Na embarcação está Pedro Álvares Cabral, Infante Dom Henrique e Vasco da Gama.

Em frente há uma Rosa dos Ventos desenhada no chão, e ao centro o mapa mundi e a localização de Portugal, mais precisamente Lisboa.

>> Leia também: Como funciona o seguro PB4 em Portugal

Esse é o famoso Monumento Padrão dos Descobrimentos
Esse é o famoso Monumento Padrão dos Descobrimentos

Gastronomia em Lisboa

A gastronomia portuguesa é muito conhecida de nós brasileiros, principalmente da cultura açoriana, com pratos à base de frutos do mar e tudo mais. Vou contar um pouco das nossas experiências gastronômicas.

Café à Brasileira

No Bairro do Chiado fica o Café à Brasileira, um local para apreciar um café no mais conhecido café de Portugal. O café comercializa café brasileiro desde 1905, data de sua fundação.

Na saída do café você se sai de frente com a estátua de Fernando Pessoa, no qual não pude me conter. Como jornalista, escritora e poetiza que sou, tive que bater um bom papo com o poeta, tomando um bom cafezinho brasileiro. Se quiser saber mais a respeito do Café à Brasileira, entre no site oficial.

Estátua do majestoso poeta português Fernando Pessoa, do Mestre Lagoa Henriques
Estátua do majestoso poeta português Fernando Pessoa, do Mestre Lagoa Henriques

Restaurante Taberna Sal Grosso

Como já dissemos ao longo do texto, uma das grandes experiências gastronômicas que tivemos foi o Restaurante Taberna Sal Grosso, imperdível pelas comidas típicas portuguesas.

Não deixe de experimentar várias delas, principalmente a deliciosa língua de Bacalhau empanada. Para mais informações sobre o restaurante, clique aqui.

Em Lisboa você encontra muitos pratos à base de bacalhau
Em Lisboa você encontra muitos pratos à base de bacalhau

RoberTine Tapas & Winebar

Sabe aquele lugar gostoso para degustar uns “tapas”? É aqui no RoberTine. Nem preciso dizer o que pedimos né! Para mais informações sobre o restaurante, clique aqui.

Os tapas também são muito comuns na gastronomia portuguesa
Os tapas também são muito comuns na gastronomia portuguesa

Restaurante Laurentina: O Rei do Bacalhau

O Restaurante Laurentina é outro restaurante imperdível, no qual você pode ver as maravilhas que o restaurante oferece, clicando aqui.

Bacalhau é o prato típico da gastronomia de Portugal
Bacalhau é o prato típico da gastronomia de Portugal

Dicas de viagem para Lisboa

Trouxemos abaixo 3 dicas de viagem para Lisboa para tornar sua viagem ainda mais completa:

  • Se for a Portugal, calma e coma bacalhau!
  • De maneira nenhuma deixe de conhecer uma boutique de sardinha (uma atração à parte). E lógico, compre pelo menos uma latinha.
  • O passeio e a visita à Torre de Belém são singulares, e possui vistas dignas de serem guardadas para sempre.
Flávia e Renato fazendo turismo em Lisboa
Flávia e Renato fazendo turismo em Lisboa

Finalizando

Infelizmente ficamos em Lisboa por 2 dias somente, pois estávamos retornando de outra viagem, mas da próxima vez, sem dúvida ficaremos pelo menos 7 dias, o que consideramos tempo ideal para fazermos os passeios que nos ofereceram e curtir suas praias paradisíacas nas proximidades.

Ao longo do artigo trouxemos várias informações sobre os passeios e dicas de viagem para você aproveitar tanto quanto nós aproveitamos.

Lembre-se de que ao fazer turismo em Lisboa se faz obrigatório o seguro de viagem, já que Portugal faz parte do Tratado de Schengen.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Quais dos passeios acima você ficou com mais vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Nilce Bueno
Nilce Bueno

Nilce Bueno teve experiências incríveis de viagem quando visitou a Europa e América do Sul e vem compartilhando suas histórias e experiências aqui no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat