Olá pessoal, no artigo de hoje vamos trazer dicas dos melhores destinos de inverno nos EUA. Fato é que a estação mais fria do ano no Brasil tem clima variado e com poucas chances de ver a neve.
Esse é um bom motivo para viajar ao hemisfério norte e vivenciar momentos diferentes nas férias do final de ano, que é o período de inverno nos EUA. Se você quer ter essa experiência, confira a nossa seleção de destinos de inverno nos EUA que tem tudo para agradar os turistas brasileiros.
Conteúdo desse artigo:
O que considerar na hora de montar o roteiro
Para montar o seu roteiro de viagem, considere que os meses de frio nos Estados Unidos vão de dezembro a março. Mas será que neva em todos os estados americanos?
Destinos de neve nos EUA
É difícil dar um número exato de quantos estados americanos normalmente têm neve no inverno, pois a neve pode variar muito de ano para ano e até mesmo dentro de um mesmo estado.
No entanto, podemos dizer que a grande maioria dos estados americanos experimenta alguma forma de neve durante o inverno.
Aqui está uma forma de pensar sobre isso:
- Estados com neve frequente e abundante: A maioria dos estados no Norte dos EUA, especialmente aqueles na região Nordeste, Centro-Norte e Noroeste do Pacífico, recebem neve regularmente e em grandes quantidades. Isso inclui estados como Maine, Vermont, Nova York, Michigan, Wisconsin, Minnesota, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Montana, Idaho e Washington.
- Estados com neve moderada ou variável: Muitos estados no Centro e Sudoeste também veem neve, mas a frequência e a quantidade podem variar. Estados como Illinois, Indiana, Ohio, Pensilvânia, Virgínia Ocidental, Colorado, Utah, Wyoming, Oregon e partes da Califórnia (nas montanhas) se enquadram aqui.
- Estados com neve ocasional ou em áreas específicas: Mesmo estados mais ao sul podem ter neve ocasionalmente, especialmente em elevações mais altas ou em anos com padrões climáticos incomuns. Isso pode incluir estados como Tennessee, Carolina do Norte, Virgínia, Missouri, Kansas, Oklahoma e até mesmo partes do Texas e do Novo México.
- Estados com pouca ou nenhuma neve: Os estados mais ao sul, especialmente na Costa do Golfo e no Sul da Flórida, têm a menor probabilidade de ver neve. No entanto, mesmo nesses locais, nevascas muito raras podem ocorrer.
Se você considerar qualquer quantidade de neve, a proporção seria muito alta, talvez mais de 40 estados. Se você considerar neve significativa e consistente, o número seria menor, mas ainda assim abrangeria a maioria dos estados do norte e centro do país. Lembrando que o país dos EUA é formado por 50 estados.
>> Leia também: Um roteiro de carro completo nos EUA com apenas 2 viagens aéreas
Outras considerações
Além de avaliar as particularidades de queda de neve nos estados americanos, é importante estar preparado para enfrentar o frio em uma viagem aos EUA.
Procure entrar com seu pedido de visto de turismo ou fazer a renovação de visto americano com antecedência, já que essa é uma época muito procurada pelos viajantes.
Lembre-se de levar roupas adequadas para manter o seu corpo aquecido, pelo menos até que você consiga fazer umas comprinhas por lá!
Além disso, o inverno norte-americano oferece uma atmosfera única que vai muito além da neve. As cidades ficam iluminadas para as festas de fim de ano, surgem mercados natalinos encantadores, pistas de patinação ao ar livre e promoções em outlets muito procurados por brasileiros.
Ou seja, mesmo quem não pretende esquiar encontra inúmeras opções de lazer e compras para aproveitar a temporada.
>> Leia também: 5 destinos para fugir do inverno
Melhores destinos de inverno nos EUA para brasileiros
Destinos de inverno nos EUA na natureza
Os destinos abaixo são perfeitos para quem é fã de esportes de aventura e de belas paisagens naturais. Além da oportunidade de esquiar na neve, há muito o que ver e fazer nesses lugares.
Inverno em Aspen
Aspen é frequentada por celebridades de todo o mundo e tem fama de ser o melhor destino para esportes de neve nos Estados Unidos.
Encravado na cordilheira das Montanhas Rochosas, no estado do Colorado, o lugar combina a atmosfera de cidadezinha charmosa com a sofisticação das lojas de grife e restaurantes badalados.
Ainda assim, há uma série de atrações diferentes para quem quiser aproveitar ao máximo a cidade fora do circuito de luxo.
Inverno no Lake Tahoe
Situada entre os estados de Nevada e Califórnia, esta é uma ótima opção de destino com atrações de inverno para quem quer fazer um roteiro mais variado. A região fica próxima a lugares famosos nos Estados Unidos, como São Francisco e Las Vegas.
Outra vantagem é a possibilidade de praticar snowboard ou esquiar pela primeira vez nos resorts que oferecem aulas para iniciantes e pistas mais amigáveis para quem não tem familiaridade com os esportes de neve. Isso sem falar na vista de tirar o fôlego para o lago Tahoe!
Inverno no Park City
Localizado a poucos quilômetros de Salt Lake City, capital do estado de Utah, este destino abriga a maior área para esqui dos Estados Unidos com a combinação dos resorts Deer Valley e Park City Mountain.
Com ares de cidadezinha e atrações para todos os gostos, até para quem não quiser se aventurar pelas pistas geladas, Park City é uma ótima opção para o seu roteiro de inverno.
>> Leia também: 7 destinos que os ricos e famosos adoram viajar nas férias
Lake Tahoe na Califórnia
Destinos de inverno nos EUA em cidades icônicas
Para quem gosta de bater pernas pela cidade, visitar lugares famosos e fazer novas descobertas, estes são alguns dos destinos mais vibrantes nos dias de inverno dos Estados Unidos.
Inverno em Nova York
Nova York reúne algumas das atrações turísticas mais famosas dos Estados Unidos e está entre os destinos preferidos dos brasileiros em qualquer época do ano. Mas o inverno deixa a cidade com uma atmosfera ainda mais glamurosa!
Há muito o que fazer nos dias de frio na Big Apple: patinar na tradicional pista de gelo do Rockefeller Center, se misturar às multidões na Broadway, ver as vitrines da badalada 5ª avenida, visitar museus, passear pelo Central Park na neve e se aconchegar em um dos muitos cafés e restaurantes espalhados pela cidade. Também recomendamos assistir aos shows da Broadway.
Inverno em Boston
Se a ideia é combinar os ares urbanos com história, cultura e uma incrível gastronomia, considere incluir Boston no seu roteiro de viagem.
Famosa como “berço da Revolução Americana” e por abrigar a Universidade de Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a cidade é banhada pelo Rio Charles.
E, apesar dos passeios de barco serem menos frequentes no inverno, você pode aproveitar o lago gelado do parque Boston Common para patinar no gelo.
Inverno em Chicago
Mercados de natal, rinques de patinação no gelo, shows musicais, eventos esportivos, teatros, museus e a famosa pizza deep dish de Chicago são bons motivos para incluir esta metrópole em um roteiro de inverno nos Estados Unidos.
A neve dá um toque especial a monumentos icônicos como o Cloud Gate (que parece um feijão gigante) e à incrível arquitetura da cidade. Mas prepare-se para o frio cortante com os famosos ventos que vem do Lago Michigan!
>> Leia também: Como é o réveillon nos EUA?
Como é o Natal em Nova York?
Destinos de inverno nos EUA famosos pelas tradições natalinas
Quer se sentir em um daqueles filmes de Natal que se tornam viciantes à medida que o ano vai chegando ao fim?
Tradições natalinas nos EUA
Vermont, Nova Inglaterra, tem os melhores destinos de inverno nos EUA para quem quer curtir as tradições natalinas nos Estados Unidos, tanto que a maioria dos filmes da Hallmark são rodados em cidades e vilarejos desse estado.
Lugares como Chester, Woodstock, Middlebury, Stowe, Grafton e Weston têm tudo para cair no gosto dos turistas brasileiros.
Esculturas de gelo nos EUA
Além das atrações fixas, o inverno nos EUA é marcado por eventos especiais. Um exemplo é o Festival de Esculturas de Gelo em Harbin (inspirado no da China, mas com versões locais em cidades americanas), além de competições de snowboard e corridas de trenós.
Mercados natalinos nos EUA
Os mercados natalinos, como os de Nova York e Filadélfia, oferecem artesanato, comidas típicas e lembranças exclusivas.
>> Leia também: Erros comuns em viagem para a Europa ou EUA
Como é o espetáculo Wicked da Broadway em Nova York?
Gastronomia típica do inverno americano
Outra forma de aproveitar a estação é através da gastronomia. Nos estados do norte, é comum se aquecer com um bom prato de chili (ensopado de carne com feijão e especiarias).
Na região da Nova Inglaterra, a sopa clam chowder (de mariscos) é presença garantida nos cardápios. E para adoçar os dias frios, nada melhor do que panquecas cobertas com maple syrup ou um tradicional hot chocolate.
Sem contar que em várias cidades, festivais gastronômicos de inverno apresentam pratos sazonais e bebidas artesanais que agradam até os viajantes mais exigentes.
>> Leia também: Os 3 trajetos de carro mais bonitos da Europa e EUA
Finalizando
Para aproveitar ao máximo, muitos brasileiros optam por combinar destinos: alguns dias em Nova York para turismo urbano e compras, seguidos de uma semana em Aspen ou Vail para curtir a neve.
Essa mistura garante uma experiência completa, unindo o lado cultural, gastronômico e esportivo.
Planejando com antecedência, é possível equilibrar orçamento e conforto, garantindo férias de inverno inesquecíveis nos Estados Unidos.
Agora queremos ouvir a sua opinião! Qual você considera o melhor dos destinos de inverno nos EUA para brasileiros? Deixe abaixo o seu comentário!
Abraço e até o próximo artigo!