Protetor solar na viagem

Uma das coisas que percebi nessa minha última viagem de férias foi como o sol está forte, queimando mesmo. E é praticamente impossível ir para uma praia, piscina, campo sem passar protetor solar.

Então, a la mode Pedro Bial, fiz esse post especial sobre protetor solar para você leitor cuidar de você e de sua pela durante uma viagem.

Primeiro, o filtro solar é uma loção que ajuda a proteger a pele da radiação ultravioleta do sol, o que reduz as queimaduras e outros danos à pele.

Só para vocês saberem, o bronzeamento é uma defesa contra as radiações solares. Elas estimulam o organismo a produzir melanina, que é um pigmento natural da pele.

Radiação solar
Radiação solar

Segundo, você precisa conhecer sobre raios UVA e UVB. Trouxe as informações abaixo que busquei no site da Sundow:

“O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra.

Radiação UVA – Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo envelhecimento. Tem importante participação nas alergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer.

Radiação UVB – Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares. Principal responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.”

Conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde, o índice ultravioleta deve ser respeitado seguindo o seguinte:

  • Baixo – Menor que 2
  • Moderado – 3 a 5
  • Alto – 6 a 7
  • Muito alto – 8 a 10
  • Extremo – Maior que 10

O site do tempo da Folha mostra o índice de radiação solar na superfície da Terra, atualizando diariamente as informações, no qual vale a pena consultar antes de sair pra praia de casa. Você também pode ver a temperatura das cidades nesse aqui.

Exposição ao sol
Exposição ao sol

Terceiro, o FPS (Fator de Proteção Solar) é uma medida de laboratório que indica a efetividade do filtro solar. Por exemplo:

Se você se queima após 12 minutos ao sol e utilizar um filtro solar de FPS 10 (10 vezes mais proteção), então você pode ficar 120 minutos tomando banho de sol.

Por isso, compre um protetor solar com FPS de acordo com o tempo de exposição ao sol que você quer ficar antes de se queimar.

Protetor solar
Protetor solar

Quarto, o filtro solar deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol. A reaplicação deve acontecer a cada 2 horas de exposição solar.

Quinto, o protetor solar não deve ser utilizado só nas férias. Deve ser utilizado todo dia. Apesar de eu não usar (assumindo meus riscos), assim como várias pessoas, utilizar pode reduzir muito ao longo dos anos as chances de se contrair câncer de pele.

Filtro solar
Filtro solar

Existem algumas marcas de protetores solares. A mais famosa que conheço é Sundow, mas existem outras que vale a pena comparar preço e qualidade.

E já que citamos Pedro Bial, fica a famosa mensagem Protetor Solar que ele narrou há alguns anos sobre protetor solar.

Deixe seu comentário!

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Protetor solar na viagem

  • 23/01/2011 em 01:49

    Olá. Parabéns pelo blog. Muito legal
    Gostaria de apresentar meu blog, se pudesse nos fz uma visita e nos ajudar a divulgar, seria muito bacana.
    Temos como objetivo promover o ecoturismo,cuja fauna e flora permitem preservar as espécies típicas da Mata Atlântica, além da possibilidade de visitação à inúmeras cachoeiras, rios e cavernas,localizadas no Parque Ecológico Turístico do Alto Ribeira – PETAR. Venha conhecer essa maravilha!

    Agende seu passeio, clique acima em Lucas Morelli (15) 9731-1164 & Mara Tozatto (11) 8565-0841

    Visite nosso site, deixe um comentário, sugestões, isso é muito importante para nós:
    http://ecotournopetar.wordpress.com/2011/01/17/eco-tour-no-petar/

    Resposta
  • 26/01/2011 em 04:09

    Já passei maus bocados com queimaduras em parte das costas , por estar viajando sozinha e não ter ninguém para pedir para passar o protetor! Agora finalmente chegaram ao Brasil os protetores em aerosol com abrangência para podermos nos besuntar sozinhos!O da Copertone é muito bom!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *