Promotor de eventos – Profissão turismo

Em mais um post da série de artigos sobre as profissões no mundo do turismo, o artigo de hoje é para falar da profissão de promotor de eventos.

O promotor de eventos é o profissional que cuida de toda a organização de eventos, desde local onde o evento vai ser realizado, reserva de datas, contratação de profissionais, contratação de fornecedores, lista de convidados, participação de autoridades, distribuição de brindes, promoção do evento e acompanhamento do evento antes, durante e depois. No depois principalmente para a apresentação de resultados das atividades, captação da percepção e depoimento de clientes e consumidores.

Ele tem grandes responsabilidades, principalmente quando se trata de eventos para um grande número de pessoas. Não é à toa que existem empresas especializadas somente na organização de eventos e que utiliza seu corpo de funcionários e sua experiência para fazer o evento dar certo.

Entre os tipos de eventos que o promotor de eventos organiza estão aniversários, casamentos, festas, feiras, palestras, exposições, entre tantos outros. No turismo, é muito comum o promotor de eventos organizar feiras do setor de turismo, casamentos fora do país e eventos de empresas em hotéis, resorts e cruzeiros.

Promotor de eventos
Promotor de eventos

Como ser promotor de eventos

Existem cursos de formação superior na categoria de tecnólogos para os promotores de evento. Nesses cursos se aprende assessoria de comunicação, marketing, técnicas de oratória, entre outras disciplinas. Também existem cursos profissionalizantes da área para o profissional que quer buscar especialização.

É crucial para um evento ser organizado com sucesso que o promotor de eventos tenha contatos com os fornecedores certos. Uma agenda repleta de contato de fornecedores faz toda a diferença. É importante sempre alimentar a agenda com os contatos e fornecedores.

Remuneração do promotor de eventos

A remuneração do promotor de eventos pode ser muito alta quando comparada a outras profissões do setor, claro, dependendo do nível e quantidade de eventos que o promotor realiza.

Quando o promotor está iniciando, a remuneração parte de R$ 1.000,00, quando se trabalha dentro de empresas apoiando na montagem de eventos. Quando o promotor já é o principal responsável da organização as remunerações podem passar tranquilamente de R$ 3.000,00.

Minha experiência com promotor de eventos

Essa é uma das profissões do setor de turismo que menos tive contato, porém ao mesmo tempo já participei de inúmeros eventos e pude presenciar aqueles que foram melhor organizados e aqueles que foram mal organizados. O promotor de eventos tem total responsabilidade nesse resultado.

Alguns dos eventos que participei e que já compartilhei aqui com vocês do blog que posso citar foram do Seminário de Gerenciamento de Projetos em Porto Alegre, o Seminário ABAV-SC em Penha e o Seminário Viajosfera no Rio de Janeiro. Os três eventos foram bem feitos, mérito do promotor.

Profissão promotor eventos
Profissão promotor eventos

Finalizando

É uma profissão de grande responsabilidade já que o profissional do setor tem de ter grande capacitação, grande número de contatos e orquestrar uma infinidade de atividades ao mesmo tempo.

A profissão exige bastante do profissional, mas pode trazer grandes remunerações para os profissionais mais experientes.

E você, está pensando em trabalhar como promotor eventos? Já conhecia tudo o que faz o profissional? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *