BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Promotor de eventos – Profissão turismo

Em mais um post da série de artigos sobre as profissões no mundo do turismo, o artigo de hoje é para falar da profissão de promotor de eventos e tudo aquilo que permeia essa profissão.

Nesse artigo vamos trazer informações sobre a carreira profissional, qual a qualificação necessária, qual a remuneração média que o mercado de trabalho está pagando, assim como trazer dicas para encontrar vagas de emprego de promotor de eventos.

Sobre a profissão de promotor de eventos

O promotor de eventos é o profissional que cuida de toda a organização de eventos, desde local onde o evento vai ser realizado, reserva de datas, contratação de profissionais, contratação de fornecedores, lista de convidados, participação de autoridades, distribuição de brindes, promoção do evento e acompanhamento do evento antes, durante e depois.

Depois do evento, é esse profissional que cuida da apresentação de resultados das atividades realizadas, da captação da percepção, do feedback dos participantes, assim como dos depoimentos de clientes e consumidores.

O profissional tem grandes responsabilidades, principalmente quando se trata de eventos para um grande número de pessoas. Já pensou em realizar um evento para mais de 50 mil pessoas? Muitas vezes sentimos dificuldades de organizar um simples churrasco da empresa para 20 pessoas, não é verdade?

Pois saiba que não é incomum acontecerem eventos dessa magnitude, basta ver os jogos de futebol, os shows de artistas internacionais ou até mesmo o réveillon do Rio de Janeiro que atrai milhões de pessoas todos os anos.

Não é à toa que existem empresas especializadas somente na organização de eventos e que utiliza todo o seu corpo de funcionários e suas experiências para fazerem o evento dar certo.

Entre os tipos de eventos que o promotor de eventos organiza estão aniversários, casamentos, festas, feiras, palestras, exposições, entre tantos outros. No turismo, é muito comum o promotor de eventos organizar feiras do setor de turismo, casamentos fora do país e eventos de empresas em hotéis, resorts e cruzeiros.

Promotor de eventos
Promotor de eventos

Como ser promotor de eventos

Existem cursos de formação superior na categoria de tecnólogos para os promotores de evento que podem ser realizados em faculdades como a Estácio, Cruzeiro do Sul, Anhanguera, Unopar, Pitágoras, Unip, e Uniasselvi, inclusive de maneira EAD. Para ter acesso a bolsas você pode consultar o site da Catho Educação.

Nesses cursos se aprende as disciplinas base de administração, matemática financeira e contábeis que impactam a profissão, assim como se aprendem disciplinas mais técnicas e relacionadas ao setor, como assessoria de comunicação, marketing, técnicas de oratória, negociação, entre outras disciplinas.

Também existem cursos profissionalizantes específicos para a área para aquele profissional que quer se destacar no mercado, como técnicas de iluminação de ambiente, cursos de fotografia, cursos de gravação de vídeos, cursos de decoração, entre outros. Existem sites como da Udemy ou da Learncafé que podem ajudar nesse sentido.

É crucial para um evento ser organizado com sucesso que o promotor de eventos tenha contatos com os fornecedores certos. Uma agenda repleta de contato de fornecedores faz toda a diferença. Depois é importante sempre alimentar a agenda com os contatos e fornecedores.

Para quem deseja seguir carreira em grandes empresas que organizam eventos é importante estudar o inglês em sites como da English Live ou da Babbel para ter a oportunidade de participar e organizar eventos internacionais, seja recebendo estrangeiros aqui no Brasil, assim como organizando eventos fora do país em países como Estados Unidos, França, Alemanha e tantos outros. As oportunidades são inúmeras.

Remuneração do promotor de eventos

A remuneração do promotor de eventos pode ser muito alta quando comparada a outras profissões do setor, claro, dependendo do nível e quantidade de eventos que o promotor realiza.

Quando o promotor está iniciando, a remuneração parte de R$ 1.000,00, quando se trabalha dentro de empresas apoiando na montagem de eventos. Quando o promotor já é o principal responsável da organização as remunerações podem passar tranquilamente de R$ 3.000,00.

Já se o promotor de eventos abre uma empresa própria e faz a sua própria organização de eventos, pode ganhar valores muito mais altos que esse. Por isso que a maioria dos profissionais são pessoas jurídicas, já que dependem somente do seu trabalho e esforço.

Uma sugestão para quem está começando a preparar eventos é manter uma boa base de relacionamento, negociar preços e correr atrás de clientes.

O profissional pode começar com a organização de festas de empresas de pequeno e médio porte, organizar aniversários, depois partir para casamentos e somente mais tarde partir para eventos maiores.

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de promotor de eventos podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como Catho, Vagas, Indeed, Jooble, Infojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelas principais empresas do setor.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Caso o interesse seja o de abrir um negócio próprio, a nossa recomendação é buscar conhecimento pelo Sebrae, que é especialista em atender microempreendedores com consultoria, cursos e treinamentos, além da troca de experiências.

Minha experiência com promotor de eventos

Essa é uma das profissões do setor de turismo que menos tive contato do lado da organização. Ao mesmo tempo, participei de inúmeros eventos e pude presenciar aqueles que foram melhor organizados e aqueles que não foram tão bem organizados assim. Fato é que o promotor de eventos tem total responsabilidade nesse resultado.

Alguns dos eventos que participei e que já compartilhei aqui com vocês do blog que posso citar foram do Seminário de Gerenciamento de Projetos em Porto Alegre, o Seminário ABAV-SC em Penha e o Seminário Viajosfera no Rio de Janeiro. Os três eventos foram bem sucedidos, mérito dos promotores.

Profissão promotor eventos
Profissão promotor eventos

Alternativa para trabalhar com turismo

Uma alternativa para quem quer trabalhar com turismo de maneira online e ganhar uma renda extra nas horas livres é fazer esse curso do Maicon Santtos que ensina como montar uma agência de viagens on-line e vender pacotes de viagem para as pessoas a partir de ferramentas digitais.

O curso possui vários módulos que ensina do básico para promover os pacotes de viagem até como conseguir acesso para as ferramentas e sites que permitem você fazer as vendas e assessorar as pessoas que querem viajar. É uma experiência interessante para você testar o mercado e ver como você consegue lidar com os turistas.

>>> Clique aqui para conhecer o curso

Finalizando

Essa com certeza é uma profissão de grande responsabilidade já que o profissional do setor tem de ter grande capacitação, grande número de contatos e orquestrar uma infinidade de atividades ao mesmo tempo.

A profissão exige bastante do profissional, mas pode trazer grandes remunerações para os profissionais mais experientes. Além disso, nada melhor do que receber elogios de um evento bem realizado. Essa é a maior realização do profissional.

E você, está pensando em trabalhar como promotor eventos? Já conhecia tudo o que faz o profissional? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

8 comentários em “Promotor de eventos – Profissão turismo
  • 05/04/2017 em 12:27
    Permalink

    Olá, sou Turismólogo e atuo como Assistente de eventos (uma das ramificações do turismo). O trabalho é árduo e exige-se demais do profissional. Porém, os resultados e a alegria das pessoas atendidas em “seus sonhos” é INDESCRITÍVEL!
    Parabéns pela sua iniciativa de falar sobre a nossa área, uma área que deveria ser reconhecida e regulamentada o mais urgente possível!
    Sucesso e Prosperidade a todos!!
    Digo sempre em palestras hoteleiras que faço que o Promotor de eventos é o Sr. Roarke da Ilha da Fantasia, seriado dos anos 80 (realizando sonhos). Rsrsrsrs

    Resposta
    • 01/05/2017 em 20:02
      Permalink

      Olá Edson, rsrss, muito bacana a sua analogia com o Sr Roarke. Realmente a profissão de promotor de eventos é um das mais exigidas, mas ao mesmo tempo das mais gratificantes. Obrigado por vir aqui compartilhar a sua experiência que servirá de inspiração para muitas outras pessoas.

      Resposta
  • 24/01/2018 em 09:27
    Permalink

    Muito bom pessoal, isso que é uma profissão boa. Fazer o que gosta e ainda ser muito bem remunerado pelo trabalho é tudo de bom. Parabéns pelo artigo.

    Resposta
  • 02/03/2018 em 04:34
    Permalink

    Obrigada pela ajuda, isso foi muito bacana.

    Resposta
  • 25/05/2018 em 14:37
    Permalink

    Olá, boa tarde…
    Quero parabenizar vocês pelo conteúdo simples e ao mesmo tempo tão completo como este. Sou formada em turismo a 1 ano e considero muito difícil achar páginas e blogs com esclarecimentos tão completos, indicarei com certeza para estudantes e iniciantes na área…
    mais uma vez parabéns!

    Resposta
    • 07/06/2018 em 19:37
      Permalink

      Olá Layane, é muito bom receber comentários que nem o seu, que bom que você gostou fico muito feliz. Obrigado pela visita, fique á vontade para voltar aqui no blog quando quiser e para indicar para seus amigos também. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *