Comissário de voo e aeromoça – Profissão turismo

Em mais um post da série sobre profissões do mundo do turismo, o artigo de hoje é para falar sobre a profissão de comissário de bordo. Essa profissão é a profissão das aeromoças e por isso é muito comum chamar a profissional feminina dessa profissão pelo nome de aeromoça.

O comissário de bordo é o profissional que faz o atendimento durante o voo orientando os passageiros sobre os procedimentos de segurança, servindo bebidas e alimentos durante o voo, assim como assessorando os pilotos de avião durante o voo. O profissional tem a função de dar tranquilidade e conforto para os passageiros durante todo o trajeto do voo que muitas vezes podem ser longos, principalmente em voos para o exterior.

A profissão de comissário de voo é uma profissão muito privilegiada já que os profissionais dessa classe tem a oportunidade de conhecer o mundo todo e ainda ganhar para isso. Porém assim como em toda profissão existem contras, como o fato de ficar longe de casa e da família.

Profissão de comissário de bordo
Profissão de comissário de bordo

Como ser comissário de bordo

Para quem sonha em ser comissário de bordo não é exigido Ensino Superior, mas é necessário fazer exames e treinamentos específicos em escola homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como, por exemplo, os prestados pela Escola de Aviação CEAB, e após o curso prestar prova de certificação para a própria ANAC. A carga horária mínima do curso é de 138 horas de aula. Se aprovado é adquirida a licença de CMS e pode se candidatar a uma vaga em cias aéreas.

Quando admitido, o profissional ainda receberá treinamentos sobre o avião que vai trabalhar com no mínimo 27 horas de aula e estágio em voo de 15 horas, sendo que 1 hora será para a realização de exame prático. Então a cia aérea solicitará para o profissional o Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Existe uma idade mínima para exercer a profissão de comissário que é de 18 anos.

Um ponto crucial para o profissional desse setor é que tem de gostar de pessoas e ser simpático, pois além de recepcionar muito bem, nessa área é necessário lidar com diversas situações, como com pessoas que tem medo de voar, que tem medo de altura e que acabam entrando em pânico antes ou durante o voo alterando seu comportamento, sendo que é necessário que o comissário de bordo tome as atitudes necessárias para tranquilizá-lo. Cursos na área de atendimento ao público podem fazer a diferença em processos de seleção para esse tipo de profissional.

Outro diferencial para o profissional da área é o conhecimento de idiomas, já que nos voos sempre é feita a leitura de procedimentos no idioma do país de origem da cia aérea e no idioma inglês que é o idioma universal.

Remuneração do comissário de bordo

O piso salarial do comissário de bordo acordado em convenção coletiva com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em 2015 é de R$ 1.936,00, porém em média um profissional desta área ganha salário na média de R$ 2.500,00. Além disso esse profissional costuma receber muitos outros benefícios da cia aérea, entre eles diárias, adicional noturno, periculosidade, horas de voo, horas de reserva e adicionais para voos de domingos e feriados.

Profissão aeromoça
Profissão aeromoça

Minha experiência com comissário de bordo

Fico me lembrando da minha primeira viagem de avião para Brasília. Eu estava bem ansioso porque tudo era novidade, mas me lembro que um dos pontos da viagem que mais achei legal foi o de conhecer todo o trabalho feito pelas aeromoças à bordo, as demonstrações de segurança, a conferencia das poltronas antes do voo e todo o trabalho de atendimento servindo os salgadinhos e sucos, sem falar nos uniformes e vestimentas sempre impecáveis. É uma profissão realmente elegante e porque não dizer, admirada por muitos.

E você, já conhecia a profissão de comissário de bordo? Tem interesse em se candidatar para uma vaga de comissário? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

72 comentários em “Comissário de voo e aeromoça – Profissão turismo

  • 31/08/2016 em 16:11

    Tenho muito interesse em fazer o curso mais vejo poucos homens na profissao porque ? exite alguma dificukdade pro sexo masculino ?

    Resposta
    • 10/09/2016 em 21:36

      Olá Elton, não existe nenhuma dificuldade. Acredito que haja mesmo é preconceito. Confesso que nos vários voos que já tive oportunidade de fazer, vi vários comissários de bordo homens. Inclusive voos que todos eles eram do sexo masculino. Então aos poucos o preconceito está caindo. E não é à toa, já que é uma boa remuneração oferecida pelas companhias aéreas para esse tipo de profissão.

      Resposta
  • 03/10/2016 em 13:14

    Ser aeromoça era meu sonho de infância, mas as dificuldades que tive de enfrentar eram enormes infelizmente: eu tenho 1,52 cm de altura. Mas eu admiro muito a profissão. Que Deus abençoe essa profissão.

    Resposta
    • 08/10/2016 em 22:36

      Olá Fernanda, que pena que não deu certo. De repente uma filha pode conseguir e realizar esse sonho tão desejado por você. Abraço e obrigado pelo comentário!

      Resposta
  • 12/10/2016 em 13:54

    Tenho vontade de cursa e exercer essa profissão, porém não conheço as vagas e disponibilidades. Você acha que é muito difícil e concorrido a entrada nesse cargo?

    Resposta
    • 16/10/2016 em 01:25

      Olá Aline, o mercado como um todo está retraído, mas eu sempre penso que as oportunidades surgem para quem está melhor preparado. Minha sugestão é para você começar a fazer os cursos de preparação para aeromoça e começar a acompanhar as vagas divulgadas pelas cias aéreas. Pode ter certeza que lá dentro mesmo vão surgir oportunidades quando começar os estudos. Abraço e boa sorte!

      Resposta
  • 09/11/2016 em 15:32

    Quais os requisitos obrigatórios para ser uma aeromoça? Tipo idade, altura, idiomas, etc????

    Resposta
    • 12/11/2016 em 13:09

      Olá Izabela, a idade mínima é de 18 anos e a altura mínima recomendável para as mulheres é de 1,58m. Existe a necessidade de se fazer os cursos necessários citados no texto e estar bem preparada para as entrevistas de emprego. Com relação ao idioma, entendo que o mínimo hoje para uma aeromoça tem de ser o idioma inglês. Quando você andou de avião, você viu que eles falam tanto em inglês como em português na passagem de orientações antes do voo iniciar? Então é um ponto que eu consideraria nos estudos antes de se candidatar para uma vaga de aeromoça.

      Resposta
  • 16/11/2016 em 21:42

    Oi Thiago tudo bem??
    Eu quero muito ser uma comissaria de bordo !!!
    eu queria saber quanto tempo leva para ser uma comissaria de bordo e tambem se eu tenho que fazer um curso de Ingles???

    Resposta
    • 27/11/2016 em 20:36

      Olá Cleivany, tudo bom comigo e com você? No texto demos algumas dicas nesse sentido que mostra quantas horas de curso são necessárias e fala da importância de ter o domínio do idioma inglês. Qualquer coisa, se precisar de mais alguma informação, me avise. Abraço e boa sorte na busca e conquista da profissão de aeromoça!

      Resposta
  • 09/01/2017 em 15:17

    Olá tudo bem? Gostaria de saber se posso começar a fazer o curso no terceiro ano do ensino médio, com 18 anos, e qual a duração do curso. Obg

    Resposta
    • 16/01/2017 em 20:50

      Olá Adrielle, acredito que nesse caso depende de escola para escola. Eu recomendaria você ligar para algumas das escolas perguntando sobre essa possibilidade.

      Resposta
    • 08/02/2017 em 09:25

      A maioria das escolas de aeromoças/comissários de bordo requerem que você tenha 18 anos AO TERMINAR o curso. Abraços

      Resposta
  • 20/01/2017 em 20:41

    Olá Thiago, tenho uma dúvida: já iniciei no curso de comissário de bordo, porém tenho uma tatuagem no braço. Isso pode afetar numa futura contração?

    Resposta
    • 15/02/2017 em 21:23

      Olá Ravenna, o assunto sobre tatuagens sempre foi muito polêmico no mercado de trabalho. Nesse caso não poderei ajudar muito, pois dependerá de cada companhia aérea e quais critérios eles usam para uma contratação.

      Resposta
  • 02/02/2017 em 13:36

    boa tarde, estou procurando um curso de comissario de bordo, mas nao sei qual pode ser um dos melhores, alguem poderia me informar uma aqui no Rio de Janeiro?

    Resposta
    • 15/02/2017 em 21:25

      Olá Marlon, conheço 3 escolas de comissário de bordo no Rio de Janeiro:

      – VeeOne
      – Companhia do Ar do Rio de Janeiro
      – Educar Escola de Aviação Civil

      Minha sugestão é fazer contato com elas, descobrir o preço, diferenciais, horários até que você encontre a que melhor se encaixe nas suas necessidades. Abraço!

      Resposta
  • 08/02/2017 em 14:00

    Gostaria de saber a idade máxima para o curso e para a carreira de aeromoça. Obg!

    Resposta
    • 15/02/2017 em 20:32

      Olá Cristiany, a idade mínima para exercer a profissão e realizar o curso é de 18 anos. A idade máxima para entrar na profissão é 30 anos, depois disso muito difícil. Agora, uma vez que você está lá dentro, você pode seguir carreira normalmente até se aposentar. Para entrar na carreira, indiferente qualquer idade, tudo dependerá muito do seu desempenho e diferenciais que você tem para oferecer nesse mercado e também do que a empresa necessita. Boa sorte. Abraço!

      Resposta
  • 15/02/2017 em 00:42

    Eu tenho uma amiga que quer fazer o curso, porém ela é vegetariana e pelo o que ela me explicou, ela irá precisar matar e cozinhar galinhas e outros animais.
    Porém fora esses dois pontos, existe algo mais que pode prejudicar alguém dessa profissão e que seja vegetariana ?

    Resposta
    • 15/02/2017 em 20:06

      Olá Pedro, realmente o curso de aeromoça inclui um treinamento prático para questões de sobrevivência. Acredito que não tenha nenhum outro impedimento para uma pessoa vegetariana participar desse curso, apenas ela terá que ter um pouco mais de sangue frio e estar preparada para essas etapas um pouco mais radicais, mas que são bastante importantes e geram um enorme aprendizado. Abraço!

      Resposta
  • 17/02/2017 em 10:44

    Boas sou o Toni, tenho 19 anos, estou para terminar o meu curso de técnico de recursos ambientais e florestais, mas desde criança sonho com a profissão de comissário de bordo. Vim até aqui no site para me informar sobre o que preciso para tal. Como por exemplo, que línguas terei que falar, altura necessária, etc…
    Agradeço as respostas!

    Resposta
    • 20/02/2017 em 23:03

      Olá Toni, tudo bom? Que bacana, espero que possa alcançar o seu sonho tão breve quanto possível. A maioria das informações estão no post mesmo, porém uma delas venho complementar aqui sobre a altura.

      A maioria dos comissários de bordo ficam entre 1,55 m e 1,85 m de altura. É uma faixa de altura que permite você alcançar os compartimentos de cima do avião e ao mesmo tempo não ser tão alto que faça você ficar espremido dentro dele.

      Inclusive há um teste de alcance que é para testar se você alcança equipamentos de segurança que ficam a uma altura de 1,85 m.

      Resposta
  • 21/02/2017 em 02:24

    Tenho 19 anos e moro em São Luís, Maranhão. Eu gostaria de fazer um curso de comissário de bordo. Você poderia me informar se aqui na minha cidade tem?

    Resposta
    • 16/03/2017 em 00:08

      Olá Luciano, em São Luís tem o Aeroclube do Maranhão que dá cursos de aviação. O telefone é o (98) 3245-4755. Também você pode dar uma olhada na Escola de Aviação que indiquei no texto. Eles têm cursos online e pode ficar mais fácil para você fazer o curso. Abraço!

      Resposta
  • 28/02/2017 em 22:06

    Oi, eu estou no 2° ano do ensino médio e eu realmente estou muito confuso sobre qual profissão pretendo exercer e com base nos meus gostos eu vi que comissário de bordo seria muito legal. Eu amo idiomas e tenho uma facilidade muito grande para aprender e até aprendi inglês sozinho. Também gosto muito de viajar e ser independente. Você poderia me informar quanto por média é o curso e se há muitos concorrentes nessa área?

    Resposta
    • 15/03/2017 em 23:15

      Olá Thiago, fica difícil falar sobre valores, já que existem cursos presenciais e online, cada um com suas particularidades, no qual vai depender de qual curso você escolher. No texto acima demos exemplo de uma escola de aviação muito boa. Dê uma olhada no site deles para ter uma ideia do conteúdo que abrange o curso. Independente da área profissional que você escolher sempre haverá concorrentes. Você precisa se sentir confiante e não desistir nunca do que você realmente quer. Boa sorte. Abraço!

      Resposta
  • 02/03/2017 em 15:47

    Eles contratam pessoas que apenas tem o português? Ou é necessário ter o inglês?

    Resposta
    • 15/03/2017 em 23:13

      Olá Fabi, não é obrigatório saber inglês, mas esse é um diferencial na hora da contratação. Vai depender muito das vagas disponíveis e do que a companhia aérea esta buscando. Boa sorte. Abraço!

      Resposta
  • 05/03/2017 em 16:30

    Eu tenho 14 anos e meu sonho é ser comissária de bordo. Queria fazer um curso antes dos 18, tem alguma escola que aceite menores de 18?

    Resposta
    • 14/03/2017 em 22:50

      Olá Letycia, a idade mínima é de 18 anos. Mas enquanto isso você poderá fazer outros cursos como, por exemplo, inglês. Não é obrigatório você saber falar outras línguas para ser comissária, mas esse pode ser um grande diferencial no seu currículo. Não desista de seu sonho e aproveite esse tempo para se preparar. Abraço!

      Resposta
  • 09/03/2017 em 11:34

    Quero muito fazer o curso, porém tenho medo, pois só tenho 1,53 de altura. Quero ser comissária de bordo, meu sonho é nas alturas. Esse tabu eu vou quebrar. Sonho se conquista….

    Resposta
    • 14/03/2017 em 22:26

      Olá Liziane, a altura mínima para as mulheres serem comissárias é de 1,58m. Mas entre em contato com uma escola homologada pela ANAC e explique o seu caso. Não desista de seu sonho sem tentar. Abraço!

      Resposta
  • 11/03/2017 em 14:44

    Olá, me chamo Olivia e tenho muito interesse em ser uma comissária de bordo. Como faço pra me tornar uma?

    Resposta
    • 14/03/2017 em 21:40

      Olá Olivia, é necessário ter no mínimo 18 anos e fazer um curso em escola homologada pela ANAC. Dá uma olhadinha no nosso texto, lá tem outras informações que também são importantes. Boa Sorte. Abraço!

      Resposta
  • 24/03/2017 em 10:37

    Olá, eu gostaria de saber onde eu encontro uma escola que eu possa fazer o curso de comissária de bordo em Franco da Rocha/SP?

    Resposta
    • 03/04/2017 em 13:36

      Olá Larisse, dá uma olhadinha na escola que eu indiquei no texto, eles tem cursos que podem ser feitos de forma online, assim fica mais fácil. Abraço!

      Resposta
  • 27/03/2017 em 22:27

    Olá, eu tenho 18 anos e meu sonho é ser comissária de bordo, mas eu sou gordinha e tenho 1,54 de altura. Tem algum problema?

    Resposta
    • 03/04/2017 em 13:27

      Olá Ana, a altura mínima recomendável para as mulheres é de 1,58m. Mas entre em contato com uma das escolas homologadas pela ANAC e explique seu caso. Não desista tão facilmente do seu sonho. Boa sorte. Abraço!

      Resposta
  • 04/04/2017 em 16:56

    Olá, eu gostaria de saber onde eu encontro uma escola que eu possa fazer o curso de comissária de bordo em Fortaleza/ce

    Resposta
    • 01/05/2017 em 19:12

      Olá Yasmin, eu encontrei a SAT FZ Escola de Aviação Civil que fornece o curso de comissária em Fortaleza. Tem também o Aeroclube do Ceará como segunda opção. Espero ter ajudado! Abraço!

      Resposta
  • 16/04/2017 em 19:19

    olá,tenho 24 anos e moro no interior de São Paulo (Piracicaba). Quero saber qual a melhor escola na minha região p/ essa profissão e se estou dentro da idade. Pretendo fazer o curso em 2018.

    Resposta
    • 01/05/2017 em 19:20

      Olá Isis, em Piracicaba tem o Aeroclube de Piracicaba, que está desde 1938 formando aviadores. No site deles mostra que eles tem principalmente os cursos de piloto de avião, porém pode ser que de vez em quando abram cursos para comissárias. Questão de ligar lá para ver se existe essa opção. Senão, minha sugestão é você fazer o curso em Campinas, através da Fly Center Escola de Aviação Civil ou da Pro Flight Escola de Aviação. Quanto à idade, não vejo nenhuma restrição, já que a idade mínima é 18 anos e a idade máxima de 30 anos. Abraço!

      Resposta
  • 21/05/2017 em 21:20

    Tenho 40 anos, há chances?

    Resposta
    • 22/05/2017 em 23:18

      Olá Silvana, a idade mínima para exercer a profissão e iniciar o curso é de 18 anos. Com 40 anos é um pouco mais difícil, mas não impossível, pois a contratação vai depender muito de como estão as companhias aéreas e também dos diferenciais que você tem a oferecer, exemplo: idiomas, simpatia, entre outros. Não devemos desistir tão facilmente, arrisque-se. Abraço!

      Resposta
  • 22/05/2017 em 16:08

    Olá, tudo bem? Será que aos 29 anos tenho tempo para fazer o curso e me candidatar? Moro em Curitiba – PR e minha dúvida é se tem escolas para fazer o curso aqui? Agradeço desde já pela resposta um abraço!

    Resposta
    • 22/05/2017 em 23:13

      Olá Leandro, creio que sim. Você estaria quase no limite da idade, mas teria chances. Em Curitiba existem algumas escolas para comissário de voo como a CWB Escola de Aviação, o Aeroclube do Paraná e também a Aerocon. Minha sugestão é você ligar para cada uma, ver quais são os diferenciais e só então selecionar a escola. Boa sorte!

      Resposta
  • 29/05/2017 em 17:38

    Eu queria conhecer essa escola, mas eu moro muito longe. Eu queria ser uma comissária de bordo. É o meu sonho.

    Resposta
    • 29/05/2017 em 23:14

      Olá Kadyla, obrigado pelo comentário. Se você estudar e se dedicar bastante, pode ter certeza de que as oportunidades vão surgir e você vai conseguir realizar esse sonho. Boa sorte!

      Resposta
  • 01/06/2017 em 21:24

    Olá Tiago amei sua publicação, muito explicativa porém gostaria de saber se os cursos de comissário de bordo já inclui o inglês ? Pois meu sonho é ser comissária de bordo mas ainda não tenho inglês e é como vc disse nos comentários não e obrigatório mas é importante! Obg

    Resposta
    • 05/06/2017 em 22:41

      Olá Andreza, muitas escolas oferecem o inglês básico, porém o mais indicado é você procurar uma escola de ensino à parte para aprimorar e aperfeiçoar o idioma. Abraço!

      Resposta
  • 26/06/2017 em 09:59

    Olá, queria compartilhar que tenho 1,55 m e estou no curso. Corri atrás do sonho e estou no caminho! Espero que dê tudo certo! Meu maior medo é a questão da altura…

    Resposta
    • 29/06/2017 em 00:07

      Olá Nathalia, que bacana o seu comentário aqui no blog compartilhando que a altura não precisa ser impeditivo. Com certeza vai dar tudo certo, porquê o primeiro passo já foi dado que é o início dos estudos. Torço pela sua conquista! Abraço!

      Resposta
  • 29/06/2017 em 19:28

    Eu queria saber se tem curso de aeromoça no centro do Rio de janeiro?

    Resposta
    • 02/07/2017 em 20:13

      Olá Dayana, opções não faltam próximo ao centro do Rio de Janeiro. As seguintes escolas oferecem curso de aeromoça:

      – Cia do Ar
      – New Flight
      – New Eagles
      – Sky Lab
      – Fly Escola de Aviação

      Espero ter ajudado, abraço!

      Resposta
  • 06/07/2017 em 16:26

    Boa tarde.
    Eu amo essa profissão, amo lidar com pessoas. Estou pensando em fazer o curso, porém tenho 35 anos, vi dizer que as oportunidades são apenas para pessoas de 20 anos. Isso é verdade?

    Resposta
    • 29/07/2017 em 11:17

      Olá Mary, se você ama lidar com pessoas e adora viajar está com meio caminho andado. A idade mínima para entrar nas companhias aéreas é 18 anos e as oportunidades acabam sendo maiores para pessoas na faixa dos 20 anos. Porém se você é uma pessoa que tem o perfil e as qualificações necessárias, vale a pena tentar. As empresas sempre estão em busca dos melhores profissionais, indiferente a idade. Abraço!

      Resposta
  • 15/07/2017 em 21:00

    Eu tenho 15 anos e meu sonho e se tornar um comissario de bordo, acho muito legal essa profissão.
    amo andar de avião

    Resposta
    • 29/07/2017 em 11:18

      Legal Renan! Então nesse caso, você já pode começar a direcionar os estudos para essa profissão e começar a alçar voos mais longos. Torço para que consiga seguir carreira como comissário! Abraço!

      Resposta
  • 15/07/2017 em 23:48

    Ter essa profissão é um sonho que pretendo realizar, admiro muito quem a exerce.

    Resposta
  • 21/07/2017 em 08:30

    Olá! Tenho 25 anos, ainda tenho a possibilidade de ser contratada por uma empresa caso faça o curso?

    Resposta
    • 29/07/2017 em 11:22

      Olá Suzi, tem chances, basta estar bem preparada profissionalmente para exercer a profissão. Um bom curso de comissária de bordo, aliado a um segundo idioma e força de vontade ajudarão você a chegar lá. Abraço!

      Resposta
  • 26/07/2017 em 08:23

    Olá Thiago, tudo bem?
    Comecei a me interessar pela profissão de Comissário de Bordo a um tempo atrás. Ainda não possuo 18 anos, mas gostaria de já começar a fazer o curso preparatório. Eu gostaria de saber, há algum curso online que eu possa fazer? Locomoção não é um problema, mas se possível, gostaria de fazer, se houvesse.
    Obrigado!

    Resposta
    • 29/07/2017 em 11:25

      Olá Aildomar, tem o CEAB e o Aerocurso. que são escolas a distância homologadas pela ANAC. Não conheço a qualidade do curso de ambas as escolas, mas poderia ser um começo. Abraço!

      Resposta
  • 26/07/2017 em 15:24

    Olá, tudo bem?

    Tenho interesse na profissão e estou me informando a respeito do processo seletivo e dos requisitos necessários e a minha duvida é: há possibilidades de contratação com o nível intermediário de inglês ou somente com o nível avançado? Estudo inglês há um tempo e entendo bastante coisa, tanto na parte escrita quanto a conversação, porém percebo que ainda não tenho o domínio exato da língua e tenho receio que isso possa me atrapalhar na hora da contratação.
    Outra dúvida também é a contratação. Por exemplo, acabei o curso, passei na prova da ANAC e mando currículos para as agências específicas, como geralmente é feito esse processo e quanto tempo leva para ser contratado?

    Desde já agradeço.
    Att, Karen

    Resposta
    • 29/07/2017 em 11:40

      Olá Karen, que bacana! Você já está em um passo bem avançado para entrar na carreira e dá para ver que tem força de vontade e determinação para chegar lá.

      Não vejo problemas em entrar na profissão com o inglês intermediário. Obviamente, quanto maior o domínio do idioma, mais fácil será a entrada no mercado de trabalho, porém com esse nível de conhecimento não vejo como um fator impeditivo.

      Minha sugestão é você inicialmente entrar nos sites das principais companhias aéreas do Brasil e do mundo e preencher seu currículo no site, mas não se limitando a isso.

      Também preencha formulários de contato e envie e-mails para as companhias aéreas. Obviamente, se você entrar em contato com companhias aéreas internacionais, escreva já no idioma em inglês.

      Em paralelo, minha sugestão é você ir pessoalmente até um dos grandes aeroportos do país e conversar com as pessoas que trabalham nas companhias aéreas e ver como eles fizeram para entrar na companhia. Inclusive peça se é possível deixar um currículo seu à disposição deles. Muitos aeroportos tem setores administrativos das companhias aéreas e esse seria o melhor lugar para tal ação.

      Ainda como sugestão, recomendo você buscar no Linkedin pessoas que trabalham no setor de Recursos Humanos das companhias aéreas e adicionar essas pessoas como contato, enviando mensagem para eles de que tem interesse em participar de processos seletivos.

      Como eu disse ao longo desse artigo, quem quer consegue. É só correr atrás que logo uma oportunidade vai bater na sua porta e quem estiver melhor preparado é que vai conseguir chegar lá.

      Espero ter ajudado! Abraço e boa sorte!

      Resposta
  • 03/08/2017 em 19:51

    Olá, gostaria de saber se tem possibilidade de iniciar uma carreira de comissaria de bordo depois dos 20 por exemplo? Admiro muito essa profissão é um grande sonho pra mim.

    Resposta
    • 06/08/2017 em 14:39

      Olá Flaviana, é possível sim, com certeza. A idade mínima é de 18 anos. Minha sugestão nesse caso é não demorar muito para iniciar os estudos. Abraço!

      Resposta
  • 06/08/2017 em 18:14

    Olá, eu sou o Lucas moro em Interior Barreiros, Pernambuco e gostaria de fazer o curso de Comissário de Bordo, eu amo essa Areá… e a cidade onde moro fica perto de Recife – e eu tenho apenas 17 anos, vou fazer 18. Estou concluindo o Ensino Médio e eu penso muito nas condições que eu não tenho de fazer um curso :(( eu li algumas intro do curso de bordo, é bem concorrido é? e não tem tempo de parada , tipo descanso ver os pais, não da férias? esse ta sendo a minha grande dificuldade de entender. Muito Obrigado!!!!!

    Resposta
    • 06/08/2017 em 18:16

      e eu sou alto…

      Resposta
  • 16/08/2017 em 07:54

    Olá meu nome e raiane teno 17 anos e ano que vem pretendo exercer essa função, porem muitos dizer que posso não conseguir pela minha altura, isso pode me dificulta a exercer essa função realmente ? tenho pro media de 1,49. rsrs

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *