Comissário de voo e aeromoça – Profissão turismo

Em mais um post da série sobre profissões do mundo do turismo, o artigo de hoje é para falar sobre a profissão de comissário de bordo. Essa profissão é a profissão das aeromoças e por isso é muito comum chamar a profissional feminina dessa profissão pelo nome de aeromoça.

O comissário de bordo é o profissional que faz o atendimento durante o voo orientando os passageiros sobre os procedimentos de segurança, servindo bebidas e alimentos durante o voo, assim como assessorando os pilotos de avião durante o voo. O profissional tem a função de dar tranquilidade e conforto para os passageiros durante todo o trajeto do voo que muitas vezes podem ser longos, principalmente em voos para o exterior.

A profissão de comissário de voo é uma profissão muito privilegiada já que os profissionais dessa classe tem a oportunidade de conhecer o mundo todo e ainda ganhar para isso. Porém assim como em toda profissão existem contras, como o fato de ficar longe de casa e da família.

Profissão de comissário de bordo
Profissão de comissário de bordo

Como ser comissário de bordo

Para quem sonha em ser comissário de bordo não é exigido Ensino Superior, mas é necessário fazer exames e treinamentos específicos em escola homologada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) como, por exemplo, os prestados pela Escola de Aviação CEAB, e após o curso prestar prova de certificação para a própria ANAC. A carga horária mínima do curso é de 138 horas de aula. Se aprovado é adquirida a licença de CMS e pode se candidatar a uma vaga em cias aéreas.

Quando admitido, o profissional ainda receberá treinamentos sobre o avião que vai trabalhar com no mínimo 27 horas de aula e estágio em voo de 15 horas, sendo que 1 hora será para a realização de exame prático. Então a cia aérea solicitará para o profissional o Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Existe uma idade mínima para exercer a profissão de comissário que é de 18 anos.

Um ponto crucial para o profissional desse setor é que tem de gostar de pessoas e ser simpático, pois além de recepcionar muito bem, nessa área é necessário lidar com diversas situações, como com pessoas que tem medo de voar, que tem medo de altura e que acabam entrando em pânico antes ou durante o voo alterando seu comportamento, sendo que é necessário que o comissário de bordo tome as atitudes necessárias para tranquilizá-lo. Cursos na área de atendimento ao público podem fazer a diferença em processos de seleção para esse tipo de profissional.

Outro diferencial para o profissional da área é o conhecimento de idiomas, já que nos voos sempre é feita a leitura de procedimentos no idioma do país de origem da cia aérea e no idioma inglês que é o idioma universal.

Remuneração do comissário de bordo

O piso salarial do comissário de bordo acordado em convenção coletiva com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) em 2015 é de R$ 1.936,00, porém em média um profissional desta área ganha salário na média de R$ 2.500,00. Além disso esse profissional costuma receber muitos outros benefícios da cia aérea, entre eles diárias, adicional noturno, periculosidade, horas de voo, horas de reserva e adicionais para voos de domingos e feriados.

Profissão aeromoça
Profissão aeromoça

Minha experiência com comissário de bordo

Fico me lembrando da minha primeira viagem de avião para Brasília. Eu estava bem ansioso porque tudo era novidade, mas me lembro que um dos pontos da viagem que mais achei legal foi o de conhecer todo o trabalho feito pelas aeromoças à bordo, as demonstrações de segurança, a conferencia das poltronas antes do voo e todo o trabalho de atendimento servindo os salgadinhos e sucos, sem falar nos uniformes e vestimentas sempre impecáveis. É uma profissão realmente elegante e porque não dizer, admirada por muitos.

E você, já conhecia a profissão de comissário de bordo? Tem interesse em se candidatar para uma vaga de comissário? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

10 comentários em “Comissário de voo e aeromoça – Profissão turismo

  • 31/08/2016 em 16:11

    Tenho muito interesse em fazer o curso mais vejo poucos homens na profissao porque ? exite alguma dificukdade pro sexo masculino ?

    Resposta
    • 10/09/2016 em 21:36

      Olá Elton, não existe nenhuma dificuldade. Acredito que haja mesmo é preconceito. Confesso que nos vários voos que já tive oportunidade de fazer, vi vários comissários de bordo homens. Inclusive voos que todos eles eram do sexo masculino. Então aos poucos o preconceito está caindo. E não é à toa, já que é uma boa remuneração oferecida pelas companhias aéreas para esse tipo de profissão.

      Resposta
  • 03/10/2016 em 13:14

    Ser aeromoça era meu sonho de infância, mas as dificuldades que tive de enfrentar eram enormes infelizmente: eu tenho 1,52 cm de altura. Mas eu admiro muito a profissão. Que Deus abençoe essa profissão.

    Resposta
    • 08/10/2016 em 22:36

      Olá Fernanda, que pena que não deu certo. De repente uma filha pode conseguir e realizar esse sonho tão desejado por você. Abraço e obrigado pelo comentário!

      Resposta
  • 12/10/2016 em 13:54

    Tenho vontade de cursa e exercer essa profissão, porém não conheço as vagas e disponibilidades. Você acha que é muito difícil e concorrido a entrada nesse cargo?

    Resposta
    • 16/10/2016 em 01:25

      Olá Aline, o mercado como um todo está retraído, mas eu sempre penso que as oportunidades surgem para quem está melhor preparado. Minha sugestão é para você começar a fazer os cursos de preparação para aeromoça e começar a acompanhar as vagas divulgadas pelas cias aéreas. Pode ter certeza que lá dentro mesmo vão surgir oportunidades quando começar os estudos. Abraço e boa sorte!

      Resposta
  • 09/11/2016 em 15:32

    Quais os requisitos obrigatórios para ser uma aeromoça? Tipo idade, altura, idiomas, etc????

    Resposta
    • 12/11/2016 em 13:09

      Olá Izabela, a idade mínima é de 18 anos e não existe altura mínima. Apenas existe a necessidade de se fazer os cursos necessários citados no texto e estar bem preparada para as entrevistas de emprego. Com relação ao idioma, entendo que o mínimo hoje para uma aeromoça tem de ser o idioma inglês. Quando você andou de avião, você viu que eles falam tanto em inglês como em português na passagem de orientações antes do voo iniciar? Então é um ponto que eu consideraria nos estudos antes de se candidatar para uma vaga de aeromoça.

      Resposta
  • 16/11/2016 em 21:42

    Oi Thiago tudo bem??
    Eu quero muito ser uma comissaria de bordo !!!
    eu queria saber quanto tempo leva para ser uma comissaria de bordo e tambem se eu tenho que fazer um curso de Ingles???

    Resposta
    • 27/11/2016 em 20:36

      Olá Cleivany, tudo bom comigo e com você? No texto demos algumas dicas nesse sentido que mostra quantas horas de curso são necessárias e fala da importância de ter o domínio do idioma inglês. Qualquer coisa, se precisar de mais alguma informação, me avise. Abraço e boa sorte na busca e conquista da profissão de aeromoça!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *