BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Não deixe de viajar para Tulum no México quando estiver em Cancun

Nem só de Cancun vive o México. O país tem muito mais a oferecer em termos de turismo e Caribe. É o caso de Tulum, que vamos trazer em detalhes aqui nesse texto com informações completas para você conhecer esse paraíso mexicano.

Onde fica Tulum

A cidade fica na costa caribenha do México, no estado de Quinta Roo, no extremo sudeste do país. Na região conhecida por Riviera Maya. A cidade tem pouco mais de 18 mil habitantes.

Antigamente Tulum era uma cidade murada maia e muito da sua história ainda está preservada.

E é justamente a combinação das ruínas maias com a beleza do Mar do Caribe que atrai turistas do mundo inteiro.

O que fazer em Tulum

É claro que as principais atrações são as ruínas maias e o belíssimo mar do Caribe.

Mas neste artigo você vai descobrir que há muito mais a ser feito em Tulum do que só as ruínas, no qual vamos passar por vários pontos turísticos de Tulum.

Passeio de barco em Tulum

Várias empresas oferecem excelentes opções de passeios de barco em Tulum e por toda a região, em diferentes tipos de embarcações.

Alguns passeios incluem mergulho e em outros você vai admirar a beleza apenas da superfície do mar, a partir do snorkel ou de cima do barco mesmo.

Há ainda passeios de caiaque e opções de kitesurf e paddlesurf. Algumas empresas que fazem passeios são a Edventures Tour, Yucatan Outdoors e Riviera Adventours.

Os passeios de barco para snorkel e mergulho no Caribe são muito comuns em Quintana Roo
Os passeios de barco para snorkel e mergulho no Caribe são muito comuns em Quintana Roo

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Mergulho em Tulum

A principal opção de mergulho em Tulum é para conhecer o Mar do Caribe, seus arrecifes e toda a vida marinha.

Porém além da opção de mergulhar no mar do Caribe e admirar toda a sua beleza, você vai poder experimentar um mergulho diferente.

É possível mergulhar em Tulum dentro de cavernas, para conhecer os famosos cenotes que se espalham por toda a cidade. Um deles é o Diving Cenotes (vamos contar mais no decorrer do texto).

Ruínas Maias

As ruínas maias em Tulum ficam à beira do mar, diferente de todos os outros destinos no México, como Cancun, Cidade do México ou Chichén-Itzá.

O contraste do mar cristalino do Caribe com a antiga civilização é absolutamente incrível. Uma imagem que você guardará na sua lembrança para sempre.

A pirâmide de El Castilo, o Templo dos Frescos e o Templo dos Deuses do Vento são pontos que você não pode deixar de ver durante a sua visita.

>> Leia também: Que tal passar o réveillon em Cancun?

Uma das atrações de Tulum são as ruínas maias em frente ao Mar do Caribe
Uma das atrações de Tulum são as ruínas maias em frente ao Mar do Caribe
Cupom desconto viagem

Playa Paraiso

A Playa Paraiso é a praia mais movimentada de Tulum. Muitas espreguiçadeiras e cadeiras lotam a faixa de areia, que ainda fica mais cheia com as muitas pessoas que a frequentam.

Isso sem falar nos coqueiros, que dão um charme a mais à praia. Frequentam a praia tanto turistas quanto moradores locais.

Playa de Santa Fé

A Playa de Santa Fé não é a mais bonita da cidade, especialmente a faixa de areia, que tem muito sargaço e um cheiro muito forte. O mar, entretanto, é lindo e tem aquele azul típico do Caribe.

Se você conseguir driblar as algas para entrar na água, terá uma experiência incrível. A estrutura da praia é muito boa, tem várias opções de barracas e restaurantes com bebidas e petiscos.

Recomendamos sempre consultar a página no Facebook chamada Red de Monitoreo del Sargazo que publica imagens periodicamente sobre a situação do sargaço em Cancun e região (parte de fotos).

Em algumas praias de Tulum você vai encontrar muito sargaço (essa alga na beira da praia)
Em algumas praias de Tulum você vai encontrar muito sargaço (essa alga na beira da praia)

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Playa Pescadores

A Playa Pescadores é linda e as piscinas naturais são um atrativo à parte. É possível pegar um barco e fazer a visita, que é absurdamente encantadora.

De fato, relaxar naquelas piscinas naturais em Tulum é uma das melhores experiências da vida.

Gran Cenote de Tulum

Cenotes são uma espécie de caverna, com água dentro e uma abertura, um buraco no topo. Lá dentro, se forma uma piscina natural, para nadar, relaxar, apreciar a beleza do lugar e fazer fotos incríveis.

O Gran Cenote de Tulum é um dos mais visitados da região, mas sinceramente, é difícil dizer qual é o mais bonito.

Cenote dos Ojos de Tulum

No Cenote dos Ojos de Tulum você vai conhecer dois ojos e mais uma caverna, chamada de bat cave, obviamente por causa dos morcegos.

Snorkeling lá é praticamente obrigatório e aconselho a usar roupa de neoprene, porque faz frio dentro da caverna.

Aliás, a experiência de mergulhar dentro de uma caverna será algo que você jamais irá esquecer.

Cenotes Casa Tortuga

Os cenotes Casa Tortuga são um parque natural maravilhoso, para viver experiências maravilhosas, aventuras incríveis e momentos inesquecíveis.

Você vai poder fazer uma visita guiada onde irá aprender sobre os mistérios das antigas cavernas e os segredos da selva maia.

>> Leia também: Que roupas levar para Cancun

O mergulho nos cenotes é uma das principais atrações de Tulum
O mergulho nos cenotes é uma das principais atrações de Tulum
Grupo de desconto de viagem

Beach Clubs de Tulum

Os beach clubs estão espalhados por toda a faixa litorânea da cidade. Em cada pedaço de praia tem um club e você pode escolher o que mais gostar.

Para quem é mais baladeiro então, com certeza recomendamos viver essa experiência.

Alguns dos mais famosos são o Camping, Bar e Cabanas Pancho Villa, El Paraiso Beach Club e Playa Esperanza Hotel & Beach Club.

Selva Maya Eco Adventure Park

O Selva Maya Eco Adventure Park é um lugar dedicado aos aventureiros e viajantes mais radicais, que gostam de adicionar uma dose extra de emoção às suas viagens.

Lá você vai fazer diversas atividades como tirolesa, pontes suspensas, mergulho em cavernas, rapel e escalada em parede.

Se você tem esse espírito mais aventureiro, vale a pena dedicar um dia da sua viagem a este passeio.

Galeria Sfer Ik

Inspirador e calmante, a Galeria Sfer Ik impressiona pela beleza da sua arquitetura e estrutura.

Vale a pena apenas sentar lá por alguns minutos e contemplar o lugar. Fica um pouco distante do centro da cidade, mas vale a pena a visita.

>> Leia também: Como é o réveillon no México

Linda vista das ruínas de Tulum com o mar do Caribe ao fundo
Linda vista das ruínas de Tulum com o mar do Caribe ao fundo
Dicas para a bagagem

Como chegar até Tulum

Você pode chegar a Tulum de várias maneiras, inclusive de carro e ônibus, vindo de outras partes do México.

A cidade fica, por exemplo, há pouco mais de 130 km de Cancun, distante 2 horas de viagem.

E por se tratar de uma cidade no mar do Caribe há sempre a opção de navio, muitos cruzeiros param por lá.

Também não vamos esquecer do bom e velho avião, só que você não irá pousar exatamente na cidade, mas sim em Cancun, para então chegar até Tulum.

Passagem aérea para Tulum

Tulum não possui aeroporto. O mais próximo fica em Cancun, e como dissemos antes, cerca de 130 quilômetros de distância.

Dependendo da época do ano não existem voos diretos do Brasil para Cancun. Geralmente fazem uma parada no Panamá, Cidade do México ou nos Estados Unidos.

A passagem custa em torno de R$ 3.000,00, sendo que os preços também variam de acordo com a cotação do dólar e época do ano.

>> Clique para consultar preço de passagens aéreas com desconto

Caminho terrestre

A estrada que leva de Cancun a Tulum é duplicada, bem conservada e bem sinalizada. A viagem dura cerca de 2 horas.

Também existem ônibus que fazem a linha. A viagem é um pouco mais demorada, mas você pode economizar no aluguel do carro ou transfer.

Dentro da cidade, vale mencionar que os táxis não custam caro por lá e muita gente anda de bicicleta, sendo que há vários lugares onde é possível alugar bikes.

Aluguel de carro

Alugar um carro também é uma excelente opção, especialmente se você estiver em um grupo maior ou em família. Certamente vai facilitar sua locomoção dentro da cidade.

É possível alugar carro para Tulum no aeroporto de Cancun, mas também existem várias empresas pela internet, como é o caso da Rentcars, para já sair daqui do Brasil com a reserva garantida.

>> Fazer cotação de aluguel de carro

A iguana é um dos animais da fauna do México
A iguana é um dos animais da fauna do México

Onde ficar em Tulum

Por ser um local iminentemente turístico, existem várias opções de hospedagem em Tulum.

Porém os valores são acima da média e dificilmente você encontrará um hotel por menos de 500 reais a diária, especialmente na alta estação.

Hotéis em Tulum

Como dissemos os hotéis em Tulum não são baratos. Muitos deles incluem café da manhã e alguns deles pensão completa no modelo all inclusive.

Vamos ver algumas opções de hotéis em Tulum pela faixa de preço:

>> Pesquisar outras opções de hotéis

Estrutura do hotel Akkuun em Tulum
Estrutura do hotel Akkuun em Tulum
Para aproveitar melhor a viagem

Aluguel de temporada em Tulum

Considerando o preço das diárias dos hotéis, alugueis por temporada podem ser uma excelente opção a partir de sites como o Airbnb.

Quartos simples para um casal podem ser encontrados por cerca de 200 reais, mas se você estiver em grupo ou quiser acomodações mais ousadas, poderá alugar uma casa na árvore, uma cobertura com piscina ou uma cabana de madeira.

É claro que vai custar mais caro, mas será uma experiência diferente.

>> Clique para consultar opções de aluguel de temporada

Gastronomia de Tulum

A cidade de Tulum possui alguns pratos típicos, mas nada exclusivo de lá. O ponto forte são os frutos do mar, sendo que os pratos de uma forma geral possuem influência da gastronomia internacional.

Os drinks são outra especialidade, os famosos coquetéis caribenhos, que podem ser sem álcool, mas eles preferem mesmo servir com álcool.

De sobremesa, vale falar sobre as marquesitas, que são espécies de cocadas ou, como são conhecidas, neves com sabor.

A tequila faz parte da gastronomia do México
A tequila faz parte da gastronomia do México

Seguro de viagem para Tulum

É mais do que recomendado fazer seguro viagem para visitar o México, apesar de ele não ser obrigatório, como deixamos claro nesse artigo.

Você pode contratá-lo juntamente com todo o pacote para a viagem, na sua agência de turismo ou pode contratar pela internet em sites como da Seguros Promo.

>> Fazer cotação de seguro de viagem

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, Tulum é daquelas cidades do Caribe que precisam ser colocadas no roteiro de uma viagem para Cancun.

Ela fica próxima de Cancun e oferece opções de passeio que Cancun não oferece, com destaque para as ruínas maias com visão para o mar. Fora os lindos cenotes que por si só já mereceriam a visita.

Um pouco mais da experiência de visitar o México você pode ler sobre o nosso artigo que fala sobre nossa lua de mel em Cancun.

Agora queremos ouvir a sua opinião! Quais dos pontos turísticos de Tulum você ficou com mais vontade de conhecer? Tem preferência por algum deles? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

FAQ – Perguntas e respostas

Que roupas levar para Tulum?

Tulum é uma cidade tropical. A temperatura média é de 26 graus e, nas épocas mais quentes, pode chegar a 33 graus. Por isso, prefira sempre roupas leves e confortáveis, abuse das estampas e das cores claras, leve trajes de banho e, na mala, bastante filtro solar.

Quais documentos obrigatórios para Tulum?

Não é necessário visto para brasileiros entrarem no México. Entretanto, alguns documentos podem ser solicitados, por isso recomendamos que você tenha todos eles em mãos. - Passaporte (obrigatório) com validade mínima de 6 meses da data do desembarque; - Passagem de volta; - Comprovante de aluguel de carro ou qualquer outra forma de provar que você tem como se deslocar no México; - Comprovante de hospedagem; - Comprovante de meios de subsistência (dinheiro ou cartão de crédito internacional)

Quanto custa uma viagem para Tulum?

Sua hospedagem vai ser o fator determinante para o custo total de sua viagem para Tulum pois, como vimos, há algumas opções bem caras. Além da passagem e da hospedagem, reserve cerca de 4 mil reais para uma semana de alimentação, passeios e algumas comprinhas.

Que moeda levar para Tulum?

Na hora de entrar no país, é essencial que você porte uma quantia razoável de dinheiro em espécie, preferencialmente pesos mexicanos ou dólares americanos, que é bastante aceito por lá.

Qual língua se fala em Tulum?

O espanhol é o idioma oficial do país, mas praticamente todo mundo fala inglês. E, é claro, você também vai conseguir se comunicar em um idioma único, exclusivo dos brasileiro, o portunhol.

Onde fazer compras em Tulum?

Não espere encontrar grandes centros comerciais e shopping centers em Tulum. As compras que você fará por lá serão de itens coloridos e típicos da região. Roupas, calçados, bolsas, lembrancinhas e muitas coisas com formato de caveira, que é bastante comum para os mexicanos. O melhor para essas comprinhas definitivamente são o centro e as feirinhas e tendas espalhadas por toda a cidade.

O que fazer em Tulum à noite?

A cidade tem uma vida noturna muito intensa, com muitas opções de coisas para fazer. É claro que existem dezenas de bares e restaurantes para os mais tradicionais, mas quem quiser um agito maior, várias são as opções de baladas, com muita música, agito e azaração.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat