BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Viagem longa com crianças: como evitar o estresse em família

Viajar com a família é muito gostoso, mas algumas situações podem tornar alguns momentos desagradáveis. Veja como evitar o estresse, especialmente em uma viagem longa com crianças.

Rotina corrida, escola das crianças, trabalho, contas a pagar e casa para cuidar. A vida em família tem uma rotina que pode ser muito estressante para os adultos e para as crianças.

Uma das formas mais escolhidas para renovar as energias é a viagem. Viajar faz com que a família saia da rotina, passe tempo de qualidade juntos, além de conhecer lugares novos e fazer coisas que nunca tinham imaginado fazer.

Muitas vezes, a viagem em família é muito sonhada, sendo uma meta a ser alcançada. Mas, o importante, é reconhecer os benefícios disso e realizar da melhor maneira possível.

Afinal, qualquer imprevisto na viagem, como cancelamento ou atraso de voo, pode fazer com que essa experiência maravilhosa em família cause estresse e torne a viagem um momento desagradável.

A importância de viajar com a família

Viajar promove diversas melhorias, como na saúde mental e física, contribuindo com a qualidade de vida. Conhecer novos lugares, novas culturas ou apenas fugir da rotina e estar mais próximo da natureza traz efeitos positivos na vida das pessoas.

Em família, viajar pode proporcionar o descanso dos pais, além da diversão da família toda e fazer com que a convivência seja ainda melhor. Afinal, férias em família contribui na melhora do relacionamento familiar.

Para as crianças, viajar em família pode trazer melhoras no comportamento, aumento da capacidade cognitiva, aumento da criatividade, entre outros benefícios. Atividades ao ar livre, por exemplo, reduzem a ansiedade, podem melhorar a atenção e a função corporal. Além disso, prevenir o estresse, inclusive, infantil.

Os pais muitas vezes chegam a pontos críticos de estresse, equilibrando a vida em casa e o trabalho, e uma viagem pode fazer com que todos relaxem. Para as crianças, mesmo uma viagem curta pode trazer muitos benefícios, mas geralmente os pais apostam em viagens mais longas para ter tempo de relaxar.

Como evitar o estresse em uma viagem longa com crianças
Como evitar o estresse em uma viagem longa com crianças

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Evitando o estresse na viagem em família

Embora a viagem seja uma experiência valiosa e que traz muitos benefícios, os imprevistos podem transformar um momento feliz e de descanso, em mais estresse e dores de cabeça.

Existem diversas formas de evitar o estresse nas viagens, principalmente viajando com as crianças em viagens de longa duração. Mostraremos algumas dicas que podem ajudar as viagens de família a serem experiências inesquecíveis, sem imprevistos. Confira!

1. Planejamento de viagem

Antes de viajar, é importante planejar. Pesquise sobre todas as opções de roteiros, meios de transporte, hospedagens, passeios e atividades. Assim, é possível minimizar as chances de imprevistos que podem causar estresse na viagem, garantindo uma experiência segura, divertida e rica.

A escolha do destino para a viagem em família deve ser feita considerando uma série de fatores, o meio de transporte e a hospedagem escolhida são os principais deles. Ao escolher o melhor meio de transporte para a viagem, leve em consideração tanto o custo quanto o conforto e tempo de viagem.

2. Viajando de carro

Se o transporte escolhido for o carro, existem diversas atitudes que podem ser tomadas para garantir uma viagem segura e livre de estresse:

  • Faça a revisão e manutenção do carro antes de viajar, além de verificar os recursos básicos, como freios, aceleradores, motor, parte elétrica, verifique os pneus, os cintos de segurança, os indicadores do painel, luzes e parte elétrica;
  • Verifique o assento indicado para a idade de seus filhos. Se for menor de 4 anos, posicione o assento virado para trás;
  • Se a viagem incluir animais de estimação, providencie o suporte necessário para o bichinho viajar de forma segura e tranquila;
  • Faça paradas em locais estratégicos, para que possam se alimentar, ir ao banheiro, além de ajudar a conter a ansiedade das crianças em chegar ao destino. Além disso, parar a cada 2 horas de viagem de carro ajuda o motorista a se manter descansado e alerta, evitando acidentes;
  • Considere sair mais cedo e fazer um roteiro com paradas pelo caminho, em pontos turísticos. Vale a pena parar em cidades turísticas, como em mirantes e outros atrativos naturais pelo caminho;
  • Escolha hotéis, pousadas ou hotéis fazenda para pernoitar. Veja quais estão no trajeto e aproveite a hospedagem como atrativo das férias.
Uma viagem de carro com crianças pode ser tão legal quanto uma viagem de avião com crianças
Uma viagem de carro com crianças pode ser tão legal quanto uma viagem de avião com crianças
Cupom desconto viagem

3. Viajando de avião

Viajar de avião pode ser um meio de transporte com custo mais elevado, porém possibilita que a família vá a destinos mais distantes. Além disso, a própria viagem já se torna uma diversão para as crianças.

Ao optar pela viagem de avião na viagem em família, leve em consideração alguns fatores:

  • Compareça com antecedência ao aeroporto, isso evita ter que realizar check-in e outros procedimentos com pressa, além de perder o voo por conta de atraso;
  • Dê a preferência para voos diretos. Se for necessário realizar escalas, verifique opções com períodos não muito longos, porém suficientes para se deslocar no aeroporto com calma, com tempo de ir ao banheiro ou fazer refeições;
  • Se a escala longa for inevitável, verifique o aeroporto ou destino se oferece alguma opção de lazer dentro ou próxima ao aeroporto. Assim a espera não causa estresse e impaciência;
  • Para viagem muito longa, prefira voos noturnos. Assim as crianças vão dormir a maior parte do tempo;
  • Leve jogos ou dispositivos eletrônicos que permitam que seus filhos se distraiam durante o voo. Aeronaves maiores costumam oferecer alguma forma de entretenimento como filmes, músicas ou programas de TV para o passageiro se distrair durante o voo.

E para evitar aborrecimentos, conheça os seus direitos e vá mais preparado. Ou seja, se ocorrer o cancelamento ou atraso de voo que, embora comum, você não tem que simplesmente aceitá-los.

Saiba que, conforme a Resolução Nº 400 da ANAC, os passageiros aéreos contam com direitos. De acordo com o site AirHelp, cuja missão visa proteger e promover os direitos dos passageiros, é responsabilidade da companhia aérea disponibilizar a assistência que os viajantes precisarem por conta do inconveniente.

E para evitar dores de cabeça ao solicitar uma indenização, no caso de não ter sido bem atendido pela empresa, você pode contar com ajuda especializada, como a da equipe jurídica da AirHelp. Como membro da Associação dos Defensores dos Direitos dos Passageiros (Association of Passenger Rights Advocates – APRA), a empresa tem a missão de promover e proteger os direitos dos passageiros.

Mas, vale saber que existem condições em que a companhia aérea está isenta de efetuar a indenização, ou seja, para circunstâncias extraordinárias, como aponta a AirHelp. Portanto, fique atento aos seus direitos e garanta maior tranquilidade do embarque ao desembarque.

4. A escolha da hospedagem

Pesquisar e escolher a melhor hospedagem para a sua família é essencial para garantir uma viagem bem-sucedida. Principalmente se a família inclui crianças, a hospedagem certa pode trazer uma série de facilidades que ajudará a garantir que todos tenham descanso e lazer.

Hoje, é extensa a lista de hotéis, pousadas e resorts que oferecem estrutura especial para a família. Desde monitoria de atividades para crianças de todas as idades, até infraestrutura que facilita a rotina da família. O sistema hoteleiro sabe o quão importante é esse cuidado com as famílias.

Existem hospedagens que oferecem estrutura de quartos e suítes pensadas para famílias de todos os tamanhos, com apartamentos, quartos e chalés diferenciados. Além disso, muitos oferecem uma equipe de monitores para atividades para crianças, adolescentes e adultos.

Outra facilidade que muitos hotéis oferecem são brinquedotecas, salas de jogos e até “cantinho da mamãe”, com recursos para preparar refeições para os bebês. Os cardápios também são variados, com opções para agradar os pequenos e os adultos.

Ao escolher seu hotel, resort ou pousada, também verifique se existem passeios ou atividades próximas. Assim vocês conseguem variar o roteiro de viagem da família, trazendo ainda mais diversão para todos.

Piscina do La Torre Resort All Inclusive
Piscina do La Torre Resort All Inclusive

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

5. Destino e roteiro de atividades

Ao escolher o destino, pesquise todos os tipos de atividades e locais que oferece. Se não optar por um resort, que geralmente concentram atividades e alimentação em um só local, pesquise os restaurantes, lanchonetes e outras formas de alimentação próximas à hospedagem ou aos passeios e destinos turísticos que deseja visitar.

Se a visita inclui crianças de diversas idades, tente combinar os interesses em uma mesma atividade. Por exemplo, ao visitar um destino turístico, escolha um que tenha atrativos para todas as idades.

Inclua alternativas de atividades no roteiro, para caso surjam imprevistos. Se não for possível visitar o museu escolhido, por exemplo, escolha outro que ofereça o mesmo tipo de atividade ou outro passeio próximo para não perderem tempo decidindo o que fazer.

Se escolher atividades ao ar livre, verifique a previsão do tempo para o dia escolhido, para não ter surpresas indesejadas. Estejam abertos a outras possibilidades em seu roteiro, para que não seja uma “regra” a ser seguida.

Se os filhos querem algo mais divertido em vez do museu que você gostaria de ir, tente encontrar uma atividade que ofereça os dois aspectos.

Se a viagem é de longa duração, mas de curta distância, considere variar as cidades, ficando cada período em uma cidade, para diversificar o roteiro e as opções de atividades.

>> Leia também: Sugestão de rotas e destinos turísticos

Nada mais legal do que deixar as crianças participarem da escolha do destino da viagem
Nada mais legal do que deixar as crianças participarem da escolha do destino da viagem
Grupo de desconto de viagem

Dicas valiosas ao viajar com a família

Ao viajar com os filhos, considere incluir as seguintes dicas para aproveitar melhor as férias em família:

1. Segurança

Antes de viajar, contrate um seguro de viagem para a família ou verifique se o seu plano de saúde atende no destino escolhido. Esteja prevenido em casos de emergências e acidentes, que além de serem preocupantes, podem estourar o orçamento de qualquer viagem, principalmente em destinos internacionais.

2. Alimentação

Mesmo em férias, evite abusar muito de comidas gordurosas e lembre-se de se hidratar, principalmente nas férias de verão e destinos que envolvam praia e piscina. Assim é possível evitar mal-estar estomacal ou insolação, entre outros.

Nunca se esqueça do protetor solar para viagem, principalmente para garantir que as crianças não se queimem ao sol para depois mais tarde à noite reclamarem de dores ou atrapalhar os planos do dia seguinte.

3. Preparando a bagagem

Ao viajar com crianças, leve roupas para diversos tipos de clima. Se for uma viagem de verão, ainda assim inclua roupas para uma eventual virada na temperatura, além de colocar na mala itens necessários.

Protetor solar, bonés, chapéus, além de remédios que a criança possa precisar. Lembre-se que, em muitos destinos, não será possível lavar roupas ou será um investimento muito alto para realizar essa atividade.

Então leve um número extra de peças de roupa, para o caso de a criança se sujar. Nesse artigo tem dicas de como arrumar as malas de viagem de crianças.

4. Registre e eternize os momentos felizes

Leve câmeras fotográficas e celulares para registrar os momentos que a família deseja lembrar. Em muitos destinos existem fotógrafos profissionais que fazem esse tipo de serviço para que a família só se preocupe com uma coisa: se divertir!

As lembranças serão eternas. Vale até deixar uma câmera com cada filho para depois reviver a viagem pelos olhos deles!

Finalizando

Então, preparado para uma viagem longa com crianças? Siga essas dicas e aproveite ao máximo as férias em família. Lembre-se: as lembranças são para sempre!

Se precisar de mais dicas para viajar em família, vale a pena ler esse nosso artigo que traz uma série de sugestões nossas e de outros blogs, principalmente se for a primeira viagem da família. Se precisar de dicas para economizar na viagem vale a pena ler esse nosso outro artigo.

Agora queremos ouvir a sua opinião! Você geralmente viaja com as crianças para lugares mais pertos? Como é a sua experiência de viajar com elas? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat