BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Manutenção do carro para viagem

De acordo com pesquisa feita com os leitores do Vida de Turista ano passado, 1 terço dos leitores geralmente viaja de carro quando quer passar férias ou conhecer novos lugares turísticos. Só que para viajar de carro é importante ter alguns cuidados, principalmente àqueles relacionados à manutenção do carro para viagem.

Pensando nisso, o blog aborda nesse post alguns itens básicos para serem levados em consideração antes de fazer qualquer viagem de carro.

Itens para a manutenção do carro para viagem

  1. Verificar o nível do óleo do motor, através da vareta de controle. Em postos de gasolina eles podem fazer essa medição, feita enquanto o carro estiver com o motor quente.
  2. Verificar as luzes do carro (farol, luz de freio, piscas) testando inclusive o pisca-alerta que somente deve ser ligado quando parado em condições de emergência.
  3. Filtros do carro, incluindo filtro do óleo, filtro de ar e filtro do condicionador de ar.
  4. Verificar os para-brisas e o líquido de limpador de para-brisas observando se há algum inseto ou outro material rente ao vidro, limpando se necessário.
  5. Levar em consideração odores emitidos pelo carro que podem significar problemas no sistema de exaustão.
  6. Observar se os cintos de segurança estão regulados e em condições de evitar impactos em acidentes.
  7. O motorista precisa estar descansado e com a saúde em dia, pois senão diminui os reflexos e aumenta a chance de acidentes. Sem falar em bebidas alcoólicas ou medicamentos.
  8. Crianças devem ficar sempre em bancos traseiros, inclusive com cadeirinhas para aquelas que tem até 4 anos de idade.
  9. Verificar os pneus, principalmente se eles estão desgastados ou carecas. Lembrando que ao trocar os pneus é necessário fazer o seu alinhamento e balanceamento. Isso vale tanto para os que estão sendo utilizados quanto para o pneu de estepe.
  10. Também é importante verificar se eles possuem cortes, bolhas, pregos ou objetos estranhos afixados. E aproveite a ida ao posto de gasolina para calibrar os pneus.

>> Leia também: É possível viajar de carro com IPVA atrasado?

Manutenção do carro para viagem
Manutenção do carro para viagem

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Finalizando

Para finalizar, fica o recado: a manutenção preventiva do carro evita acidentes e maiores complicações nas suas viagens! Siga as dicas antes de viajar!

Importante também ficar atento às alterações de lei de trânsito brasileira antes de pegar a estrada, já que as leis de trânsito mudam constantemente e nada mais chato que levar multa durante uma viagem.

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat