BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Turismo em Bratislava na Eslováquia

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Olá pessoal, aqui é a Nilce, espero que estejam gostando das nossas aventuras de viagem pela Europa. Hoje vamos contar como foi nossa experiência de turismo em Bratislava que fica localizada na Eslováquia.

A verdade é que a Bratislava é uma ótima opção de passeio pela Europa Central, capital da Eslováquia.

O país ocupa uma localização privilegiada: faz fronteira com a República Tcheca, Hungria e Áustria, o que permite visitas rápidas também para esses países na hora de programar sua viagem para a Eslováquia, utilizando de diversos meios de transporte.

Nesse artigo vamos trazer os principais pontos turísticos, contar um pouco das nossas dificuldades e trazer dicas para você aproveitar tanto quanto nós aproveitamos a viagem.

Como foi nossa viagem para Bratislava

Estávamos em Viena e fizemos um dia de passeio a Bratislava, via van, a qual alugamos diretamente com a agência de viagens, por se tratar de um país no qual a língua para nós era bem difícil.

Optamos por já contratar o serviço de ida a Salzburg e volta no dia seguinte com a mesma van, até Viena novamente.

Chegamos à capital da Eslováquia no meio de uma manhã muito fria e nos deparamos com uma cidadezinha pequena e simples, que lembra uma típica cidade de interior bem europeia, cheia de charme e sem aglomeração de muita gente, devido à baixa temperatura.

A Catedral de São Martinho é uma das dicas para turismo em Bratislava
A Catedral de São Martinho é uma das dicas para turismo em Bratislava

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Hospedagem no Marrols Boutique Hotel

Ficamos hospedados no Marrols Boutique Hotel, em Bratislava. A comunicação não foi fácil, porém mais uma vez nosso misto de inglês e espanhol ajudou e acabou dando tudo certo.

“Aí está uma grande vantagem de sair com tudo já reservado, assim fica mais fácil para fazer check in em locais onde não dominamos a língua.”

O hotel Marrols é extremamente aconchegante e acolhedor, com ótimos quartos, aquecedores a vapor, o que é de grande importância lembrando do frio que faz no final de novembro, época da nossa viagem.

Os banheiros eram impecáveis, todos guarnecidos com produtos de cuidados e beleza de marcas renomadas, excelente café da manhã e muito bem localizado. Assim, pudemos visitar toda a parte mais antiga da cidade a pé.

>> Clique aqui para consultar outras opções de hotéis

Foto do saguão de entrada do Marrols Boutique Hotel
Foto do saguão de entrada do Marrols Boutique Hotel

Visita pela cidade

Após nos instalarmos, fomos conhecer a cidade de Bratislava. Estávamos empolgados em apreciá-la, uma vez que foi citada como dica por vários colegas nossos dizendo que vale muito a pena a sua visita.

Isso pelo fato de que Bratislava, além de ser uma cidade relativamente barata e com aspectos medievais bem preservados, é riquíssima em história.

Antes de ser um país independente, a Eslováquia já pertenceu a vários impérios, como o austríaco, fez parte da Tchecoslováquia e também foi invadida por nazistas e por soviéticos.

Passeamos a pé por suas ruas de pedra, cercadas de cafés com mesas e enormes guardas sóis nas calçadas, misturando-se às ruas. Nesse local descolado pudemos tomar um café delicioso.

O que fazer em Bratislava

Embora muitos digam que Bratislava é uma cidade sem atrativos e não tem muito o que fazer em Bratislava, encontramos por ali construções medievais lindíssimas.

Antigamente a cidade era cercada por muros e tinha quatro portões, dentre eles o St Michael`s Gate, local onde eram realizadas as cerimônias de juramento da coroação dos reis.

Esse portão foi construído no século XXII e hoje abriga o Museu da Fortificação Medieval.

Hlavné namestie (Praça Principal de Bratislava)

A Hlavné namestie é uma grande e movimentada Praça de Bratislava, que se constitui o marco histórico da cidade.

Fica localizada próximo do Rio Danúbio e se destaca no meio do centro histórico pelos edifícios no estilo medieval, do século XIX que a circundam.

Instalados nesses edifícios encontramos a Câmara Municipal de Bratislava, o Museu da Cidade, o Palácio Mirbach (que data do século XVIII), cafés, pubs, restaurantes e lojas de souvenires.

“Na praça nos encantamos com uma feirinha muito convidativa que se estende por boa parte da praça, onde os turistas aproveitam para adquirir artigos locais.”

É dessa praça que parte o trenzinho que vai até o castelo, em um tour turístico muito apreciado, especialmente para as crianças, que adoram esse tipo de transporte.

Trata-se de um lugar limpo e agradável, com sua linda fonte de Rolando, cujo chafariz foi construído em 1572 para fornecer água potável à população.

Outra grande atração da praça são as estátuas em bronze de personagens conhecidos da história, a exemplo de Napoleão Bonaparte (o Old Town Hall).

>> Leia também: Qual o melhor seguro de viagem internacional?

Praça Hlavné namestie (Praça Principal de Bratislava)
Praça Hlavné namestie (Praça Principal de Bratislava)

Castelo de Bratislava (Bratislavsky Hrad)

O Castelo de Bratislava foi construído no século 11, no alto do morro que fica às margens do Rio Danúbio.

De longe, sobre as muralhas do castelo, avistamos suas quatro torres, construídas no século XIII, que hoje são o símbolo da cidade. Uma paisagem linda de se ver!

É o castelo mais importante da Eslováquia e, na sua parte interna, abriga o Museu Nacional Eslovaco. Para apreciar a parte interna do castelo e o museu é preciso pagar entrada. Para evitar filas, os ingressos podem ser comprados antecipadamente em sites como do Get Your Guide.

O Castelo Bratislava passou por um incêndio em 1809, restando somente ruínas. Assim permaneceu por meio século, até passar por uma reforma completa que o deixou como está agora.

“No castelo visitamos diversos mirantes, com vistas diferentes, todas maravilhosas. Pode-se ter uma vista incrível da cidade e da Nova Most (New Bridge), uma ponte de aço suspensa, construída sobre o rio em 1972, ligando os bairros soviéticos à cidade.”

Pode-se ver a área moderna da cidade, o Rio Danúbio e até mesmo as fronteiras da Áustria com a Hungria.

Esse é o Castelo de Bratislava (Bratislavsky Hrad)
Esse é o Castelo de Bratislava (Bratislavsky Hrad)

Palácio dos Primados (Pimacialny Palac)

A uma pequena caminhada da praça principal encontramos o Pimacialny Palac, um palácio com a fachada toda rosa, construído no século XVIII, em estilo neoclássico, uma das grandes joias do centro histórico de Bratislava.

O palácio pertenceu ao arcebispo de Esztergom e atrai os turistas, principalmente por possuir o Salão dos Espelhos, a Fonte de São Jorge e pinturas a óleo da realeza de Hapsburg.

Nesse local é onde foi assinado o tratado de paz entre Napoleão Bonaparte e o príncipe da Áustria e também a abolição da servidão da Hungria, quando a Bratislava era capital húngara.

>> Leia também: Conheça as moedas do mundo e seus valores

Ao fundo você vê o Portão de São Miguel (Michalská Brána)
Ao fundo você vê o Portão de São Miguel (Michalská Brána)

Portão de São Miguel (Michalská Brána)

O Portão de São Miguel é um dos portões da muralha que protegia a cidade de ataques de outros países, preservado através do tempo.

Construído na entrada leste da cidade, possui uma torre de 51 metros de altura, que serve hoje como ponto turístico.

Monumento da Catedral de São Martinho
Monumento da Catedral de São Martinho

Catedral de São Martinho

Construída no estilo gótico, a Catedral de São Martinho é uma das mais antigas do país.

Muito admirada por seus belíssimos vitrais, torre com oito metros de altura e cúpula com mais de oito quilos de ouro, verde e dourada.

Vista de dentro da Catedral de São Martinho
Vista de dentro da Catedral de São Martinho

Igreja Azul (Igreja de Santa Isabel)

A construção da Igreja Azul foi iniciada no século XX, no estilo art noveau e pintada de azul, de onde origina seu apelido, mas seu nome oficial é Igreja de Santa Isabel.

A igreja situa-se na rua Bezrucova, fora do centro histórico, mas a uma distância de apenas 10 minutos de caminhada.

Foi projetada pelo arquiteto Odon Lechner, conhecido como o Gaudí húnguro.

Mercado Velho (Old Market Stará Trznca)

O Mercado Velho, apesar do nome, é um excelente local para conhecer a nova culinária da Bratislava e artesanatos muito lindos, com preços bem populares.

O mercado fica em parte da fortificação da cidade que foi restaurada para esse fim, e também para promover a cultura local, como receber concertos e exposições.

Mercado Velho (Old Market Stará Trznca)
Mercado Velho (Old Market Stará Trznca)

Jardim Médico e Cemitério Ondrejský

Localizado na parte traseira de um palácio barroco do século XIX, o Jardim Médico é um parque público muito aprazível para quem gosta de tranquilidade.

Ao seu lado situa-se um dos mais antigos e históricos cemitérios de Bratislava, chamado de Cemitério Ondrejský.

Galeria Nedbalka (Nedbalka Gallery)

A Galeria Nedbalka é a Galeria de Arte Moderna de Bratislava, curadora de uma exposição com obras de artistas eslovacos famosos dos séculos XIX e XX.

Trata-se de uma exposição exclusiva e permanente composta por mais de 160 quadros.

Diferentes exposições com mais de mil obras espalham-se por outros cinco andares, nos quais você pode fazer uma pausa para adquirir souvenires em uma encantadora lojinha, ou mesmo tomar um delicioso café.

>> Leia também: Nossa experiência de utilizar um chip internacional

Praça Hviezdoslavovo

Quando quiser descansar um pouco, faça como nós fizemos. Empenhe-se em uma pequena caminhada até a Praça Hviezdoslavovo, que fica fora do centro histórico de Bratislava.

Além de beleza e tranquilidade, a praça possui no seu entorno restaurantes, sorveterias e cafés bem confortáveis.

O nome da praça foi escolhido em homenagem ao eslovaco Pavol Országh Hviezdoslav, considerado o maior poeta do país. Procure pela área central da praça e poderá admirar uma linda estátua do escritor.

Estátua do poeta e escritor Pavol Országh Hviezdoslav
Estátua do poeta e escritor Pavol Országh Hviezdoslav

Old Town Hall

Fundado em 1868, o Old Town Hall é um conjunto formado por quatro prédios e uma torre barroca com 45 metros de altura, de onde se tem uma vista lindíssima da cidade.

O conjunto abriga o Museu da cidade de Bratislava, que conta a história e curiosidades da construção da cidade.

Fica muito próximo da Praça Hlavné namestie, no qual é possível fazer a visita tranquilamente a pé, numa caminhada de apenas 5 minutos.

A Old Town Hall chama a atenção ao fazer turismo em Bratislava
A Old Town Hall chama a atenção ao fazer turismo em Bratislava

Danubiana Art Museum

Lindo de se ver, o Museu de Arte Morderna Danubiana foi construído no meio do Rio Danúbio, e desde 2014 oferece exposições temporárias e itinerantes, abrigando obras de artistas contemporâneos, como pinturas e esculturas.

Ele fica mais afastado do centro, distante aproximadamente 23 km, em uma viagem de carro de aproximadamente 30 min.

“É uma opção que deixaria mais para o fim da lista de lugares para visitar em Bratislava, a não ser que você tenha muito tempo ou seja um grande admirador das artes.”

>> Leia também: Guia completo para um seguro de viagem para a Europa

Memorial Slavín

O Memorial Slavín trata-se de um obelisco que fica no alto da colina Slavín, a 52 metros de altura, onde foi instalada uma vista panorâmica da cidade.

Foi construído em uma área verde anexa a um cemitério militar, com o objetivo de homenagear os soldados russos que morreram durante a Segunda Guerra Mundial.

O local é considerado o maior memorial da Europa Central, com mais de 7 mil corpos de soldados enterrados no local.

Teatro Nacional Eslovaco

O Teatro Nacional Eslovaco trata-se de uma casa de espetáculos que chama a atenção por ser o teatro profissional mais antigo da Eslováquia.

O teatro foi fundado em 1920 e é formado por dois edifícios neorrenascentistas, sendo que fica situado na Praça Hviesoslav. Ele abre para apresentações muito disputadas de ballet, ópera e peças teatrais.

Arquitetura do Teatro Nacional Eslovaco
Arquitetura do Teatro Nacional Eslovaco

Estátua Cumil (O Observador)

Procuramos e encontramos a Estátua Cumil próximo à praça principal, na esquina da Rua Panská com a Rua Laurinská.

Esta é a estátua mais famosa da cidade. Mostra um trabalhador sorridente saindo de um bueiro e observando o que se passa no centro histórico. Parece muito real!

Essa é a famosa Estátua Cumil - O observador!
Essa é a famosa Estátua Cumil – O observador!

Estátua do Soldado Napoleônico

A Estátua do Soldado Napoleônico é outra famosa estátua de Bratislava, que os turistas sempre procuram para tirar fotos.

Situada nas proximidades da antiga prefeitura da cidade, reproduz a imagem de um Soldado Napoleônico apoiado em um banco.

Passeio de barco no Danúbio

Se você não chegou a Bratislava de barco, reserve um tempinho para um passeio desses a partir de um tour em que se navega por áreas bem próximas ao centro histórico, que passa na frente do Castelo de Bratislava e depois por baixo da ponte SNP.

O trajeto é feito em barcos com vistas panorâmicas, o que é ótimo porque permite todos os turistas tirarem fotos do passeio. Os ingressos também podem ser comprados no Get Your Guide.

>> Comprar ingressos para os passeios da viagem

Shopping Eurovea

Para fechar sua visita a Bratislava com chave de ouro, não deixe de visitar o Shopping Eurovea, o mais movimentado da cidade.

Com arquitertura supermoderna, tornou-se um dos símbolos da nova arquitetura da cidade.

Nele você poderá provar pratos saborosos na Praça de Alimentação, que oferece opões econômicas.

E enquanto as crianças se divertem na área de entretenimento, aproveite seu momento glamour: fazer compras em lojas famosas como Lacoste, Armani, Guess, Adidas, Mango, Marks & Spencer, dentre outras.

Como chegar até Bratislava

Pode-se chegar a Bratislava utilizando uma das muitas rotas disponíveis: de avião, ônibus, de trem, barco, carro ou veículo compartilhado. A mais econômica é a rota com veículo compartilhado.

Passagem aérea para Bratislava

O aeroporto de Bratislava é o principal do país e recebe voos de muitas cidades europeias, como Paris, Londres, Roma e Bruxelas e Viena, pela Ryan Air. No site oficial deles é possível conhecer as rotas e cias aéreas que operam.

Para encontrar bons preços, é possível já deixar as passagens reservadas com antecedência pela internet, comprando através de sites como da Max Milhas, que inclusive trazem promoções de compra com milhas, muitas vezes mais barato.

>> Fazer consulta e cotação de passagem aérea

Passagem de trem para Bratislava

Trens internacionais entram e saem da capital da Eslováquia, por duas estações.

A principal estação da cidade é a Bratislava Hlavná stanica que fica localizada junto ao castelo e à cidade velha, com trajetos para Viena, na Áustria ou Budapeste, pela companhia ZSR.

Também a estação Bratislava-Petrzalka, que fica do outro lado do rio Danúbio é muito utilizada.

>> Fazer consulta de passagens de trem

Passagem de ônibus para Bratislava

O trajeto de ônibus de Viena a Bratislava é de 50 km e dura 45 minutos. O percurso pode ser feito por duas empresas de ônibus, Slovak Lines e Omio.

É uma opção econômica e também confortável, sendo que o trajeto passa muito rápido. O mais chato é esperar na rodoviária.

Passagem de barco para Bratislava

É a forma mais divertida de fazer esse trajeto. Como Viena é ligada a Bratislava pelo Rio Danúbio, nada melhor do que curtir um passeio de barco.

Se viajar no verão, poderá fazer a viagem ao ar livre, no deck superior do barco. Além de ser rápido você verá cenários dignos de cinema.

Aluguel de carro para a Bratislava

Você pode alugar um carro para a Bratislava em uma locadora de veículos ou optar por aderir a um transfer compartilhado que você encontra em agências de viagem.

“Eu considero essa uma ótima opção porque também permite você se locomover para os vários pontos turísticos no seu horário e sem depender de alguém.”

O único problema é o idioma que você encontra nas placas, mas que se resolve facilmente com um Google Maps ou GPS.

Um site que oferece várias opções de carro e consulta em várias locadoras permitindo comparar os preços e serviços é o site da Rentcars. Fica a dica!

>> Consultar aluguel de carro para a viagem

Gastronomia da Eslováquia

A Bratislava segue a gastronomia da Eslováquia com uma culinária de origem austríaca e húngara, sendo que ao longo dos anos vieram dando seu toque especial à culinária local.

Entre os pratos principais da Eslováquia estão o Bryndzové halusky (spetzel com queijo de ovelha derretido e pedaços de bacon), o Kapustnica (sopa de repolho) e o Schnitzel (carne de porco frita).

Vitrine do Café Mondieu na Bratislava
Vitrine do Café Mondieu na Bratislava

Café Mondieu

Em nossas caminhadas por Bratislava paramos para comer um doce e tomar um café no recomendado Café Mondieu, que possui uma vasta opção de bebidas e doces de dar água na boca.

Confesso que foi uma experiência ótima, ainda mais depois de bater perna o dia inteiro na cidade e para fugir do frio recarregando as energias. O brownie estava delicioso! Para saber mais sobre o Café Mondieu, clique aqui.

O brownie do Café Mondieu estava delicioso
O brownie do Café Mondieu estava delicioso

Café Urban House

Mesmo que você não tome café não pode deixar de conhecer o Café Urban House, que possui um ambiente descolado onde você pode se alimentar e até mesmo colocar algum trabalho urgente em dia.

Foi o que fizemos, precisávamos responder alguns e-mails e fazer algumas ligações por vídeo conferência e enquanto nos atualizávamos do mundo fora da viagem experimentamos um delicioso café acompanhado de um prato salgado.

Restaurante Korzo

O Restaurante Korzo é um restaurante altamente recomendado para conhecer em Bratislava com pratos da culinária internacional e europeia. Foi onde pudemos experimentar o prato típico eslovaco snitzel.

“Confesso que assustou o tamanho do pedaço que veio no prato. Quando pedimos não fazíamos ideia que era assim grande.”

Mesmo assim, ele estava saboroso e bem-feito, que ficou ainda mais especial acompanhado de um bom vinho e o toque do limão. Para saber mais sobre o Restaurante Korzo, clique aqui.

O enorme Schnitzel que degustamos no Restaurante Korzo
O enorme Schnitzel que degustamos no Restaurante Korzo

Finalizando

Como você viu ao longo do texto, a Bratislava tem muitos pontos turísticos que merecem ser visitados quando você decidir fazer sua viagem para a Europa Central.

Trouxemos aqui a experiência de ter visitado a maioria deles, nossa perspectiva de viagem sobre cada um e também dicas para você planejar um roteiro ideal. Não deixe de ficar ao menos 2 dias na cidade.

Não se esqueça de que ao fazer turismo para a Bratislava se faz obrigatório o seguro de viagem, já que a Eslovênia faz parte do Tratado de Schengen.

Agora queremos ouvir a sua opinião. Qual dos pontos turísticos você mais ficou com vontade de conhecer? Deixe abaixo o seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *