Gol ameaça fechar capital e ação dispara

A notícia de hoje fala sobre um assunto que movimentou não só o mercado de turismo, mas também o mercado financeiro: uma possível ameaça da GOL fechar capital em bolsa de valores devido aos baixos resultados. Naturalmente, quando uma empresa do porte da GOL ameaça fechar capital as ações disparam, pois a cia terá que pagar os acionistas correntes aumentando a compra dos papéis.

Gol ameaça fechar capital

A Gol anunciou nesta quarta-feira que seu controlador, o Fundo de Investimento Asas, estuda várias alternativas para sua participação, incluindo uma recompra de ações ou oferta pública para fechar o capital da companhia aérea.

“O acionista controlador ainda não tomou qualquer decisão e poderá realizar ou não realizar uma oferta pública de cancelamento de registro ou qualquer outra operação”, informou a Gol em comunicado ao mercado.

A empresa não informa as razões que motivaram os estudos, mas as ações da companhia estão em queda livre desde setembro do ano passado, quando a crise no setor aéreo começou.

Os papéis da Gol perderam mais de 46% de seu valor entre 28 de setembro de 2006, um dia antes da queda do vôo 1907 da empresa que matou 154 pessoas.

Porém, após o anúncio, as ações da companhia disparavam enquanto o Ibovespa – índice que mede o desempenho das ações mais negociadas na bolsa de valores subia menos.

“Essa alta (nas ações da Gol) é mais em função do que o papel caiu durante a crise aérea”, disse o analista Daniel Lemos, da Socopa Corretora.

“A idéia é que ele (controlador) acha que o papel está muito barato e nesses níveis de preço não é justo continuar no mercado”, afirmou Lemos. Ele recomenda compra dos papéis da companhia, com preço-alvo em R$ 63, o que corresponde a um potencial de valorização de cerca de 55%, levando-se em conta o fechamento de terça-feira.

No segundo trimestre, a Gol registrou queda de 67,45% o lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel de aeronaves (Ebitda, na sigla em inglês) em relação ao mesmo período do ano passado, para 72,2 milhões de reais. O balanço foi impactado pela compra da Varig em abril.

No início de julho, a empresa reduziu seu plano de frota, citando condições do mercado aéreo brasileiro. Representantes da Gol não estavam imediatamente disponíveis para falar sobre o anúncio.

Gol ameaça fechar capital na bolsa de valores
Gol ameaça fechar capital na bolsa de valores

Fonte: Jornal de Turismo

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *