Um novo olhar sobre São Joaquim – SC

Começando a falar sobre a mais recente viagem a serra catarinense, falaremos da cidade de São Joaquim. Com cerca de 25 mil habitantes, São Joaquim é conhecida como a “cidade da neve”, sendo considerada uma das cidades mais frias do Brasil, então a grande atração é o frio da cidade, sendo que a melhor época pra se conhecer São Joaquim é, obviamente, no inverno catarinense entre junho e setembro onde as temperaturas podem chegar até -10ºC.

Termomêtro em São Joaquim - SC
Termomêtro em São Joaquim – SC

Porém, como toda cidade em alta temporada, vale lembrar que essa é a época dos maiores preços de hotéis, restaurantes e passeios em São Joaquim.

Além do turismo, outra grande fonte de renda e principal atividade econômica da cidade é o cultivo da maçã, no qual a colheita acontece entre março e maio, sendo que São Joaquim aproveita a época para receber um grande número de turistas para a tradicional Festa da Maçã.

São Joaquim é uma cidade simples que chama a atenção pelas cores das casas que são em tons mais escuros do que estamos acostumados a ver, como por exemplo, cores de casas vermelhas, casas verdes e casas de tom azul predominando. Pelo menos destaca a cidade dos tons de cinzas do inverno.

Igreja de São Joaquim - SC
Igreja de São Joaquim – SC

Em passagem pelo centro da cidade, conhecemos a Igreja Matriz de São Joaquim totalmente construída em pedra, muito bonita por sinal, localizada na Praça João Ribeiro.

Praça João Ribeiro - São Joaquim - SC
Praça João Ribeiro – São Joaquim – SC

A praça é um bom ponto para bater fotos e guardar como recordação de viagem.

Praça e Igreja de São Joaquim - SC
Praça e Igreja de São Joaquim – SC

Um dos problemas são as estradas, já que o centro de São Joaquim é esburacado e mal cuidado. Por se tratar de uma cidade turística é um ponto que poderia ser melhorado.

Ruas de São Joaquim - SC
Ruas de São Joaquim – SC

São Joaquim também oferece vários pontos de artesanatos, lembrancinhas e produtos típicos da região. Aproveite a oportunidade para tomar um delicioso café colonial, que oferece pães, doces, queijos e salames com um preço justo, você não vai se arrepender.

Café Colonial - São Joaquim - SC
Café Colonial – São Joaquim – SC

Nós tomamos um delicioso café colonial no Café Serrano e recomendamos aos leitores com um custo aproximado de R$ 20,00 por pessoa.

Café Serrano - São Joaquim - SC
Café Serrano – São Joaquim – SC

Opções de hotéis em São Joaquim

Para você se aquecer no frio da serra catarinense segue sugestão de hotéis e pousadas em São Joaquim:

Caso não consiga hospedagem em São Joaquim, há também a opção de ficar hospedado em casas de família que aproveitam a temporada para ganhar um dinheiro extra e ajudam na hospedagem da cidade.

Principais pontos turísticos de São Joaquim

  • Igreja Matriz
  • Praça João Ribeiro
  • Termômetro de São Joaquim
  • Ponto de informações turísticas

Mapa de São Joaquim – SC

A fama de São Joaquim é grande, mas é uma pena que a infraestrutura turística não condiz com a fama. Com uma maior boa vontade política a cidade tem tudo para voltar a ser uma referência para quem faz uma viagem a serra catarinense. No momento, ela vale mais a pena ser conhecida somente para o passeio de um dia.

E você, já esteve na cidade de São Joaquim? O que achou da cidade? Compartilha da nossa opinião?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

4 comentários em “Um novo olhar sobre São Joaquim – SC

  • 03/12/2015 em 14:19

    Já conheci São Joaquim em Santa Catarina e gostei muito. A cidade é maravilhosa e o clima muito bom também!

    Resposta
  • 07/11/2016 em 01:26

    Será que é uma cidade boa para se morar ou é apenas para visitar ?

    Resposta
    • 12/11/2016 em 13:05

      Essa é uma pergunta difícil de responder, porque tudo vai depender das suas necessidades e expectativas. São Joaquim é uma cidade de clima frio, que tem como atrativos turísticos suas paisagens, principalmente no inverno. Ao mesmo tempo, é uma cidade tipicamente rural, deixando a desejar, na minha opinião, em mais opções de restaurantes, lojas e comércio em geral, assim como na geração de oportunidades de emprego. A saúde e educação não são das melhores, mas ao mesmo tempo fica acima da média de várias cidades do país. Entendo que é uma cidade em formação que com uma boa gestão pública tem tudo para se destacar, já que as pessoas que lá moram são batalhadoras por natureza.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *