Um novo olhar sobre São Joaquim – SC

Começando a falar sobre a mais recente viagem a serra catarinense, falaremos da cidade de São Joaquim. Com cerca de 25 mil habitantes, São Joaquim é conhecida como a “cidade da neve”, sendo considerada uma das cidades mais frias do Brasil, então a grande atração é o frio da cidade, sendo que a melhor época pra se conhecer São Joaquim é, obviamente, no inverno catarinense entre junho e setembro onde as temperaturas podem chegar até -10ºC.

Porém, como toda cidade em alta temporada, vale lembrar que essa é a época dos maiores preços de hotéis, restaurantes e passeios em São Joaquim.

Além do turismo, outra grande fonte de renda e principal atividade econômica da cidade é o cultivo da maçã, no qual a colheita acontece entre março e maio, sendo que São Joaquim aproveita a época para receber um grande número de turistas para a tradicional Festa da Maçã.

São Joaquim é uma cidade simples que chama a atenção pelas cores das casas que são em tons mais escuros do que estamos acostumados a ver, como por exemplo, cores de casas vermelhas, casas verdes e casas de tom azul predominando. Pelo menos destaca a cidade dos tons de cinzas do inverno.

Igreja de São Joaquim - SC

Igreja de São Joaquim – SC

Em passagem pelo centro da cidade, conhecemos a Igreja Matriz de São Joaquim totalmente construída em pedra, muito bonita por sinal, localizada na Praça João Ribeiro.

Praça João Ribeiro - São Joaquim - SC

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Praça João Ribeiro – São Joaquim – SC

A praça é um bom ponto para bater fotos e guardar como recordação de viagem.

Praça e Igreja de São Joaquim - SC

Praça e Igreja de São Joaquim – SC

Um dos problemas são as estradas, já que o centro de São Joaquim é esburacado e mal cuidado. Por se tratar de uma cidade turística é um ponto que poderia ser melhorado.

Ruas de São Joaquim - SC

Ruas de São Joaquim – SC

São Joaquim também oferece vários pontos de artesanatos, lembrancinhas e produtos típicos da região. Aproveite a oportunidade para tomar um delicioso café colonial, que oferece pães, doces, queijos e salames com um preço justo, você não vai se arrepender.

Café Colonial - São Joaquim - SC

Café Colonial – São Joaquim – SC

Nós tomamos um delicioso café colonial no Café Serrano e recomendamos aos leitores com um custo aproximado de R$ 20,00 por pessoa.

Café Serrano - São Joaquim - SC
Para aproveitar melhor a viagem

Café Serrano – São Joaquim – SC

Opções de hotéis em São Joaquim

Para você se aquecer no frio da serra catarinense segue sugestão de hotéis e pousadas em São Joaquim:

Caso não consiga hospedagem em São Joaquim, há também a opção de ficar hospedado em casas de família que aproveitam a temporada para ganhar um dinheiro extra e ajudam na hospedagem da cidade.

Principais pontos turísticos de São Joaquim

  • Igreja Matriz
  • Praça João Ribeiro
  • Termômetro de São Joaquim
  • Ponto de informações turísticas

Mapa de São Joaquim – SC

A fama de São Joaquim é grande, mas é uma pena que a infraestrutura turística não condiz com a fama. Com uma maior boa vontade política a cidade tem tudo para voltar a ser uma referência para quem faz uma viagem a serra catarinense. No momento, ela vale mais a pena ser conhecida somente para o passeio de um dia.

E você, já esteve na cidade de São Joaquim? O que achou da cidade? Compartilha da nossa opinião?

Abraço e até o próximo post!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
João Borges Costa disse:

Já conheci São Joaquim em Santa Catarina e gostei muito. A cidade é maravilhosa e o clima muito bom também!

Bacana João! Que bom que gostou! Obrigado pela participação aqui no blog!

Christian disse:

Será que é uma cidade boa para se morar ou é apenas para visitar ?

Essa é uma pergunta difícil de responder, porque tudo vai depender das suas necessidades e expectativas. São Joaquim é uma cidade de clima frio, que tem como atrativos turísticos suas paisagens, principalmente no inverno. Ao mesmo tempo, é uma cidade tipicamente rural, deixando a desejar, na minha opinião, em mais opções de restaurantes, lojas e comércio em geral, assim como na geração de oportunidades de emprego. A saúde e educação não são das melhores, mas ao mesmo tempo fica acima da média de várias cidades do país. Entendo que é uma cidade em formação que com uma boa gestão pública tem tudo para se destacar, já que as pessoas que lá moram são batalhadoras por natureza.

Vitor disse:

É todo inverno que neva na cidade? Não quero ir para os Estados Unidos..

Olá Vitor, infelizmente não é em todo inverno que neva em São Joaquim, mas posso dizer que nessa época do ano as temperaturas são bem baixas e o frio é intenso. Se você gosta de frio, vai gostar de conhecer a cidade. Aproveite a viagem para conhecer a Serra Catarinense e as cidades vizinhas como Bom Jardim da Serra e Urubici. Você vai ficar impressionado com as belezas do lugar.

Miguel disse:

Eu sou de São Joaquim, até gosto do lugar, mas não recomendo morar aqui…

Olá Miguel, bacana ver um morador de São Joaquim comentando por aqui. Por que você não recomenda morar em São Joaquim? Algum motivo em especial?

Alcione Alves Evangelista disse:

Por que vc não recomenda morar?

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais