São Joaquim – SC

A cidade de São Joaquim é considerada uma das cidades mais frias do Brasil. Ela fica a 1.360 metros de altitude na Serra Catarinense, perto da cidade de Urubici, e chega a registrar 15 graus Celsius negativos durante o inverno. As cachoeiras chegam a ficar congeladas e os campos cobertos de neve.

A cidade tem hotéis e pousadas para abrigar os turistas que querem ver neve no inverno, e exclusivamente por essa característica, tanto as pessoas quanto os estabelecimentos tem construções próprias para o frio sendo que os hotéis oferecem serviços diferenciados se prevalecendo dessa característica.

Os hotéis da cidade possuem aquecedores nos quartos, fornecem agasalhos e avisam os turistas quando há previsão de neve ou quando a neve está caindo lá fora, mesmo que seja de madrugada pra poder brincar na neve, fazer bola de neve ou boneco de neve e ver o termômetro com temperaturas negativas.

São Joaquim - SC
São Joaquim – SC

A cidade também é destaque na produção de maçã, o que deixa as especiárias da culinária da terra com a fruta muito apetitosas. Tanto é fruto típico da cidade que a cidade tem a cada dois anos a Festa Nacional da Maçã e é referência pro turismo.

O Parque Nacional de São Joaquim com seus cânions e a beleza da Serra do Rio do Rastro também chama a atenção, principalmente quando se visita a cidade vizinha de Urubici.

Ainda na cidade de São Joaquim você vai encontrar a Cascata do Pirata que tem queda livre de 15 metros, a Igreja Matriz construída em pedra basalto e o Snow Valley Adventure Park, um parque que tem trilhas ladeadas de xaxins gigantes, pinheiros, bracatingas, samambaias e pontes rústicas.

Atualização: Estive lá na cidade depois de ter criado esse post e criei um novo artigo chamado Um novo olhar sobre São Joaquim contando novas impressões sobre a cidade.

Opções de hotéis em São Joaquim:

Principais pontos turísticos de São Joaquim:

  • Serra catarinense
  • Festa Nacional da Maçã
  • Parque Nacional de São Joaquim
  • Vista da Serra do Rio do Rastro
  • Cascata do Pirata
  • Igreja Matriz
  • Snow Valley
  • Dentre outros…

Mapa de São Joaquim:

E você conhece a neve de São Joaquim? Adoraria conhecer a neve mesmo passando frio ou passaria longe? Deixe seu comentário.

Até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

22 comentários em “São Joaquim – SC

  • 07/12/2008 em 09:34

    Legal Nuno..
    Caiu muita neve mesmo por lá.. xD
    Obrigado pela visita..
    Abraço..

    Resposta
  • 18/12/2008 em 15:12

    Hi Tiago
    Só agora me é possível agradecer o teu comentário no meu post da Neve. Sabe que gostei de ver a neve em S. Joaquim no Brasil. A alvura da neve transmite muita paz, será por isso que toda a gente gosta tanto…aguarda mais uns dias e vou voltar a esse tema no blog. Abração,
    Lu

    Resposta
  • 22/12/2008 em 08:30

    Legal Lu..
    Não conheço a neve ainda, mas deve ser uma sensação única mesmo..
    Ahh.. e quando fizer novos posts deixa um recado aqui no blog.. 😉
    Abraço..

    Resposta
  • Pingback: Rotas e destinos turísticos | Vida de Turista

  • 18/07/2010 em 02:43

    Poooooo De Mais Sao Joaquim BraZil Neve isso e Masseta

    A Maiis Fria Cidade do Brazil Powww Isso e de 2010 Sou de Rondonia Vilhena Ce Aki Fez 9 Graus Essa Semana aI DEU Temperatura Negativa e Neve

    Resposta
    • 25/07/2010 em 18:47

      Verdade Anderson..
      E como fez frio nesses dias, não é verdade?
      O pessoal de São Joaquim adora a neve.. Os turistas então, nem se fala..
      Fica o convite pra você vir aqui conhecer a cidade..
      Só que olhe a previsão do tempo e a temperatura da cidade quando for viajar para pegar os melhores dias.. É importante ser um dia úmido e com previsão de chuva.. Senão só vai sentir frio sem ver neve.. 😉
      Abraço..

      Resposta
  • 19/07/2011 em 17:26

    E um sonho antigo,conheçer Sao Joaquim espero realiza-lo em 2012 .As fotos que vi da cidade ,e sao lindas e nao vejo a hora
    de conhecer.Mesmo sem conhecer sou apaixonada e quero ver a neve
    de perto.Um dia eu chego la,se DEUS quizer.

    Resposta
  • 24/07/2011 em 17:05

    Fiz uma viagem para a região este mês e não retornarei ao local. Fui apenas pela curiosidade da região, mas me arrependi, pois deveria ter ido à Gramado e Canela (que já conheço). São Joaquim é uma cidade sem estrutura nenhuma gastronômica e com pessoas antipáticas e despreparadas para receber os turistas. Sei do que estou falando, tenho 46 anos e já viajei muito. Todos os passeios são na zona rural e afastados da cidade e, por isso mesmo, é bom vc estar com o seu carro ou vai morrer de tédio. Terá muita sorte se a geada ou a neve valer a viagem, caso contrário, será o maior mico de sua vida.

    Resposta
  • 04/09/2011 em 01:57

    Bira, concordo com vc, cheguei de São Joaquim, há 10 dias e sinceramente me arrependi de ter ido para lá, a neve realmente é o único atrativo da cidade e como não a vi, então me decepcionei demais. Povo antipatico, arrogante e amador (conseguiram ser piores q os curitibanos), cidade sem estrutura, não há quase nenhum lugar que se aceita cartões, lamentável, parece que não gostam de receber turistas. turismo precário, feito nas coxas. Para uma cidade que é referencia quando se fala de neve no Brasil, esperava mais…MUITO MAIS. Não recomendo a ninguem. Se quer ver neve vá para Bariloche. Tenho que dizer que em questão de turismo o nordeste está milhões de vezes na frente.

    Resposta
  • 05/12/2011 em 23:08

    Meu Sonho é colher uma maçã do pé… moro no Maranhão, tenho estudado a cidade de São Joaquim e simplesmente me apaixonei.

    Resposta
  • 06/12/2011 em 09:57

    Olá Alainne,
    Legal, espero que possa realizar esse sonho.

    Se quiser um preço mais barato para vir para São Joaquim, compre a passagem antecipadamente. É a regra básica para economizar. Agora seria uma boa época.

    Abraço,

    Thiago

    Resposta
  • 06/12/2011 em 10:10

    Olá Bira e Marcelo,

    De fato, São Joaquim precisa melhorar muito para chegar ao nível de Gramado, Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu que são os destinos mais visitados do Brasil.

    Se for comparar com Bariloche, Santiago ou outro destino famoso de neve então, nem se fala.

    O que São Joaquim oferece é o clima de cidade do interior e de ser uma das poucas cidades que cai neve no Brasil. Todo ano vimos neve cair lá.

    Porém quando não cai tem muitas paisagens bonitas para se observar do alto da serra catarinense. E sentir o frio da serra também é um atrativo. Não será passeio perdido. Um carro é fundamental nesse caso.

    Quanto ao atendimento, tudo depende das pessoas. Tem estabelecimentos que atendem bem e outros não, como qualquer lugar. Não vale generalizar.

    Cabe a pessoa que vai visitar estar preparada para todos possíveis problemas.

    É complicado quando nossas expectativas não são atingidas.

    Para isso é importante pesquisar muito antes e ver relatos de outras pessoas que foram para aí sim tomar a decisão da viagem.

    Cabe também o alerta à Secretaria de Turismo de São Joaquim e do estado de Santa Catarina para melhor preparar os hotéis, roteiros gastronômicos e outros atrativos para os turistas.

    Espero ter ajudado.

    Abraço,

    Thiago

    Resposta
  • 06/12/2011 em 10:12

    Legal Claudia, venha mesmo.

    Mas como no comentário anterior, é importante você pesquisar bastante antes sobre a cidade e criar caminhos alternativos caso não caia neve durante o período que você for à cidade.

    Abraço,

    Thiago

    Resposta
  • 18/09/2012 em 14:20

    Pô galera, estou indo no mês de outubro conhecer o sul do Brasil, principalmente a serra gaucha…

    Resposta
    • 16/06/2013 em 14:23

      Legal Eliana. Nessa época do ano não tem neve, mas tem muita serra com paisagens deslumbrantes para se observar.

      Resposta
  • 09/10/2012 em 09:49

    pow galera eu quero a culinaria tipica!!!

    Resposta
    • 16/06/2013 em 14:25

      Grande Kaka, um dos grandes pratos típicos da região de São Joaquim são os entreveros feitos à base de pinhão. São uma delícia.

      Resposta
  • 22/04/2014 em 23:28

    oa, estou com dificuldades para achar hoteis em sao joaquim , pode me fornecer algum

    Resposta
    • 07/05/2014 em 00:38

      Olá Kelly, tem algumas sugestões no texto do blog. Qualquer coisa me avise. Abraço!

      Resposta
  • 30/09/2015 em 03:23

    Alguém sabe me dizer se em agosto ainda tem neve em São Joaquim? Por que pelo o que eu li nas pesquisas geralmente é em junho.

    Resposta
    • 30/09/2015 em 18:57

      Olá Fabiana, pode acontecer a neve, mais para o início do mês agosto que ainda é bem frio aqui em Santa Catarina. Mas o mais comum mesmo é ter neve durante os meses de junho e julho. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *