Recife – PE

Hoje vamos falar sobre a cidade de Recife. Recife é a capital do estado de Pernambuco e possui aproximadamente 1,5 milhão de pessoas. A cidade fica localizada no Nordeste do Brasil e é muito famosa pela sua cultura, história e tradição.

Quando fiz viagem a Recife, vi que lá você encontra o contraste da cultura de seu povo com a alegria de morar na terrinha que é uma das mais fervorosas do Brasil, principalmente no carnaval e nas festas juninas.

Sobre a cidade de Recife

O sotaque da cidade de Recife é forte, sendo que às vezes não se consegue entender muito bem o que é dito pelo pessoal que mora lá, principalmente se a pessoa tem o sotaque bem forte e fala muito rápido. Nada que impeça de você pedir para a pessoa repetir e ainda assim fazer uma grande amizade com o pessoal de lá que é muito carinhoso e receptivo.

É destaque na capital pernambucana a infraestrutura da cidade com grandes hotéis, shoppings centers renomados, rodovias com várias pistas e hospitais bem localizados. É bom tanto para quem mora, quanto para quem visita.

A cidade é enorme e a parte mais bonita e bem cuidada é a parte do litoral. Quanto mais se vai para dentro, menos bonita vai ficando a cidade e também dá para ver que existe menos cuidado e manutenção nas estradas e estabelecimentos.

Recife - PE
Recife – PE

Tubarões em Recife

Uma pena que não dá para se banhar em Recife devido aos tubarões. São comuns ataques por lá, principalmente quando a pessoa se arrisca para tomar banho mar adentro. Eu, por exemplo, não arrisquei, mesmo na encosta, porque recebi essa orientação inclusive do pessoal que mora na cidade. Inclusive existem placas de alerta com essa informação. Porém não é incomum ver famílias inteiras tomando banho lá dentro.

O mais comum é o pessoal da cidade viajar para Porto de Galinhas para tomar banho de mar e passar dias mais agradáveis. A distância é de 60 quilômetros e leva aproximadamente 1 hora para chegar até lá.

Placa com alerta sobre tubarões em Recife - PE
Placa com alerta sobre tubarões em Recife – PE

Calçadão da praia de Boa Viagem

Recife tem como destaque o grande calçadão que cobre toda orla da praia de Boa Viagem.

Eu andei pelo calçadão da praia de Boa Viagem praticamente em todos os 5 dias que fiquei hospedado. O calçadão é bem iluminado e dá de frente com o lindo mar da cidade e que permite ver os recifes que ficam mais à frente.

Em frente ao calçadão ficam localizados bares, restaurantes e os principais hotéis da cidade. Eu sempre procurava comer em algum restaurante da orla da praia de Boa Viagem. Um deles foi o restaurante Ilha da Kosta I, com pratos deliciosos e um ótimo atendimento.

Um cuidado que se deve ter andando pelo calçadão da praia de Boa Viagem é com assaltos. Assim como outras grandes capitais do Brasil, sempre tem aqueles espertinhos que observam se a pessoa é de fora para roubar pertences alheios. A dica é não andar com joias e equipamentos eletrônicos à vista, ter as bolsas e mochilas bem firmes no corpo e ficar sempre de olho.

Calçadão da praia de Boa Viagem - Recife - PE
Calçadão da praia de Boa Viagem – Recife – PE

Abaixo você pode conferir algumas sugestões de hotéis e pontos turísticos de Recife.

Hotéis em Recife

Pontos turísticos de Recife

  • Praia da Boa Viagem
  • Capela Dourada
  • Igreja do Santíssimo Sacramento
  • Museu Instituto Ricardo Brennand
  • Parque das esculturas de Francisco Brennand
  • Centro de convenções
  • Conjunto arquitetônico dos bairros
  • Recife Antigo
  • Casa da Cultura
  • Museu do Homem do Nordeste
  • Museu Arqueológico e Geográfico de Pernambuco
  • Ponte Maurício de Nassau
  • Praça da República
  • Forte do Brum
  • Prefeitura da cidade
  • Arena Pernambuco

Mapa de Recife

E você, conhece a cidade de Recife? Tem vontade de conhecer a capital pernambucana? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

22 comentários em “Recife – PE

  • 31/03/2009 em 10:26

    Olá Thiago, Parabéns pelo blog. Gosto muito dos seus textos. Queria te convidar para conhecer o Blogando Turismo. Lá incentivo as pessoas a enviarem textos e trabalhos sobre turismo. Se tiver algum material que queira enviar, fique à vontade.

    Abraço.

    Anderson Galúcio

    Resposta
  • 31/03/2009 em 13:54

    Viva Thiago,
    Não conheço mas deve ser linda como todas as cidades do Brasil, um dia eu vou ao Brasil, vou, vou, olá se vou!!! Bjs. Lu

    Resposta
  • 31/03/2009 em 16:35

    Olá Anderson..
    Obrigado pelos elogios..
    Vou dar uma passada por lá pra conhecer e deixar um comentário também..
    Abraço..

    Resposta
  • 31/03/2009 em 16:37

    Oii Lu..
    Nossa, não conhece o Brasil.. Então é minha convidada especial pra vir aqui visitar.. 😉
    Abraço..

    Resposta
  • 01/04/2009 em 15:32

    Cada dia que passa eu vejo que tenho que deixar o sul e o sudeste para conhecer as belezas do nosso Nordeste. Abraço.

    Resposta
  • 02/04/2009 em 18:02

    Ahhh. Recife. Duas vezes passei por ali e nao conheci a cidade. Mas tenho certeza que ela tem muita coisa a oferecer, inclusive bons mergulhos…

    Abs,

    Resposta
  • 02/04/2009 em 23:29

    Olá. Muito legal o seu blog, gostei bastante, parabéns! Sou acadêmico em Turismo e tenho um blog com dicas e informações úteis para quem vem viajar para minha região, estou com pressa mas amanhã vou postar o link do seu blog junto com outros ok?
    Abraço,
    Luiz

    Resposta
  • 05/04/2009 em 11:50

    Olá Diogo..
    Com certeza é bom conhecer todo o Brasil..
    Vale a pena conhecer as riquezas de cada canto.. 😉
    Abraço..

    Resposta
  • 05/04/2009 em 11:52

    Olá Carol..
    Pelo que vi Recife não tem muitas opções de mergulho, devido aos tubarões.. hehe..
    Mas a próxima que passar por ali, pare pra conhecer a cidade histórica, o calçadão e conhecer um pouco mais a cultura do nordeste..
    Abraço..

    Resposta
  • 05/04/2009 em 11:55

    Olá Luiz..
    Legal que tenha gostado do blog..
    Vou lá acompanhar o post então e dar um alô nos comentários..
    Abraço..

    Resposta
  • 25/04/2009 em 11:31

    Thiago, boa tarde!!
    Ainda não conheço Recife, mas estou descendo. Fui a Fortaleza e Natal.
    Qualquer dia paro em Recife.
    Thiago, quando penso em Recife vem no meu pensamento Porto de Galinhas e Feira do Caruaru. Esta feira é famosa. Sou doida para conhecê-la. Minha prima foi. Ela disse que pegou um carro e demorou um pouco para chegar. A feira está situada em cidade vizinha ou em Recife mesmo?
    Obrigada pela sua visita no meu Blog!!
    Bom fim de semana!!
    abç
    Neneli

    Resposta
  • 26/04/2009 em 14:39

    Olá Neneli,
    Com certeza o ponto principal de turismo em Recife é Porto de Galinhas. É engraçado que até mesmo o pessoal de lá fala para ir para Porto de Galinha nos finais de semana.
    Já a feira de Caruaru é própria do município de Caruaru, sendo então um novo município para explorar, mais para dentro do estado de Pernambuco.
    Com certeza vale a visita nas duas cidades. 😉
    Abraço!

    Resposta
  • 27/07/2011 em 09:14

    Recife é uma cidade que todos deveriam visitar. Eu recomendo a leitura complementar de outros artigos com mais informações sobre esse lugar maravilhoso. Boa viagem!

    Resposta
  • Pingback: Turismo em debate - Acessibilidade para turistas especiais | Vida de Turista

  • 19/09/2013 em 14:05

    Olá, estive em Recife em 2011. Fiquei encantada com a alegria e forte cultura encontrada nesta linda terrinha. Visitei Porto de Galinhas e me encantei com a Vila dos Pescadores. Em cada esquina você dá de cara com esculturas de galinhas. Tem também um pequeno shopping chamado Porto Rico. Sem falar que você toma banho vendo os peixes e até cavalos marinhos.

    Visitei o bairro da Várzea, onde fica o Museu Instituto Ricardo Brennand, conhecido como Museu Castelo. Realmente é um castelo contendo esculturas de Michelangelo e acervos da época em que Olinda foi invadida por holandeses. Vale a pena a visita.

    Visitei o Parque das Esculturas, a Rua dos Judeus, a Praia de Boa Viagem e Caruaru (Interior de Pernambuco). Recomendo a todos que não deixem de conhecer Recife! É lindo!

    Resposta
    • 19/09/2013 em 14:08

      Ah, e visitei também Olinda, imperdível!

      Resposta
    • 30/09/2013 em 09:51

      Olá Edinha, obrigado pelo comentário. Riquíssimo de detalhes. Na próxima viagem a Recife, quero incluir no roteiro as cidades de Olinda e Porto de Galinhas e fazer novos posts aqui no blog sobre elas. Abraço!

      Resposta
  • 21/03/2014 em 02:37

    Bacana Thiago! Não deixe de visitar o Instituto Ricardo Brennand, conhecido como o Museu Castelo. É lindo e encantador. Você vai ficar impressionado com a beleza do lugar. É como se você visitasse um castelo de verdade! Abraços!!!

    Resposta
  • 07/06/2016 em 15:20

    Na praia de Boa Viagem realmente o banho hoje em dia não é uma prática muito confiável. Porém, existe uma costa litorânea enorme no nordeste que pode ser aproveitado.

    Obrigado por divulgar Recife. Serão todos sempre muito Bem-vindos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *