Riocentro – Olimpíadas 2016

Em mais um post da série especial de artigos sobre as arenas olímpicas dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro, vamos falar hoje do Riocentro.

O Riocentro é um centro de convenções composto por 6 pavilhões interligados que somam 100 mil metros quadrados de área em um parque de 571 mil metros quadrados, com estacionamento para 7 mil carros e 60 ônibus.

Em 4 pavilhões estão sendo realizadas competições dos Jogos Olímpicos, nas modalidades de boxe, badminton, levantamento de peso e tênis de mesa.

Pavilhões do Riocentro

O Pavilhão 2 do Riocentro é o local do Levantamento de peso. O interior tem área de 11,5 mil metros quadrados e foi adaptado para a prática desse esporte.

O levantamento de peso é composto por dois eventos: o arranque e o arremesso. Vence quem levantar mais peso na soma dos eventos, onde 3 árbitros avaliam se o corpo do atleta está completamente estendido e se a barra fica imóvel ao fim do movimento.

O Pavilhão 3 do Riocentro é o local que recebe as partidas de tênis de mesa em 23 mil metros quadrados, sendo que a instalação conta com 4 mesas oficiais de competição.

A competição de tênis de mesa é organizada por chaves e todas as partidas são eliminatórias. Os jogos são de 7 sets de 11 pontos no individual. Nas provas em equipe, cada partida é de 5 sets, sendo 4 sets de simples e 1 de dupla.

O Pavilhão 4 do Riocentro é o local das provas de badminton que são realizadas em um ambiente de 23 mil metros quadrados.

As competições de badminton são divididas em grupos e depois seguidas por eliminatórias até se chegar na final, onde as partidas são disputadas em melhores de 3 games, com 21 pontos cada.

O Pavilhão 6 do Riocentro é um pavilhão novo de 7.500 metros quadrados construído sob medida para receber as lutas de boxe dos Jogos Olímpicos.

A competição de boxe é realizada através de eliminação simples até chegar à final para a briga pela medalha de ouro, através de 3 rounds de 3 minutos para o masculino e 4 rounds de 2 minutos para o feminino.

Riocentro - Olimpíadas 2016
Riocentro – Olimpíadas 2016

Legado do Riocentro

A administração do Riocentro e a nova construção foi feita pela administradora GL Eventos que possui a concessão de administração por 50 anos.

Nesse caso, após a realização das Olimpíadas, o grande legado fica com a própria administradora e com o Rio de Janeiro na experiência de realizar eventos tão diversos dentro das suas instalações.

No próximo artigo, falaremos do Estádio de Deodoro que está sendo utilizado para as competições de rugby e pentatlo moderno.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *