Museu da Gente Sergipana – Aracaju – SE

Continuando nossa série de posts de nossa viagem para Aracaju, vamos falar hoje sobre o Museu da Gente Sergipana, um museu fundado em 2011, mantido pelo Instituto Banese e que já virou referência na cidade recebendo em média 7 mil visitantes mês.

Não tem como ir a Aracaju e não parar no Museu da Gente Sergipana. É um museu interativo incrível que mostra o povo sergipano por completo. Suas festas, suas tradições, seu folclore e suas belezas em um único local.

Museu da Gente Sergipana - Aracaju - SE
Museu da Gente Sergipana – Aracaju – SE

Adorei o vídeo sobre Aracaju e o estado do Sergipe que é passado lá dentro. Um vídeo obrigatório de assistir para quem quiser conhecer a cidade de verdade.

Ambientes do Museu da Gente Sergipana

Existem vários ambientes do Museu da Gente Sergipana cada um com sua característica. Um dos ambientes que mais gostei foi o de um local que mostra a fauna e flora do Sergipe, chamado Nossos Leitos, no qual você entra e senta em um barco e parece que você está flutuando sobre as águas dos rios do Sergipe, no qual vão passando os animais em meio à natureza. Realmente um espetáculo de interação com o turista.

Interatividade no Museu da Gente Sergipana
Interatividade no Museu da Gente Sergipana

Outra interação muito bacana é quando você encontra o Josevende, um típico feirante sergipano interativo querendo lhe vender os produtos de sua quitanda. Quanto mais você diz “não” para o vendedor, mais ele tenta lhe enrolar e vender seus produtos.

Josevende - Museu da Gente Sergipana
Josevende – Museu da Gente Sergipana

Mais um ambiente que chama a atenção é o ambiente que tem escritas de palavras típicas do Sergipe na parede. Um vocabulário próprio e rico somente do Sergipe e do Nordeste. Confesso que não conheci mais da metade das palavras que estavam lá escritas e iria precisar de um dicionário sergipano para entender o que cada uma daquelas palavras significa.

Palavras típicas o Sergipe
Palavras típicas o Sergipe

Se você é fã de música e gosta de cantar e soltar a voz vai gostar do espaço chamado Seu Repente e Seu Cordel, no qual você entra no ritmo da cultura sergipana improvisando e criando seu próprio cordel e repente e ainda com possibilidade de divulgar no Youtube.

Ainda existe mais um ambiente que quero destacar. Um local onde tem um carrossel interativo. Você faz girar o carrossel manualmente e ele começa a projetar ao redor imagens da cidade como se você estivesse de verdade andando no carrossel.

Cultura de Aracaju - SE
Cultura de Aracaju – SE

Enfim, o Museu da Gente Sergipana merece a visita com certeza. Existem muitos outros ambientes que não citamos no texto e minha sugestão é de reservar umas 2 horas para conhecer tudo o que tem lá dentro. Você sairá de lá com maior conhecimento do que é realmente o Sergipe e o povo sergipano.

Dica: procurar passear pelo museu acompanhado de um guia.

O Museu da Gente Sergipana fica localizado na Av. Ivo do Prado, 398, no centro de Aracaju. Ele abre de terça-feira a domingo, menos nas segundas-feiras. E adivinha só: o ingresso é gratuito para todos os visitantes.

E você, está afim de conhecer o Museu da Gente Sergipana também? Se você já foi, como foi a visita? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Mais informações sobre a presstrip Blogueiros em Aracaju

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016 Realização: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

Empresas parceiras: ABIH-SE, Restaurante Bada Grill, Restaurante Kaju, Restaurante Asa Branca, Restaurante Caçarola, Restaurante Tempero da Nina, Aquatour – Escuna Gazella, Oceanário Projeto Tamar, Catamarã Croa do Goré, Hotel Quality, Hotel Radisson, Pousada do Sol, Hotel da Costa, Marinete do Forró, Restaurante Pastel da Jane, Receptivo Crystal Tour, Museu da Gente Sergipana, Centro de Cultura e Arte, Cantina La Mamma Pizzaria, Restaurante Duna Beach, Bar do Kid e Parque dos Falcões.

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *