Morro da Igreja e Pedra Furada – Urubici – SC

Falamos no post sobre Urubici que a cidade tem uma série de pontos turísticos para se visitar e que até surpreendeu nós aqui do blog pela qualidade desses pontos turísticos que reservam imagens belíssimas para quem visita. Nesse post vamos falar de um dos pontos turísticos de Urubici que é o Morro da Igreja, local onde fica a tão famosa Pedra Furada de Urubici.

Primeiro que o Morro da Igreja é realmente muito alto com 1.822 m de altitude sendo considerado o ponto mais alto habitado de toda a região sul do Brasil e por isso possui uma vista espetacular.

Paisagem Morro da Igreja - Urubici - SC
Paisagem Morro da Igreja – Urubici – SC

Para subir é necessário que você reserve com antecedência sua visita, já que há limite de pessoas e carros por dia para visitar o local e há muitos turistas sempre querendo conhecer o Morro da Igreja. Para reserva é necessário entrar em contato com o Parque Nacional de São Joaquim através do e-mail [email protected] e informar o dia em que você quer conhecer o morro e a quantidade de carros caso você faça uma viagem entre amigos para eles garantirem a vaga para a subida.

Turistas Morro da Igreja - Urubici - SC
Turistas Morro da Igreja – Urubici – SC

Após a reserva e antes de iniciar o passeio é necessário ir pessoalmente até a sede de atendimento do Parque Nacional de São Joaquim para retirar a autorização que é uma fitinha que você entregará ao responsável no meio do trajeto. Esse mesmo procedimento deve ser realizado tanto para carros, motos, vans, ônibus, bicicletas e outros veículos de transporte. Pronto! Agora você pode subir o Morro da Igreja!

Montanhas Morro da Igreja - Urubici - SC
Montanhas Morro da Igreja – Urubici – SC

O que tem no Morro da Igreja

No Morro da Igreja se encontra a Base da Aeronáutica de Urubici. Ninguém tem permissão de passar pelos portões que permanecem sempre trancados e com segurança militar à vista todo o tempo. Ao todo são 40 militares que trabalham no local e que são responsáveis por manter em operação um radar capaz de visualizar todo o espaço aéreo entre o Rio Grande do Sul e o interior de São Paulo, conforme informado no site da FAB.

Base aeronáutica - Urubici - SC
Base aeronáutica – Urubici – SC

Todo o caminho até o topo do Morro da Igreja é asfaltado, mas é necessário tomar muito cuidado porque a estrada é estreita e mesmo com asfalto possui muitos buracos.

Estrada Morro da Igreja - Urubici - SC
Estrada Morro da Igreja – Urubici – SC

No topo do Morro da Igreja você tem uma visão privilegiada da Pedra Furada de Urubici, uma escultura em formato de janela que mede em torno de 30 metros de circunferência, além dos enormes cânions e de toda a natureza presente no lugar. Não dá para explicar a sensação de paz e liberdade que se tem no lugar. Você está em um dos pontos mais altos do Brasil e tem praticamente a visão de tudo. Vale muito a pena a visita.

Pedra Furada - Urubici - SC
Pedra Furada – Urubici – SC

Mesmo que esteja um dia quente é aconselhado levar roupas para o frio, como casacos, toucas e luvas. No topo do Morro da Igreja tem um vento muito forte e é realmente muito frio. Meus ouvidos praticamente congelaram quando estava sem touca. Tive de ir até o carro e buscar touca para proteger os ouvidos do vento gelado. Não é a toa que ali foram registradas as temperaturas mais frias da história do país, que na época chegaram a 17,8 graus negativos no ano de 1996.

Topo Morro da Igreja - Urubici - SC
Topo Morro da Igreja – Urubici – SC

Uma dica é subir o morro entre às 10 h e 15 h, pois em dias de sol nesse horário você consegue evitar a neblina e ter uma visão maior de toda a natureza, além de conseguir tirar as melhores fotos da Pedra Furada. Por sinal, não se esqueça de levar a câmera para registrar tudo.

Natureza Morro da Igreja - Urubici - SC
Natureza Morro da Igreja – Urubici – SC

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

No caminho para o Morro da Igreja e Pedra Furada, cerca de 10 km do centro de Urubici, distrito de Santa Terezinha, você encontra a Gruta Nossa Senhora de Lourdes com acesso muito fácil.

É uma gruta natural cercada por paredões de pedra e uma queda da água com cerca de 10 metros de altura e no centro encontra-se a imagem da Nossa Senhora de Lourdes junto com objetos e fotos deixadas pelos fiéis como forma de agradecimento pelas graças.

A gruta é realmente muito bonita e a queda da água da um encanto especial, tem iluminação a noite e no mês de outubro é realizada a Romaria da Penitência. Vale a pena dar uma paradinha para conhecer.

E você, já esteve no Morro da Igreja em Urubici? Bateu muitas fotos da Pedra Furada? Conte sua experiência para a gente aqui nos comentários!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *