Centro Olímpico de Hipismo – Olimpíadas 2016

Em mais um post da série de artigos sobre as arenas onde estão sendo disputados os Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro, vamos falar do Centro Olímpico de Hipismo.

O Centro Olímpico de Hipismo havia sido construído para os Jogos Pan-Americanos 2007 e necessitou apenas de readequações para atender a Federação Equestre Internacional (FEI), o COI e sediar as Olimpíadas.

Ao todo são mais de 1 milhão de metros quadrados de área com capacidade para 35 mil espectadores, sendo 14 mil na arena de salto e 21 mil na arena de cross country.

A prática do hipismo acontece há mais de 2 mil anos, desde a época que os gregos começaram a adestrar os cavalos para as guerras e surgiu como esporte olímpico nas Olimpíadas em Paris 1900, onde no início apenas os militares podiam se inscrever nesse tipo de competição.

O objetivo é que o atleta e o cavalo atinjam a perfeita harmonia enquanto executam um percurso alternando movimentos livres e mandatórios, como caminhada, trote, galope e parada. Os movimentos livres apresentam coreografias especiais para cada cavalo e são acompanhadas por música.

O investimento no Centro Olímpico de Hipismo foi de R$ 153,4 milhões bancados pelo Governo Federal e executados pelo Governo Municipal.

Centro Olímpico de Hipismo - Olimpíadas 2016
Centro Olímpico de Hipismo – Olimpíadas 2016

Legado do Centro Olímpico de Hipismo

O local já estava sendo utilizado para treinamentos e prática do hipismo para os atletas do hipismo Brasil desde o Pan-Americano 2007 e continuará sendo um local de treinamento após os jogos.

Do legado das Olimpíadas do Rio de Janeiro estão uma nova clínica veterinária e acomodações para os tratadores e veterinários com 72 apartamentos de 3 quartos, além da restauração e ampliação de instalações.

No próximo artigo, falaremos do Centro Olímpico de BMX, onde serão disputadas as provas de mais radicais das Olimpíadas.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *