Para onde voce quer viajar?

O turismo no Brasil vem ganhando força a cada ano. Num país tão grande e diverso, há espaço para todos os gostos e preferências, do turismo cultural ao esportivo e de aventura, passando pelo rural e ecológico, no qual ganha destaque a acomodação em albergues.

Os hábitos de viagem, no entanto, vêm mudando. Com tanta oferta e facilidades de pagamento, o viajante precisa saber como unir as melhores condições de viagem (economia + qualidade) com os destinos para os quais está interessado.

Uma pesquisa recente do Ministério do Turismo mostrou, por exemplo, que quase 80% das pessoas viajam por conta própria, sem o intermédio de agências de viagem. Além de mais independência, isso resultado quase sempre também em economia.

Economia com a acomodação em albergues

Foi-se o tempo em que era necessário reservar pelo menos metade de um orçamento de viagem para hospedagem. Hoje em dia, com a prosperidade dos albergues também no Brasil (já muito populares no exterior), dá pra ficar em espaços muito confortáveis e bem localizados nas principais cidades, sem ter que desembolsar fortunas. E com tanto lugar interessante para conhecer dentro do Brasil, isso certamente funciona como incentivo para o turista, que já encontra passagens aéreas mais baratas, e pode usar seu dinheiro em outros serviços e comodidades.

Um destino como São Paulo, que engloba de tudo um pouco, é uma verdadeira tentação: os melhores filmes e as melhores peças teatrais em cartaz; shopping centers e lojas pra todos os bolsos; lindos e verdes parques em meio à selva urbana; fantásticas praias espalhadas pelo litoral; bares, restaurantes e clubes a perder de vista… opções não faltam. Para completar o pacote, a rede de albergues em São Paulo é das mais vastas do país, com dezenas de opções e preços tão atrativos quanto R$ 20 por dia.

As praias são a preferência nacional para quem busca acomodação em albergues, segundo a mesma pesquisa do governo. Seja para um fim de semana ou para as férias do ano, o brasileiro está sempre à procura de um paraíso tropical. Ok, não só o brasileiro, mas turistas do mundo todo querem isso. Vide o Rio de Janeiro, principal polo turístico do Brasil. Com sua geografia privilegiada, natureza exuberante, atrativos históricos e culturais e seu povo único, não tem como resistir à Cidade Maravilhosa.

E o legal é que dá pra programar estadia em qualquer lugar da cidade, sem comprometer o bolso. Os albergues no Rio de Janeiro espalham-se pelas principais zonas da cidade, inclusive em praias badaladas como Ipanema e Copacabana, e bairros nobres como Lapa e Santa Teresa.

Nomad Buzios Seashore Hostel

Nomad Buzios Seashore Hostel

E como falar em praia e não pensar no Nordeste brasileiro. Bahia, Pernambuco, Ceará, Natal, Fortaleza… a infinidade de praias em estados como estes deixa o mercado turístico aquecido durante o ano todo, graças ao clima inigualável. Se os preços elevam-se durante a alta temporada de verão, fora dela as tarifas das pousadas são extremamente convidativas e não vão impedir o viajante de se aventurar no pelo litoral nordestino e buscar acomodação em albergues.

Pipa Hostel

Pipa Hostel

As pousadas em Florianópolis estão entre as melhores do Brasil. Além da estarem pertinho das praias e points mais disputados, a infra-estrutura dos albergues não fica nada a dever a hoteis tradicionais. Pode-se esperar, por exemplo, por uma bela piscina, um jardim tropical, áreas externas com redes e churrasqueiras, academia/spa e banquetes no café-da-manhã. A capital catarinense é, sem dúvida, outro hit entre os destinos nacionais.

Klein Hostel Foz do Iguacu 1

Klein Hostel Foz do Iguacu 1

Um site que oferece opções de albergues em todas as cidades acima é a Hostel Bookers. Vale a pena conferir no site deles algumas das opções disponíveis, inclusive estas acima. Há opção de acomodação em albergues para todos os gostos.

Seja qual for o tipo de turismo, do mais intimista ao mais aventureiro, e qual seja o canto do país a ser desbravado, a ordem é se programar, se possível com antecedência para garantir as melhores vagas e preços, para curtir os passeios pelo Brasil com toda tranquilidade. Vai é faltar espaço na câmera para tanta foto linda de viagem.

E você, tem dicas de acomodação em albergues?

Esta página é uma sponsor page!

Tags:

Posts relacionados

2 Comentários on Conhecendo o Brasil sem gastar muito: Acomodação em albergues

  1. olá thiago e aeh tudo em paz? aki ok. parabéns pelo teu site. muito informativo e bem escrito. o meu nome é fábio ribeiro, eu trabalho em um hostel novo aqui em são paulo chamado pauliceia. estamos em fase de divulgação e procurando parcerias. gostaria de oferecer nosso hostel como matéria neste site ou uma troca de links em nossos sites… se você achar que tem haver claro! de qualquer maneira muito obrigado e sucesso!

    • Thiago disse:

      Olá Fábio,
      Acabei perdendo seu comentário dentre todos os outros que veio no Vida de Turista. Agora estava varrendo páginas antigas e me deparei com ele novamente. Respondi para você por e-mail.
      Abraço,
      Thiago

Deixe uma resposta