O que você está procurando?

VOCÊ JÁ VIU OS PREÇOS DAS PASSAGENS AÉREAS APÓS A PANDEMIA? VOCÊ VAI SE SURPREENDER...

Seguro de viagem em época de coronavírus

Desde que o coronavírus começou a virar notícia e se iniciou a preocupação com a saúde mundial, as seguradoras que oferecem o seguro de viagem começaram a se pronunciar sobre o assunto.

Então a doença veio se espalhando mundo afora, com alto índice de contágio e também com uma taxa de mortalidade considerada, chegando a OMS (Organização Mundial da Saúde) a decretar situação de pandemia mundial.

Nesse artigo trouxemos informações do que houve de pronunciamentos até agora das seguradoras, o que permanece coberto e o que não permanece coberto quando se é detectado o coronavírus nos viajantes.

Também trouxemos informações sobre orientações para levar em consideração na compra do seguro de viagem em época de coronavírus, exemplos de seguros de viagem para comprar e orientações para você se manter protegido durante toda a viagem.

Coberturas do seguro viagem

Os seguros de viagem devem cobrir situações mínimas para os viajantes, regulados pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), em acordo com a SUSEP em 2014, como:

  • Assistência médica
  • Assistência hospitalar
  • Assistência farmacêutica
  • Assistência odontológica
  • Traslado de corpo
  • Regresso sanitário
  • Traslado médico
  • Morte em viagem
  • Morte acidental em viagem
  • Invalidez permanente parcial
  • Invalidez permanente total

Um ou outro serviço acima descrito pode variar conforme o plano escolhido, porém todos os seguros de viagem devem cobrir os itens mencionados acima.

“Outro fator que diferencia um seguro do outro é o valor das coberturas. O viajante deve escolher coberturas com valores maiores analisando seu momento de vida, o objetivo da viagem e fatores de risco.”

Então se o viajante estiver viajando para fora do país e acontecer uma situação dessas deve entrar em contato com a seguradora para que essa apoie e dê a assistência de viagem necessária durante o período.

O valor que você paga pelo seguro calcula sempre uma margem de riscos. Quanto menos pessoas acionarem o seguro, maior o lucro das seguradoras e também maior a chance de conseguir bons preços nas próximas contratações.

Porém em casos de pandemia, como é o caso do coronavírus COVID-19, tudo fica fora de controle, e nesses casos, o viajante pode ficar descoberto, como vamos ver logo a seguir.

Seguro de viagem em caso de pandemias

Quando se contrata um seguro de viagem, é muito comum estar escrito na apólice do seguro de viagem a informação de que o seguro de viagem não cobre situações em casos de pandemia.

Isso é feito pelas seguradoras de viagem porque elas não conseguem ter controles sobre o impacto de pandemias que podem levar a pouquíssimos óbitos ou óbitos suficientes a ponto de quebrar financeiramente a seguradora, que não terá caixa suficiente para cobrir todos os sinistros que foram impactados pela pandemia.

“O óbito é um dos sinistros mais caros que podem acontecer com um viajante coberto por um seguro de viagem.”

Ele envolve toda a cobertura para tratar a pessoa até acontecer o óbito, o traslado do corpo até sua residência, o contato com familiares e tudo mais.

Existem as pandemias mais graves e as pandemias menos graves. O caso do coronavírus é uma pandemia grave, já que o risco de transmissão é alto e existe uma taxa de mortalidade em torno de 4% que sobrecarrega os sistemas de saúde dos países.

O índice de óbitos do coronavírus é mais elevado em idosos a partir de 65 anos e em adultos jovens que tem problemas de saúde conhecidos (principalmente problemas respiratórios, hipertensão e diabetes mais graves).

Principalmente nesses pacientes pode acontecer a internação em UTI e a utilização de respiradores (como esses da reportagem da Nexo), entre outros aparelhos mais caros, aumentando o custo dos sinistros para as seguradoras.

Porém o tratamento do coronavírus em casos menos graves acaba sendo tratado de forma muito similar ao de uma gripe comum, envolvendo somente analgésicos e anti-inflamatórios, além de repouso e reforço de vitamina C.

É por isso que hoje as pessoas que são identificadas com o corona vírus através de exames de detecção recebem primeiramente a orientação para ficarem isoladas dentro de casa, para que o vírus não se espalhe para as pessoas do grupo de risco.

Seguro de viagem em época de coronavírus
Seguro de viagem em época de coronavírus

Pronunciamento das seguradoras sobre o coronavírus

As principais seguradoras de viagem começaram a mensurar os riscos e viram que a pandemia é de certa forma administrável, em termos de risco financeiro.

O aumento do surto da doença aumentou o risco de óbito dos viajantes pela velocidade que ela vem se espalhando conforme últimos boletins que você pode acompanhar nesse link, porém com um custo dentro de uma margem de tolerância aceitável por elas para os tratamentos iniciais.

Desde então, as seguradoras começaram a se pronunciar a respeito sobre a cobertura de viagens para o coronavírus, restringindo os serviços, porém não deixando de atender os viajantes, cobrindo principalmente os gastos médicos/hospitalares, como vamos ver logo abaixo.

Os pronunciamentos trouxeram um mínimo de alívio, principalmente para os viajantes que já possuíam viagem marcada, ou até mesmo para os viajantes que precisam viajar, sejam por questões de trabalho, por questões de não terem conseguido recuperar o valor da viagem, etc.

Porém em casos mais graves do COVID-19 que possam vir a levar ao óbito do paciente, o viajante estará descoberto e por isso a recomendação continua sendo de adiar qualquer viagem para outro momento e manter o isolamento seguindo as recomendações governamentais.

Pronunciamento da ITA

Caso seja confirmado o coronavírus, o viajante receberá os cuidados médicos de acordo com protocolos internacionais e regras de saúde locais. Em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Pronunciamento da APRIL

A seguradora garante o primeiro atendimento aos segurados que manifestarem os sintomas e necessitarem de avaliação médica. Em caso de diagnóstico positivo, o segurado deverá seguir com o atendimento da rede local seguindo o protocolo da OMS. Em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Pronunciamento da AFFINITY

A seguradora garante o primeiro atendimento e em caso de diagnóstico positivo para o COVID-19, será seguido o atendimento de acordo com os protocolos locais de saúde, de acordo com as orientações da OMS. Em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Pronunciamento da TRAVEL ACE

Em caso de diagnóstico positivo para o COVID-19, a seguradora seguirá os protocolos estabelecidos pelas autoridades locais de saúde, em conformidade com as orientações da OMS. Em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Pronunciamento da ASSIST CARD

Garante aos segurados 100% das assistências médicas para casos e sintomas relacionados ao COVID-19. Em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Pronunciamento da ASSIST MED

Garante o primeiro atendimento aos segurados que manifestarem os sintomas e necessitarem de avaliação médica. Em caso de diagnóstico positivo, o segurado deverá seguir com o atendimento da rede local seguindo o protocolo da OMS. Em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Pronunciamento da GTA

A GTA garante a cobertura até a confirmação do coronavírus. Após a apresentação dos sintomas, a seguradora orienta ao cliente a entrar em contato com a Central Operativa, a qual irá orientar sobre as medidas a serem tomadas, bem como o local a se dirigirem para a realização de exames. Ao ser confirmada a presença do vírus, serão seguidos todos os protocolos estabelecidos pela autoridade de saúde de cada país, seguindo as determinações da OMS. Em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Pronunciamento da Intermac

Irá oferecer a cobertura de Despesas Médicas e Hospitalares (DMH) para todos os viajantes que apresentarem os sintomas do coronavírus durante o período da viagem. Ao ser confirmada a presença do vírus, serão seguidos os protocolos da autoridade de saúde competente no país, sempre de acordo com as instruções da OMS. Em caso de diagnóstico positivo, as demais coberturas (exceto despesas médicas) perdem a validade.

Orientações para a compra

Se a viagem for inadiável e você precisar escolher a compra de um seguro de viagem, a sugestão é escolher das empresas que se pronunciaram sobre o assunto.

“Viajar com seguro de viagem se tornou ainda mais fundamental e comprar de empresas responsáveis é a certeza de estar coberto com um mínimo necessário caso você vier a ficar doente pelo coronavírus durante a viagem.”

O que você deve levar em consideração na hora da compra do seguro de viagem em tempos de coronavírus:

  • Coberturas em casos negativos do COVID-19
  • Coberturas em casos positivos do COVID-19
  • Avaliar os preços para ver se não estão cobrando preços abusivos
  • Opções de remarcação das datas de viagem sem custos
  • Opções de cancelamento com crédito da apólice

As principais parceiras aqui do blog Seguros Promo e a Real Seguros já se pronunciaram sobre o assunto e oferecem seguros de viagem levando em consideração todos os itens acima.

Então se a sua viagem ainda não aconteceu e você vai remarca-la, pode entrar em contato com eles para realizar os procedimentos necessários.

Ao mesmo tempo como se precisar fazer a compra, pode entrar no site deles ou realizar uma consulta gratuita a partir da caixa de busca de seguros abaixo:

Orientações para se manter protegido durante a viagem

Como a prevenção é o melhor remédio, nada melhor do que seguir as dicas e orientações da OMS com relação ao coronavírus. Você já deve estar careca de saber, mas não custa lembrar:

  • Higienize as mãos com água e sabão ou então álcool gel 70%
  • Evite estar no meio de aglomero de pessoas
  • Utilize máscaras em aeroportos caso apresente sintomas

Nossa recomendação é também viajar somente se for estritamente necessário. Sabemos que podem existir particularidades, mas esse é um momento atípico do mundo e todos nós devemos fazer o possível para combater a pandemia.

Conclusão

No artigo, procuramos esclarecer informações acerca dos serviços de seguro de viagem em tempos de coronavírus, útil principalmente para quem tem viagem marcada inadiável ou está no meio de uma viagem.

Trouxemos as declarações das principais seguradoras, as coberturas que atendem em caso de confirmação de COVID-19 e orientações para a compra.

Não deixe de ler também nosso artigo que traz mais informações sobre o coronavírus e quais orientações para viajar ao exterior nesse momento de crise mundial.

E você, como está se protegendo do coronavírus? Deixe abaixo o seu comentário!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *