BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

5 formas de viajar sem sair de casa na quarentena do coronavírus

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Sem dúvidas a quarentena do coronavírus COVID-19 mudou os planos de viagem de muita gente, como já publicamos nesse artigo aqui que fala especialmente sobre o assunto. Pensando nisso, comecei a refletir de que formas podemos viajar sem sair de casa.

Nesse artigo, resolvi compartilhar com vocês 5 dicas interessantes nesse sentido, sendo que algumas delas podem ser óbvias para a maioria das pessoas, mas talvez não para todos.

Segue abaixo a lista de 5 dicas para viajar na segurança de nossa casa, durante a quarentena do coronavírus (e se você ler até o final ainda vai ter uma dica bônus).

Viajar através da leitura de blogs

Uma das formas de viajar é através da experiência de outros relatadas em blogs de viagens.

Aqui mesmo no Vida de Turista, você pode viajar para o mundo inteiro comigo, com o Thiago, com a Marcia, com a Gabriela, com o Fernando, com o Horácio, e com outros viajantes que compartilham suas experiências aqui. E para não viajar sozinho, que tal comentar os posts?

Escolhi um destino: Paris. Então comecei por aqui, lendo as informações sobre a França já publicadas no Vida de Turista, e depois aproveitei para ler o artigo sobre as 5 dicas para uma viagem para Paris onde aprendi por exemplo, que é fundamental prestar atenção ao clima antes de planejar minha viagem.

Não vou contar todas as dicas, claro! Mas o legal é que dentro do próprio blog viajamos de um artigo a outro e podemos aprender o que fazer em Paris em três dias ou ter dicas sobre o que fazer em Paris com crianças.

Um artigo leva a outro e assim, nossa viagem fica cada vez melhor! O que mais gostei de ler foi sobre as 12 curiosidades de Paris.

5 dicas para viajar sem sair de casa
5 dicas para viajar sem sair de casa

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Viajar com vídeos de viagem

Também existem diversos canais no Youtube com experiências reais de viagens. Outro dia uma pessoa me contou que passava horas acompanhando as viagens de carro de um youtuber.

“Basta escolher seu destino, fazer uma busca e “Voilá” você pode ir onde quiser, acompanhando os viajantes por meio de seus vídeos.”

Seguindo a mesma ideia de destino, decidi visitar Paris online com um vídeo do Youtube pelos olhos de Becca Pires (@BeccaPires), muito espontânea e viajando sozinha, ela fez um vídeo simples e divertido, com ela eu andei de metrô por Paris, conheci os lugares mais famosos e amei ver o Parque de Luxemburgo, que lugar maravilhoso!

Decobri também que quando você vai de metrô para o Louvre, quando desce na estação, já começa a “respirar” arte com obras que estão expostas na própria estação de metrô. Tudo muito legal, valeu Becca!

Depois procurei um vídeo dessas pessoas que viajam de carro de quem falei anteriormente e aproveitei que estava em Paris, para pegar uma carona e passear pela França com a Sabrina Bull (@sabrinabull) e Fabi Santina (@fabisantina).

Na estrada com elas vi vários castelos franceses, um campo de girassóis e paisagens maravilhosas. Muito legal viajar com a Sabrina também.

Dá para assistir vídeos no Youtube de viagem
Dá para assistir vídeos no Youtube de viagem

Viajar sem sair de casa pelo Google Earth

O aplicativo do Google Earth está cada vez melhor, vocês sabiam? Em 2007, o Thiago já havia feito um artigo sobre o Google Earth e desde então o aplicativo evoluiu muito! Vocês podem visitar as muralhas da China em questão de segundos!

“Com o Google Earth você pode ir ao deserto ou nos Vales Nevados, pode ver as Pirâmides, pode conhecer a Torre Eiffel ou “caminhar” pelas ruas do país que quiser! Uma experiência e tanto!”

E claro, vamos ver Paris pelo Google Earth mantendo a nossa proposta de visitar a capital francesa de maneira totalmente on-line!

Se estiver no celular, é necessário baixar o aplicativo. Pelo computador basta entrar no site https://earth.google.com/web/ e pronto, aparece o globo terrestre, para você clicar em qualquer parte dele para aproximar a imagem, ou na busca para digitar um lugar específico. Esta será nossa opção:

Vista de Paris do Google Earth
Vista de Paris do Google Earth

Logo abaixo do quadro que fala sobre a cidade, tem a opção dos pontos de interesse em Paris, e você poderá clicar para obter maiores informações sobre eles e também para vê-los pelo Google Earth.

Outra opção é “adicionar ao projeto” onde você pode criar seu próprio mapa de viagem com lugares que deseja visitar.

Decidi pela aproximação por meio do zoom, para ver a cidade cada vez mais de perto, logo apareceram os nomes dos pontos turísticos de Paris: Torre Eiffel, Catedral de Notre Dame, Arco do Triunfo, Jardins de Luxemburgo e muito mais.

Pontos turísticos de Paris pelo Google Earth
Pontos turísticos de Paris pelo Google Earth

Como gostei muito dos Jardins de Luxemburgo no vídeo da Becca Pires, resolvi visitar “pessoalmente”.

Sabe o bonequinho que está no canto inferior direito da tela? O nome dele é Pegman, você poderá arrastá-lo até o lugar desejado e soltá-lo, assim terá a visão daquele local a partir da rua “Street View”.

Então, vamos colocar o Pegman no Jardim de Luxemburgo para ver como será:

E aí estamos nós, passeando pelos Jardins de Luxemburgo em Paris!!!!

É fantástico, basta “arrastar” e você vai caminhando. Agora vou aproveitar e dar uma voltinha pelas ruas. Mas chega de spoiller, corre no Google Earth e descubra você também os encantos dos diversos lugares do mundo passeando com o Pegman.

Agora eu vou daqui para o Louvre!

Jardim de Luxemburgo pelo Google Earth
Jardim de Luxemburgo pelo Google Earth

Fazer um tour virtual nos museus do mundo

Essa foi nova para mim. Você sabia que pode visitar o Museu do Louvre virtualmente? Pois é, mas não é o único.

Segue para você uma listinha de museus para visitar em diversos lugares do mundo sem sair de casa:

  • Museu do Louvre (Paris – França)
  • Museu do Vaticano (Vaticano)
  • Museu Arqueológico Internacional de Atenas (Grécia)
  • Metropolitan Museum of Art (Nova York – EUA)
  • Museu Hermitage (São Petesburgo – Rússia)
  • Museu de Belas Artes de Boston (Boston – EUA)
  • Galeria Nacional de Arte (Washington – EUA)
  • Museu Britânico (Londres – Inglaterra)
  • Museu Oscar Niemeyer (Curitiba – PR – Brasil)
  • Museu da Imagem e do Som (São Paulo – SP – Brasil)
  • Museu Casa de Portinari (Brodowski – SP – Brasil)
  • Museu de Arte Computacional (Prattsville – NY – EUA)

Com tantas opções interessantes, dá para viajar muito! E com o Google Art Project você pode ter ainda, uma visualização das peças individuais, de forma mais detalhada e com descrições úteis.

“É como uma visita mediada, com muito aprendizado!”

Claro, como meu destino escolhido foi Paris, vamos então visitar o Louvre!

Na página do Tour Virtual, primeiro você deve escolher a coleção que deseja visitar (é importante lembrar que você precisa ter o plugin do Flash para visualizar, caso não tenha o próprio site vai te direcionar para baixá-lo).

Escolhi a Exposição Egípcia. O tour é através de imagens 3D e como estou no computador, tenho o controle do passeio pelas setinhas do teclado, veja abaixo a entrada da exposição.

Depois da visita on-line, você vai ficar com muita vontade de conhecer ao vivo. E quando o coronavírus passar, vai poder comprar ingressos online com desconto e fura filas por esse site.

Tour virtual pelo Louvre com dicas e informações das obras
Tour virtual pelo Louvre com dicas e informações das obras

Viajar sem sair de casa com filmes e documentários

Não é novidade que através de documentários podemos conhecer a história, a cultura, a arquitetura e muito mais sobre os países.

Fica a dica aqui, que a própria Netflix tem diversos documentários de viagens, e também existem outros tipos de documentários que podem nos ajudar a entender o mundo, tudo isso com acesso fácil em serviços de streaming.

Sem contar os filmes que se passam nos mais diversos países e culturas hoje disponíveis com incrível facilidade.

Deixo algumas dicas de filmes que vi, eles mostram países diversos e de várias perspectivas, assim como filmes históricos e intensos, tem também romance e comédia nessa lista:

  • Antes do Amanhecer (Paris – claro, seguindo o roteiro escolhido, é uma ótima sugestão de filme para ver Paris, já que os personagens caminham quase o filme todo pelas ruas da cidade luz)
  • Invictus (África do Sul)
  • Dançarino do Deserto (Iraque)
  • Como estrelas na Terra (Índia)
  • Falando Grego (Grécia – com direito a Guia turístico)

E se quiser viajar o mundo com as crianças, também existem diversas opções de filmes e desenhos, mas recomendo especialmente o novo “Carmen Sandiego” uma produção da Netflix.

Você viaja o mundo e ainda aprende curiosidades sobre cada país visitado no desenho. Maratonei com a minha sobrinha e gostei muito de viajar sem sair de casa através dessa série!

Os filmes mostram muito das cidades
Os filmes mostram muito das cidades

Bônus: Viajar sem sair de casa nos livros

Fato! Os livros nos transportam para os mais diferentes lugares, nesses ou em “outros mundos”, multiversos e realidades alternativas.

Viajamos não só por lugares diferentes, mas também através do tempo, imergimos em culturas, enxergamos através da cosmovisão dos nossos personagens favoritos.

“Sem dúvida uma forma desconectada incrível de viajar!”

Seguindo minha ideia de viajar para Paris, você pode visitar Paris através do livro da Jojo Moyes “Paris Para Um” que é um conto muito legal, ou com o romance “Aconteceu em Paris” da Molly Hopkins.

A Série “Outlander” também te leva a Paris, mas em outro tempo! Aliás, esta é uma das séries de livros em que podemos conhecer muitos lugares, em várias épocas!

Outros mundos e terras fictícias:

Outros países:

  • Eu sou Malala (Malala Yousafzai) – Paquistão
  • Longo Caminho Para a Liberdade (Nelson Mandela) – África do Sul
  • As aventuras de PI (Yann Martel) – Índia
  • Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie) – A caminho da Iugoslávia
  • O diário de Annie Frank (Annie Frank) – Países Baixos

Essas são apenas algumas das minhas dicas para viajar sem sair de casa através dos livros. Convido vocês a compartilhar com a gente qual foi seu último livro e para onde ele te transportou? Assim podemos viajar juntos.

Viajar através de livros também é uma alternativa
Viajar através de livros também é uma alternativa

Concluindo

Criatividade é tudo em tempos de crise, como essa do coronavírus, e por falar em filmes e livros, temos diversos exemplos de histórias onde a imaginação transformou tudo.

Como naquele filme vencedor do Oscar “A Vida é Bela”, tudo é uma questão de perspectiva, a forma como o pai conduziu tudo para seu filho fez toda a diferença.

Assim foi também naquele filme com Will Smith “A procura da Felicidade”, ele protegeu seu filho do pânico e do trauma de toda aquela situação.

Nossa principal dica é: encontre meios de passar pela quarentena do coronavírus de forma leve, especialmente se você é responsável por outras pessoas.

Ajude-as a passar por isso da melhor forma possível, tomem os devidos cuidados e depois, viajem juntos, vejam coisas novas, aprendam algo pela internet, montem um quebra-cabeças gigante, joguem aqueles jogos que estão guardados no armário, conversem!!!

Que nossas memórias dessa quarentena possam ser boas memórias, e isso só depende de nossas escolhas! Você tem outras dicas para viajar sem sair de casa? Deixe nos comentários!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *