BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Como viajar para o exterior com o coronavírus?

Infelizmente estamos vivendo uma nova epidemia mundial com casos e mortes confirmadas do coronavírus. Já são 750 mil casos confirmados da doença em praticamente todos os países, com mais de 36 mil mortes registradas.

Os primeiros casos aconteceram na China e desde então se espalhou mundo afora. Mas o que fazer nesse caso? Principalmente se você tem viagem marcada para fora do país?

Nesse artigo trouxemos informações sobre o vírus, os países que tem casos confirmados, os países onde tem mortes registradas e o que fazer caso você tenha viagem marcada.

O que é o coronavírus?

Segundo o Ministério da Saúde, o coronavírus já havia sido identificado em meados da década de 1960, sendo que ele é um novo vírus que surgiu a partir de uma variação do vírus identificado na época.

O novo vírus foi batizado pela OMS como COVID-19 e ainda não está claro como ocorreu a mutação para chegar no estágio atual.

A desconfiança é que o vírus foi passado de animais para humanos, com suspeita entre animais marinhos, cobras ou morcegos.

Quais os sintomas do coronavírus?

Os sintomas do coronavírus lembram muito os de uma infecção respiratória comum, como tosse, febre e coriza.

Também são registrados problemas para respirar e falta de ar, chegando ao estágio mais grave de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

Fato é que o vírus é altamente contagioso, sendo que a taxa de transmissão para humanos é de duas a três pessoas para cada paciente infectado.

O contágio acontece principalmente pelo ar quando a pessoa contaminada pelo coronavírus tosse ou espirra espalhando o vírus.

Existe vacina para o coronavírus?

Até a publicação desse artigo, não existe vacina conhecida para o coronavírus. Apenas existem recomendações de prevenção que são elas:

  • Lavar as mãos com água e sabão
  • Cobrir a boca e o nariz ao espirrar
  • Cozinhar bem carnes e ovos

Para ajudar na prevenção, você pode utilizar o uso de máscaras quando estiver no meio de multidões e aeroportos, principalmente nos países onde tem casos confirmados, porém a máscara não é certeza de prevenção.

Cientistas de vários países, a partir da Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI), estão estudando o vírus para encontrar uma vacina para o coronavírus, sendo que existe previsão para testes para os próximos 3 meses.

Existe remédio para o coronavírus?

Os tratamentos mais comuns apenas amenizam os sintomas, mas não resolvem os casos positivos de forma concreta, é o próprio corpo que precisa criar sua imunidade, o que aumenta o risco de levar os pacientes mais debilitados ao óbito.

O bom é que existem casos confirmados de pessoas que se curaram do coronavírus, ou seja, o corpo conseguiu criar anticorpos suficientes para vencer o vírus.

A partir desses casos, é que os cientistas estão estudando possíveis remédios para combater o vírus, principalmente em casos de pneumonia.

Estudo sobre a vacina do coronavírus
Estudo sobre a vacina do coronavírus

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais são os grupos de risco?

Os grupos de risco do coronavírus são os mesmos das doenças respiratórias mais comuns, como pessoas a partir dos 60 anos, crianças e pessoas que estão mais desabilitadas.

A idade média das vítimas tem 75 anos de idade e na maioria dos casos foram do sexo masculino. A primeira morte do coronavírus aconteceu com um homem de 61 anos.

“A maioria dos sobreviventes tem até 49 anos com estado de saúde estável.”

Onde tiveram casos e mortes confirmadas?

A cidade de Wuhan, na China, é onde foi a origem do surto. Desde então, várias cidades próximas e vizinhas começaram a apresentar casos da doença até se espalhar pelo mundo todo.

Desde então esse artigo já foi atualizado 5 vezes, sempre trazendo os números atualizados e, se antes a situação estava acontecendo principalmente na China, Itália, Irã e Coreia do Sul, hoje ela virou uma pandemia mundial, conforme anunciado pela OMS.

Nesse momento são 750 mil casos confirmados e 36 mil mortes. Já não existe mais países seguros sem o coronavírus, incluindo o Brasil, que possui mais de 4 mil casos confirmados e 136 mortes registradas.

No site alimentado da OMS é alimentado um reporte diário dos casos e mortes do coronavírus, sendo que os maiores volumes de óbitos confirmados por continente são os seguintes:

  • 26,6 mil mortes na região da Europa
  • 3,6 mil mortes na região Oeste do Pacífico
  • 2,9 mil mortes na região leste do Mediterrâneo
  • 2,8 mil mortes nas Américas
  • 166 mortes na região Sudeste da Ásia
  • 77 mortes na região da África
Mapa com os países com casos registrados do coronavírus (Fonte: OMS)
Mapa com os países com casos registrados do coronavírus (Fonte: OMS)

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Tenho viagem programada, e agora?

É triste saber que depois de muito tempo planejando e organizando uma viagem, você venha se deparar com uma epidemia mundial.

Casos semelhantes já aconteceram no passado, em surtos como do SARS em 2003, do H1N1 em 2009 e mais recentemente do Zika em 2016, que afetou principalmente o Brasil.

Graças a Deus, em todos eles, até agora, a humanidade conseguiu combater ou criar formas de prevenção das doenças, ou manter elas de certa forma controladas.

“Nossa recomendação é evitar qualquer viagem nesse período, principalmente viagens para locais onde existem os maiores casos confirmados de mortes por causa da doença, afinal é lá onde estão os casos mais graves.”

Se você tem viagem marcada para esses destinos, a recomendação é remarcar a viagem, ou pelo menos aguardar comunicados de órgãos do turismo local, cias aéreas ou cias de cruzeiros marítimos se pronunciarem sobre o caso.

Os aeroportos são hubs de conexão para vários destinos do mundo, portanto é normal encontrar pessoas de todos os países, aumentando a chance de proliferação da doença. Nesses locais, é recomendado o uso de máscaras.

Decisão pela viagem

A escolha pela viagem é muito pessoal, já que você pode estar fora do grupo de risco ou viajar para locais próximos, mas que não tiveram casos da doença confirmadas.

Existem pessoas mais propensas ao risco ou que tem muito a perder financeiramente porque a viagem não tem reembolso.

O mínimo recomendado nesse caso é a contratação de um bom seguro de viagem que cobre o coronavírus. Logo abaixo trouxemos mais informações sobre o assunto.

Também procure fortalecer o organismo aumentando sua imunidade antes da viagem a partir da prática de exercícios, boa alimentação, respeitando as horas de sono e muita hidratação.

Prevenção contra o coronavírus em viagem
Prevenção contra o coronavírus em viagem

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Orientações para viajar com o coronavírus

Abaixo estão resumidas as principais dicas e orientações para viajar com o coronavírus:

  1. Avaliar se você faz parte do grupo de risco
  2. Avaliar as regiões dos países com mais casos ou mortes confirmadas da doença
  3. Se possível, avaliar o cancelamento de viagens para esses destinos
  4. Caso não seja possível, acompanhar notícias das autoridades locais e cias aéreas
  5. Viajar com máscaras nos aeroportos
  6. Contratar um seguro de viagem que cubra o coronavírus
  7. Aumentar a imunidade do corpo com exercício, alimentação e bom sono

Também sempre acompanhe as orientações mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde no Brasil.

Existe seguro de viagem para o coronavírus?

Aqui no blog, somos parceiros da Seguros Promo e acompanhamos atentamente quais são as empresas e seguradoras que oferecem cobertura para o coronavírus.

Até agora, todas as seguradoras se manifestaram que cobrem o atendimento médico e hospitalar para quem ficar doente por COVID-19. Mais informações você pode consultar nesse artigo.

Porém em todas elas, caso o coronavírus seja confirmado, não há cobertura de outros serviços essenciais do seguros de viagem, já que epidemias e pandemias são tratadas como riscos excluídos.

Na caixa de pesquisa abaixo, você pode pesquisar os seguros de viagem existentes e conhecer os princípios de cobertura do atendimento emergencial até a detecção se o caso é de coronavírus ou não.

Lembre-se que além da cobertura em caso de doenças, o seguro de viagem vem para ajudar em caso de cancelamento ou suspensão de voos, assim como naquela loucura caso aconteça a perda de malas em aeroportos lotados.

Conclusão

Como você viu no decorrer do artigo, o coronavírus é uma epidemia perigosa e que vem se alastrando muito rapidamente entre os vários países, e com grande risco de morte para quem faz parte do grupo de risco.

Trouxemos várias informações para você conhecer mais sobre o vírus e saber o que fazer caso você tenha viagem marcada para o exterior, com 7 orientações principais.

Vamos torcer para que essa epidemia mundial passe o mais rápido possível que possamos voltar a viajar com mais tranquilidade e saúde.

Também gostaria da sua opinião sobre o assunto. Qual seu fator de risco para a doença? Você tem viagem marcada para o exterior? Deixe abaixo seu comentário!

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI!

  • Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem em resorts e hotéis de tirar o fôlego.
  • Para encontrar a passagem aérea com o menor preço do mercado, não deixe de consultar o site da MaxMilhas que consulta os preços em várias companhias aéreas!
  • Reserve diárias de hotel no mundo inteiro de maneira prática e segura no Booking.com, com opção de cancelamento grátis e sem precisar pagar antecipadamente!
  • Precisa de aluguel de carro? Na RentCars o pagamento é feito em reais, sem cobrança de IOF parcelado sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
  • E não esqueça do seguro viagem. Na Seguros Promo você usa o cupom VIDADETURISTA5 e ganha desconto de 5% na compra.
  • Para os passeios, ingressos para tours, shows e entradas em museus você pode contar com a Get Your Guide em vários lugares do mundo.
  • Com o cupom VIDADETURISTA da América Chip você ganha 5% de desconto na compra de um chip internacional para viajar conectado o tempo todo.

Ao fazer uma compra com um parceiro através do blog recebemos uma pequena comissão. Ninguém paga a mais por isso e de quebra ajuda o blog a trazer sempre artigos e novidades atualizadas. Obrigado! =)

Avatar
Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat