BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para snorkel no Brasil

Olá pessoal, neste artigo vamos continuar trazendo dicas dos melhores lugares para praticar atividades outdoor, sendo que hoje vamos falar sobre os melhores lugares para snorkel no Brasil.

Além dos lugares, vamos falar sobre os benefícios que a atividade do snorkel traz, os tipos de mergulho de snorkel que existem e dicas de segurança.

Essa prática é ideal para quem é iniciante no mergulho, então descubra o que levar em consideração na hora de escolher um lugar para mergulhar snorkel e todos os cuidados necessários que são precisos para planejar a sua viagem.

Separamos destinos bem avaliados para que você se organize muito bem rumo a prática do mergulho de snorkel, portanto leia até o fim!

Por que fazer mergulho de snorkel?

O snorkel funciona como uma diversão supersegura de mergulho e mais barata comparado aos outros tipos de atividade mergulhando.

Você consegue nadar com tranquilidade e relaxar, diminuindo o estresse enquanto treina e desenvolvendo a sua respiração, já que é preciso inspirar e respirar mantendo o controle do seu sistema respiratório.

O mergulho também é um excelente exercício físico. Os benefícios da atividade vão além do que se pode imaginar, trabalhando toda a musculatura do seu corpo por causa da resistência da água e aumentando a sua força.

Sem contar nas lindas fotos de recordação que ficam naqueles lugares paradisíacos e da vida marinha no fundo do mar, principalmente se você possui uma câmera ou smartphone que bate fotos embaixo d’água.

Aproveite para conhecer lugares incríveis e reforçar a sua resistência física, além de ter todas essas outras vantagens ao mesmo tempo que promove a interação com diversas vidas marinhas.

Quais os benefícios do snorkel?
Quais os benefícios do snorkel?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Como funciona o mergulho de snorkel?

O snorkel é um tubo colocado na boca do mergulhador que está acoplado à máscara de mergulho. Esse tubo fica fora d´água e ajuda na respiração.

Snorkeling é o nome da prática esportiva de mergulho livre, em que o praticante fica submerso em águas rasas e respira com a ajuda do snorkel.

Até pode ser feito mergulho mais afundo fazendo apneia e utilizando do ar do tubo para aguentar mais tempo embaixo d’água, porém é uma técnica que vai sendo adquirida com o tempo.

Para completar a utilização de equipamentos de mergulho, alguns usam além da máscara de mergulho e do snorkel, um pé de pato para praticar nas águas não tão rasas.

O que levar em consideração na hora de escolher um lugar para a prática?

A prática de snorkeling pode ser feita em diversas cidades do Brasil, principalmente praias, mas também em lagos ou rios e pode ser praticada sozinha ou com a contratação de uma escola de mergulho para curtir enquanto viaja, sem precisar de grandes preparos antes da atividade.

Entre as principais dicas sobre o que levar em consideração para escolha de um lugar, podemos trazer:

  • Periculosidade do lugar
  • Visibilidade da água
  • Distância até a cidade
  • Escolas de mergulho

Quanto à periculosidade do lugar, importante analisar se é um local que tem grandes correntezas nos rios ou mares, ondas que quebram muito forte, profundidade do lugar, entre outros.

Quanto à visibilidade da água, vale considerar que quanto mais visibilidade a água tiver, melhor será aproveitado o passeio. Existem pontos do mar com maior visibilidade, assim como rios com grande concentração de calcário.

A visibilidade da água muitas vezes é impactada se em dias anteriores choveu muito, levando água suja para dentro das bacias de mergulho. Portanto não fique triste se na sua viagem acontecer isso.

Quanto à distância até a cidade, é um ponto importante para caso venha a acontecer algum acidente e ter o tempo necessário para chegar a hospitais ou ser socorrido.

A distância também é relevante para não ter uma viagem tão cansativa após um dia de mergulho, aproveitando muito mais a viagem nos dias seguintes.

Já sobre as escolas de mergulho, é para o caso de você ter o apoio e amparo de uma empresa especializada que vai dar todas as instruções necessárias, assim como fornecer o equipamento necessário. Não é obrigatório, mas pode fazer a diferença.

São detalhes importantes tanto para iniciantes quanto para mergulhadores profissionais antes de escolher a atividade no melhor lugar com instrutores capacitados.

Melhores lugares para snorkel no Brasil
Melhores lugares para snorkel no Brasil
Cupom desconto viagem

9 lugares para praticar mergulho de snorkel no Brasil

Quem mergulha entra em contato de forma fácil com momentos mágicos e com tudo programado perfeitamente para curtir a vida aquática. Por isso, fizemos uma lista de 9 locais fascinantes para viajar e praticar o snorkeling com segurança.

Escolha o lugar dentre os que separamos abaixo para mergulhar/fazer flutuação no Oceano Atlântico ou nos melhores rios, lagos e lagoas do Brasil. Ainda há águas cristalinas, cachoeiras e bacias hidrográficas para você se surpreender no país.

Snorkel em Bonito (MS)

Esse é um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil. A região do município de Bonito oferece o maior destino para mergulho fluvial, estando bastante preservada e atraindo milhares de turistas ao longo de décadas.

As grutas, rios e formações rochosas criam uma experiência incrível para curtir a flutuação. O Rio Sucuri é um desses pontos onde é possível fazer esse passeio. A empresa Nascente Azul é uma das que oferece esse serviço de turismo em Bonito seguindo os protocolos de segurança.

Logo, o passeio pode começar por uma trilha rumo ao Rio Nascente Azul, que tem águas inacreditavelmente cristalinas e azuis.

O Aeroporto de Campo Grande está a cerca de 7 km do centro da capital sul-​mato-grossense e Bonito está a pouco mais de 300 km de Campo Grande.

Há muitos hotéis e pousadas incríveis e com boa avaliação em Bonito, como a CLH Suites Bonito Centro e a Pousada Cambará. Para chegar à cidade saindo de carro de Campo Grande, lembre-se que são pelo menos três horas e meia de viagem em estradas de pistas simples e com pouco movimento normalmente.

Não é recomendável viajar de carro durante a noite, então se você for pernoitar em Campo Grande, fique em hotéis como Mohave e Bristol Exceler Plaza.

Snorkel em Fernando de Noronha (PE)

Há praias no arquipélago de Fernando de Noronha para fazer o mergulho de snorkel, local considerado por muitos mergulhadores uma referência e um point para avistar a flora marinha.

O snorkeling é uma atividade comum nas praias imperdíveis de Atalaia, Sueste, Baía do Sancho e Baía dos Porcos. Um dos destinos mais bonitos e procurados para a prática são as piscinas naturais do arquipélago.

A empresa Noronha Diver oferece essa atração nas águas cristalinas com uma equipe super profissional para mergulhar com ou sem snorkel.

Veja os peixes, plantas e crustáceos desse arquipélago brasileiro pessoalmente.

O Arquipélago de Noronha está a 545 km de Recife e a 360km de Natal e é composto por 21 ilhas no estado de Pernambuco.

Só é possível chegar de avião ou embarcação nesse destino, mas normalmente os turistas chegam de avião. Existem voos diretos para Noronha e levam cerca de uma hora. Fernando de Noronha é pequeno, mas há várias opções de pousadas, entre elas a Raízes de Noronha e a Pousada Atalaia.

Então, considere o quanto você está disposto a gastar pelo conforto, além de verificar a localização ideal. Os valores das pousadas variam ao longo do ano.

Snorkel em Paraty (RJ)

Outro lugar com águas cristalinas para mergulho e bem tranquilas é Paraty. Os arredores da Ilha dos Cocos são ideais para o mergulho livre, mas a cidade tem diversos pontos para a atividade esportiva.

Se você pretende praticar snorkeling, essa região é super procurada. Por isso, ela é considerada a capital do mergulho brasileiro. Confira os cardumes coloridos mesmo sendo novato no esporte com empresas como a Gil Divers e LP Turismo.

É possível ficar cercado por peixes praticando o mergulho com snorkel em Ilha Comprida, por exemplo. Inclusive, essa ilha é uma das preferidas pelas escolas de mergulho.

Paraty não possui aeroporto próprio, mas você pode partir de carro do Rio de Janeiro pelo aeroporto Santos Dumont (250 km) ou Galeão (240 km). A estrada para seguir rumo a cidade é a Rio-Santos e a viagem dura aproximadamente quatro horas.

Você passa pelas cidades de Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis até chegar a Paraty. Hotéis, pousadas e camping para se hospedar é o que não faltam pelas praias de Paraty, como a Pousada Águas de Paraty e a Pousada Aconchego.

Dica: além do Centro Histórico de Paraty, a região mais recomendada para se hospedar na cidade é entre a Praia do Pontal e a Praia do Jabaquara.

Snorkel em Caravelas (BA)

Caravelas na Bahia é o ponto onde fica o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.

Para os adeptos do mergulho de snorkel (mergulho livre), mergulhe no Recife das Areias, um mundo aquático repleto de piscinas naturais e de cores por causa dos peixes coloridos, com a presença de tartarugas também.

Tendo apenas máscara, snorkel e nadadeiras é possível observar esse visual paisagístico em comunhão com a natureza contratando a empresa Pataxó Turismo, por exemplo.

Você pode fazer trilhas ecológicas na Ilha Siriba antes de mergulhar e, entre os meses de julho a novembro, a surpresa fica a cargo de aparições de baleias jubarte.

O aeroporto de Porto Seguro fica a 250 km de onde saem as embarcações para Abrolhos, próximo a Caravelas. Para chegar de carro, acesse a BR-101 e, vindo do Norte, entre em Itamaraju e siga pela BA-489 e BA-001.

Vindo do Sul, entre em Teixeira de Freitas e siga pela BA-290. É recomendável que o viajante alugue um transfer que leva pouco mais de uma hora a partir de Teixeira para chegar em Caravelas, para depois encarar quatro horas de navegação até o arquipélago.

Alguns dos hotéis disponíveis em Caravelas são o Hotel Marina Porto Abrolhos e o Hotel Abrolhos.

Snorkel em Maragogi (AL)

O litoral do estado de Alagoas é um paraíso, principalmente Maragogi, o destino do Nordeste com as Galés de Maragogi que são piscinas naturais formadas por arrecifes de corais de beleza única.

A região sul tem praias não muito conhecidas como Praia do Gunga e Barra de São Miguel. Mas as Galés de Maragogi possuem águas calmas e cristalinas, mais ao norte do estado e que estão a 6 km da costa.

Ou seja, essas piscinas naturais com cor incrível permitem o passeio praticando o mergulho de snorkel, mais comum que o mergulho com cilindro nesta região. Não é à toa que o apelido de Alagoas é Caribe brasileiro.

Veja os peixes coloridos bem de perto facilmente e nade com eles, principalmente quando a maré estiver baixa. A Agência Maragogi é uma das opções que oferece o passeio com snorkel para apreciar o visual incrível, custando R$ 100 por adulto.

Você também pode curtir um passeio de buggy pelas dunas. Para chegar a Maragogi, conte com o Aeroporto Zumbi dos Palmares (Maceió) ou com o Aeroporto do Recife/Guararapes (o mais recomendado e com tarifas melhores).

Entre Recife e Maragogi, o trajeto para quem vai de carro costuma ser feito pela PE-060. A estrada tem boas condições e alguns trechos duplicados. Já entre Maceió e Maragogi, a viagem pode ser feita pelas AL-105 e AL-101.

Portanto, saindo de Maceió, passe por cidades como Paripueira, Pedro Calvo e Japaratinga. As estradas não são bem sinalizadas e há falhas na pista, logo cuidado ao dirigir no local.

Opções de boas hospedagens em Maragogi não faltam, com camping, pousadas, hotéis e até grandes resorts. Algumas delas são a Praia Dourada e a Pousada Paraíso Maragogi.

Snorkel em Porto de Galinhas (PE)

O conjunto de recifes é a grande atração de Porto de Galinhas onde é possível fazer o mergulho de snorkel e com cilindro na região.

Os passeios de jangada saem rumo às piscinas naturais, onde você pode fazer o mergulho livre. A empresa de mergulho Aicá Diving oferece a atividade para iniciantes, assim como a Deep Dive Adventures também oferece o mergulho livre.

Porto de Galinhas está a cerca de 60 km do Recife e do Aeroporto de Guararapes e não é difícil chegar na região.

Saindo do norte do estado, do Aeroporto do Recife ou de Recife, o principal acesso é pela BR-101. Pegue a PE-060 até Ipojuca. A partir de Ipojuca, pegue a PE-038 até Nossa Senhora do Ó.

Você passará pela praia de Muro Alto e Cupe até chegar ao centro de Porto de Galinhas. O lugar tem muitas opções de hospedagem, seja resort ou pousada.

Para quem vai curtir as atividades da região, o ideal é ficar em pousadas como a Pousada Bella Maré e a Beira Mar Porto de Galinhas Hotel.

Snorkel em Morro de São Paulo (BA)

A laje do Forte (Primeira Praia) e os recifes da Segunda, Terceira e Quarta praias são pontos para fazer o mergulho de snorkel e máscara em Morro de São Paulo na Bahia.

Morro de São Paulo tem mergulhos para iniciantes e cursos de todos os níveis, com aluguel de equipamentos. A atividade esportiva depende das condições climáticas e da maré e a melhor época é entre novembro até abril.

A CIA do Mergulho realiza esses passeios na Primeira Praia, com diversos cursos, variando em níveis. A Terceira Praia também é uma boa opção por suas águas paradas e por estar no caminho até a Ilha do Caitá, onde os seus arredores são ótimos para o mergulho livre de snorkel.

É possível encontrar até moreias marrons e amarelas pela Terceira Praia, além de uma grande diversidade de peixes coloridos e estrelas do mar.

Morro de São Paulo fica numa ilha a 60 km da capital baiana. Saindo de Salvador, por se tratar de uma ilha, escolha entre catamarãs e as lanchas que saem do Terminal Marítimo Turístico.

O Terminal Marítimo fica em frente ao Mercado Modelo de Salvador. Morro de São Paulo tem muitas opções de hospedagem entre pousadas e hotéis, sendo que as dicas ficam com a Pousada Patuá do Morro e a Pousada Minha Louca Paixão.

Caso queira um maior movimento e ficar próximo aos lugares que tenham as atividades de mergulho, fique na primeira, segunda ou terceira praias.

Snorkel em Jalapão (TO)

O estado de Tocantins tem o Jalapão como seu destino turístico. O Parque Estadual do Jalapão fica no leste do estado e é uma unidade de conservação com mais de 34 mil km quadrados.

O lugar é lindo e se destaca pelas chapadas e seus fervedouros com águas abundantes. Jalapão também tem serras com clima de savana e é um inspirador ponto, a região conta até com dunas alaranjadas.

Portanto, mergulhar no parque é bem intenso para os apaixonados pelo ecoturismo e rende aventuras incríveis. A empresa Jalapão Titans oferece diversos roteiros passando pelos pontos principais de Jalapão.

A Cachoeira da Velha é a maior e a da Formiga oferece banhos nas águas verdes, cristalinas e quentes. Aproveite também o Rio Novo, um dos últimos rios de água potável do mundo.

Para chegar no Jalapão, a 300 km da capital Palmas, chegue no Aeroporto de Palmas. Ele recebe voos de São Paulo, Brasília e Goiânia.

Pela via terrestre, tomem o cuidado de alugar um veículo com tração nas quatro rodas, porque o asfalto só vai até a Ponte Alta de Tocantins. Ou seja, as estradas de Jalapão são de terra ou areia.

Caso vá com um guia particular ou transfer, não se preocupe com isso, porque as empresas estão preparadas para esses perrengues. Portanto, curta o mergulho livre no Jalapão, uma experiência diferente comparada a qualquer outro lugar do país.

São praias fluviais, grutas e cânions que nem parecem reais e, com o snorkel, a observação é ainda mais incrível.

A região do Jalapão é composta por oito municípios, mas as principais cidades bases são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins. Não espere ficar hospedado em grandes hotéis, mas sim em pousadas muitas delas mais simples. Entre as dicas estão a Pousada Aconchego e a Pousada Rio Novo Jalapão.

Snorkel na Ilha do Arvoredo (SC)

A Ilha do Arvoredo fica em um conjunto de ilhas localizadas em Santa Catarina. É o melhor ponto de mergulho do Sul do Brasil, inclusive o mergulho de snorkel.

Ou seja, é um passeio obrigatório visitar o Arquipélago do Arvoredo e buscar o contato direto com a vida marinha neste local. Ele fica entre os municípios de Bombinhas e Governador Celso Ramos.

Você pode escolher ter um mergulho de batismo com cilindro ou pular na água e praticar snorkeling, porque a água nos arredores das ilhas é perfeita para a prática.

Como a água é verde e cristalina, é fácil visualizar e explorar o mar nesta região. A temperatura e as correntes atraem diversas espécies de animais marinhos.

Portanto, programe o seu passeio de barco com mergulho na Ilha do Arvoredo, seja com cilindro ou snorkel. Com sorte, até tartarugas você conseguirá avistar, mesmo praticando snorkeling.

A saída é realizada na praia de Jurerê ou Canasvieiras, ao norte da ilha. A empresa Água Viva Mergulho oferece a atividade. Para chegar à Ilha do Arvoredo de carro, pegue a rodovia BR-101 no viaduto para Porto Belo (SC-412).

A distância até Florianópolis é de 65 km e o aeroporto mais próximo encontra-se na capital catarinense, é o Aeroporto dos Navegantes.

A melhor época para essa visita é no verão e você pode ficar hospedado perto da Ilha do Arvoredo, em Bombinhas, alugando uma casa para temporada no município ou então em hotéis e pousadas como a Pousada Castellamare e a Ilha da Galé Tourist Hotel.

O mergulho do tipo snorkel é um dos mais legais para os turistas
O mergulho do tipo snorkel é um dos mais legais para os turistas

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Cuidados necessários

Agora vamos ver os cuidados necessários antes de uma viagem para a prática do mergulho de snorkel.

Seguro de viagem

A contratação de um seguro viagem online contemplando itens para atividades esportivas torna a experiência de viagem muito mais tranquila.

Na verdade, você contrata um plano que cobre acidentes em esportes, muito simples de ser adquirido e extremamente importante para o seu planejamento.

Os riscos durante a prática existem, mesmo que sejam pequenos. Então, o seguro permite que o turismo de aventura para qualquer destino brasileiro cubra as necessidades no caso de um imprevisto.

Você pode acioná-lo a qualquer momento da viagem e ele oferece diversas proteções além dessa voltada para o esporte de aventura. Saiba mais no site Seguros Promo, um dos especialistas no assunto e que recomendamos.

Condicionamento físico

Para deixar o seu mergulho livre mais seguro, preste atenção no seu condicionamento físico antes de interagir com a natureza dessa forma.

Isso porque mergulhar requer um condicionamento aeróbico para observar a flora e fauna subaquática, além de força e flexibilidade pela resistência grande da água.

Alimentação

Jamais mergulhe em jejum ou sob efeito de álcool. Antes de mergulhar, se alimente bem (com opções saudáveis) e esteja bem hidratado.

Esse é um dos itens mais importantes e fazer uma dieta antes da prática vai tornar a sua experiência muito melhor e mais segura.

Psicológico

Muitos se sentem inseguros em esportes aquáticos por causa do medo de água, por não saber nadar ou pela fobia embaixo d´água.

Portanto avalie o seu lado psicológico para o estresse e o medo não atrapalharem a sua experiência.

Equipamentos

Os equipamentos de mergulho utilizados são o próprio snorkel (tubo para respirar sob a água), a máscara e, se preciso for, nadadeiras também.

Quando fizer snorkel em períodos do ano mais frios, como na estação do inverno, é recomendável também o uso de roupas de neoprene para manter a temperatura do corpo.

Acompanhamento de instrutores

O acompanhamento de monitores para realizar um mergulho de snorkel ajuda a ter um passeio mais seguro.

O mergulho livre está presente em diversos destinos pelo Brasil e pelo mundo e o instrutor te guia pelo percurso para garantir a segurança durante o passeio, além de observar a preservação do ambiente natural.

Quando fizemos nossa viagem para Bonito, o instrutor acompanhava o passeio do início ao fim e trouxe a segurança necessária já que os rios cristalinos lá possuem algumas corredeiras e pontos de entrada e saída.

Treinamento necessário

O snorkeling é bem mais básico que os outros tipos de mergulho e não necessita de um curso, apenas de atenção no momento da prática.

Você só vai precisar ter o controle da respiração pela boca, equilíbrio na água e usar o snorkel frequentemente. Uma dica importante: para manter a preservação do ambiente, não se apoie para descansar em corais ou outros locais frágeis.

Conheça os equipamentos necessários para praticar sknorkel
Conheça os equipamentos necessários para praticar sknorkel
Grupo de desconto de viagem

Conclusão

Como você viu ao longo do artigo, trouxemos os melhores lugares para snorkel no Brasil, assim cuidados necessários para um ótimo aproveitamento de sua viagem e da prática do mergulho de snorkel no Brasil.

Aproveite com a sua família ou amigos a prática do mergulho de snorkel, curta destinos incríveis e o turismo de aventura da melhor forma e veja como chegar ao local da prática e qual o aeroporto mais próximo do lugar onde vai ficar hospedado.

A prática do mergulho necessita de todos os cuidados aqui descritos para conhecer belezas naturais debaixo d’água e aproveitar todos os seus benefícios para o corpo e para a mente.

Mergulhe de maneira consciente e curta lugares incríveis em meio à natureza. Destinos não faltam para o mergulho de snorkel em território brasileiro, como você pode observar.

Agora, continue lendo o nosso blog e descubra outras atividades que possibilitam conhecer belezas impressionantes.

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Melhores lugares para snorkel no Brasil
    • 07/09/2021 em 16:04
      Permalink

      Muito legal mesmo Julia. Já tive várias oportunidades de fazer mergulho com snorkel, seja em Cancun, em Bonito ou em Bombinhas e é maravilhoso ter esse contato com a natureza subaquática. Recomendo!

      Resposta
    • 28/09/2021 em 15:13
      Permalink

      Vc é dez.. Tiago..muito claro nas explicações, objetivo e didático…brigadu…

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat