BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Financiamento de viagens: guia completo

Olá pessoal, aqui é a Luma Holanda, do site da Foregon, escrevendo mais um artigo para o blog Vida de Turista, dessa vez para falar sobre o financiamento de viagens.

Viajar é uma ótima maneira de diminuir o estresse da rotina e ainda proporciona memórias inesquecíveis ao lado da sua família e amigos. No entanto, por falta dinheiro, realizar esse objetivo pode parecer impossível. Mas é por isso que existe o financiamento de viagens.

Com esse tipo de crédito ao seu lado, você tem a liberdade de viajar de maneira mais tranquila. Apesar de não ser uma modalidade que cobre todos os custos da viagem, o financiamento oferece várias vantagens que podem ser interessantes para esse momento de lazer que você deseja ter um dia.

Portanto, você vai conferir nesse artigo as principais informações que envolvem esse tipo de financiamento, suas características, os bancos que disponibilizam esse crédito, além de algumas dicas de viagem que são essenciais e muito mais.

O que é um financiamento de viagens?

O financiamento de viagens é uma linha de crédito que pode financiar uma parte do valor da sua viagem. Geralmente, ele oferece um prazo de pagamento de até 48 meses, dependendo de onde você vai solicitar essa solução financeira.

Sendo assim, esse financiamento parcial é capaz de cobrir os gastos mais básicos da sua viagem, como hospedagem, passeios turísticos e as passagens aéreas.

Já os outros gastos que também farão parte dessa experiência (alimentação e compras, por exemplo) não podem ser financiados com a ajuda dessa modalidade.

É aqui que entra a importância de contar com um bom planejamento financeiro. Isso porque, com o auxílio de uma planilha de gastos, você sabe exatamente quanto pode gastar ou não, e ainda tem a oportunidade de juntar uma renda extra com o corte de algumas despesas.

Guia completo para o financiamento de viagens
Guia completo para o financiamento de viagens

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Como funciona o financiamento de viagens?

Este financiamento garante ao cliente que ele possa realizar uma viagem sem a necessidade de pagar tudo à vista.

Então, quando você estiver com o seu pacote de viagens pronto, deve ir até um banco que oferece essa modalidade para conhecer as condições e tentar negociar o número de parcelas e o valor que deverá ser pago todo mês.

Além disso, na maioria dos casos, no financiamento de viagens o cliente pode fazer o primeiro pagamento dessa linha de crédito entre 15 a 90 dias após a contratação do serviço.

Lembre-se também que é importante manter uma organização rigorosa das suas finanças pessoais, tanto para não atrasar o pagamento das parcelas como para reservar um dinheiro que será útil para as suas compras na viagem, já que o financiamento não cobre esses gastos adicionais.

Lá no blog da Foregon inclusive temos um artigo que fala sobre a importância de quitar dívidas, principalmente as dívidas imobiliárias, para você ficar mais tranquilo antes de entrar em novos financiamentos.

Quais bancos oferecem financiamento de viagens?

A modalidade de financiamento de viagens pode ser encontrada em agências de viagem, instituições financeiras e também nos bancos.

Contudo, como ela não está disponível para ser solicitada em todos os bancos do Brasil, o ideal é fazer uma boa pesquisa com as opções que existem e comparar os prós e contras de cada uma delas.

Nessa sua pesquisa para encontrar a solução financeira, você pode avaliar alguns pontos que vão facilitar a sua escolha.

Dessa forma, é interessante prestar atenção se o banco está oferecendo taxas de juros acessíveis, garantia da segurança dos seus dados, agilidade na contratação do financiamento de viagens, dentre outros aspectos.

“Tudo isso vai possibilitar que você faça uma escolha consciente, levando em consideração o seu pacote de viagens e a sua atual condição financeira para solicitar o serviço.”

Sabendo disso, vale a pena avaliar os que os principais bancos tradicionais do país disponibilizam quando o assunto é financiamento de viagens:

Viajar reserva as mais lindas surpresas como nessa viagem para a Cappadocia
Viajar reserva as mais lindas surpresas como nessa viagem para a Cappadocia

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Todo banco aprova o financiamento de viagens?

Assim que você decidir qual é a melhor linha de crédito, pode seguir o passo a passo de contratação indicado pelo banco.

Com isso feito, a instituição responsável vai verificar se existe alguma restrição de crédito vinculada ao seu nome e que talvez possa impedir na contratação do financiamento de viagens.

Em outras palavras, ela vai avaliar diversos itens:

  • Análise dos dados cadastrais;
  • Análise de restrições;
  • Análise do perfil de crédito;
  • Análise do comprometimento da renda;
  • Análise dos documentos.

“Se você passar por todas essas etapas sem problemas, o financiamento parcial será aprovado e o dinheiro vai cair na conta bancária indicada por você.”

Fazer uma viagem a bordo de um veleiro é o sonho de muita gente
Fazer uma viagem a bordo de um veleiro é o sonho de muita gente

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Requisitos para solicitar um financiamento de viagens

O financiamento de viagens pode ser usado por qualquer pessoa que tenha mais de 18 anos. Em relação aos documentos que serão solicitados, eles poderão ser diferentes dependendo da agência de viagem, instituição financeira e banco.

No entanto, os documentos pessoais mais comuns que vão precisar ser enviados por você são:

  • Documento de identificação, como RG ou CNH;
  • Comprovante de residência que tenha sido emitido nos últimos 90 dias;
  • Comprovante de renda atualizado, dos últimos 90 dias. Pode ser extrato do banco, do benefício ou holerite, por exemplo.

>> Leia também: Dicas para planejar uma viagem internacional.

Como se planejar com um financiamento de viagens?

Embora o financiamento de viagens ser uma alternativa vantajosa para diminuir as despesas da viagem, você tem que se planejar com antecedência para garantir que os momentos de lazer ao lado de sua família e amigos não sejam prejudicados pela falta de organização e dinheiro.

Aliás, o pagamento em dia das parcelas desse financiamento é fundamental para não acumular mais dívidas. Então, antes de fazer as malas de viagem, busque deixar sua vida financeira em ordem com algumas dicas valiosas para tornar a viagem inesquecível:

  1. Elabore uma planilha financeira
  2. Avalie os gastos da viagem
  3. Planeje suas compras
  4. Evite suar o cartão de crédito toda hora
  5. Compre a moeda estrangeira
Que tal ficar hospedado em um hotel de luxo?
Que tal ficar hospedado em um hotel de luxo?

Elabore uma planilha financeira

O primeiro passo, e um dos mais importantes para sua viagem, é ter uma planilha financeira ao seu lado. Esta ferramenta, além de ser relevante até para sua rotina, se torna extremamente essencial para não deixar as despesas fugirem de controle.

Ao investir em um financiamento, você deve colocar detalhadamente todos os gastos da viagem. Não apenas os mais básicos, como alimentação e compras, mas também considerar o valor das parcelas e a quantidade de meses que serão necessários para quitar a linha de crédito.

O mais interessante nesse caso, portanto, é fazer uma planilha dividida pelo nome de cada despesa e o respectivo valor que aquele gasto tem ou terá.

Vale lembrar que essa planilha pode ser o mais personalizado possível, podendo colocar nela também o limite de valor para cada refeição a ser feita, o valor diário disponível para comprar lembrancinhas, dentre outros itens que podem influenciar no orçamento da viagem.

Aqui no Vida de Turista, o Thiago disponibilizou dentro do kit de planejamento de viagem uma planilha para ajudar os leitores nesse sentido.

Avalie os gastos da viagem

Com o auxílio da planilha financeira, você já pode analisar os gastos do seu dia a dia e os gastos previstos na viagem.

Através desse olhar mais crítico, você vai começar a perceber o que pode ser cortado para aliviar mais o seu orçamento e, assim, contribuir para fazer uma reserva de emergência para a viagem.

É normal, por exemplo, querermos viajar para Paris pensando que apenas com passagem aérea e hotel é o suficiente, mas existem muitos outros gastos envolvidos.

Abaixo trouxemos alguns gastos de viagem para você avaliar:

  • Passagens aéreas;
  • Combustível;
  • Compra de remédios e idas ao hospital (caso aconteça alguma emergência pessoal ou familiar);
  • Seguro de viagem;
  • Chip de viagem;
  • Tipo de transporte que você e sua família mais vão usar em sua estadia no local de destino (metrô, ônibus, Uber);
  • Passeios turísticos;
  • Alimentação (café da manhã, almoço, janta e lanches);
  • Hospedagem;
  • Compras de lembrancinhas;
  • Estacionamento;
  • Compras para uso pessoal.

Por falar em seguro de viagem, sei que o Thiago aqui do blog já escreveu vários artigos sobre o assunto e reuniu todos eles nesse artigo com um compilado sobre seguro de viagem.

Planeje suas compras

Defina muito bem quais serão as compras que serão feitas durante a viagem em família ou em amigos. Tente decidir junto com as pessoas que irão com você o valor máximo de gastos pessoais ou em conjunto.

Dessa maneira, evite distrações na viagem e adquira apenas os produtos e serviços que já estavam estipulados na planilha financeira. Isso vai ajudar a ter mais objetividade na hora de escolher o que levar para sua casa.

Evite usar o cartão de crédito toda hora

O uso consciente do cartão de crédito vai fazer toda a diferença para sua viagem, ainda porque se você conseguir utilizá-lo apenas em situações de emergência, não vai correr o risco de não conseguir pagar a fatura depois.

Leve esse produto financeiro mais como uma opção de pagamento e não faça todas as suas compras por meio dele.

Aqui no Vida de Turista também escrevemos um artigo que fala sobre os melhores cartões de crédito para quem quer viajar.

Compre a moeda estrangeria com antecedência

Não deixe para comprar a moeda quando chegar no aeroporto. Além de ser mais cara, você sair no prejuízo.

A dica seria adquirir essa moeda enquanto você estiver no Brasil, indo até uma casa de câmbio que vende a moeda do país de destino da sua viagem, seja ela dólar, euro, libra, peso ou qualquer outra.

“No entanto, faça isso com bastante antecedência, pesquise o valor da moeda aqui e no país de destino e fique de olho nas cotações do dia antes de realizar a sua compra.”

>> Leia também: 7 motivos do porquê comprar câmbio online

O Egito pode ser um dos destinos de viagem
O Egito pode ser um dos destinos de viagem

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Vale a pena fazer um financiamento de viagens?

A resposta é sim! Mesmo que você ainda não tenha conseguido juntar todo o dinheiro para realizar a sua viagem, compensa pensar em alternativas que podem contribuir para transformar esse sonho em realidade.

Uma delas é justamente o financiamento de viagens que, como você viu, contribui para o pagamento de algumas despesas e ainda diminui a quantidade de gastos durante a viagem.

Outra vantagem que a modalidade de crédito traz é a chance de pagar esse investimento em até 48 meses.

Caso você queira ter mais segurança de que essa é a opção certa, pesquise por um banco, agência de viagem ou instituição financeira que ofereça uma simulação online do financiamento.

Normalmente, essa simulação de financiamento fica disponível no site da empresa que está disponibilizando o serviço. Para usar é bem simples, basta inserir os dados solicitados e ver se o financiamento está de acordo com o seu perfil.

Finalizando

Ao longo do nosso artigo, você pôde conhecer melhor as características do financiamento de viagens e as principais informações que englobam essa linha de crédito.

Também conseguiu entender que um bom planejamento financeiro para a viagem e organização podem agregar positivamente a sua experiência e de sua família ao usar esse financiamento parcial.

Para tornar a sua viagem ainda mais prazerosa e sem complicações financeiras, que tal entender quais são os benefícios da conta digital para quem gosta de viajar?

Antes de ir, gostaríamos de ouvir a sua opinião. Você acha que esse financiamento entrega os melhores benefícios e condições para sua viagem? Deixe seu comentário abaixo.

Abraços e até o próximo post!

Luma Holanda
Luma Holanda

Luma Holanda é uma das nossas parceiras atuando para o time da Foregon e vem contribuindo com dicas de viagem que envolvam questões financeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat