BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Benefícios da conta digital para quem gosta de viajar

Olá pessoal, aqui é a Luma Holanda novamente, do site da Foregon, escrevendo mais um artigo para o blog Vida de Turista, dessa vez para falar sobre os benefícios da conta digital para quem gosta de viajar.

Aqui no Vida de Turista, o Thiago já comentou que quase 90% dos leitores adoram viajar para o exterior.

Muitos fazem esse tipo de viagem uma vez ao ano, ou até mais vezes ao ano, seja por conta do trabalho ou por desejar conhecer novos países e culturas que sempre são tão enriquecedoras.

Indiferente o motivo, é essencial pensar em um planejamento financeiro para atender suas necessidades financeiras durante a viagem.

Ter uma conta digital internacional pode ser o caminho certo, ainda mais que tantos bancos digitais surgiram nos últimos anos.

Você vai encontrar aqui ao longo do artigo informações sobre quais são os principais bancos digitais do país e as vantagens e desvantagens da conta digital.

Também vai ler sobre os cuidados necessários, além de informações para quem gosta de viajar e precisa contar com os benefícios de uma conta digital internacional.

O que é uma conta digital internacional?

A conta digital nada mais é do que uma modalidade bancária em que você pode manter um saldo em moeda estrangeira, sendo que os depósitos ficam alocados no exterior.

Você deposita o dinheiro em reais para o banco digital, e lá dentro da plataforma do banco digital você cria contas internacionais, transferindo os recursos da conta brasileira para a conta estrangeira e deixando o saldo armazenado para usufruto fora do país.

A conta vai operar em paralelo com a conta corrente em reais do usuário, mas utilizando dados distintos, já simulados e convertidos.

O objetivo é o de facilitar o uso de dinheiro em viagens internacionais e até mesmo em transferências financeiras internacionais para pessoas que vivem fora do país.

“Além de trazer praticidade, uma conta bancária no exterior facilita as compras, permite realizar transações com um morador do país estrangeiro e ter acesso a diversos serviços internacionais.”

Importante dizer que é possível abrir uma conta digital internacional sem sair do Brasil. Algumas instituições financeiras brasileiras, como o BS2 e C6 Bank, já oferecem esse tipo de modalidade para os seus clientes.

Diferença entre a conta corrente tradicional e a conta digital

Conforme artigo da Foregon, entre as principais diferenças, a que mais destaca é em relação à disponibilidade do dinheiro já convertido em dólar no saldo bancário da conta digital internacional.

Com isso, não há a necessidade de se preocupar com novas incidências de impostos sobre a transações de câmbio ao usar o seu dinheiro.

Outras diferenças entre a conta corrente tradicional e a conta digital que também chamam a atenção são:

  • A conta tradicional usa os números de agência e conta corrente. Já a conta digital internacional possui os códigos IBAN e BIC/SWIFT;
  • Quando você transfere dinheiro para uma conta internacional, essa quantia não estará disponível para aplicações automáticas em investimentos no mercado financeiro brasileiro;
  • O montante que está na conta digital no exterior não vai render enquanto ele permanece parado. Diferente da conta tradicional, já que essa possibilita um rendimento do dinheiro.
Benefícios da conta digital para quem gosta de viajar
Benefícios da conta digital para quem gosta de viajar

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais os benefícios das contas digitais internacionais?

A conta digital internacional possui funcionalidades bem comuns com as que existem no Brasil como, por exemplo, a possibilidade de realizar transferências bancárias entre contas.

Com esse tipo de modalidade, também é possível contar com diversas vantagens que podem atender suas preferências do dia-a-dia, como em momentos mais específicos da sua viagem para o exterior.

Confira quais são os benefícios das contas digitais e se as mesmas se encaixam em suas expectativas:

  • Compras em estabelecimentos físicos e online utilizando um cartão de débito da conta digital internacional;
  • Rapidez de abertura de conta, já que o processo é online;
  • Não cobra taxas de abertura de conta ou manutenção mensal;
  • Atendimento ao consumidor para casos de dúvidas, sugestões e reclamações;
  • Possibilidade de realizar pagamentos através de aplicativos móveis;
  • Saques e depósitos sem taxas, dependendo do banco escolhido;
  • Aceitação de depósito por meio de criptomoedas;
  • Enviar dinheiro da conta corrente em reais para a conta internacional em moeda estrangeira de forma fácil e prática;
  • Realizar saques em moeda local através de caixas eletrônicos conveniados com a bandeira do cartão de crédito da conta digital;
  • Conta online pode ser acessada e movimentadas a qualquer momento;
  • Benefícios específicos da bandeira do cartão de crédito, que pode suprir as demandas de cada cliente.

Quais as desvantagens das contas digitais internacionais?

Como qualquer tipo de produto financeiro, a conta digital internacional tem alguns pontos negativos que precisam ser analisados antes de solicitar a abertura dela.

Conheça as desvantagens da conta digital internacional:

  • Dependendo da instituição financeira, o atendimento ao cliente será somente em inglês;
  • Na maioria dos casos, os bancos não contam com agências físicas, ou seja, toda a parte de comunicação é feita de forma digital, o que pode ser um lado negativo para quem não tem facilidade de usar a tecnologia a seu favor;
  • Algumas instituições financeiras não aceitam depósitos de criptomoedas;
  • Nem todos os bancos que disponibilizam essa modalidade de conta possuem escritórios no Brasil;
  • Lembre-se que todos os valores em contas digitais devem ser declarados no Imposto de Renda (IR), inclusive os saldos em moeda estrangeira.

Tendo isso em mente, você consegue fazer uma escolha que esteja alinhada ao seu perfil de consumidor. Pense também que, ao ter uma conta, você vai arcar com mais um compromisso financeiro.

As contas digitais facilitam as compras no exterior
As contas digitais facilitam as compras no exterior

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Quais cuidados para abrir uma conta digital?

Para ter uma boa experiência com a sua conta digital internacional no momento da viagem, é necessário ter alguns cuidados.

O principal é fazer a leitura do contrato e termo de aceite on-line, já que ali está tudo descrito sobre os termos, regras e responsabilidades.

Você também precisa se informar muito bem sobre os serviços disponibilizados pela conta, assim como o suporte para clientes e taxas cobradas.

Cabe aqui ressaltar que cada banco e instituição financeira tem as suas próprias regras e condições de uso. É essencial nesse caso buscar informações a respeito dos valores tarifários praticados pelo banco escolhido antes de assinar qualquer cláusula.

Não deixe de perguntar também informações relacionadas ao formato de atendimento do banco, os horários e dias em que ele estará disponível caso você tenha que resolver alguma pendência.

“É interessante também se informar se a sua conta já virá com algum cartão físico de crédito ou débito e de qual bandeira ele vai pertencer.”

>> Intercâmbio: saiba tudo o que é importante

Como funciona o processo de abertura da conta digital?

Este processo pode não ser igual para todas as instituições financeiras. No entanto, geralmente, o banco vai pedir para o cliente:

  • O preenchimento dos dados pessoais;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • Cópia do passaporte, RG ou CNH;
  • Depósito inicial para a abertura da conta bancária;
  • Envio das fotos dos documentos solicitados durante o processo de abertura;
  • Uma selfie segurando o seu documento de identificação, dentre outros.

Em algumas situações, os bancos podem exigir que você comprove um endereço fixo no local onde você se encontra.

Contudo, a maioria deles não realiza cobrança para abertura e manutenção das contas. Mas não se esqueça de conferir isso na tabela de tarifas porque nem todos os serviços oferecidos são gratuitos.

A conta digital internacional é segura?

Quando falamos sobre as instituições financeiras do Brasil, grande parte delas fazem parte do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Elas são protegidas por essa entidade privada sem fins lucrativos, que tem como propósito oferecer a segurança dos valores depositados pela população brasileira nos bancos associados.

Vale destacar ainda que nem todas as fintechs, empresas financeiras mais novas, participam dessa associação do FGC. Para conferir quais fazem parte ou não, basta acessar o site da entidade.

>> Conheça as moedas do mundo e seus valores

Compensa ter uma conta digital no momento atual?

Uma conta digital, além de ser prática, pode ser a solução ideal durante e até mesmo depois da pandemia do novo coronavírus.

Por causa da crise global causada pela Covid-19, o avanço digital estará cada vez mais presente na vida das pessoas e na forma como elas se relacionam financeiramente.

Desse modo, até o indivíduo que costuma fazer viagens a trabalho ou fazer viagens por lazer, vai começar a priorizar os serviços remotos do que ter que ir até uma agência física.

Este comportamento já é uma tendência, mas devido às regras de isolamento social em todo o mundo, isso vai se tornar algo cada vez mais comum.

“Fato é que uma janela de possibilidades vai se abrir justamente por causa da digitalização dos processos financeiros, que vão e devem atender os anseios e necessidades dos consumidores.”

>> 10 destinos baratos para viajar após a pandemia

As contas digitais são ótimas amigas para as viagens internacionais
As contas digitais são ótimas amigas para as viagens internacionais

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Vale a pena abrir uma conta digital internacional?

Vai depender de quais são os seus objetivos para abrir uma conta digital internacional.

Isso significa que, em alguns casos, ter uma conta desse tipo pode ser útil para trazer a você benefícios que fazem a diferença em determinados momentos.

Sendo assim, vale a pena uma conta digital internacional quando você:

  • Tem o hábito de viajar para o exterior com frequência, seja a trabalho ou por lazer;
  • Recebe pagamentos de outros países;
  • Prefere fazer compras em sites estrangeiros como, por exemplo, pelo eBay, AliExpress, Amazon e dentre outras opções;
  • Deseja começar a fazer investimentos em moeda estrangeira;
  • Precisa enviar dinheiro para parentes que moram em outro país;
  • Quer manter uma reserva de dinheiro em moeda estrangeira.

>> 7 motivos do porquê comprar câmbio online

Contas digitais para viagens internacionais

Como vimos acima, para aqueles que têm o hábito de viajar acaba sendo uma alternativa para lá de interessante, porque você consegue concentrar os gastos em um cartão de débito da conta em moeda estrangeira.

Não importa se você vai viajar para os Estados Unidos, para a França ou para a Argentina, você terá mais economia, não vai precisar se preocupar tanto com o spread cobrado pelos cartões de crédito e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) será bem menor.

“Antigamente a pessoa era obrigada a viajar com travelers checks, dinheiro físico (às vezes grandes montantes) ou travel cards, perdendo muito dinheiro na conversão.”

Agora a conversão acontece uma única vez e você pode realizar os saques e pagamentos diretamente no país de destino, sem precisar ficar viajando com grandes montantes em dinheiro, realizando saques à medida que você viaja.

Obviamente que para o saque se faz necessário se dirigir até uma agência bancária internacional, o que é a parte mais chata do processo.

Se a sua viagem é de curta duração (até 30 dias), nossa opinião é trocar um montante em dinheiro físico em uma casa de câmbio, para não perder tempo na viagem e manter a outra parte em conta digital internacional caso precise de montante adicional.

Já se a viagem é mais longa, como em viagens para cursos no exterior, viagens para fazer intercâmbio, para viagens mais longas a trabalho ou até mesmo para viagens a lazer mais longas, os bancos digitais internacionais devem ser levados em conta.

A maioria das pessoas utiliza o cartão de débito internacional para comprar ingressos no exterior, para pagar contas em restaurantes, ou fazer compras em shoppings e outros estabelecimentos.

>> Não se esqueça do seguro de viagem internacional

Quais os principais bancos digitais

Desde que as fintechs começaram a se tornar populares, surgiram inúmeros bancos digitais que oferecem contas unicamente digitais para os seus clientes. São eles:

Lembrando que os bancos tradicionais também vêm se adaptando às contas digitais oferecendo recursos e serviços para os clientes nesse sentido.

Não custa avaliar também se os bancos tradicionais abaixo podem atender já sua necessidade como viajante:

Confira os principais bancos digitais do Brasil
Confira os principais bancos digitais do Brasil

Finalizando

Como você viu ao longo do artigo, a conta digital internacional consegue trazer inúmeros benefícios e vantagens para uma viagem internacional.

Você também conheceu as desvantagens e cuidados necessários, o processo para a abertura de conta e os principais bancos digitais internacionais que operam no Brasil.

Não deixe de analisar as opções disponíveis no mercado, buscando entender quais delas conseguem agregar mais benefícios e menos prejuízos para o seu bolso durante sua estadia no exterior após a pandemia do novo coronavírus.

Para te ajudar mais, neste artigo, você vai encontrar dicas de como planejar uma viagem internacional.

Agora queremos ouvir a sua opinião: você acha que a conta digital internacional proporciona os diferenciais ideais para suas viagens? Abraço e até mais!

Luma Holanda
Luma Holanda

Luma Holanda é uma das nossas parceiras atuando para o time da Foregon e vem contribuindo com dicas de viagem que envolvam questões financeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat