BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Como fazer o planejamento financeiro para viagem?

Olá pessoal, aqui é a Luma Holanda, do site da Foregon, escrevendo mais um artigo para o blog Vida de Turista, dessa vez para falar sobre o planejamento financeiro para viagem.

Você ainda não realizou aquela tão esperada viagem dos seus sonhos? Qual motivo que te impede no momento para fazer isso? Se a resposta for por falta de organização, saiba que ainda dá tempo de se planejar financeiramente para conseguir viajar.

Além disso, contar com a ajuda de um planejamento vai ser muito útil em diversos momentos da sua vida.

Tanto para viagens internacionais, seja pelos Estados Unidos, Europa ou Ásia, assim como nas viagens nacionais, você precisa estar preparado para pesquisar os preços das passagens, hotéis, dentre outros itens necessários.

Contudo, até mesmo na rotina, um planejamento financeiro pode fazer toda a diferença para as suas finanças pessoais.

Por isso, ao longo do artigo você poderá ver se realmente compensa ter um planejamento para sua viagem dos sonhos e, ainda, conferir dicas de como se organizar para não deixar passar nenhum detalhe.

O que é um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é mais do que apenas elaborar uma planilha de gastos para controlar e organizar o orçamento.

Ele também pode ser considerado uma mudança de atitude que a pessoa faz com o objetivo de ter uma vida mais equilibrada para conseguir alcançar objetivos e realizar sonhos em curto, médio e longo prazo.

Com o uso contínuo dessa ferramenta em sua rotina, ou até mesmo para sua viagem, você pode definir estratégias e ações que vão possibilitar atingir as metas e objetivos que já foram estabelecidos.

No entanto, essa é uma ferramenta que deve ser usada não apenas em momentos pontuais. Ela deve ser um guia que vai te mostrar quais gastos podem ser cortados, o que falta para tirar o orçamento do vermelho, dentre outras questões.

Lá na Foregon criamos um artigo que fala muito sobre o planejamento financeiro para lidar em momentos de crise que você pode acessar a partir desse link.

Como fazer o planejamento financeiro para viagem?
Como fazer o planejamento financeiro para viagem?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Vale a pena fazer um planejamento financeiro?

Sim, compensa ter um planejamento financeiro. Isso porque ele vai mostrar exatamente o que falta ainda para que você possa atingir o sucesso, independentemente da razão pela qual você está fazendo esse planejamento.

Isso significa que se você está com muitas dívidas e precisa quitá-las para limpar o seu nome, o planejamento financeiro será fundamental para te guiar durante esse processo de regularização.

Mas, ele também pode e deve ser usado na organização de uma viagem, mesmo que seja para conhecer outro estado do Brasil ou visitar os países da América do Sul.

“Com essa poderosa ferramenta, você tem o controle das suas finanças e sabe para onde cada parte dos seus ganhos está indo.”

Como planejar a sua viagem?

Agora que você já entende a importância de um bom planejamento financeiro para sua vida, está na hora de montar o seu pensando nos principais aspectos da sua viagem dos sonhos.

Portanto, reserve algumas horas do seu dia, ou do final de semana, para começar a pensar no seu próprio planejamento e já ir anotando suas ideias de como você quer fazer essa viagem.

Não se preocupe em deixá-lo perfeito na primeira tentativa, até porque sempre vai ter uma coisa ou outra que vai sair ou entrar no seu planejamento como, por exemplo, uma compra extra ou algum imprevisto financeiro durante a viagem.

Tendo isso em mente, anote as dicas que vamos passar para começar a sua organização:

  1. Monte um planejamento financeiro para viagem
  2. Faça uma análise dos gastos da viagem
  3. Escolha o período para viajar
  4. Aproveite o programa de milhas
  5. Pesquise por preços e passagens
  6. Tenha uma reserva de emergência
  7. Controle os gastos da sua viagem

>> Leia também: Dicas para planejar uma viagem internacional.

Viagens para mais longe como a Tailândia requerem maior planejamento financeiro
Viagens para mais longe como a Tailândia requerem maior planejamento financeiro

VAMOS FALAR DE DINHEIRO?

Se precisar de empréstimo para a viagem, existem empresas especialistas em crédito pessoal para ajudar nesse sentido. Para conhecer algumas delas, clique aqui.

Um cartão de crédito internacional ajuda a acumular milhas e evita que você carregue muito dinheiro na viagem aumentando a segurança. Clique aqui para conhecer algumas opções.

Para ter acesso a vários serviços financeiros, gerenciar gastos e pagar boletos durante a viagem você pode criar uma conta digital em sites como esses aqui da lista.

Monte um planejamento financeiro para viagem

Nesta primeira dica, vamos dar algumas orientações que são essenciais para planejar a sua viagem com o auxílio do planejamento.

Sendo assim, você precisa montar sua planilha de gastos com antecedência para garantir mais tranquilidade durante sua estadia no local escolhido.

O primeiro passo, portanto, é iniciar suas anotações, pode ser em um caderno ou então em uma planilha com a ajuda da internet que oferece diversos programas que facilita na construção dessa ferramenta, por exemplo, o Microsoft Excel ou o Google Spreadsheets.

Feito isso, veja quais são todas as despesas pessoais e da sua família, se você não for solteiro. Depois, insira toda a renda mensal da casa, os possíveis gastos supérfluos do dia a dia (salgado que você compra na padaria, delivery de comida, dentre outros), assim como as suas dívidas que possuem altas taxas de juros.

Tudo isso vai te oferecer um panorama geral da sua atual situação financeira. A partir disso, você já consegue analisar qual gasto pode ser cortado para poupar um dinheiro a mais para sua viagem.

Faça uma análise dos gastos da viagem

Nesta segunda dica, antes você precisa responder a seguinte pergunta: o que será necessário para realizar a minha viagem?

Com a resposta definida, comece anotando os custos mais comuns, como alimentação, passagem e hospedagem. Não se esqueça também de que para planejar a sua viagem, você deve incluir o roteiro de passeios e as compras que deseja fazer no local.

Entretanto, faça esse planejamento de uma maneira bem realista, levando em conta o seu padrão de vida para não extrapolar nos gastos e prejudicar sua experiência nos momentos de lazer que pretende ter ao lado da sua família e amigos.

Aqui no Vida de Turista, o Thiago disponibilizou dentro do kit de planejamento de viagem uma planilha para ajudar os leitores nesse sentido.

>> Leia também: Guia completo para o financiamento de viagens

Importante controlar os gastos da viagem muitas vezes em uma moeda estrangeira
Importante controlar os gastos da viagem muitas vezes em uma moeda estrangeira

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Escolha o período para viajar

Para planejar a viagem do jeito certo e ainda sair economizando, a escolha do período vai ser muito importante, já que isso pode influenciar diretamente no orçamento que você está montando.

Caso prefira, fuja das épocas de alta temporada porque, desse modo, as chances de encontrar preços mais acessíveis são maiores.

Outra vantagem de viajar em períodos como esse é que as atrações turísticas ficam mais vazias e os turistas têm a oportunidade de aproveitar os momentos de lazer com mais tranquilidade, dependendo do lugar escolhido.

Entre os destinos que valem a visita mesmo em baixa temporada podemos recomendar Califórnia, Paris, Argentina e Austrália.

“Mas se você for viajar com filhos que estudam nas épocas de baixa temporada, tente ao menos fazer reservas com antecedência e não deixar de pesquisar preços na última hora.”

Aproveite o programa de milhas do cartão

Se você tem algum cartão de crédito que faz parte de um programa de fidelidade, a boa notícia é que você consegue usá-lo para trocar os seus pontos acumulados por milhas aéreas, benefícios exclusivos e prêmios, por exemplo.

Essa é uma boa saída para planejar a sua viagem e economizar com as despesas o máximo que der. Para isso, confira como funciona o acúmulo de pontos do seu cartão e verifique em quanto tempo eles expiram.

Existem pontos que nunca expiram, mas isso vai da modalidade de cada cartão e dentre outros fatores. Mesmo assim, tire todas as suas dúvidas a respeito do programa de fidelidade para ter pode usufruir de forma completa os benefícios que ele oferece.

Se sentir necessidade, entre em contato com o emissor responsável pelo cartão ou acesse o site do programa de fidelidade para sanar suas dúvidas antes de utilizar os pontos.

Aqui no Vida de Turista também escrevemos um artigo que fala sobre os melhores cartões de crédito para quem quer viajar.

Leia também: Como acumular milhas sem cartão de crédito

Como acumular milhas sem cartão de crédito
Como acumular milhas sem cartão de crédito

Pesquise por preços e passagens

A pesquisa é uma parte essencial quando você for começar a planejar a sua viagem. Junto com ela também vem a comparação de preços de passagens aéreas, hotéis disponíveis, restaurantes e até mesmo dos passeios turísticos gratuitos e pagos.

Com esse levantamento detalhado, você vai ver o que se encaixa ou não no seu orçamento e no seu padrão de vida. Para facilitar esse processo, opte por usar a internet para pesquisar e comparar os preços.

Para gastar ainda menos e achar as melhores oportunidades disponíveis, lembre-se de programar alertas de preço em diversas companhias aéreas como GOL, LATAM, AZUL e também as internacionais.

Geralmente, é só acessar o site da companhia aérea, escolher a data ou mês em que deseja viajar e receber os avisos diretamente pelo seu e-mail.

Caso sua viagem seja para o exterior, faça uma pesquisa ainda mais profunda para ver o valor da moeda local, taxas e impostos cobrados.

>> Leia também: 7 motivos do porquê comprar câmbio online

Tenha uma reserva de emergência

Por mais que você planeje sua viagem com muito cuidado e dedicação, você não pode se esquecer que é possível, sim, que aconteça algum tipo de imprevisto durante sua estadia no local.

O melhor caminho nesse sentido é ter sempre dinheiro extra para que você consiga lidar com os momentos de emergência. Se a viagem for em família, o controle dos gastos precisa ser ainda mais cuidadoso porque, com filhos, uma despesa ou outra sempre pode surgir.

Sendo assim, tente impor alguns limites, mas ao mesmo tempo educando as crianças sobre como a reserva de emergência é importante para durante a estadia no local.

As reservas são importantes também para questões de saúde, caso venha a precisar de remédios ou hospitais. Por isso também que o Thiago sempre reforça aqui no blog a importância do seguro de viagem.

Com um bom planejamento financeiro é possível viajar para destinos como a África do Sul
Com um bom planejamento financeiro é possível viajar para destinos como a África do Sul

DICAS PARA A BAGAGEM

Importante conhecer as regras de bagagem antes de viajar para não pagar multa ou ser barrado de entrar no avião. Para conhecer as regras, clique aqui.

Se ainda não tem a mala para a viagem, pode fazer uma consulta e cotação de malas de viagem a partir de sites como esse clicando aqui.

Reserve um espaço nas malas para eventuais compras de roupas, presentes ou produtos típicos do destino.

Controle os gastos da sua viagem

Nessa mesma ideia, você e sua família precisam ter muito cuidado para que não ocorra um descontrole do orçamento da viagem que já tinha sido estipulado no planejamento financeiro.

Tente se manter fiel a esse orçamento e utilize o cartão de crédito com sabedoria. É claro que estando em um país ou estado diferente, você e sua família vão querer fazer compras, experimentar as comidas típicas da região e conferir os principais pontos turísticos.

Tudo isso pode ser feito, desde que esses itens já estejam incluídos no seu planejamento financeiro para viagem. Portanto, faça uma análise de quanto você e sua família estão dispostos a pagar e preste atenção em cada um dos valores cobrados na viagem.

>> Leia também: Benefícios de uma conta digital para quem gosta de viajar

Finalizando

Como você pôde ver no artigo, para planejar sua viagem você precisa contar com o apoio de uma planilha de gastos que vai te guiar por todo o processo, desde a organização das despesas e até quando você já estiver no local de destino.

Ao utilizar um planejamento financeiro para viagem bem detalhado e preciso, você consegue visualizar todos os gastos que serão necessários para a realização dessa viagem, além de encontrar maneiras práticas e simples para economizar na estadia da sua família.

Agora que você está por dentro das principais dicas para planejar a sua viagem, saiba inclusive que seguindo as dicas você inclusive terá condições de fazer um planejamento de viagem de volta ao mundo. Ficou curioso? Clique para saber mais!

Por fim, queríamos escutar a sua opinião. Você está disposto a fazer o planejamento financeiro da sua viagem e evitar qualquer gasto que fuja do seu controle? Deixe abaixo o seu comentário. Abraços e nos vemos por aí!

Luma Holanda
Luma Holanda

Luma Holanda é uma das nossas parceiras atuando para o time da Foregon e vem contribuindo com dicas de viagem que envolvam questões financeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat