Urubici – SC

Continuando nossa série de posts sobre a viagem a serra catarinense, vamos falar da cidade de Urubici (que significa “Pássaro Lustroso” no idioma xoclengue, uma tribo indígena que habitava a região). Não tem como não se encantar com a cidade. Ela é uma das principais cidades da serra catarinense, rica em belezas naturais que despertam sensações de paz e tranquilidade.

Paisagem mirante - Urubici - SC
Paisagem mirante – Urubici – SC

Além do turismo, Urubici é conhecida como principal produtora de hortaliças do estado de SC e com destaque na fruticultura como o cultivo da maçã, além da produção artesanal de doces, queijos, conservas, embutidos, entre outros.

Passear pelo centro da cidade é muito agradável e você pode aproveitar para conhecer a Igreja de Urubici chamada Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens que é simplesmente linda. Sua estrutura é em estilo gótico e lembra uma basílica com quatro frentes que simbolizam a igualdade social com os seus vidros coloridos em um formato diferenciado representando a fé. Uma basílica tão linda quanto à de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida do Norte.

O que achei bem diferente e que ainda não tinha visto em nenhuma outra igreja é o fato de o padre idealizador José Alberto Espíndola estar enterrado no interior da igreja. Isso é porque a população local o considera santo atribuindo várias graças a ele. Então é possível ver pedidos e velas acesas ao redor do seu túmulo dentro da igreja.

Igreja de Urubici - SC
Igreja de Urubici – SC

Ainda no centro de Urubici, próximo à igreja, você vai encontrar um posto de gasolina, o Posto Serra Azul Restaurante, que modernizou toda sua conveniência servindo lanches em um cardápio variado. Ele lembra um bar dos anos 50 e é a sensação da cidade no momento. O chocolate quente de lá é uma delicia e você consegue bater fotos bem diferentes no bar com decoração temática. Houve capricho até na decoração dos banheiros. Me lembrou muito o Harley Motor Show de Gramado. Vale a pena conhecer!

Posto Serra Azul - Urubici - SC
Posto Serra Azul – Urubici – SC

Na cidade também tem algumas padarias com doces caseiros bem diferentes, postos de vendas de queijo e salames, além de locais que vendem artesanatos e lembranças da região. Eu levei para casa tanto queijo quanto salames caseiros, todos eles uma delícia.

Produtos coloniais
Produtos coloniais

Principais pontos turísticos de Urubici

Com relação aos passeios, Urubici oferece muitas opções de passeio. É difícil escolher por onde começar, mas vamos falar aqui no blog mais daqueles que escolhemos prestigiar em posts exclusivos que você pode conferir pelos links mais abaixo nos pontos turísticos de Urubici.

  • Morro da Igreja e Pedra Furada
  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes
  • Serra do Corvo Branco
  • Cachoeira do Avencal
  • Morro do Campestre
  • Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens
  • Posto Serra Azul Restaurante
  • Cascata Véu de Noiva
  • Inscrições rupestres
  • Gruta Nossa Senhora de Lourdes
  • Caverna Rio dos Bugres
  • Canion do Espraiado
  • Mirante da cidade

Opções de hotéis em Urubici

Existem várias opções de hospedagem. A que eu fiquei foi a Pousada Arco-Íris. É um lugar simples, mas aconchegante, quartos com TV, Wi-Fi e um diferencial para enfrentar o frio da serra que é o lençol térmico: é só ligar na tomada por alguns minutos e a cama toda fica bem quente. Só não deve se esquecer de desligar da tomada antes de dormir.

O que não gostei foi do chuveiro da pousada. É um espaço bem pequeno, não esquenta muito e com pouca água. Geralmente as pousadas em Urubici só oferecem café da manhã em estilo colonial e o da Pousada Arco-Íris ficou dentro do padrão.

Pousada Arco-Íris - Urubici - SC
Pousada Arco-Íris – Urubici – SC

Outras opções de hospedagem em Urubici:

Restaurantes em Urubici

Almoçamos no Zecas Bar que é um restaurante de Urubici que fica bem no centro da cidade e que oferece comida caseira muito boa, com pratos típicos da região, como o entrevero de pinhão. O preço também é bem camarada e se você estiver ali por perto vale a pena a parada.

Outras opções de restaurantes em Urubici:

  • Restaurante Chateau du Valle
  • Paradouro Santo Antônio
  • Il Rifugio Café da Montanha
  • Tempero da Montanha
  • Posto Serra Azul Restaurante
  • Restaurante La Fondue Muller
  • Casarão
  • Zecas Bar e Restaurante
  • A Taberna Bistrô

Mapa de Urubici

Mapa turístico de Urubici

Mapa turístico de Urubici - SC
Mapa turístico de Urubici – SC

Se você conhece Urubici e os encantos da Serra Catarinense deixe seu comentário porque ele é muito importante para nós. Mas para você que não conhece programe uma viagem. Lá é realmente um lugar incrível que faz a gente esquecer um pouco da nossa rotina. Você não vai se arrepender. E caso surja alguma dúvida deixe sua pergunta teremos muito prazer em ajudar.

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Urubici – SC

  • 24/03/2016 em 14:15

    Que demais!! Urubici entrou pra nossa lista! Final de semana passado passeamos por Florianópolis, passeamos e pegamos dicas incríveis. Nosso próximo destino é São Bento do Sul, no Vale Europeu de SC. E segunda-feira teremos mais uma história fresquinha lá no blog emanarsa.wordpres.com. Não deixe de conferir e se divertir conosco. Boa Viagem!

    Resposta
    • 27/03/2016 em 22:29

      Legal Elisa! Que bom que gostaram do post e puderam conhecer a cidade de Urubici. Realmente é uma cidade que me surpreendeu positivamente. Abraço!

      Resposta
  • 03/12/2016 em 00:06

    Outras opções de hospedagem em Urubici:
    Incluo a Pousada Cajuvá, lugar lindo, no meio de pinheiros com cabanas novas e de diferentes configurações e os donos são pessoas ótimas.
    A cidade é muito gostosa, calma, de pessoas simples e trabalhadoras, onde se tem ótimas opções de passeios de aventura.
    Estou indo morar lá a partir deste mês…huhuhu.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *