Um novo olhar sobre a Praia do Rosa

Quando conhecemos a Praia do Rosa em Imbituba pela primeira vez foi em 2009 em uma passagem muito rápida. Aproveitamos uma manhã inteira de sol e ficamos praticamente somente na parte sul da praia, perto dos restaurantes à beira-mar e do costão.

Lembro que nesse dia tinha tanto vento na Praia do Rosa que acabou estragando o guarda-sol dos meus pais, história engraçada essa que acabei contando para a Multishow no post Minhas férias no Rosa.

Olhando agora, após retornar do evento Santa Catarina na Bagagem, vejo que não tinha conhecido praticamente nada da Praia do Rosa. Porém ter ficado hospedado lá durante o evento, percorrido o Caminho do Rei, visitado duas das pousadas mais famosas, feito a trilha até a Praia Vermelha e conhecido o Instituto Baleia Franca, nos fizeram ter um novo olhar sobre a Praia do Rosa. A Praia do Rosa é muito melhor do que eu tinha relatado no post feito em 2009.

Vista da Praia do Rosa - Imbituba - SC
Vista da Praia do Rosa – Imbituba – SC

Novas experiências na Praia do Rosa

Os dois dias que acordamos e fomos tomar café no Village Praia do Rosa, tivemos a vista do mar em uma paisagem incrível e sempre repleto de surfistas aproveitando as melhores ondas do Rosa. E olha que foram dois dias muito frios, às vezes com vento, outros com chuva. Quem é surfista mesmo encara qualquer parada por uma boa onda.

Norte da Praia do Rosa - SC
Norte da Praia do Rosa – SC
Sul da Praia do Rosa - SC
Sul da Praia do Rosa – SC

Não é a toa que a Praia do Rosa é o lugar perfeito para os amantes da natureza, da boa vibe e da curtição. Ótimo lugar para renovar as energias, sair do comum e fugir da cidade, seja com a família, os amigos ou com o amor da sua vida.

Natureza na Praia do Rosa - SC
Natureza na Praia do Rosa – SC

Nessa segunda passagem, gostamos muito do Caminho do Rei e do Centrinho do Rosa, que são como vilarejos da Praia do Rosa, onde você encontra restaurantes, pousadas e outros serviços, com placas indicando cada um dos lugares e com um charme e arquitetura únicos.

Trilhas Praia do Rosa

A trilha até a Praia Vermelha foi uma aventura única repleta de paisagens espetaculares. A mãe natureza não foi econômica nessa região. A trilha demora de 1 a 2 horas e vale a pena reservar um tempo da sua viagem para cumpri-la por completo. A trilha é bem cuidada, com pedras no chão em quase todos os pontos, auxiliando os turistas no caminho.

Trilha até a Praia Vermelha - SC
Trilha até a Praia Vermelha – SC

Vale alertar que ela tem várias subidas, descidas, degraus e um ou outro obstáculo. Assim como vale alertar que ela chega a cansar como qualquer outra trilha. Portanto reserve um tempo para descansar quando chegar à Praia Vermelha para então retornar à Praia do Rosa. Recomendo levar água e frutas ou bolachas pelo caminho para renovar as energias.

Vista da Praia Vermelha - Imbituba - SC
Vista da Praia Vermelha – Imbituba – SC

Nesse período que fomos, era época da pesca da tainha, que acontece de maio a junho. Então foi comum encontrar pescadores à moda antiga, entrando ao mar conforme movimento das marés e arremessando suas redes e tarrafas em busca da tainha.

Ainda não era época das baleias francas, que acontece de julho a novembro, porém este é para ser outro momento espetacular para quem visitar a Praia do Rosa, no qual é possível ver as baleias francas de vários pontos da praia. Elas sobem, descem, esguicham água durante sua respiração e até pulam, sendo um show à parte para os turistas. E é por isso o turismo de observação de baleias é tão forte na região da Praia do Rosa.

Costão da Praia do Rosa - SC
Costão da Praia do Rosa – SC

Um material que recebemos na pousada e que nos ajudou muito a se localizar foi o Guia do Rosa e Ibiraquera 2014, feito pelo Guia do Rei já há mais de 18 anos. No site deles também é possível ver uma série de informações para quem quer conhecer por completo a região.

E você, já esteve na Praia do Rosa antes? Tem vontade de conhecer esse pedaço do paraíso?

Paredão na Praia do Rosa - SC
Paredão na Praia do Rosa – SC

A 1ª edição do Santa Catarina na Bagagem ocorreu na Praia do Rosa, em Imbituba, de 23 a 25 de maio de 2014. Idealizado e coordenado pela jornalista e autora do blog Destino Mundo Afora, Tatiana Dornelles, o tour contou com os blogueiros: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Thiago Cesar Busarello e Márcia Nichelatti (Vida de Turista), Cyntia Campos (A Fragrata Surprise), Erick Stengrat (My Destination Anywhere), Roberta Martins (Territórios), Kellen Bittencourt (Trilhamarupiara), Renata Campos (RêVivendo Viagens), Mauro César Noskowski (Meu Limite 191 Países), Raquel Bez (Põe a Mão no Bolso) e Lucas Estevam Ferreira (Estevam pelo Mundo)

O evento teve o apoio da Acim/Núcleo Praia do Rosa e Faro Comunicação e contou com a colaboração das pousadas VillageVida Sol e Mar Eco ResortRefúgio do Pescador RestauranteCasarão Restaurante Bar MarBeleza Pura Resto/Lounge Bar e Instituto Baleia Franca (IBF).

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *