Rio de Janeiro – RJ

Conheci pela primeira vez a cidade fluminense do Rio de Janeiro em 2012, durante uma viagem ao Rio de Janeiro que contei em detalhes nesse post. De fato a cidade do Rio de Janeiro continua linda e ficou ainda mais linda com a sua preparação para receber os Jogos Olímpicos 2016.

A cidade do Rio de Janeiro foi fundada em 1.565 e tem mais de 6 milhões de habitantes tendo uma das maiores densidades populacionais do Brasil. Ela já foi capital do Brasil por mais de 5 vezes, até que Brasília tenha sido oficialmente decretada como a capital do país.

É a cidade referência do país e a mais conhecida lá fora. Se acontece alguma coisa ruim no Rio é a imagem do Brasil que é refletida no exterior, o que aumenta a responsabilidade do governo do Estado e seus habitantes.

As belezas do Rio de Janeiro

Na experiência que tive visitando o Rio de Janeiro, vi que é merecido o título de capital do turismo do Brasil. Há uma enormidade de atrativos turísticos e atividades turísticas para se fazer que quando somada à geografia, cultura, clima e infraestrutura faz a cidade ser o que é.

Uma das geografias mais impressionantes são as montanhas e morros cariocas muito próximos do mar que formam penínsulas e belas paisagens em meio às várias praias dos 197 quilômetros de extensão do litoral carioca, com destaque para o Bico do Papagaio, Andaraí, Pedra da Gávea, Corcovado, Dois Irmãos e o Pão de Açúcar.

Bondinho Pão de Açúcar
Bondinho Pão de Açúcar

A Baía de Guanabara é um dos destaques, pela beleza do mar e por possuir lindas ilhas, como a famosa Ilha do Governador. Outro destaque geográfico fica com suas lagoas formadas na baixada fluminense, como as da Tijuca, Marapendi, Jacarepaguá e Lagoa Rodrigo de Freitas.

Vista de cima - Lagoa Rodrigo de Freitas
Vista de cima – Lagoa Rodrigo de Freitas

A cultura carioca se destaca na variedade de músicas, sabores e religiões, onde o samba é o carro-chefe da cidade, principalmente durante o Carnaval do Rio de Janeiro, mas que também tem a bossa-nova, o forró e o funk.

A gastronomia carioca se destaca com a típica comida brasileira, principalmente a feijoada, que quando unida a uma bela caipirinha faz a festa de muitos turistas. Outros destaques ficam com pratos à base de bacalhau.

Já na religião, a predominante é a católica, no qual existem lindas igrejas no Rio de Janeiro para se visitar, como a Catedral Metropolitana de São Sebastião e a Igreja de Nossa Senhora de Candelária.

Turismo no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro sabe muito bem receber os turistas e oferece inúmeras opções de hospedagem no Rio, como os hotéis Copacabana Palace, Rio Othon, Pestana Rio Atlântica e o Grand Hyatt Rio, além de oferecer restaurantes como os restaurantes Olympe, Quitéria, Giuseppe Grill e Zazá Bistrô.

Vista da cobertura do Pestana Rio Atlântica
Vista da cobertura do Pestana Rio Atlântica

Não fossem os espertinhos, a violência urbana e a poluição, não teria melhor lugar do mundo para viajar. É uma cidade realmente abençoada que não à toa tem o Cristo Redentor recebendo a todos de braços abertos.

Nesse post, trouxemos alguns truques pega-turista para você conhecer e evitar quando planejar viagem ao Rio de Janeiro.

Hotéis no Rio de Janeiro

Pontos turísticos do Rio de Janeiro

Como principais pontos turísticos do Rio de Janeiro temos:

Cristo Redentor - Rio de Janeiro
Cristo Redentor – Rio de Janeiro

E você, está planejando fazer viagem para a cidade carioca? Ou já conhece a cidade carioca? Tem algum outro ponto turístico para adicionar na lista? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

8 comentários em “Rio de Janeiro – RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *