Florianópolis – SC

Finalmente entendi porque Florianópolis – SC é considerada a ilha da magia: ela simplesmente encanta. Já estive na cidade em outras oportunidades, porém nunca conhecendo ela do jeito que conheci. Ela faz mágica com as pessoas que a visitam. É abençoada por possuir tanta natureza e exuberância.

Começando assim dá para entender um pouco do que senti ao passar um final de semana conhecendo alguns de seus pontos turísticos, principalmente do norte de Florianópolis. Há praia, campo, lago, mar, trilhas, dunas ,cultura e tradição. Turismo para todos os gostos.

Logo na entrada de Florianópolis nos deparamos com a Ponte Hercílio Luz, principal ponto turístico da cidade, no qual é possível bater fotos dos mais variados ângulos, pois ao percorrer as principais vias perto da encosta você passa ao lado ou embaixo da ponte. Só não é possível passar por dentro dela, pois ela está interditada.

Ponte Hercílio Luz - Florianópolis
Ponte Hercílio Luz – Florianópolis

Depois, indo para o norte, temos um gigante calçadão à beira-mar, ótimo para turistas e moradores passarem o final de semana, praticando esportes, caminhando e também curtindo os estabelecimentos ao redor como shoppings, praças de alimentação, barzinhos e baladas.

Calçadão Beira-Mar - Florianópolis
Calçadão Beira-Mar – Florianópolis

Seguindo ainda ao norte você tem a opção de ir para as praias. E são várias: Santo Antônio de Lisboa, Sambaqui, Daniela, Praia do Forte, Jurerê, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ingleses e Santinho.

Jurerê com certeza vale o passeio. Há a ala de Jurerê internacional, onde é possível ver mansões construídas num vilarejo que parece cena de filme. A maioria das casas não tem muros e não é raro ver carros esportivos andando pelas ruas.

Em Jurerê também há um shopping a céu aberto com lojinhas, barzinhos e restaurantes para ficar horas batendo papo com os amigos. A praia acaba sendo opcional. Encontrei diversas pousadas e hotéis por essa região de Florianópolis.

Jurerê Internacional - Florianópolis
Jurerê Internacional – Florianópolis

A praia do Santinho também se destaca, principalmente por ter ao redor um dos melhores resorts do Brasil, o Costão do Santinho. Passeamos pela praia que estava cheia de surfistas e caminhamos pela trilha que conta a história da região e mostra as marcas da civilização antiga que viveu na região, registradas nas pedras.

Porém só vimos a estrutura do Costão do Santinho em Florianópolis por fora, pois ela é reservada aos hóspedes. Bem que o resort poderia bancar um BlogTur para os blogueiros de turismo.

Costão do Santinho - Florianópolis
Costão do Santinho – Florianópolis

Acabei não conhecendo a praia do Forte, passei despercebido por ela e ficou ruim de voltar, mas ela também abriga uma visão linda do mar em contraste com a época antiga de Florianópolis. Canhões, muros e castelos enriquecem as fotografias.

Fiquei hospedado na pousada OceanoMare, na região de Rio Vermelho. A pousada é referência número 1 do TripAdvisor e de fato possui uma estrutura muito bonita. Porém o atendimento que era tido com excelência nos comentários acabou não sendo excelência para mim. Alguns deslizes aconteceram, sendo que relatei aos proprietários para que cuidem com os próximos hóspedes.

Pousada OceanoMare - Florianópolis
Pousada OceanoMare – Florianópolis

Indo mais ao centro da cidade, é possível conhecer a cultura açoriana de portugueses que colonizaram a ilha de Florianópolis. Tem o mercado municipal, no qual você pode fazer compras e lembranças da cidade, além de comer alguns petiscos e pratos típicos de Floripa. Também é possível visitar os museus da cidade.

No caminho norte-centro, você passa por outras praias, como a Praia do Mole, Moçambique e a Barra da Lagoa, caindo depois diretamente na Lagoa da Conceição.

A Lagoa da Conceição é um lugar é lindo, além de ser gigante. Na estrada principal está repleta de bares e restaurantes ao redor. Um dos melhores lugares para visitar de noite. Durante o dia, vários esportes aquáticos são praticados, entre eles o windsurf.

Lagoa da Conceição - Florianópolis
Lagoa da Conceição – Florianópolis

Ainda na estrada principal ao redor da Lagoa da Conceição você encontra um pedaço das dunas de areia. Sim, há dunas na cidade. Que ficam entre a Lagoa da Conceição e a praia da Joaquina. Excelente para fotos também.

Dunas Joaquina - Florianópolis
Dunas Joaquina – Florianópolis

Na minha estadia faltou conhecer a região sul de Florianópolis. Já me disseram que vale a pena a visita. Lá é possível encontrar as praias do Campeche, Armação, a Lagoa do Peri, a região do Pântano do Sul e mais perto da saída a Prainha. Vai ficar para um próximo final de semana.

Opções de hotéis em Florianópolis:

Principais pontos turísticos de Florianópolis:

  • Ponte Hercílio Luz
  • Calçadão do Beira-Mar
  • Praia do Forte
  • Praia de Jurerê/Jurerê Internacional
  • Canasvieiras
  • Ingleses
  • Praia do Santinho
  • Praia do Mole
  • Lagoa da Conceição
  • Dunas da Joaquina
  • Lagoa do Peri
  • Pântano do Sul
  • Prainha
  • Centro histórico
  • Mercado Municipal

Mapa de Florianópolis:

Se você está pensando em conhecer Florianópolis, pare de pensar. Ela é parada obrigatória para todos os turistas.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

19 comentários em “Florianópolis – SC

  • 10/09/2011 em 20:00

    Vou lá no Costão em outubro pedir um BlogTur! 😉

    Resposta
    • 17/09/2011 em 20:46

      Opa! Legal Carol!
      Vai mesmo, já leva os dados atualizados que o Maurício pegou do BlogTurFoz.
      Duvido que eles não vão querer fazer uma ação parecida. 😉
      Abraço!

      Resposta
  • Pingback: Aniversário de Florianópolis 2012 - 286 anos | Vida de Turista

  • Pingback: Destaques da Semana 08 | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

  • Pingback: Turismo em debate - Acessibilidade para turistas especiais | Vida de Turista

  • Pingback: Minha experiência no Rock in Rio 2013 - Let's Rock!

  • 29/12/2013 em 15:06

    Irei a Florianópolis dia 16 de abril de 2014, visitar meu amor e conhecer essa cidade maravilhosa,desde já estou ansiosa,pena que chegarei depois do verão,espero aproveitar o máximo.Fico em êxtase quando vejo fotos de lugares maravilhosos na internet,que passe logo esses meses rsrsrsrs…!até mas…

    Resposta
    • 07/01/2014 em 20:01

      Que bacana Ivaneuza! Aposto que vai adorar a cidade. Aproveite para conhecer a cultura açoriana da cidade e não vai se arrepender.

      Resposta
  • Pingback: Calendário de feriados 2014 - Ótima opção para planejar suas viagens!

  • 08/01/2014 em 01:15

    Estou com viagem marcada para chegar em Floripa no aeroporto 24/01 7h. Gostaria de dicas de hoteizinhos ou pousadinhas de preços bem acessiveis (não precisa ser proximo do aeroporto) apenas para se dormir, pois pretendo conhecer a cidade durante todo o dia.
    Agradeço! [email protected]

    Resposta
  • Pingback: Arvorismo no Hotel Cabanas - Bonito - MS - Emoção sobre cordas!

  • 24/02/2014 em 12:26

    Boa tarde!!

    Estou indo a Floripa em Maio com 4 amigas. Pretendo me hospedar no centro. Gostaria de dicas pra passeio, saídas a noite, agencia que realize passeios com guias e a média de preços.

    Resposta
    • 28/02/2014 em 08:33

      Olá Cassimira, pergunta bem genérica hein? Hehehe.

      Deixa eu tentar ajudar: No Centro uma boa opção de hospedagem é o Blue Tree Towers Florianópolis.

      Na Lagoa da Conceição tem o John Bull, um bar de rock muito bacana. Se você gosta de balada, tem o P12 El Divino em Jurerê, uma das mais famosas do Brasil. Outra opção é o Pacha, também muito famoso.

      Uma opção de restaurante é o Guacamole, especialista em comida mexicana. Outra é o Outback, especialista em comida australiana.

      Para passeios, boas agências receptivas da ilha são a Vip-Mar Turismo e a Vivato Turismo. Os preços vão depender do que você querer visitar. Por isso sugiro entrar em contato diretamente com elas.

      Espero ter ajudado e já desejo uma boa viagem para vocês.

      Abraço!

      Resposta
  • 18/03/2014 em 15:39

    Olá,
    Eu e meu marido estamos pensando em passar um tempo na ilha.
    Queremos ir em dez/14 e ficar até final de jan/14.
    Queremos alugar uma casa por temporada, tem algum site que visito?
    ou tem outra sugestão barata?
    obrigada,

    Resposta
    • 22/03/2014 em 18:09

      Olá Hevelyn,

      Alguns sites que você pode consultar e encontrar apartamentos para temporada são o Alugue Temporada e o AirBNB.

      Outra boa sugestão é ligar para as imobiliárias da Ilha. Elas geralmente gerenciam bons apartamentos e casas locais.

      Abraço!

      Resposta
  • 12/02/2017 em 07:02

    Me decepcionou muito Florianópolis. Sou Brasileira, mas moro na Argentina. As praias estão sujas cheias de cigarro na areia igual aqui na Argentina. Os brasileiros estão permitindo que os Argentinos acabem com as suas praias .O pior de tudo é que depois eles voltam para a Argentina falando que as praias estão sujas e com mais cultura argentina do que cultura brasileira e que não vão voltar a visitar tão cedo por isso.

    Os jogos com Ping pong na praia e a horrível cultura argentina. Não se pode deitar e escutar o mar que muita vezes você recebe uma bolinha na cabeça. Para receber sempre o turista não tem necessidade de serem submetido a eles. Ofereçam a cultura brasileira e não se adaptem à cultura deles. Afinal de contas parece mais Argentina do que Brasil e muitos argentinos não gostam porque gostariam de conhecer a nossa cultura brasileira.

    Resposta
    • 15/02/2017 em 20:09

      Olá Renata, infelizmente existem turistas mal intencionados, que vão conhecer as cidades e acabam fazendo o que não deve desrespeitando a natureza e até mesmo as pessoas. Falo isso de uma maneira geral não pensando somente em Florianópolis ou turistas argentinos, pois isso acontece em todas as cidades. É uma pena que as pessoas ainda estejam agindo e pensando dessa forma. Deveríamos cuidar e valorizar o que está a nossa volta. Abraço!

      Resposta
  • 06/12/2017 em 21:53

    Eu, meu marido, e minha filha vamos passar o ano novo em florianopolis gostaria de dicas onde passar
    a ceia proxima a ponte hercilio luz, para que possamos ver a queima de fogos.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *