Viajar com crianças – Cuidados especiais

Dia 12 de outubro é comemorado o dia das crianças. Para quem gosta de viajar, uma coisa muito divertida de se fazer é viajar com crianças. E isso independe a data.

Só que para viajar com crianças são necessários alguns cuidados especiais, pois os pequenos podem ser muito ativos pedindo atenção constante dos pais.

Muitos pais às vezes se abdicam de viajar com filhos por medo de que eles incomodem muito ou não deixem os pais em paz. Porém isso pode ser resolvido com melhor planejamento e preparo antes de ir viajar.

Viajar com filhos
Viajar com filhos

Dicas e cuidados para viajar com crianças

O primeiro cuidado é com o roteiro que você escolhe para viajar. Você deve escolher um local que tenha passatempo para elas, não tenha tanta muvuca para você ficar de olho mais facilmente ou escolher um local que tenha ambiente próprio com pessoas especializadas para cuidar delas enquanto você se diverte.

Por exemplo, faz sentido você ir com as crianças para um lugar que é exclusivamente de compras, como Ciudad Del Este? Elas não vão ter o que fazer, não vão poder mexer em nada e simplesmente você não vai conseguir fazer compras no Paraguai com calma e paciência.

Para ser bom, um roteiro para crianças precisa também de pontos turísticos atraentes, bons parques, destinos que não envolvam caminhadas longas ou que não sejam exclusivamente de passeios noturnos.

Viajar com crianças
Viajar com crianças

Outro cuidado é sobre o tempo de viagem. Você deve escolher roteiros em que as crianças não precisem ficar muito tempo paradas dentro de carros ou aviões, pois isso pode gerar inquietação, além de brigas entre os pequenos.

Se uma viagem longa for necessária, você deve levar jogos e brincadeiras para ficar entretendo elas durante todo o período, além de planejar pausas com elas em pontos estratégicos da viagem.

Por sinal, os bichinhos de pelúcia e brinquedos devem estar em mãos o tempo todo, pois num momento mais chato da viagem, onde até os pais estarão cansados, eles ajudarão a manter as crianças entretidas.

Viagens longas com crianças
Viagens longas com crianças

Sobre a documentação, saiba que crianças também precisam de vistos e passaportes caso seja uma viagem para o exterior e estes documentos têm os mesmos prazos de criação dos adultos.

Verifique também a vacinação das crianças. De preferência, faça um seguro de viagem para os baixinhos. Leve os remédios necessários e verifique se perto de onde você ficará há farmácias e hospitais por perto.

No hotel ou pousada escolhido, verifique se tem piscina, área de lazer, brinquedos e espaço criança para motivá-las a querer ir. Também verifique se há camas extras específicas para elas.

Quem vai viajar com bebês, deve levar carrinhos leves e práticos, bolsas equipadas com mamadeira, bicos, fraldas, ou seja, kit completo de todos os pais. Deve verificar se o hotel tem berço e se os locais a serem visitados têm berçários.

Viagem com bebês
Viagem com bebês

Para as cias aéreas, os preços das passagens aéreas variam conforme idade da criança. Bebês podem nem pagar a passagem. Porém a cia aérea precisa saber que tem um bebê a bordo, pois antes do embarque as comissárias de bordo são avisadas e se preparam para eventuais problemas.

Menores desacompanhados precisam de autorização dos pais. As crianças desacompanhadas também são identificadas nos vôos. Vi isso num vôo que participei. Nesse caso uma aeromoça acompanha.

Mulheres grávidas com mais de 8 meses não podem viajar de avião. Bebês com até 7 dias de nascimento também não podem.

Na hora de fazer as malas, evite excesso de peso e procure deixar uma bolsa ou mochila exclusiva para cada criança.

Uma dica interessante é você envolver a criança inclusive no planejamento da viagem, mostrando para ela o local que vocês pretendem viajar e criando com ela expectativas de visitar esse lugar. Sugestão de mostrar mapas, fotos e até mesmo experimentar pratos típicos antes da viagem.

Planejamento de viagem com filhos
Planejamento de viagem com filhos

Como você pode ver, viajar com crianças requer cuidados e dá trabalho, porém vale muito a pena. As crianças por si só são diversão garantida.

E nada como depois você mostrar para elas as fotos da viagem que vocês fizeram juntos e ficarem conversando sobre a viagem por muitos e muitos dias.

E você, costuma viajar com crianças? Leva os baixinhos nas suas viagens? Tem dicas de viagem para deixar para quem pretende viajar com crianças também?

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

7 comentários em “Viajar com crianças – Cuidados especiais

  • 12/10/2011 em 20:13

    Quem é mãe sabe estes cuidados são muito importantes e ajudam muito. Nós imaginamos que sabemos lidar com todas as situações quando saimos de casa, mas às vezes nos deparamos com situações inusitadas que nos deixam literalmente perdidas. Achei muito interessante por que não émuito comum encontrar essas dicas.

    Resposta
  • 13/10/2011 em 14:39

    Ótimas dicas para quem tem crianças e ás vezes fica meio sem saber, estão de parabéns…

    Resposta
  • 27/09/2012 em 07:56

    É verdade Angela. Esse é um cuidado constante que devemos ter com as crianças.

    Abraço,
    Thiago

    Resposta
  • 27/09/2012 em 07:56

    Obrigado Emanoel. No site tem outras dicas de viagens interessantes. Fique à vontade para navegar e tirar suas dúvidas.

    Abraço,
    Thiago

    Resposta
  • Pingback: Vai viajar e levar seus filhos? Veja alguns cuidados que devem ser tomados. « Blog da Promenade Apart-Hotéis - Blog da Promenade

  • 12/09/2015 em 17:38

    Estou iniciando minha carreira de Agente de turismo, e pesquisando acabei encontrando este blog , e agradeço ao acaso!!! aqui tenho informações preciosas para alguém tão leigo no assunto como eu!!! Espero poder continuar os acompanhando e aprendendo sobre este mundo tão belo e fantástico! E agradeço muito, pois lendo todo o conteúdo deste blog posso passar muitas informações bacanas aos meus futuros clientes!!!!!!

    Resposta
    • 16/09/2015 em 23:42

      Legal Lia! Quando comecei a trabalhar com sistemas de turismo estava na mesma situação. Depois a gente vai estudando, viajando e experimentando até aumentar o conhecimento. Então sempre que posso coloco conteúdos novos aqui no blog para ajudar o pessoal! Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *