Turismo em debate: Segurança em viagens

O turismo em debate do mês é sobre a segurança em viagens dos turistas ao viajar. Você se sente seguro ao viajar? Recentemente alguns blogueiros de viagem vivenciaram uma das experiências mais cruéis que pode acontecer com quem viaja: ser assaltado em viagem. Caso da Miss Checkin e da Luciana do Roteiros da Lu.

Apesar de ser viajante experiente, a Miss Checkin foi assaltada em viagem ao pegar um táxi com um taxista bandido que operava de dentro do aeroporto de Caracas na Venezuela. Já a Luciana estava passeando a pé com uma amiga em Montevidéu no Uruguai quando roubaram a bolsa da amiga.

Os casos foram reportados nos blogs e alcançaram popularidade incrível na internet, servindo de alerta para todos nós que viajamos para ficarmos sempre atentos numa viagem e fazer pesquisa sobre os destinos turísticos que vamos viajar.

Problemas da falta de segurança em viagens

Quantos turistas vão deixar de visitar Caracas e Montevidéu após o relato? Quantos turistas já deixaram de visitar o Rio de Janeiro devido à insegurança? Perde toda cidade que investe em mídia para atrair turistas, mas não investe em segurança para a população.

Eu sei que geralmente a gente viaja para curtir, relaxar, desestressar, sair do comum, conhecer novos lugares, fazer novas amizades e muito mais. Vai com aquela alegria, empolgação e animação por tudo que está vivendo.

Porém é nesse momento que esquecemos de cuidar da nossa própria segurança. Deixamos expostas câmeras fotográficas, jóias, bolsas, celulares, relógios e os bandidos e marginais ficam espertos, só esperando o momento certo de atacar as vítimas.

Segurança em viagens
Segurança em viagens

O conselho nesse caso é evitar expor tais pertences numa viagem. Andar somente com o crucial. Ser discreto. E pesquisar bastante sobre roubos nos pontos turísticos antes da viagem.

Evitar lugares de grande concentração de pessoas como mercados, estações de ônibus, metrô e trens lotados. Assim como evitar andar a pé na rua em lugares desertos ou bairros suspeitos, seja sozinho ou acompanhado.

Outro caso muito comum são assaltos de malas em aeroportos. É comum escutar turistas reclamando de malas que foram arrombadas e roubados pertences de dentro delas. Situação extremamente desagradável.

O conselho nesse caso é não levar dentro das malas objetos de valores, sejam eles jóias, dinheiro, equipamentos eletrônicos, presentes, etc. Levar estes nas bagagens de mão.

Alguns deles só são permitidos levar em bagagens normais, como litros de bebidas, perfumes, etc. Nesse caso, a dica é embalar os produtos, seja manualmente ou nos serviços de protect bag. Há quem prefira embalar a mala inteira o que ajuda a dificultar ainda mais a ação dos bandidos.

Assalto malas em aeroportos
Assalto malas em aeroportos

Problemas segurança em viagens fora do país

Engana-se também quem pensa que a insegurança ao viajar não acontece nos países de primeiro mundo. Lá são necessários cuidados iguais aos que temos em outros lugares. Turistas são alvos perfeitos para bandidos.

Para ajudar na prevenção existem viajantes que preferem usar doleiras ou cartucheiras. As doleiras ficam por baixo da roupa preso ao corpo. As cartucheiras ficam do lado de fora à tira colo.

Doleira para viagens
Doleira para viagens

Outra dica é dividir o dinheiro em vários lugares pelo corpo, como meias e outros bolsos. Algum dinheiro recomendo deixar no quarto do hotel escondido nas malas. Se for falar em valores altos, melhor deixar no cofre do hotel.

Outra dica é utilizar traveler checks, também conhecidos por cheques de viagem. Eles valem como dinheiro fora do país e você só assina quando trocar. Nos aeroportos tem pontos de troca.

Outro meio são os cartões pré-pagos de viagem, caso do Visa Travel Money, Mastercard Cash Passport e American Express Global Travel Card.

Caso perdê-los ou ser assaltado, você precisa ter anotado o número dos cheques e dos cartões de viagem para solicitar o cancelamento deles junto às administradoras.

Segurança do dinheiro em viagens
Segurança do dinheiro em viagens

Ter cópia dos documentos antes de viajar é importante. A recomendação é tirar cópias físicas e virtuais dos documentos pessoais, assim como de comprovantes de reservas de hotel e passagens aéreas.

Os turistas também devem conhecer os consulados e embaixadas do Brasil no país que está visitando. Para quem for assaltado ou ter perdido o passaporte e outros documentos deverá ir ao consulado para providenciar uma ARP (Autorização de Retorno à Pátria) que permite embarque de volta ao Brasil.

Mais um preparo é o de você comprar um seguro de viagem que abranja você e sua família. Eles geralmente cuidam desde a parte de saúde como também da assistência para caso de roubos e assaltos.

Finalizando

Como podemos ver, viajar é bom, mas também requer atenção nossa para que estejamos preparados caso imprevistos aconteçam. Pode ser que nada aconteça, mas nada melhor do que saber o que fazer caso algo dê errado.

Vamos garantir nossa segurança em viagens!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

11 comentários em “Turismo em debate: Segurança em viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *