Primeira viagem de avião

A primeira viagem de avião a gente nunca esquece. A sensação de estar no aeroporto esperando o embarque, da velocidade que o avião atinge para levantar voo, da pressão no ouvido quando o avião está subindo, das tremidas das turbulências durante a viagem, da freada do avião na chegada e de pisar no seu local de destino são emocionantes.

Depois que voltei de minha viagem a Brasília, tive muitas novidades pra contar. Uma delas foi justamente sobre minha primeira viagem de avião. Olha, só posso dizer que é incrível. Diferente do que qualquer outra viagem. Confira abaixo os relatos e experiências.

Minha primeira viagem de avião

Minha primeira viagem de avião foi com a companhia aérea GOL no voo 1924 do dia 17/03/08 com a aeronave Boeing 737/800. Foi uma conexão direta de Florianópolis (aeroporto Hercílio Luz) a Brasília (aeroporto Juscelino Kubitschek) e durou 2 horas.

Primeira viagem de avião
Primeira viagem de avião

As partes mais empolgantes com certeza são a decolagem e o pouso. A velocidade que o avião pega para sair do chão na decolagem é grande, assim como é forte a freada do pouso na pista, dando uma adrenalina no início.

Por sorte peguei assento bem na janela. Daí deu pra ver o avião subindo, se afastando do chão e cruzando as nuvens, assim como descendo. Lá de cima dá pra ver bem o terreno, aclives, declives e a parte geográfica do terreno que ele passava. De resto fica tudo muito parecido com o Google Earth. As aulas de geografia finalmente serviram pra alguma coisa.

Já depois que o avião atinge a velocidade cruzeiro, o voo fica tranqüilo. Só as famosas turbulências que davam uma pequena chacoalhada no avião de vez em quando.

Nas nuvens
Nas nuvens

A pressão nos ouvidos é grande tanto na subida quanto na descida. Pra mim a pressão foi forte e eu quase não escutava nada dentro do avião. A dica é ficar engolindo ou segurar o nariz e assoprar, pois isso ajuda bastante.

No mais o atendimento das aeromoças, comissários de bordo e avisos do piloto da GOL foram bons. Eles serviram a famosa barra de cereal com suco!

Já complementando sobre a viagem de volta, também voei de GOL partindo de Brasília (aeroporto Juscelino Kubitschek) até Navegantes (aeroporto Victor Konder), com escala em São Paulo (aeroporto de Congonhas).

Interior do avião
Interior do avião

Deu pra conhecer o lugar do acidente do voo 3054 da TAM, um dos 30 maiores da aviação mundial como foi postado aqui na notícia Desastre aéreo da TAM – Voo 3054, bem no dia do acidente com exclusividade. O local do acidente está totalmente limpo. Parece que uma praça será construída no local do acidente pela prefeitura de São Paulo.

Na volta tive a experiência de voar a noite. Muito sem graça já que ele passou por cima do litoral e eu não via nada.

Quando cheguei a companhia aérea disponibilizou como cortesia seu ônibus para transporte até Blumenau e assim poder voltar pra casa.

Resumindo, viajar de avião é rápido e bom e com os preços das passagens aéreas diminuindo devido a concorrência, vale a pena experimentar essa sensação.

Aeroporto
Aeroporto

Principais passos para viajar de avião:

  1. Reserva da passagem aérea.
  2. Emissão/Compra da passagem aérea.
  3. Check-in no aeroporto.
  4. Despacho das malas.
  5. Espera no saguão de embarque do aeroporto.
  6. Embarque no avião.
  7. Decolagem do avião.
  8. Pouso do avião.
  9. Retirada das malas no aeroporto.

E para você? Como foi sua primeira viagem de avião? Conte sua experiência para o blog.

Viagem à noite
Viagem à noite

Abraços e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

255 comentários em “Primeira viagem de avião

  • 10/05/2009 a 17:48

    Muito legal, eu estou pensando em viajar no final de julho. As tuas ajudas foram muito boas, as fotos ficaram muito legais. Ainda sinto medo de avião, mas como é mais rápido é a melhor escolha.

    Responder
    • 04/02/2014 a 17:46

      Viajei de avião pela 1ª vez dia 25 de janeiro de 2013. Eu amei e estou até agora maravilhada de como é bom viajar de avião. Fui para Cuiabá no avião da Gol foi tudo muito bom. Fui na janelinha olhando tudo lá embaixo, fui e voltei e amei. Achei super seguro, paisagens muito lindas e agora eu só vou viajar de avião não tive medo. Em breve vou para o Rio de Janeiro de avião é show e só vou de Gol.

      Responder
  • 16/05/2009 a 11:14

    Olá Anônimo..
    Eu recomendo você ir mesmo.. A experiência é única e vale a pena..
    O medo é normal, mas depois acostuma e é emocionante.. 😉
    Abraço..

    Responder
    • 30/03/2013 a 17:59

      Eu adorei é muito divertido e o medo é grande.

      Responder
  • 05/06/2009 a 07:03

    Pessoal, também estou indo para a minha primeira viagem de avião. Além do nervosismo estou também um pouco perdida. Check-in no aeroporto. Despacho das malas. Espera no saguão de embarque do aeroporto. Embarque no avião. Retirada das malas no aeroporto. Não sei como me virar quando chegar a hora. Quando vocês viajaram pela primeira vez também tiveram estas dúvidas? Souberam o que fazer na hora? Abraços e obrigada por toda ajuda!!!!!

    Responder
  • 05/06/2009 a 18:29

    Olá anônimo..
    Isso é normal na primeira viagem..
    A gente fica sempre um pouco perdido..
    Uma dica que eu dou é que se você ficar na dúvida, não tenha medo de perguntar e de errar também.. Afinal ninguém sabe tudo na vida, não é verdade?
    Vai lá que você vai gostar muito da sua primeira viagem de avião e aposto que vai ter muita história pra contar.. 😉
    Abraço..

    Responder
    • 17/01/2016 a 11:07

      O segredo é ter boca pra perguntar e não ter vergonha. Muitos passageiros ficam meio perdidos nos aeroportos. Na minha primeira viagem eu tive uma conexão em aeroportos diferentes, tinha que ir de Guarulhos para Congonhas, isso de madrugada, eu pensei em ir de táxi, sabia que seria caro só que era além do caro (kkkk), daí perguntei a um rapaz que trabalhava na TAM como eu fazia pra ir Congonhas, se só tinha como eu ir de táxi, e ele me disse que dava pra pegar um ônibus que tinha no próprio aeroporto indo pra lá. De táxi teria dado no mínimo R$ 200,00 e a passagem do ônibus era R$ 42,00. Fui de ônibus, tudo certinho e de boa. A questão é perguntar. Não ter vergonha. 😉

      Responder
  • 07/06/2009 a 18:36

    Também vou fazer minha primeira viagem de avião daqui a dois meses, to numa ansiedade danada, até porque tem escala e to pensando como vai ser decolar mais de duas vezes em uma viagem, espero que seja bem tranquilo. Mas que to com um pouco de medo isso não vou negar. rsrsr

    Responder
  • 11/06/2009 a 12:25

    Olá anônimo..
    Quando fui viajar com voo com escala também fiquei um pouco apreensivo, ainda mais porque seria um lugar/aeroporto que eu nunca tinha ido..
    Mas quando você chega lá, já tem até placa para encaminhar você direto da saída do avião para o voo da escala.. O que facilita bastante a vida do passageiro..
    Por isso pode ir sem medo que tudo vai dar certo..
    Depois conta a história da viagem aqui pra gente também.. 😉
    Abraço..

    Responder
  • 17/06/2009 a 10:55

    Olá, eu e meu namorado vamos fazer nossa primeira viagem de avião. Iremos para o Rio de Janeiro e estamos ansiosos. Mais com o avião do que com o Rio…rsrsrsr
    Qual o primeiro passo ao chegar no aeroporto até a subida do avião? Quero muito saber. [email protected]

    Responder
  • 21/06/2009 a 09:56

    Olá Thiago..
    Podem ir tranquilo que a viagem de avião ainda continua sendo a mais segura do mundo.. Apesar dos pesares né?
    Quando vocês chegarem no aeroporto, vocês devem fazer o check-in no balcão da cia onde compraram a passagem, despachar as malas, aguardar no saguão de embarque e embarcar no avião..
    Abraço..

    Responder
  • 08/08/2009 a 16:50

    Caramba não sei nem como entrar em um avião, nem como viajar. Só sei que estou com muito medo.

    Responder
  • 13/08/2009 a 18:16

    Olá Anônimo..
    O medo é normal para tudo que desconhecemos.. Mas tenho certeza que vai gostar, pois a primeira viagem é emocionante..
    E se fosse pra dar algumas frases de motivação para você viajar eu diria:
    "Vença seus medos!"
    "Encare os desafios!"
    "Expanda seus horizontes!"
    E o mais legal:
    "Na dúvida de ir ou não ir, vá!"
    Depois conta pro blog como foi a viagem.. 😉
    Abraço..

    Responder
  • 24/09/2009 a 19:35

    Oi pessoal! Também vou fazer minha primeira viagem de avião e para potencializar o meu medo é uma viagem internacional com escala… Muito longe mesmo (meu deus). Estou com muito medo, ansiosa, nem sei dizer o que estou sentindo. Tenho dúvidas sobre tudo, porque é tudo novo para mim. Alguém poderia me acalmar… Me dar umas dicas? rs
    Abraços!

    Responder
  • 25/09/2009 a 06:17

    Olá gente!

    Digitei no google, pra tirar umas dúvidas sobre viagem de avião, e acabei encontrando esse espaço. Vou fazer minha 1ª viagem de avião em novembro. Estou indo participar de um concurso público. Pensei muito antes de me inscrever, já que eu terei de subir em um avião pra ir fazer essa prova… Depois de tanto medo, receio, dúvidas e outras idéias mais, optei por fazê-la. Sou do estado da Paraíba e vou para Minas. Nossa Senhora tome conta de mim…rs
    Todas essa dúvidas colocadas aí, eu tenho! Todo esse receio compartilhado, todo esse medo, tudo isso também habita dentro de mim… Não vou mentir pra vocês. Fiquei mais confiante depois que li sua passagem no blog, vi que não estou sozinha nessa. Tranquilizei-me também por ver as dicas do autor, obrigada víu! rsrs

    Confesso à vocês que tenho medo (pânico) de 2 coisas: velocidade e altura, e acabei me enfiando num negócio que funciona dessas duas formas..rs Que ironia… Mas tenho que prestar esse concurso, ele é importante pra mim, essa certeza eu tenho!!

    Meu receio permanece diante de uma coisa… a pressão no ouvido… Se fechando a porta de um carro que esteja com os vidros fechados, eu sinto uma pressão forte, ou pelo menos angustiante pra mim. Me pegunto agora, se isso que devo sentir, me causará algo mais desconfortável. Só sei que preciso ir…rs

    Um abraço à todos!

    Responder
  • 30/09/2009 a 16:36

    Olá Anônimo..
    Legal que você vai fazer uma viagem internacional.. Isso é um aprendizado único na vida.. No começo você vai ter que correr bastante para deixar toda documentação em dia, mas depois, durante a viagem, acredito que você vai aproveitar muito..
    Um site muito legal do próprio governo é o Portal Consular que dá alguns conselhos para quem vai viajar para fora do país..
    Fica a dica..
    Abraço..

    Responder
  • 30/09/2009 a 17:01

    Olá Tiana..

    Suas dúvidas e medos são muito comuns.. Muitas pessoas tem medo de viajar de avião.. Mas a sua história é muito interessante, pois mostra o quão determinada você está para alcançar seus objetivos.. E isso é muito importante..

    Você vai ver que quando você tiver passado no concurso público a sua vitória será muito mais merecida por vencer todos esses obstáculos..

    Com relação a pressão no ouvido ela é um pouco chata mesmo, mas nada exorbitante.. Uma dica que eu dou é ir mascando chicletes durante o vôo e engolindo sua própria saliva para amenizar.. Se você quiser, você pode pedir água para tomar para o serviço de bordo que vai ajudar também a amenizar a pressão..

    Só me resta agora deixar os votos de boa sorte para você na prova e que você volte pra comentar depois como foi no concurso e na sua primeira viagem de avião..

    Abraço..

    Responder
  • 02/10/2009 a 19:17

    Olá, vou fazer minha primeira viagem de avião, vou para SC. Eu vou com meu filho de 5 anos, to com muitas dúvidas e medos, rsrsrs. Poderiam me ajudar como fazer essa viagem ficar mais tranquila já que vou com criança?

    Obrigada!!!

    Responder
  • 04/10/2009 a 09:27

    Oie galera, aff viajar de avião??
    É muito bom! Minha primeira viagem foi com Webjet Linhas Aéreas, foi ótimo. O atendimento é super 10. Agora to indo pra Cuiabá dia 22 de outubro com a Gol. Mas recomendo andar de avião é maravilhoso! Nem se preocupem com altura, e muito menos com as famosas turbulências, isso faz parte. Você vai ver que quando tiver embarcando nada de medo vai ter! Tudo vai ser novo que você nem vai perceber. Boa viagem a todos!

    Responder
  • 17/10/2009 a 15:02

    Olá Anônimo..
    Que bom que vem pra SC.. Aposto que vai adorar o estado.. Levar crianças para uma viagem de avião não é tão complicado quanto parece porque tudo é novo e prende a atenção das mesmas.. Fora que o pessoal do serviço de bordo geralmente é bem atencioso com elas estando preparado para eventualidades..
    Uma dica é levar algum objeto que prenda a atenção dela até o embarque.. Fica a dica..
    Abraço..

    Responder
  • 17/10/2009 a 15:05

    Olá Lislen..
    É bom mesmo andar de avião né? Nunca andei de Webjet mas que bom que gostou.. Primeiro comentário a respeito da cia no blog..
    Valeu pelo incentivo ao pessoal..
    Abraço..

    Responder
  • 20/10/2009 a 19:43

    Olá Pessoal!
    Sou de SC!
    To com uma viagem marcada para o dia 07/11. Primeira vez que vou para o Rio!
    Estou muito ansiosa e aflita.
    Mas me ajudaram muito com as dicas.
    Uma pena que não peguei poltrona na janela! =/
    Pensei que era só comigo esta angustia de viajar pela primeira vez de avião, mas vai dar tudo certo.

    Responder
  • 22/10/2009 a 13:07

    Olááááááá, pessoal!!!!

    Então, vou fazer a minha primeira viagem de avião daqui uns dias. To muito ansiosa, hoje fui ao aeroporto transferir a passagem para o dia seguinte, e fiquei com as pernas bambas só de ver aqueles aviões decolando, e pensando que dia 13 estarei lá dentro. heuehuehue. Eu morro de medo de altura, mas vamos em frente! To pensando em usar um fraldinha hauhauahuahuahauhauha brincadeira! Mas que o medo ta grande isso sim!!!! Tenho muitas dúvidas também, mas acho que só passando para saber como funciona certo!! Isso me lembra da minha primeira viagem sozinha de ônibus, quando era pequena! heuheuheuhue. Mas to super feliz, sempre quis andar de avião. Então bora passar por cima desse medo xarope e curtir a viagem!!! Boa viagem a todos e boa sorte pra nós!!! irrraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Responder
  • 30/10/2009 a 10:08

    Olá, hoje será minha primeira viagem de avião. De Foz do Iguaçu até São Paulo. Estou ansiosa e depois volto para contar os detalhes.
    Beijos

    Responder
  • 13/11/2009 a 07:31

    Olá Anônimo..
    Aposto que adorasse a viagem para o Rio de Janeiro.. Ainda mais de avião..
    Que bom que as dicas ajudaram..
    Abraço..

    Responder
  • 13/11/2009 a 07:31

    Olá Anônimo..
    Também aposto que sua viagem de avião foi ótima.. A ansiedade é normal, mas a fraldinha não é necessária não.. Rsrss..
    Iraaaaa.. 😉
    Abraço..

    Responder
  • 13/11/2009 a 07:31

    Olá Patrícia..
    Ficamos no aguardo dos detalhes da sua viagem então.. 😉
    Abraço..

    Responder
  • 17/11/2009 a 05:24

    Olá Thiago! Eu sou aquela rsrs que irá fazer a primeira viagem de avião e internacional (meu deus)! Peguei todas as dicas, e quanto sebo nas canelas. Corri bastante, pois são vários detalhes que não podem passar, ainda mais que eu pretendo continuar meus estudos lá também. Agora está quase tudo concluído…ufa..rsrs. Irei no final de dezembro, está bem próximo… A ansiedade está aumentando a cada dia porque realmente tenho medo de voar. Tento me preparar psicologicamente, mas tá " punk" o negócio..kk ou vou dormindo e sedada ou amarrada…kkk, mas tenho que ir. Sou muita grata pelas suas dicas e do pessoal, foi muito útil, valeu! Quando eu chegar lá (onde o vento faz a curva rs) eu falo como foi a minha experiência..rs
    Super abraço!

    Responder
  • 19/11/2009 a 06:31

    Olá Anônima..
    Rsrss.. Que bom que as dicas ajudaram.. Também fiz minha primeira viagem internacional esses dias.. Foi uma viagem a Cancún e foi ótima.. Aposto que a sua também será.. Vou cobrar então pra você vir contar a experiência.. 😉
    Abraço..

    Responder
  • 29/11/2009 a 14:29

    Nunca pensem no medo, e sim no prazer da viagem. Não existe nada melhor que viajar, mesmo que seja bate e volta vai valer a pena. Hoje tudo é muito fácil, bem explicado e afinal aquele velho ditado é sempre válido. Quem tem boca vai a Roma. Todas as pessoas já tiveram sua primeira vez e você não é a única. Pense assim e pé na estrada. Nos aeroportos existem pessoas pagas e bem educadas para nos ajudar. Boa viagem.

    Responder
  • 11/12/2009 a 01:56

    Olá Anônimo..
    Concordo plenamente com o comentário..
    Abraço..

    Responder
  • 15/12/2009 a 04:59

    Gostei dos que comentaram sua primeira viagem de avião, também viajarei em breve pela primeira vez em janeiro e não vejo a hora. Sempre foi um sonho e não tenho medo. Pena que será curta Salvador – Recife, tudo bem é só a primeira e ainda tem a volta! Wellington.

    Responder
  • 17/12/2009 a 17:26

    falta uma semaninha apenas e agradeço sempre Thiago suas dicas e dos amigos aqui tambem. bjos!

    Responder
  • 17/12/2009 a 17:22

    Obrigado anônimo e Thiago! Concordo com o comentário! Eu irei ter minha 1ª viagem de avião e internacional. Eu não pensarei no medo, eu juro..rsrs. Eu tentarei relaxar e curtir a viagem! Quem tem boca vai a Roma. Eu irei perto..rsrs Volto aqui para contar tudinho…Beijos e boas festas!

    Responder
  • 17/12/2009 a 20:08

    Olá, meu nome é Bárbara (14). Só em olhar as postagens eu já fico muito nervosa com a minha primeira viagem de avião que vou fazer em junho do ano que vem. Está tão longe ainda, mas eu já estou super nervosa, ainda mais que será uma viagem internacional que vou fazer longe dos meus familiares. O meu maior medo é a questão do espaço, eu tenho fobia de lugares apertados e fico com medo de não me sentir muito bem. Eu queria saber se dentro de um avião é fácil de uma pessoa ficar com fobia, apesar de ser muito grande? rsrs
    Adorei os comentários e experiências vividas que foram relatadas, as dicas me ajudaram muito a relaxar…Bjss!

    Responder
  • 19/12/2009 a 16:06

    Oii gente, meu nome é Nathália. Aaf minha primeira viagem de avião ta chegando, dia 21 agora de dezembro, estou muito ansiosa, mas também estou com muito medo, sei lá fico lembrando daqueles aviões que caíram aaf. Muito medo. Como eu faço? Como que eu fico dentro do avião? Como eu devo reagir lá dentro? As aeromoças ficam acompanhando a gente que é de menor?Tenho 14 anos. Me falem como é. Obrigada bjs!

    Responder
  • 23/12/2009 a 14:55

    Olá Wellington..
    Viagem curtinha mesmo, mas já vai dar pra experimentar a sensação de voar pelos ares.. 😉
    Abraço..

    Responder
  • 23/12/2009 a 14:56

    Olá Anônimo..
    Volta mesmo.. Rsrss..
    Abraço e boa viagem..

    Responder
  • 23/12/2009 a 14:56

    Olá Anônimo..
    Opa.. Tá chegando então..
    Boa viagem.. 😉

    Responder
  • 23/12/2009 a 14:59

    Olá Barbara..
    Acredito que fobia é difícil de ter justamente porque os aviões são grandes dentro, ainda mais aviões de viagens internacionais..
    Nas viagens que fiz, pelo menos não vi ninguém com esse problema..
    E que bom que as dicas ajudaram a relaxar.. 😉
    Abraço..

    Responder
  • 23/12/2009 a 15:02

    Olá Nathalia..
    Desculpa não responder antes pra dar as dicas.. Mas como foi de viagem? Está viva ainda? Rsrss.. To brincando.. Aposto que foi uma viagem ótima, não foi? 😉
    As aeromoças são supersimpáticas e acompanham sim as pessoas de menor..
    Dentro do avião geralmente se fica parado, lendo alguma revista, olhando pra fora da janela, olhando as outras pessoas dormindo, essas coisas.. Quase como uma viagem de ônibus.. 🙂
    Abraço..

    Responder
  • 23/12/2009 a 16:17

    Obrigada Thiago por responder! Olha, parabéns pelo seu Blog, ele ajuda muito as pessoas que possuem dúvidas a respeito desse assunto. Depois eu volto aqui para contar como foi a minha viagem… Beijos! Bárbara

    Responder
  • 24/12/2009 a 11:24

    De nada Bárbara..
    Eu que agradeço a visita.. 😉
    Abraço..

    Responder
  • 26/12/2009 a 18:59

    caraaaaca!! me empolguei!! agora que vi que deu móóó testamento a minha história!! uhhuauah … foi mals galera!!

    Responder
  • 26/12/2009 a 18:46

    Galera, viajar de avião é muito legal! EU ADORO! A primeira vez é sempre especial. Eu era muleque e meus olhos não piscavam (uHUAHUaHUauh)! Voei de VASP pela ponte aérea SP/RJ num MD-11. Ainda me lembro como se fosse ontem das minhas sensações desde a entrada no aeroporto até a minha saída no aeroporto de destino. Tudo era novo! Na sala de espera aquele monte de gente indo pra diversos locais até a hora do voo ser anunciado e se fazer a fila no portão. Como eu era menor de idade desacompanhado, tive preferência de entrar na aeronave juntamente com os idosos e gestantes. A funcionária da VASP me pegou pela mão e só soltou quando eu me sentei. Meu tio me colocou no assento da janela próximo a janela (porque eu praticamente OBRIGUEI ele a fazer isso porque eu queria ver lá fora como era auhahaahauhauhauh). A nave começou a tachear a pista, as comissárias dando os avisos paroquiais em português e inglês… Quando a aeronave se aproximou da pista principal o comandante avisou: tripulação decolagem autorizada. Meu coração tava a 1000!!! As turbinas começaram a fazer aquele barulhão e eu tava lá com o nariz colado na janela, atento a tudo o que rolava ao redor (hehehehe). Quando aquele bichão começou a correr eu quase morri de adrenalina (huhauhau … que vergonha!!). Meu corpo colou no assento e quando eu reparei eu tava na diagonal olhando as casinhas láááá embaixo. A sensação é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA!!
    Ao meu lado estavam viajando o cantor falecido AGEPÊ e um outro rapaz. Eles pareciam estar nem aí!! Mó vontade de virar pra eles e falar: CARACAAAAAA TAMU VOANDO!!! huahuahuahau … Dentro do avião eu me comportei muito bem pra uma criança desacompanhada de seus pais. Queria ir ao banheiro mas se eu fosse eu estaria perdendo a vista das nuvens que estavam lindas!!
    O serviço de bordo estava impecável!! Era um sanduba quente com várias opções de bebidas. Ainda me lembro perfeitamente que naquele dia, eles estavam dando kits da bozanno pra todos os passageiros (no kit haviam: espuma de barbear, 2 aparelhos de barbear e um gel pós barbar). No meu rosto não havia um único pelo de barba mas mesmo assim eu peguei hahaha!
    Quando eu menos percebi, já estávamos no procedimento de pouso… Quando o avião tocou o solo e freio eu senti meu corpo indo pra frente mas não me apavorei porque tudo era festa!! Naquela época também dava-se prioridade a gestantes, idosos e crianças desacompanhadas na hora do desembarque (hoje em dia mal a aeronave para, faz-se um tumulto imenso nos corredores!! Deve ser a pressa do povo ). A responsável da companhia foi lá no meu assento, tirou o meu cinto de segurança (sim, eu não sabia tirar!!) e me levou pra sala de espera onde meu pai me apanharia. Mofei um tempo lá esperando o meu coroa. Foi mais rápido de Sampa pro Rio do que meu pai no trânsito! Minha mãe e ele falam até hoje que eu comentei dessa viagem durante meses hehehe. Hoje em dia sou músico, vivo viajando pra cima e pra baixo. A "mágica" da primeira vez já não existe mais fisicamente, porém guardo essa lembrança comigo até hoje. Dia 15 agora estou embarcando pra B. Aires e depois vou a Santiago em férias. Já estou me informando de coisas como distância entre aeroporto e cidades, câmbio, transferes, etc …
    Uma ótima dica que gostaria de compartilhar com a galera do blog é que hoje em dia eu não faço mais check-in em filas de aeroporto. A maioria das cias aéreas já efetuam check-in pela internet com 48 hrs de antecedência de seu voo. É muuuuuito mais prático. No check-in via internet você já escolhe o seu assento, se vai despachar bagagem ou não e as vezes até o que você vai comer a bordo (dependendo da classe que você vai viajar). Com o check-in feito, você imprime o seu cartão de embarque e chega um pouquinho antes no aeroporto apenas pra despachar suas bagagens (geralmente uma fila especial e rápida para quem fez check-in via web). Se eu levar apenas a minha bagagem de mão então, nem chego perto do balcão!!!
    Um forte abraço a todos! Lembrem-se sempre que VIAJAR DE AVIÃO É SEGURO E MUITO DIVERTIDO!

    Responder
  • 05/01/2010 a 05:21

    Grande Rhaoni..
    Seu relato foi incrível..
    Um dos melhores que li até agora e que pode ter certeza vai ajudar muitaaa gente.. hehe..
    A empolgação mostrou mesmo o quanto especial é viajar de avião pela primeira vez.. Inesquecível mesmo..
    Fica o convite pra voltar aqui quando quiser..
    Abraço..

    Responder
  • Pingback: A crise aérea e o turismo | Vida de Turista

  • 21/02/2010 a 19:01

    Oiii galera…. éhh… tô deixando aqui também a minha história…. Nunca viajei de avião, nunca imaginei voar um dia, mas estou indo viajar agora em 10.03.2010 para a índia e detalhe sozinha e não falo nada de inglês, a não ser o básico, necessário (estou levando um mini dicionário e espero que isso me ajude ). Estou indo visitar meu namorado que mora lá. As documentações estão todas ok: passaporte, vacinação só falta o visto, mas vou enviar o requerimento agora dia 22/02 e tudo ok. Agora é mesmo o medo de toda a sistemática da viagem. Chegada no aeroporto, embarque, desembarque na conexão que vai ser em Londres no Heathrow…. Alguém já fez conexão internacional? Alguém pode me dizer como é? No meu caso eu não vou descer em Londres, somente uma conexão rápida, de 4 horas, na volta será de 9 horas, então eu vou descer no terminal 5 e sair do terminal 5, será que eu vou sair do avião e já vou direto para uma sala de espera? Como fico sabendo do outro voo? Ainda tem o problema com o fuso horário. Tenho medo de perder o voo. Me ajudem, se alguém puder me explicar, ficarei mais sossegada. Um grande abraço e boa sorte para aqueles que ainda não viajaram de avião e vão fazer a sua primeira viagem…

    Responder
    • 14/03/2010 a 00:54

      Olá Erica..
      Só consegui responder seu comentário hoje, mas acredito que deve ter dado tudo certo..
      Apesar de não souber falar o inglês, acredito que dá pra se virar legal com gestos e movimentos.. O dicionário vai ajudar também com certeza.. Hehe..
      Legal que a documentação esteja OK.. Isso é superimportante..
      Quando você chegar no terminal, você sempre tem que ficar atenta em qual terminal vai ser o embarque do seu próximo voo.. Por isso, fique de olho nessa informação (voo/terminal)..
      Quando sair do avião vai direto pro salão de espera.. Se não precisar fazer outro checkin com outra cia aérea é só esperar mesmo.. Senão tem que efetuar o checkin novamente.. As reservas das passagens geralmente respeitam os fusos horários.. Basta você ver essa informação na sua passagem..
      Quando voltar, deixa sua mensagem de como foi a viagem pra gente.. 😉
      Abraço..

      Responder
  • 30/04/2010 a 19:14

    Gente… Procurei vários blogs, e adorei este espaço! Já fui pra SC (TAM, eu era criança e peguei MUITA turbulência) RJ (Gol, muito bom sem comentários!). Foz do Iguaçu (Webjet, atendimento nota 10!).
    Hoje vou pra Curitiba de TAM airbus a330… Estou com muito medo…. Sempre fico apreensiva, mas hoje!! =/ Estou muito tensa, porque a viagem é de noite, acho…Beijos!

    Responder
    • 05/06/2010 a 00:25

      Olá Joana..
      Nossa.. Para uma viajante frequente como você ainda ter medo, deve ser por causa desses acidentes que estão acontecendo pelo mundo.. Ultimamente mesmo, nunca vi.. Sempre aparece alguma notícia na internet sobre acidente de avião.. Mas volto a falar.. É um dos transportes mais seguros do mundo.. E a viagem é fantástica.. Sugiro a todos ter essa experiência.. Nem que seja pra ir e depois falar: “Nunca mais eu vou!”.. Hehe..
      Como demorei pra responder, aposto que a viagem foi boa, não foi Joana.. 😉
      Abraço..

      Responder
  • 20/05/2010 a 13:16

    Olá pessoal, dia 26/05/2010 será a minha primeira viagem de avião. Estou com muito medo, não sei o que fazer sem dizer o medo que estou de perder minha mala, rrsrsrs. Me ajudem, abraços…

    Responder
    • 05/06/2010 a 01:17

      Olá Kelly..
      Medo de perder a mala? Rsrss.. Pode acontecer viu?
      Mas se acontecer, há pessoas do aeroporto que estão preparadas para te ajudar..
      Fora que a cia aérea se compromete a entregar no local que você ficar hospedada..
      Como demorei pra responder, acredito que você fez uma ótima viagem..
      E perdeu a mala? Conta pra gente..
      Abraço..

      Responder
  • 06/06/2010 a 23:51

    Tenho uma viagem no final de julho para Porto Alegre, e já to com um nervoso de como vou fazer na hora, pois é a minha primeira viagem e não sei se os procedimentos de embarque e desembarque são tranquilos. Estou com mais medo do check-in, de aguardar ou perder o avião do que o próprio. De repente cometo alguma gafe. Nem adianta pedir ajuda aqui em casa que já são todos viajados, rodaram o mundo, e é encarado como ir ali na esquina: é só chegar, dar os documentos, entregar a mala, entrar no avião e pronto.

    Responder
    • 08/06/2010 a 02:19

      Olá Luciano..
      Gafes são normais.. Ainda mais para marinheiro de primeira viagem.. Hehe..
      O que vale é você pedir ajuda para alguém do aeroporto se você precisar, daí a chance de errar diminui bastante..
      E que bom que tem gente viajada em casa.. Por mais que pareça que não ajudam, antes da viagem eles devem dar uma forcinha..
      Abraço..

      Responder
  • 09/06/2010 a 17:18

    Bom galerinha, tava dando uma olhada e gostei desse espaço.. Tive recentemente minha primeira experiência, e quero dividir isso com vocês, pretendo também dar algumas dicas..
    Viajei de Salvador a Guarulhos, depois fiz o mesmo trajeto de volta.
    Cheguei ao aeroporto sozinho, com minha mochila nas costas, e meu localizador que imprimi na net.. kkkk
    Sabia que deveria procurar o balcão da companhia aérea, mas ainda faltava algum tempo, e meu voo tinha escala, então mesmo sem saber de muita coisa, tive a ousadia de ir perguntar se poderia trocar para um outro voo mais cedo. SIM! respondeu a funcionária… Bom, isso pra companhia é vantajoso, afinal, ela terá mais tempo para vender uma outra passagem… Fui ao balcão e fiz o check in.. Deveria seguir para o portão 21.. Não fazia ideia de onde ficava, mas olhei pra cima e lá estava ela, linda!!! Me chamando!!! Toda azul….ahhhhh… Como aquela plaquinha foi útil..kkkkkk… Segui as placas! Você entra em um portão principal, de voos domésticos, logo em seguida passa seus objetos metálicos pela esteira… Segui até meu portão, ao lado dele ficam algumas cadeiras, e pessoas ansiosas olhando pro relógio e falando de suas vidas… Sentei ao lado de uma moça que não parava de falar ao telefone, ela ria, chorava, se divertia, se zangava..aff.. Pelo menos ela estava fazendo alguma coisa!! Bom levem uma revistinha, acredite! Você precisará de uma!! Depois aquela voz calma e sexy..kkkk… chamou para o embarque. Primeiro idosos, perdi tempo, olhei pro lado e a fila já estava imensa.. Quando chamar, não espere, corra!!!!! Entreguei minha passagem e entrei seguindo por aquele corredor branco ate entrar na aeronave.. Tudo muito simples..
    Moças simpáticas com maquiagem leve e sorriso no rosto..hehe.. Coloquei minha mochila e me sentei ao lado de um casal..aff.. A minha sorte que tinha uma revista logo a minha frente, deu pra ir folheando..
    Apertem os cintos!!!! Aquele friozinho na barriga começa, os motores fazem aquele barulho, a aeronave aumenta a velocidade, e começa a subir… No começo, você sente uma pressurização no ouvido, é bom apertar o nariz e encher a boca de ar… O ato de engolir também ajuda, ou simplesmente, mascar um chiclete!! Leve um!!! Detalhe, não fiz muito essas coisas, mas nem tive muitos problemas! Meu voo fez uma escala em porto seguro, mas ficamos no avião.. Era final de semana, e quase todo mundo ficou por lá mesmo..rsrs.. A segunda decolagem foi tranquila.. Quando chegamos em ´Gru, saí da aeronave, segui aquele corredor de novo, cheguei a porta e a linda plaquinha azul esta lá me esperando e me indicando o corredor de desembarque… Desci a escada rolante e lá estava a esteira com as bagagens, mas eu não tinha despachado nada então pude sair logo! A VOLTA….
    Bom, a volta parecia ser beeem mais tranquila, e foi na verdade, o problema é que sentei mais na frente da aeronave, e tive uma tremeeenda dor de ouvido… (no fundo é sempre melhor) as vezes melhorava, mas não passou… Na aterrissagem piorou de novo.. Sai com o ouvido estranho..rsrsrs, parecia que havia entrado água. Aquela mesma sensação, mas passa!! Com o tempo passa!!!rsrsrs…
    Bom…AGORA VOU DAR ALGUMAS DICAS…
    Primeiro: se você está sem comer é bom levar alguma coisa… Depois da gol e das suas promoções e passagens baratas, elas nunca dão muita coisa pra você comer, no máximo um saquinho bem pequeno de amendoim ou biscoito com um suco, refrigerante ou água. Se o voo tiver vazio, elas voltam perguntando se você quer mais alguma bebida. Se tiver cheio como o meu, esqueça!!! Talvez ela passe depois lhe oferecendo uma balinha.. Eu aceitei, era uma balinha de morango daquelas mastigáveis mas que se você não tomar cuidado, seu dente vai embora fácil fácil!!!! hahaha..
    Bom, na volta, vim bem cedinho e a gol está vendendo sanduíches e algumas coisas, eu morrendo de fome mesmo após comer aquele pequeno pacote de amendoim, resolvi pegar um… A foto estava linda. Um sanduíche que parecia ser imenso e bastante saboroso, quando veio, junto com uma lata de pepsi, gostei… Era uma caixinha e quando abri, parecia comida da Nasa, embalado em vários plásticos, e não tinha nada de muito belo, pelo contrário, o pão era meio duro e estava gelado!!! Pense em um sanduíche feito no dia anterior e guardado na geladeira!! Bom, mas pra quem gosta… Da próxima vou ver se levo algo de casa.. hehe… To com mais uma viagem marcada, iria me sentar na frente, mas depois dessa!!! Que nada, já pedi pra trocar só quero o fundão..hehe..

    Abraço pra todos!!

    Responder
    • 15/06/2010 a 00:57

      Que ótimo relato Henrique..
      Espetacular os detalhes.. Vai ajudar muita gente aqui do post..
      Principalmente sobre as maravilhosas plaquinhas azuis.. Rsrss..
      Muito obrigado pela visita..
      Abraço..

      Responder
  • 15/06/2010 a 02:46

    Hum…espero mesmo.. Um prazer estar por aqui.. Em breve trarei novos detalhes…
    Estarei sempre por aqui…Abração.

    Responder
  • 21/06/2010 a 14:20

    Genteeeeeee eu to com muito medo. É a primeira vez, sou de Brasilia e estou indo a São Paulo.. Minha viagem é na sexta as 9:15 da manhã. Tô com medo dessa hora de despachar minha mala, não sei como fazer.
    kkkkkkkkkkk me ajudem.

    Responder
    • 25/07/2010 a 20:24

      Olá Vanessa..
      Acredito que você já foi e já voltou e deu tudo certo, não é verdade? Hehe..
      É assim mesmo.. Aposto que agora tem um monte de história pra contar.. 😉
      Abraço..

      Responder
  • 26/06/2010 a 20:49

    Oi, a minha dúvida é que vou ter que trocar de avião e eu queria saber se na hora eu pego minha mala, ou só pego ela quando chegar em meu destinho? Já ia esquecendo… Muito legal o tópico, ta me ajudando… =] Bom fim de semana a todos.

    Responder
    • 25/07/2010 a 20:18

      Olá Douglas..
      As malas você pega somente no destino final caso seja com a mesma cia aérea..
      Isso é bom pra não ter que ficar transportando bagagens e peso por aí..
      Abraço..

      Responder
  • 08/07/2010 a 00:17

    Geeeeeeente vocês não tem noção de como eu estou, vou a Brasilia e estou desesperaaaaaada. Por favor me ajudeeem :~

    Responder
    • 25/07/2010 a 19:46

      Olá Raphaella..
      Isso é normal.. Não se preocupe..
      Uma dica para relaxar é escutar música, ler algum livro, comer alguma coisa, justamente para distrair a mente..
      Depois disso, quando você ver, já foi.. 😉
      Abraço..

      Responder
  • 09/07/2010 a 06:15

    Olá!
    Uma CURIOSIDADE…
    Quando se vai fazer uma conexão, tem que fazer o check-in tudo de novo? As malas devem ser pesadas e despachadas antes do check-in ou é feito depois? Onde faço isso? O número dos vôos ficam anotados na passagem? Onde fica anotado o número da poltrona? Tem como escolher? Ansioso. hahahahahaha
    Obrigado!

    Responder
    • 25/07/2010 a 19:44

      Olá Kaique..
      Para deixar claro:
      – Numa escala você pousa, mas não sai do avião
      – Numa conexão você pousa e troca de aeronave
      Geralmente você tem seu bilhete com check-in já efetuado para seu segundo voo de conexão..
      As malas são pesadas e despachadas na hora do check-in no guichê de check-ins da cia aérea..
      Se você tiver dúvidas sobre o peso das malas para não pagar excedentes, você deve pesar antes com uma balança sua.. Cada cia aérea tem suas regras de bagagem e tudo depende também o tamanho do avião que você vai viajar..
      Os números dos voos ficam anotados na passagem sim.. Tanto na reserva, no bilhete emitido ou no ticket entregue após o check-in..
      O número da poltrona fica marcado no ticket e, para se localizar dentro do avião, eles ficam em cima das poltronas.. Pode ser trocada a poltrona na hora do check-in caso tenham lugares disponíveis..
      Espero que tenha ajudado..
      Abraço..

      Responder
  • 24/07/2010 a 23:34

    Olá, adorei o site…
    Minha primeira viagem será em setembro e a ida e a volta é de noite. É MUITO RUIM VIAJAR DE NOITE??

    Responder
    • 25/07/2010 a 18:32

      Olá Rafa..
      O ruim é você querer olhar pra fora da janela e não ver nada..
      Eu prefiro de dia para ver o ceú azul ou o avião passando entre as nuvens.. É uma sensação fantástica..
      Outra diferença é que a maioria das pessoas procura dormir enquanto viaja a noite..
      De restante não tem diferença..
      Abraço..

      Responder
  • 25/07/2010 a 19:01

    Obrigado pela resposta. Qual é a roupa ideal de ir vestido? Bermuda ou calça??

    Responder
    • 25/07/2010 a 20:26

      Rafa..
      O ideal de ir vestido é de calça jeans..
      No meio da semana você também vai ver várias pessoas engravatas, que viajam a negócios..
      Já no final de semana, você vai ver pessoas com trajes mais despojados..
      Mas por causa do ar-condicionado, sugiro uma calça..
      Abraço..

      Responder
  • 20/08/2010 a 16:35

    Ameiii o site, gente estou com uma viajem marcada pra Porto Seguro, uhulll, em outubro e já estou com medo e muitooo
    ansiosaaaaaaaa!! Minha dúvida é sobre o peso da mala: o peso dado já está incluso com o peso que a mala pesa? Abraço para todos vocês! Assim que voltar, vou postar para contar.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:21

      Olá Larissa, existem vários tipos e modelos de malas e é importante você conhecer a sua porque o peso dela realmente influencia. Para conhecimento o peso da mala é o total do conteúdo dentro da mala pesado junto com a própria mala. Abraço!

      Responder
  • 23/08/2010 a 11:26

    Olá, adorei o site.
    Vou fazer uma viagem que para mim é muito complicada. É minha primeira viagem para longe e vai ser cheia de escalas e mudanças. Vou sair de Chapecó SC e ir para São Paulo e de São Paulo para Belo Horizonte.
    Na realidade tenho várias dúvidas, porque não sei o que fazer quando sair do avião em SP, para aonde ir? E para onde vai minha mala? Eu devo pega-la em SP ou ela vai direto para BH? Espero dentro do avião ou na sala de espera? ;/
    Beijo.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:27

      Olá Aline, ao fazer o check-in você irá ser informada se seu voo será com escala ou conexão.
      – Numa escala você pousa, mas não sai do avião
      – Numa conexão você pousa e troca de aeronave
      Quando você tem de sair do avião você fica no salão de embarque aguardando o próximo voo.
      Também no check-in irão orientar você se sua mala irá ficar em SP ou se irá direto para BH.
      Desculpe a demora em responder, espero que tenha dado tudo certo em sua viagem. Abraço!

      Responder
  • 20/09/2010 a 01:30

    Gente estou com muito medo de viajar, pois essa é minha primeira viajem de avião. Eu vou sozinha ainda. Alguém me dá uma dica ai. Confesso que estou com muito medo, vou de Belo Horizonte para Marajás no Pará. Viajo dia 10 e esse é meu e-mail: [email protected]
    Me manda dicas Thiago pelo amor de Deus.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:32

      Olá Iracema, desculpa a demora em responder. A primeira viagem de avião é assim mesmo a gente fica apreensivo e ansioso, mas no final tudo dá certo. Tenho certeza que para você deu tudo certo também. Que tal contar como foi agora aqui no blog e dividir sua experiência? Abraço!

      Responder
  • 21/09/2010 a 20:32

    Estou querendo viajar para o Canadá e queria saber se eu preciso tirar também um visto Americano ou se já ganho ele automaticamente ao tirar o visto Canadense? Quanto a viagem eu posso descer do avião e ir para dentro do aeroporto? Sair um pouco nos Estados Unidos ou tenho que ficar dentro do avião sem sair para canto nenhum?

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:39

      Olá Cleidiane, você precisa do visto americano para viajar dentro dos EUA obrigatoriamente porque são países diferentes com regras diferentes. Por sinal, os EUA muito mais rigorosos do que o Canadá. Inclusive, se você tem um dos voos com conexão nos EUA, é obrigatório tirar o visto de trânsito, conforme orientações da Embaixada Americana no Brasil: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/transit.html.
      Com o visto de trânsito você não pode entrar no país, apenas pousar nele e ficar andando pelo salão de embarque.
      Espero que tenha dado tudo certo na sua viagem. Abraço!

      Responder
  • 11/10/2010 a 16:19

    Minha primeira viagem será em novembro. Estou com um pouco de medo porque acho que tenho labirintite. Já fiquei tonta de me segurar nas paredes. O Dramin serve para tontura? De qualquer maneira já vou marcar um médico. Estou na expectativa para que chegue logo, pois tenho muita vontade de viajar de avião.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:41

      Olá Daiane, nesse caso eu aconselho mesmo a procurar um médico, ele poderá dizer qual o melhor medicamento para essa situação. Em relação à viagem, tenho certeza que você vai gostar. Abraço!

      Responder
  • 16/10/2010 a 16:53

    Primeiramente, adorei o blog. Está me ajudando bastante.
    Vou fazer uma viagem em dezembro para SP e confesso que estou “morrendo de medo”. Tudo que é a primeira vez deixa ansiedade. Eu já imaginei várias coisas na hora da decolagem, no voo, no pouso! Já assisti vídeos no youtube. uahahaa.. Pretendo me preparar e ir a psicóloga pra tomar remédio. É melhor prevenir!
    Até pessoal.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:43

      Olá Bia, que bom que gostou do blog. Realmente tudo que é feito pela primeira vez, faz com que a gente se sinta mais ansioso. Tenho certeza que sua viagem foi bem tranquila e empolgante. Que tal contar como foi e dividir sua experiência? Abraço!

      Responder
  • 30/10/2010 a 06:42

    Bom essa é minha primeira viagem e vou confessar a vocês que estou morrendo de medo. É a 1ª vez que viajo sozinha e de avião. Meu destino é Belém do Pará. Vocês não tem ideia como estou nervosa, para falar a verdade nem sei como andar dentro de um aeroporto uashuash. To fazendo várias pesquisas e vocês não tem noção estou cada vez com mais medo kkk. Minha tia viaja horrores, mas falar é fácil o bom mesmo é a prática, mas pra quem tem neh.
    Não sei o que é check-in nem sei onde pego minhas bagagens uashuashuahs. Falando sério to me sentindo um peixe fora da água huashasuh. Mesmo eu lendo isso tudo os comentários, as experiências me conforta um pouco,mas só na hora mesmo pra saber neh galera…
    Enfim gente eu embarco dia 6 no aeroporto de Guarulhos pretendo ficar duas semanas em Belém assim que eu voltar prometo contar a minha experiências e gafes kkk. Muitas gafes kkkk. Qualquer coisa eu mando carta pro Gugu de volta pra minha terra kkk. Seria mais fácil neh uashuahsuahs. Beijoss gentee até lá.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:45

      Olá Thais, check-in é a primeira coisa que você deve fazer ao chegar ao aeroporto. Você deve se apresentar no balcão da companhia aérea na qual comprou a passagem e mostrar seus documentos para confirmar sua vaga na viagem e após despachar as malas se houver. Ao chegar ao seu local de destino, para retirar as malas é fácil, assim que sair do avião e entrar no aeroporto de Belém do Pará você irá visualizar uma esteira por onde as malas serão colocadas, daí é só pegar a sua e pronto. Uma dica que dou é colocar um adereço colorido ou etiqueta que possa fazer você identificar qual é sua mala de longe. Dessa forma fica mais fácil e rápido de você pegar sua mala. Abraço!

      Responder
  • 12/11/2010 a 01:30

    Olá gente, gostaria que vocês me ajudassem, pois tenho uma viajem de avião na terça pra quarta de madrugada, e essa é a minha 2º viajem, mas confesso que estou com muito medo e peço ajuda pela seguinte situação. Não tenho medo de nada, nem do avião cair nem de altura, só tenho muuuuuuuuuuito medo da subida do avião porque na 1º vez que eu fui passei muito mal, fiquei muito tonta (não teve chiclete que desse jeito) o vômito vinha e voltava um mal estar terrível, por favor, me ajudem o que fazer pra melhorar esse mal estar e essa tontura na hora da subida?
    Aguardo contato: Ileany.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:47

      Olá Ileany, desculpe a demora em responder, sei que é difícil, mas o melhor nessa situação é mesmo manter a calma. Uma dica que posso dar é para você levar um livro ou uma revista e tentar se distrair, pensar em outra coisa na hora da subida do avião. Abraço!

      Responder
  • 27/11/2010 a 03:00

    Oi pessoal, tudo bem?
    Bom, como disse em um post anterior, EU VOLTEI! Com muito atraso, mas enfim… To aqui!
    Bom, desde aquela minha primeira experiência com voos, já tive mais algumas e vou contar pra vocês como foi…
    Aliás, percebi que a dúvida de muita gente é com relação a check-in e escalas, vou procurar deixar isso em evidência nos meus contos, ok?
    Bom, era meu terceiro voo, eu estava ansioso novamente, iria de Ssa pra Guarulhos, e mais uma vez fui sozinho pro aeroporto, aliás, em todas as cidades existem linhas de ônibus executivos que vão direto pro aeroporto e não custa caro, aliás, são bem confortáveis!!! Uma ótima opção, sempre fui neles.. Quando cheguei no aeroporto faltava algum tempo para o embarque, mas já fui logo fazer o check-in. Para aqueles que não sabem, eles pedem sua identidade e o seu localizador, ou em cias como a Webjet, eles só pedem a sua identidade, foi o meu caso. Depois eles pedem pra você colocar suas malas em cima de uma esteira que fica do lado do balcão do check-in, onde eles pesam suas bagagens e normalmente o limite é 23 kg. Eu ia me lascar porque passei muito do peso permitido, mas consegui tirar algumas coisas que poderia levar em cima comigo, e o cara da Webjet foi suuuuuper gente fina, e deixou passar uns quilinhos.. srsrsrs..
    Com o cartão de embarque na mão, fiquei olhando pra cima, esperando minha hora, olhei para as plaquinhas azuis e dei um sorrisinho me lembrando da primeira vez! O bom é que agora eu já estava mais experiente e só precisei de ajuda na hora de tomar água, pois o botão do bebedouro era na lateral e eu fiquei igual um idiota meia hora procurando.. Mas enfim!!!
    Hora do voo, mochila nas costas, e fui pro portão! O mesmo procedimento, eles te chamam pelo seu voo, e como disse, não espere, corra pra fila!!! Dentro do avião não se preocupe, pra achar sua poltrona é igual ônibus, o número fica em cima, e as bagagens também, aliás, o aperto é ainda maior e se você for alto como eu, esqueça a janela, a paisagem e as nuvens e pense no seu joelho e no quanto você o ama e vá no corredor!
    Os funcionários da Webjet são extremamente atenciosos, e você vai se sentir bem com eles, mas preciso avisar uma coisinha. Lembra do lanche? Do saquinho de amendoim? E o suquinho? ESQUEÇA!!! Não tem mais! Fiquei roxo quando descobri, a sorte é que eu tinha uma barrinha de cereais na mochila. E quando digo não tem mais, eu quero dizer tudo! Nem água, aliás, um copo de água custa 3,00! Prepare seu bolso! Eles vendem lanche, mas como disse no post anterior, é uma pedra de gelo, se você tiver dentes sensíveis não tenha dúvidas, ele vai doer!
    Cheguei em Guarulhos e o avião mal tocou o solo e já estavam todos de pé. Não queira dar uma de refinado(a) só porque é sua primeira viagem de avião, levante-se também, se lembre dos ônibus e metrôs lotados e vá pra frente! Caso contrário você fica meia hora lá dentro preso.
    As vezes você pode sair pelo corredor que eles acoplam na porta do avião e ele dá acesso direto ao saguão do aeroporto, ou em alguns casos, eles colocam uma escada e você desce na pista de pouso, mas não se preocupe! Eles são extremamente organizados, haverá um ônibus te esperando lá embaixo, entre nele e espere, você vai ser levado para o saguão também, onde tem as esteiras, e você vai esperar suas malas!
    Se tiver escala ou conexão não se preocupe, eles o avisarão, ou assim que você sair da aeronave haverão funcionários perguntando. Você vai pra Curitiba? (por exemplo), eles perguntam pra todo mundo até parecem vendedores ambulantes. E caso seja esse seu caso, eles te direcionam pra o local correto, ok?
    Agora, vou dar algumas dicas de transporte, se você vier pra São Paulo, a maioria das cias aéreas já oferece ônibus que leva de um aeroporto até o outro, ou seja, corta a cidade e passa por diversos pontos, fique atento! Mas em todo caso, como eu disse tem ônibus executivos, e um deles sai da estação Tatuapé e custa R$ 3,00 a passagem e é super rápido!
    Em Salvador os ônibus passam no centro e na orla, são da empresa BTU e também são confortáveis, a passagem vai de R$ 2,30 a R$ 3,00.
    Bom, espero que meu post seja útil pra vocês..
    Um abraço e até a próxima!!
    Henrique.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:50

      Legal Henrique, muito obrigado por dividir sua experiência conosco tão rica em detalhes e repleta de informações. Com certeza ajudou muitas outras pessoas aqui do blog. Abraço e volte sempre!

      Responder
  • 27/11/2010 a 07:24

    Estou lendo e relendo o post e os comentários e ficando cada vez mais ansiosa. Minha viagem será no dia 08/12 e estou suuuuuuuper nervosa. Estou saindo de Curitiba pra Belém, sozinha. Primeira viagem de avião, duas conexões, que medo! =S
    Minhas dúvidas são: vou fazer check-in pela internet, então não preciso ir ao balcão da companhia? A mala eu só pego no destino final? Na conexão, antes de embarcar no próximo avião eu preciso fazer check-in no balcão da companhia? Quando devo ir novamente pra sala de embarque? E pra pegar minha mala no desembarque final? Onde devo ir? =X
    Eu vou morreeeeeeeeeer de ansiedade, to com mais medo disso tudo do que do voo em si, hauahauahau.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:54

      Olá Jully, desculpe por responder somente agora. Ao fazer o check-in pela internet, você precisa ir até um balcão separado, mas somente para despachar sua mala. Check-in online é muito mais rápido e fácil, além de garantir os melhores assentos. Se não tem mala (somente mala de mão, por exemplo) pode ir direto para o salão de embarque. Os voos de conexão dependem muito de companhia para companhia, ou seja, eles informam você caso tenha que retirar a mala na conexão e despachá-la novamente ou se ela irá até o destino final. No destino final ao entrar no aeroporto, você irá ver uma grande esteira onde são colocadas as malas de todos os passageiros. É só pegar a sua e pronto! Uma dica que dou é identificar sua mala com fitas coloridas ou uma etiqueta, dessa forma será mais fácil de visualizar sua mala de longe. Abraço!

      Responder
  • 14/12/2010 a 16:49

    Eu tenho viagem para o réveillon em Natal e o voo vai durar + ou – 1:30 ou 2:00, to com um frio na barriga tão grande. Meus pais já viajaram de avião e eles disseram que é muito bom, mas to com medo desta pressão no ouvido, vou ficar perto da turbina.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:56

      Olá Pedro, não se preocupe. Viajar de avião é muito seguro. Caso você sinta pressão no ouvido é só fechar o nariz e engolir várias vezes a saliva ou então mascar um chiclete que também ajuda bastante. Abraço!

      Responder
  • 15/12/2010 a 11:47

    Olá realmente aqui encontrei algumas dicas para minha primeira viajem de SP – Cuiabá, com escala em Brasilia é dia 21-12 e estou super tenso, mas vai dar certo.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:57

      Olá Silvio, que bom que encontrou. Eu fico muito feliz em poder ajudar. Abraço!

      Responder
  • 16/12/2010 a 02:15

    Gostaria de saber qual o valor excedente de um ar condicionado de 25 quilos para levar de Manaus ao Rio de Janeiro? Minha viagem está marcada para o dia 26 de dezembro de 2010.. Aguardo a resposta.

    Responder
    • 17/02/2016 a 22:58

      Olá Marcio, o melhor mesmo é nesse caso é entrar em contato com a companhia aérea, fica difícil de falar de valores já que eles podem variar. Abraço!

      Responder
  • 22/12/2010 a 06:30

    Oi gente, eu tenho 15 anos e queria dizer que dia 02/01/2011 to indo sozinho para Porto Alegre daqui de BH! To ansioso porque viajei 4 vezes só que foram a uns 6 anos e só lembro das últimas duas! Portanto tinha 9 anos mais não to nervoso por isso é a primeira vez sozinho! Estou com medo de dar mancadas kkk.. Ainda bem que é voo direto… E ainda da pra tentar pegar alguma menina lá.. Tempo de férias tem mais adolescentes né kkkk…. Depois da viagem eu volto a comentar e digo o que foi mais difícil!

    OBS: Eu vi muita gente com dúvida no check-in com conexão, é o seguinte: se tiver 1,2,3,4 quantas conexões forem possíveis é só um check-in daí eles te dão uns papéis que você tem que mostrar antes de entrar na sala de embarque! Se você tiver que ficar descendo e embarcando você não precisa fazer um novo check-in é só mostrar o outro papel escrito a cidade que você esta que você recebeu quando fez o check-in na sua cidade e entrar na sala de embarque quantas conexões tiver. AH e você só pega suas malas no destino final numa esteira que fica passando umas malas aí você espera a sua chegar e pega!
    DICA DE MALA: Coloque uma fita ou uma marcação na mala pra você identificá-la mais facilmente porque acontece MUUUUITO de ter malas completamente IGUAIS, pois elas são meio que padronizadas. Se sua mala não aparecer você vai ter que falar com algum funcionário e explicar que sua mala extraviou, aconteceu comigo mais é difícil de acontecer fique tranquilo!! E boa viagem!!

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:00

      Olá Franz, espero que tenha dado tudo certo em sua viagem e obrigado pelas dicas. Abraço!

      Responder
  • 27/12/2010 a 18:02

    Também tenho dúvida a respeito de check-in e conexões, principalmente internacionais. Como no meu caso, vou de Goiânia a Miami, vou ter que passar antes em São Paulo, e tem 13 horas de espera ate o voo de Miami sair. Queria saber se não tem como pegar um voo mais cedo. E o pior que essa longa espera é de madrugada, como faço se tiver sono? E se tivesse que esperar esse tempão todo de dia, poderia sair do aeroporto pra andar pela cidade?

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:02

      Olá Lucas, desculpe a demora em responder. Nesse caso você deve se dirigir ao balcão da companhia aérea e verificar se não tem outro voo com mais antecedência, existem casos de pessoas que cancelam ou trocam de voo e dessa maneira a companhia consegue encaixar você. Vale a pena conferir. Se você quisesse sair do aeroporto poderia sim, desde que voltasse a tempo para pegar o voo. Abraço!

      Responder
  • 07/02/2011 a 14:08

    Cara agora sei qual é a sensação de voar em uma aeronave.

    Responder
  • 05/04/2011 a 12:41

    É a primeira vez que vou viajar de avião. E não sei que procedimento tomar. Poderia me ajudar. Por exemplo: tem que fazer a reserva da passagem aérea, no momento que compro a passagem não estarei fazendo essa reserva? Estou também em dúvida em relação a check-in poderia me explicar? Outra coisa, estarei indo para o estado de Cuiabá, é necessário tomar algum tipo de vacina ou não.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:05

      Olá Ivanete, ao comprar a passagem você automaticamente está fazendo uma reserva, mas é necessário quando chegar ao aeroporto se identificar junto ao balcão da companhia aérea. Isso é o check-in. Sobre as vacinas o ideal é consultar o posto de saúde de sua cidade. Eles saberão orientar e dizer se suas vacinas estão em dia e também se existe alguma cidade do país que precisa de vacinas de prevenção, como o mais comum, a vacina contra a febre amarela. Abraço!

      Responder
  • 05/04/2011 a 23:09

    “A pressão nos ouvidos é grande tanto na subida quanto na descida” – tenho esta experiência cada vez.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:06

      Olá Pedro, realmente ter pressão nos ouvidos é muito chato, mas depende muito de pessoa pra pessoa e também da pressurização do avião. Espero que da próxima vez que for viajar isso não aconteça. Abraço!

      Responder
  • 06/04/2011 a 14:29

    Bem colegas eu também vou fazer minha primeira viagem, tenho 40 anos e irei de Recife para Fortaleza, gostei muito das dicas e espero que de tudo certo, kkkkkkk.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:07

      Que bom que gostou Iris. Se possível conte como foi sua experiência, assim poderemos ajudar outras pessoas. Abraço!

      Responder
  • 25/04/2011 a 19:37

    Olá queridos amigos, eu estou muito nervoso, pois será minha primeira viagem de avião. Vou de São Jose de Rio Preto a Maceió e vou ter que parar em Campinas e trocar de avião. Eu não sei o que fazer, esta viagem vai mudar minha vida. Estou indo para Maceió para casar e amigos eu vou tirar o check-in em Rio Preto será que vou ter que tirar outro em Campinas? As aeromoças ajudam a tirar dúvidas? Eu vou ser o primeiro da família a viajar o que a gente não faz por amor! Gostaria de pedir dicas, por favor me enviem no meu MSN, obrigado.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:08

      Olá Tiago, na maioria das vezes não é necessário fazer dois check-in, mas depende muito de companhia para companhia, mas eles sempre orientam ao fazer o primeiro check-in. As aeromoças ajudam sim a tirar dúvidas, sinta-se a vontade para pedir. Espero que tenha dado tudo certo com sua viagem e com o casamento também. Abraço!

      Responder
  • 06/05/2011 a 20:23

    Olá pessoal, olha eu demorei cerca de 12 horas de voo para me adaptar dentro de um avião, minha nossa! Mas se for uma viagem perto é bem tranquilo, abraço.
    Aaaaah e olha só, eu também tenho uma viagem agora dia 26 de maio da Eslováquia para o Brasil e vou sozinho. Nunca viajei sozinho. Meu Deus do céu como será? Sozinho nesses aeroportos enormes? Mas tenho que ir né? Preciso ver minha família! São 3 aviões até Porto Alegre e sou de Viamão. Que Deus vá na minha frente pessoal. Abraço.

    Responder
  • 19/05/2011 a 05:36

    Adorei o Blog, um espaço legal pra todos nós contarmos nossas experiências. Em dezembro irei voar pela primeira vez, estou aguardando muito ansioso pelo dia. Quando acontecer virei com maior prazer relatar para o pessoal como foi minha primeira viagem de avião. Tenham um Bom Dia Galera! Até dezembro 😀

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:17

      Olá Allyson, fico muito feliz que tenha gostado do blog, vamos adorar conhecer sua experiência. Abraço!

      Responder
  • 24/05/2011 a 07:31

    Olá pessoal, muito legal o blog.
    Farei a minha primeira viagem no dia 21/07, e estou ansioso e com medo da tal pressão no ouvido.

    Quando retornar deixarei meu relato.
    Grande abraço.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:18

      Que bom que gostou do blog Adriano. Não se preocupe e sempre leve um chiclete que ajudará para que a pressão seja menor sentida. Abraço!

      Responder
  • 03/06/2011 a 02:35

    Aahh, eu tenho medo é de me perder nos aeroportos suahsuashasu, de tanto nervosismo =D

    Responder
  • 09/06/2011 a 16:20

    Oiee gente, dia 18/06/2011 vou fazer minha primeira viagem de avião. Vou sair de Brasília para Porto Seguro e estou morrendo de medo e principalmente preocupada com essa dorzinha que da nos ouvidos, e outra coisas vou viajar pela Webjet será que é uma boa companhia? Bom espero que ocorra tudo bem. Depois volto para contar como foi minha primeira experiência rsrsrs. Bjs.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:23

      Olá Rosana, não se preocupe com a dor, nem todo mundo sente. Caso ocorra com você é só trancar a respiração e engolir várias vezes a saliva que passa ou até mesmo mascar um chiclete que também ajuda bastante. Sobre a Webjet, ela faliu e então foi incorporada pela GOL, mas tinha voado como ela no passado e era uma boa cia. Abraço!

      Responder
  • 11/06/2011 a 01:55

    Minha viagem está marcada para o dia 9/07/11 e eu estou SUPER ansiosa, já estou fazendo lista do que eu vou colocar na mala, e tal. Minha mãe está achando que eu to ficando paranoica, mas eu estou com um frio na barriga imenso! rsrs.
    Eu vou viajar pela companhia Azul, eu nunca ouvi falar muito dela, ela é boa?
    Ah, quando eu voltar no dia 18/07 eu vou escrever o que aconteceu, tá? Espero ajudar alguém do mesmo jeito que vocês, com todos os comentários, me ajudaram. Um beijo, e até mais.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:25

      Olá Sthefanny, a companhia Azul é muito boa sim, tenho certeza que você gostou. Que bom que pudemos ajudar, fico muito feliz. Esperamos seu relato. Abraço!

      Responder
  • 15/06/2011 a 19:30

    Galera, vocês me ajudaram bastante! rsrs Obrigado!
    Viajarei sexta feira dia 17 e retorno dia 28, devo voltar para contar como foi! rsrs
    Abraços!

    Responder
  • 17/06/2011 a 19:09

    Olá pessoal. Adorei as dicas. Me tirou várias dúvidas.
    Em setembro, farei uma viagem de Curitiba / Rio de Janeiro. E vai ser viagem de um dia. Só irei levar uma bagagenzinha de mão. As passagens comprei pelo site da TAM. Gostaria de saber se é necessário o check-in mesmo com a bagagem de mão?
    Quem Deus acompanhe cada um de nós, em suas respectivas primeiras viagens, e todos os mais experientes também. 🙂
    Abraços.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:28

      Olá Huayra, desculpe a demora em responder, mas mesmo com bagagem de mão é necessário fazer o check-in, dessa maneira a companhia aérea conseguirá identificar você. O que pode facilitar é você fazer o check-in pela internet, daí não é necessário passar no balcão da cia quando levar bagagem de mão. Abraço!

      Responder
  • 23/06/2011 a 05:01

    Que ótimo post. Valeu ai..
    Eu pretendo fazer minha primeira viagem de avião. Ansiedade à mil…

    Responder
  • 06/07/2011 a 05:48

    Olá, irei viajar pela primeira vez de avião nessa quinta feira, minha única dúvida é quanto ao despache das malas… A bagagem de mão passa junto na esteira? Como funciona?

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:31

      Olá Leticia, que pena que não consegui responder antes, desculpe. A bagagem de mão não vai pela esteira junto com as malas grandes, ela fica com você dentro do avião, onde você poderá escolher em colocar no compartimento superior ao seu acento ou embaixo dele. Porém ao mesmo tempo ela tem seu exame de raio-x, onde há uma esteira específica para isso na hora de entrar no saguão de embarque. Quem faz a verificação é um funcionário da Polícia Federal. Espero ter ajudado. Abraço!

      Responder
  • 11/07/2011 a 17:06

    Oi, vou viajar pela primeira vez de avião e se Deus quiser será na segunda feira 18/07/11, para Paris. Estou ansiosa e confesso que com um pouco de medo, mas nada que não de pra controlar. Quando voltar contarei como foi.
    Abraço.

    Responder
  • 06/08/2011 a 01:20

    Minha primeira viagem de avião foi na TAM em uma segunda feira ensolarada, peguei o voo as 15:00 horas em João Pessoa fiz conexão em Guarulhos e fui para Brasília. Foi ótimo. Encontrei um amor de infância neste voo. Pense ficou para história.

    Responder
  • 13/08/2011 a 22:19

    Eu vou viajar de avião pela primeira vez na vida… Dia 14/08/11 destino Natal… Vai ter conexão em Brasília. Confesso que estou apavorada, mas eu vou com a Graça de Deus.

    Responder
  • 15/08/2011 a 19:29

    Vou viajar de avião pela primeira vez no dia 22/09/2011 à passeio com a família. Iremos à Buenos Aires. Minha família é pequena, composta apenas por meu marido e nossa filha além de mim, é claro. Estamos bastante ansiosos, pois dos três, só ele já passou por essa experiência quando foi pra São Paulo à trabalho. Somos evangélicos e sabemos que será uma bênção, pois Deus estará no comando. Amém.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:34

      Que bom Patrícia, se puder volte para contar como foi sua experiência. Abraço!

      Responder
  • 26/08/2011 a 20:20

    Meu sonho de 2011 é viajar de avião. Destino? Sei lá…. rs
    Só quero realizar este sonho. E já estamos em final de agosto hein… Faltam poucos meses. Vou tentar realizar. Torçam e orem por mim galera. hehe! Quero registrar tudo…. Abraços. Boa sorte a quem sonha e quem já está com passagem comprada! Boa viagem a nós todos.

    Responder
  • 09/09/2011 a 20:22

    Olá, minha primeira viagem será dia 23/12/2011, estou muito ansiosa e um pouquinho apavorada, vamos eu, meu filho e meu marido. Tenho certeza que tudo vai dar certo! Depois conto como foi!!

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:35

      Que legal Karina, viajar em família é sempre muito divertido. Aguardamos seu retorno então. Abraço!

      Responder
  • 15/09/2011 a 12:12

    Breve estarei viajando pela primeira vez de avião, agora no dia 18 de novembro de 2011 pela TAM, se Deus quiser vai dar tudo certo, meu voo sairá de Recife destino à São Paulo, um pouco ansioso. Na volta contarei a experiência…

    Responder
  • 16/09/2011 a 16:22

    Olá, minha 1ª viagem será dia 22/09/2011 de São Paulo para Orlando/FL. Estou bastante ansiosa e com um pouco de medo também, e pelo visto o medo é comum a todos, rs. Espero que tudo ocorra dentro do mais normal possível, que Deus esteja conosco sempre!

    Responder
  • 21/09/2011 a 00:11

    Oi gente, boa noite!
    É minha primeira viagem e to com muito medo e ansiosa.
    Será dia 20/10/2011. To rezando para que tudo saia bem. Vou de SP a Montes Claros.
    Bjs a todos vocês. Eu volto pra contar como foi.

    Responder
  • 22/09/2011 a 19:53

    Oi, minha 1ª viagem se Deus quiser será dia 20/10 para Suíça. Não estou com medo de andar de avião e sim com medo de me perder no aeroporto de Portugal já que vou ter que fazer conexão lá. Também to com um pouco de receio porque li que as cadeiras da classe econômica tem um espaço bastante reduzido, mais fora isso ta tranquilo! Bjs.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:38

      Olá Hélida, é só manter a calma que tenho certeza que tudo dará certo. Sobre o espaço das cadeiras, realmente é reduzido na classe econômica, mas ele acaba incomodando mais em viagens mais longas, como de 10 h ou 12 h. Em menos tempo não incomoda tanto assim. Abraço!

      Responder
  • 11/10/2011 a 01:48

    Já fui de SP a Fortaleza, quase 4 horas primeiro tive um medinho, na ida quando ele faz a curva, na volta eu amei. Semana que vem to indo pra Europa, vamos??? A comida não é bem comida né?? Uma bolachinha com refrigerante ou suco, torone ou batata frita chips, mas uma miséria. Só pra provocar mais fome. Foi muito bom.

    Responder
  • 05/11/2011 a 00:48

    Também vou fazer minha primeira viagem de avião agora dia 08/10/2011, mas também to com um pouquinho de medo. Creio em Deus que vai dar tudo certo e vou aproveitar o máximo, quero deixar o medo pra lá e aproveitar o máximoooooooo.

    Responder
  • 17/11/2011 a 11:36

    Em fevereiro de 2012 estarei fazendo a minha primeira viagem de avião… Logo de cara vai ser uma viagem internacional para Córdoba – Argentina…. Vou fazer duas paradas em São Paulo e Buenos Aires! To muito ansioso!

    Responder
  • 24/11/2011 a 02:01

    Oi gente, bem faltam 2 semanas para minhas férias de 1 semana no Rio de Janeiro. Estou muito aflito, pois sonhei com umas coisas não muito boas com o meu voo. Será dia 03/12/2011 as 11:30 Recife/Rio de Janeiro pela companhia GOL. Me desejem Boa Sorte!!! 😀

    Responder
  • 26/11/2011 a 16:44

    Olá!!! Vou fazer minha primeira viagem de avião, estou muito ansiosa, mas tenho 4 meses para me preparar já que vou no dia 21/03/12. Vou sair de Florianópolis com destino à Natal com meu marido e filha. É a realização de um sonho em família, espero que de tudo certo!

    Responder
  • 07/12/2011 a 03:05

    Vou viajar pela primeira vez dia 12/12/11, a barriga gela só de me imaginar nas nuvens. To com medo de na hora de entrar no avião eu amarelar e perder a coragem. Nossa que medo. Eu ainda vou sozinha de Ribeirão para Belo Horizonte… E depois ao Maranhão. Vamos ver se eu não vou desistir antes. Já fiz a reserva e já paguei, agora tenho que irrr….

    Responder
  • 10/12/2011 a 12:24

    Vou viajar de vião dia 22/12/2011 eu, meu marido e meus dois filhos. Estou com um pouco de medo, mas mesmo assim não vejo a hora de entrar no avião. Depois conto como foi. Beijos tchauuu!!

    Responder
  • 12/12/2011 a 00:40

    Olá, vou viajar de avião pela segunda vez e mesmo assim estou muito ansioso. Desta vez porque nunca tinha viajado a noite, mas se deus quiser vai dar tudo certo e terei umas férias na Bahia inesquecíveis.

    Responder
  • 15/12/2011 a 19:13

    Boa tarde! Minha primeira viagem será no dia 13 de janeiro, voo direto para Congonhas SP farei a prova da ANAC, pois meu sonho é ser CMS. Acredito que foi uma ótima opção porque amo viajar etc… Mesmo nunca ter viajado de avião não estou com nenhuma reação de medo vou com a companhia TAM.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:41

      Que legal Allyne, espero que tenha passado na prova. Quem sabe hoje até já estamos sendo orientados por você em nossos voos. Abraço!

      Responder
  • 18/12/2011 a 22:34

    Que massa, um blumenauense como eu hehe…. Vou viajar pela primeira vez com minha mãe e minha tia dia 01/01/2012, e como a maioria aqui, estou muuuito ansiosa! Mas vai dar tudo certo 🙂

    Responder
  • 20/12/2011 a 20:05

    Vou viajar pela primeira vez no dia 23/12/2011, vai ser show. Não vejo a hora de chegar pra poder ver minha família. Agradeço todo atendimento na compra da passagem e toda galera que vai ajudar no voo muito obrigado. Deus me acompanhará em toda minha viagem a guardará a todos, obrigado.

    Responder
  • 28/12/2011 a 11:31

    Eu vou viajar pela primeira vez, vou para Portugal. Eu não estou nervosa com a viagem, eu estou preocupada com qual o tipo de roupa que devo usar.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:43

      Olá Jackeline, aconselho a ir de calça e uma blusa leve. No avião tem ar condicionado e pode ser frio. Abraço!

      Responder
  • 18/01/2012 a 16:43

    Eu vou viajar dia 20/01/2012 estou apavorada tenho medo de desmaiar rsrsrs

    Responder
  • 23/01/2012 a 09:39

    Olá, entrei neste site pra ver as opiniões sobre a 1ª vez ao andar de avião. Vejo que os medos são os mesmos, frio na barriga, insônia, medo de desistir na hora. To igual uma ai que diz ter medo de amarelar no aeroporto, e voltar para casa. Eu não penso em acidente, tenho medo é do meu pânico na hora, e eu não conseguir controlar. Se a viagem demorar meu deus o que eu faço?

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:47

      Olá Luciene, leve um livro, uma revista ou algo que ajude você a se distrair até que o medo passe. Conversar com alguém que está sentado ao seu lado, se for uma pessoa bacana, também pode ajudar. Abraço!

      Responder
  • 10/02/2012 a 13:42

    Vou viajar de avião daqui a dois meses e estou apreensivo por ser a primeira vez…

    Responder
  • 26/02/2012 a 18:52

    Vou viajar daqui a 16 dias de Guarulhos para Salvador, estou apreensiva, mas com fé em Deus vai dar tudo certo. Como tem dado pra todos…

    Responder
  • 19/03/2012 a 09:09

    No mês de julho vou para Maranhão. Vai ser minha primeira viagem, confesso que estou morrendo de medo, mas se deus quiser vai dar tudo certo.

    Responder
  • 25/03/2012 a 14:14

    Vou fazer minha primeira viagem e estou com muito medo, pois sofro de cinetose. Estou morrendo de medo de ter muita tontura, mas vamos ver, já dei um voo panorâmico na minha cidade em um aviãozinho de 4 lugares, foi horrível, parecia que estava em um elevador ficava para baixo e para cima….

    Responder
  • 31/03/2012 a 13:51

    Ai meu deus! Muito ansiosa para minha primeira viagem de avião, falta apenas 1 mês e 16 dias, mas para mim falta uma eternidade… rsrsrsrs, voo pela gol dia 18/05 Natal-São Paulo, se deus quiser! Amém.

    Responder
  • 08/04/2012 a 03:39

    Minha primeira viagem de avião vai ser próximo sábado dia 14/04/12 com destino a São Paulo fazendo conexão em Brasília. Se Deus quiser vai da tudo certo.

    Responder
  • 08/04/2012 a 17:45

    Nossa, minha primeira viagem de avião será dia 13/04 para a Índia. Imaginem a minha ansiedade… Vou relatar aqui a minha experiência ok. Bjs.
    Dirlene

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:47

      Que legal Dirlene, ia adorar conhecer a Índia. Aguardamos seu relato então. Abraço!

      Responder
  • 12/04/2012 a 18:54

    Minha primeira viagem vai ser no próximo sábado dia 14/04. Brasília – Bauru, com conexão em Congonhas. Ansiedade já não é bem a palavra certa, estou começando a ter calafrios LOL. Só tenho dúvidas quanto a bagagem. Como é a minha primeira vez, vou levar apenas uma bagagem de mão, pois não quero ter complicações. 😡

    Responder
  • 10/05/2012 a 21:32

    Minha primeira viagem de avião será pela GOL, ida dia 18/05 Natal-SP, estou muito ansiosa afinal só faltam 8 dias…

    Responder
  • 12/05/2012 a 10:23

    Nunca viajei, mas vou viajar com minha mãe e tenho medo muito medo, mas tenho que ir em busca da felicidade. Deus vai estar comigo, com minha mãe e com todos aqui. Eu sei que deus não vai me deixar na mão. Amém.

    Responder
  • 17/05/2012 a 18:35

    Minha primeira viagem de avião vai ser dia 18/06/12, origem Poa destino Salvador. Estou muito ansiosa, vou ver o amor da minha vida, na volta conto como foi pra vocês. =) Grata.
    OBS: Adoreeii o site.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:49

      Que bom que gostou do blog Camila. Espero que sua viagem também tenha sido ótima. Abraço!

      Responder
  • 21/05/2012 a 21:09

    Caraca…. Parece ser tão bom… Gente eu estou muito ansioso, mas muito ansioso mesmo!!! Hoje é segunda feira, e irei viajar de avião na sexta feira!!! Valeu gente!

    Responder
  • 22/05/2012 a 21:06

    Minha primeira viagem de avião será em 19-10-2012. Eu, meu filho e meu marido vamos viajar de férias para Natal saindo de SP espero que ocorra tudo bem.

    Responder
  • 25/05/2012 a 16:29

    Oi, minha primeira viagem de avião foi no dia 12/07/10. Tinha 15 anos! Sai do aeroporto de Guarulhos as 15:55 com destino a Madri! Foi emocionante, não tive medo, enjoos, insegurança em momento algum, foi tudo suuuper bem!!!! E logo depois de chegar no meu destino, peguei outro avião para Londres, e nesse voo dormi bastante!
    Experiência única, inesquecível e (pelo menos pra mim, nem todos podem dizer o mesmo) maravilhosa!

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:50

      Que bom que gostou Barbara. Obrigada por compartilhar conosco sua experiência. Abraço!

      Responder
  • 28/05/2012 a 15:13

    Eu vou viajar de avião no dia do meu aniversário quando eu fizer 18 anos.:)

    Responder
  • 21/06/2012 a 16:14

    Tenho 13 anos e vou viajar sozinho para São Paulo no dia 21/07/12. Estou muito ansioso e vou colocar umas fitas na minha mala, disseram que é bom, pois quase ninguém se confunde com sua mala.

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:51

      É verdade Kelvin, colocar uma identificação na mala é mesmo muito bom, pois dessa maneira você conseguirá visualizar sua mala de longe. Abraço!

      Responder
  • 03/07/2012 a 09:30

    Nossa, vou viajar no dia 21/07, para o Ceará… To muito ansiosa, espero conseguir sentar perto da janela… uahauauhau

    Responder
  • 11/07/2012 a 16:38

    Vou viajar de avião dia 18/07, e estou morrendo de medo ;x
    O que eu faço pra não ter medo? >.<

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:51

      Não se preocupe Bruna, sentir medo na primeira viagem de avião é normal, mas tenho certeza que tudo vai dar certo.

      Responder
  • 16/07/2012 a 18:52

    A minha primeira viagem foi perfeita dia 18/06/12 *..* “Bruna” fica tranquilinha, na minha primeira vez também fiquei assim e depois descobri que com certeza é o melhor meio de transporte, a sensação é inesquecível.

    Responder
  • 19/07/2012 a 11:11

    Estou ansioso… Minha primeira viagem será amanhã, dia 20/07. Mal posso esperar pela oportunidade. Estou ansioso, tenho medo de me sentir mal, porque sinto aquele mal no estômago quando estou no parque descendo na roda gigante. É horrível!!!!

    Responder
  • 27/08/2012 a 18:37

    Oi vou viajar pela primeira vez de avião, no dia 16/12/012. Estou ansiosa porque não chega logo, parece que estou esperando há um ano. Ah! vou viajar para Salvador, eu e os meus três filhos. Se Deus quiser vai ser umas férias incríveis.

    Responder
  • 29/08/2012 a 18:38

    Viajei já para o Paraguay e Foz do Iguaçu. Sinceramente foi muito emocionante na hora que começa a subir da um pouco de medo e depois que você está lá em cima começa a ver tudo bem pequeno é muito, mas muito legal. :] Espero que vocês que estão indo pela primeira vez se divirtam muito! Não precisa ficar apavorado da um pouco de ansiedade e um frio na barriga, mas logo passa. Na hora de descer da um medo, mas quando você sente que está no chão ai passa. Em outubro vou para Europa então imagina ficar 12:30 dentro de um avião e talvez com turbulência, da medooo rsrs, mas eu irei mesmo assim. :]]

    Responder
  • 18/09/2012 a 11:29

    A minha primeira viagem de avião será no dia 19/12/12, estou ansioso e também com um pouco de medo. rsrs

    Responder
  • 20/09/2012 a 15:34

    Olá, gostaria de saber se quando o avião está decolando faz um barulho insuportável no ouvido e queria saber se tem alguma precaução para não sentir essa dor!!!!

    Responder
    • 10/11/2012 a 09:19

      Eu viajei de avião e ganhei de brinde uma doença. Tive labirintite após viajar de avião e não curei até o momento. A sensação da decolagem e pouso são terríveis. Agora tenho tonturas constantes, visão afetada, sensação de desmaio o tempo inteiro. Já fui em vários médicos e nada cura.
      Quem não gosta de andar de elevador desaconselho totalmente andar de avião. É a mesma sensação piorada umas 10 vezes..

      Responder
      • 11/08/2014 a 13:00

        Olá Rafael, gostaria de saber se sua situação melhorou. Tenho o mesmo problema e estou para viajar de avião. Se melhorou o que fez? Sinto muita pressão mesmo com remédio.

      • 17/02/2016 a 23:53

        Que pena que aconteceu isso Rafael, sinto muito. Abraço!

    • 17/02/2016 a 23:52

      Olá Fernanda, na verdade a pressão no ouvido não é todo mundo que sente. Depende de pessoa pra pessoa. Você pode ir mascando um chiclete, ou então se sentir a pressão trancar o nariz e engolir sua saliva, isso ajudará bastante. Abraço!

      Responder
  • 15/11/2012 a 14:09

    Tenho uma dúvida, eu verifiquei que o valor da passagem aérea era mais barato se eu fizesse uma conexão, e como meu destino final era justamente a cidade da conexão eu queria ficar ali. Porém a empresa aérea me informou que isso não era possível. Isto é verdade? Outra coisa na volta eu iria embarcar na cidade da conexão, mas novamente fui informada que não poderia fazer isso. Porque não posso descer na cidade da conexão e porque não posso embarcar na cidade da conexão?

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:57

      São coisas que realmente não fazem sentido, não é Luciana. Você compra a passagem com conexão mais barata que a passagem direta. Daí é óbvio que leva a interpretações como essa. O que pode ter acontecido é você ter encontrado uma promoção específica para aquele destino e por isso o preço da viagem ficou mais barata que a conexão. Se não fosse a mala de viagem, não veria problemas em fazer isso para a ida. Porém para a volta, não tem o que fazer. Você vai ter de partir da sua cidade de origem, comprando uma passagem para o destino final. Abraço!

      Responder
  • 16/11/2012 a 22:54

    Oi adorei o seu blog. Sobre as malas, minha dúvida é sobre o selo de identificação eu devo fazer ou na hora do check-in a companhia aérea faz?

    Responder
    • 17/02/2016 a 23:57

      Olá Cristiane, a companhia aérea cola em sua mala uma etiqueta idêntica a sua passagem contendo todos os seus dados pessoais. Uma dica é colocar um adereço, uma fita colorida para ficar mais fácil de identificar sua mala quando está junto com as outras. Abraço!

      Responder
  • 28/02/2013 a 12:13

    Com certeza a primeira viagem de avião não se esquece… A minha foi de uma conexão do aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre) ao aeroporto Congonhas (São Paulo). Quanto entrei no avião senti uma certo pânico, aquele sentimento de estar vivendo seus últimos instantes de vida…kkkk… Mas foi muito tranquilo!! A decolagem achei sensacional, o pouso também, lá encima a paisagem deslumbrante, enxergando grandes navios no litoral de Santa Catarina no tamanho de um grão de arroz!

    Responder
  • 29/05/2013 a 20:43

    To tão ansiosa, minha primeira viagem será no mês que vem, no dia 06/06.. De BSB-REC voo direto. Muito ansiosaaa e com medo na hora de fazer check-in, portão de embarque e essas coisas.. Espero que dê tudo certo (:

    Responder
  • 07/08/2013 a 15:20

    Não vejo a hora de chegar a minha primeira viagem… Será daqui a 3 dias para Porto Seguro…. Super ansiosa e feliz!!!!! Se Deus quiser eu volto pra contar. rsrs….

    Responder
    • 07/08/2013 a 15:20

      Aaahh amei o site, não paro de ler a dicas. 😉

      Responder
  • 31/12/2013 a 19:29

    Galera, muitos vão dar risadas, mas minha primeira viagem de avião foi em 20/10/1976 pela antiga Cruzeiro do Sul (esta empresa fez parte do grupo Varig), em um 727-100 de Porto Alegre para Foz do Iguaçu. De lá pra cá não parei mais, já cruzei este mundão em tudo que é cia aérea, todo tipo de avião.
    Mas como diz o ditado a primeira vez jamais vou esquecer, é bom demais. O embarque (o segredo é perguntar), entrar no avião aquela sensação de entrar naquele tubo de metal e mais vai sair do chão com tanta gente, tantas malas. Mil pensamentos passam, como aquele “negócio” sai do chão…. Até hoje me pergunto: como? E quando o comandante diz: tripulação portas em automático! A partir daquele momento só poderia descer no destino…… O avião vai lentamente até a cabeceira da pista, travado e o toque máximo nas turbinas, o comandante solta o freio e literalmente grudamos na poltrona. Começa a corrida na pista e o coração aperta. Quando sai do chão dá pra sentir o atrito da velocidade com a gravidade e bate a euforia total….. Estou voando, não acredito, olho na janela e tudo vai ficando pequeninho lá embaixo, passa dentro das nuvens, nossa que emoção, e sempre subindo…… Estabiliza e ai pensamos, se não fosse os aviões…

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:00

      Olá Daniel, muito obrigado por dividir sua experiência com sua primeira viagem de avião. E que experiência, hein? Essa é uma daquelas que não acontecem mais nos dias de hoje. Abraço e volte sempre!

      Responder
  • 26/03/2014 a 00:57

    Oi gostaria de tirar uma dúvida, vou viajar em minhas férias agora em maio de 2014, mas estou morrendo de medo porque é a minha primeira viagem, gostaria de saber se pode levar alguma coisa para ir ouvindo no caminho da viagem, queria saber passo a passo como a gente faz tudo pra resolver tudo sobre a passagem. Como é que a gente sabe, se a passagem é na janela?
    E em todos aviões acontece essas turbulências ou não? Ou só quando chove?
    Li muitos comentários, mas contínuo com medo kkkkk, grata a todossss.

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:01

      Olá Aline, você pode levar música para ouvir a caminho de sua primeira viagem de avião, mas se essa música for de celular, você terá que respeitar as regras do avião, em determinados momentos eles pedem para que os celulares sejam desligados e assim evitar qualquer interferência. Na hora de comprar a passagem você consegue optar por um acento na janela. As turbulências na verdade ocorrem mudanças na temperatura, velocidade ou pressão do ar e também com as nuvens de chuva, então vai depender de como estará o clima no dia de sua viagem. Abraço!

      Responder
  • 06/04/2014 a 19:35

    Tenho muito medo de tudo, de voar, de ficar fechada lá dentro (imagino até a demora para abrir a porta quando parar), das turbulências. Só vou porque minha filha de 11 anos me pediu muito, e afinal mãe é mãe né kkk…. Me deixem umas dicas aí por favor.

    Responder
  • 08/04/2014 a 23:33

    Galera, vou viajar pela primeira vez e comprei passagem de avião para a madrugada do dia 17/02. Hoje me falaram que quando compramos passagem para madrugada eu não viajo na madrugada de 17 e sim na madrugada de 18. Confere?
    Beijossss, to super nervosa, hehehe…

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:01

      Olá Bruna, você tem de respeitar exatamente o dia e horário impresso no seu ticket de viagem. Por exemplo: se o ticket está impresso com a data do dia 17 e horário às 01:30 h então você tem de estar lá no dia 17 às 01:30 h e não dia 18. Abraço!

      Responder
  • 05/09/2014 a 11:47

    Já viajei de avião, minha primeira vez foi em 27 de dezembro de 2012 na GOL. Foi muito legal. Confesso que antes estava muito apreensivo, mas quando entrei no avião mudou tudo. O medo você esquece e você quer apenas aproveitar ao máximo.
    Agora em dezembro de 2014 irei fazer uma nova viagem para Recife (REC/SBRF), mas dessa vez vou de Avianca.

    Responder
  • 28/09/2014 a 10:19

    Sabe me dizer se os últimos assentos tem como olhar pela janela?

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:01

      Olá Deuson, vai depender muito do avião, mas 90% das vezes você vai conseguir olhar pela janela. Abraço!

      Responder
  • 15/10/2014 a 14:22

    Estou com muitas dúvidas quanto a tudo. Sou menor de 16 anos e não vou viajar com meus pais, e sim com meus tios, então tenho que ter autorização, mas não sei como vai ser! Quero saber se eu posso ficar ouvindo música com meu celular em modo avião, se posso ir tomando sorvete (sim, sorvete é vida!), como faço para ir na janelinha (como é meu primeiro voo, a janelinha vai ter que ser minha! kk)

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:02

      Olá Júlia, hehehheh, não vai conseguir ficar ouvindo música durante o pouso e decolagem, somente no momento que o comandante autorizar o uso de eletrônicos no modo avião. Sorvete geralmente não tem disponível para pedir para as aeromoças com exceção se você comprar como item adicional na compra da passagem aérea. Nesse caso a companhia aérea providencia a compra do seu pedido e isso vale para outros produtos também. Espero ter ajudado. Abraço!

      Responder
  • 25/10/2014 a 11:54

    A minha primeira viagem de avião foi para São Paulo. Estava muito, mas muito nervosa. Estava com medo e a ansiedade tomava conta de mim, até que os caras ajustassem as coisas de fora do avião demorou “séculos”. Eu tava quase desmaiando de tanta ansiedade. A hora que o avião decolou eu dei um gritinho básico kkk uuhuu depois disso passou o meu tic nervoso. Me sentei do lado da janela e toda hora eu ficava mexendo na tampa da janela (abria e fechava). A viagem durou 50 minutos e logo que o avião decolou serviram o lanche e tava uma delícia. E até que enfim chegamos em São Paulo. Viajei no avião da Gol! Espero que tenham gostado da minha primeira viagem de avião!!

    Responder
    • 25/10/2014 a 12:47

      E a minha segunda viagem de avião vai ser para São Paulo e de lá eu vou direto para Orlando. No ano que vem!!!

      Responder
    • 16/02/2016 a 20:04

      Que legal Maria Clara, muito bacana ter vindo aqui contar sua experiência. Obrigado pela contribuição aqui com o blog. Abraço!

      Responder
  • 14/11/2014 a 12:46

    Minha primeira viagem de avião vai ser daqui a uma semana!!! Estou indo com meu namorado para Porto de Galinhas-PE. Estou muito nervosa pois morro de medo de altura!!! Mas como adoro viajar tenho que perder esse medo!!! Vai dar tudo certo, obrigada pelas dicas!!!

    Responder
  • 26/11/2014 a 16:24

    Eu amei minha viagem, fui para Portugal e passei 20 dias lá e depois fui direto para Roma e estou morando aqui agora com meu marido e minha filha de 3 meses.

    Responder
    • 10/12/2014 a 14:37

      Você teve que esperar em uma sala ou não? Porque falaram pra mim que tenho que achar o portão que eu irei embarcar e depois entra e espera em uma sala que eles iriam chamar depois. Me ajude! Estou confusa!

      Responder
      • 18/02/2016 a 00:04

        Olá Kelly, isso mesmo, você tem de esperar em uma sala que é chamada de sala de espera. Ela não é bem uma sala, é um saguão aberto com muitos lugares para sentar onde também tem TVs que mostram os voos e horários de saída do avião. Você tem de estar perto do seu portão de embarque que você tem acesso através da sala de espera. Um abraço!

  • 10/12/2014 a 14:30

    Gente estou com uma dúvida terrível. Nunca viajei sozinha e minha cunhada disse que quando for achar o portão de embarque tem que olhar o número do voo e entrar no portão ou porta e esperar ser chamado. Só que tem gente que diz tem que fica do lado de fora e não é em uma sala. Aí fiquei na dúvida. Me ajudem por favor!?

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:05

      Olá Kelly, acho que acabei respondendo sua pergunta acima. Qualquer dúvida entre em contato. Abraço!

      Responder
  • 20/01/2015 a 14:15

    Boa tarde, estava vendo os comentários de todos vocês e dia 02/02 vou fazer minha primeira viagem. Confesso que nunca desejei andar de avião, pois morro de medo e tenho pavor, mas o meu marido pagou um pacote de viagem e praticamente me obrigou a viajar. Como a viagem se aproxima estou super apreensiva, com medo e preocupada com a minha reação. Não posso desistir. Tenho medo de altura e não me conformo em como o avião consegue se manter no céu.

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:09

      Olá Carolina, engraçado que eu também às vezes me pergunto em como o avião se mantém no ar. Mas a ciência é maravilhosa e tem uma série de explicações cientificas que mostram como o avião se sustenta no ar. Eu mesmo já viajei de avião por várias vezes e quando não viajo até sinto falta de tão bacana que é. Pode ir sem medo que é muito seguro. Abraço!

      Responder
  • 21/01/2015 a 15:24

    Olá
    Minha primeira viagem de avião foi dia 12/12/2013 partindo de Viracopos para Salvador-BA com a AZUL. Apesar de a AZUL ter aviões pequenos em relação as demais companhias, me surpreendeu, pois no voo de ida quando entramos na aeronave recebemos um fone de ouvido gratuito da companhia para quando se sentar na poltrona poder assistir TV sem incomodar os outros. Mas no voo da volta, não sei se era por causa do horário, não tinha TV, todos dormiram no avião.
    A viagem durou cerca de 2:30hs, foi bem tranquila, o lanche foi: batata chips, amendoim, goiabinha, guloseimas, refrigerante, suco e água tudo à sua escolha. O mais gostoso é a batata chips e a coca cola hehehe
    O mapa de assentos dos aviões da azul é 2 poltronas/corredor/2 poltronas, o que difere dos aviões das companhias TAM e GOL que usam o sistema 3 poltronas/corredor/3 poltronas.
    Foi tudo tranquilo, não tive medo nenhum. Quero viajar mais e mais de avião. A próxima viagem está marcada para abril/2015 com a TAM de Guarulhos para Natal-RN não vejo a hora

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:10

      Olá Barbara, obrigado por compartilhar sua experiência. Tenho certeza que ajudará muitas pessoas. Abraço!

      Responder
  • 31/01/2015 a 14:18

    Então no mês de março eu irei viajar para Recife com uma escala em Salvador, mas não sei o que eu devo fazer, pois é a minha primeira viagem com escala. Assim que eu chegar em Salvador qual é a primeira coisa que eu devo fazer?

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:10

      Olá Jacqueline, quando é voo em escala você irá ser orientada a sair do avião e aguardar na sala de espera para o próximo voo. Uma coisa que você tem que se certificar em voos com escala é se a bagagem será enviada para o destino final ou se há necessidade de você retirar na escala. Isso tem de ser perguntado na hora de deixar a bagagem. Abraço!

      Responder
  • 07/02/2015 a 01:13

    Boa noite!
    Aonde tiro dúvidas do que se pode levar dentro do avião? Primeira vez. Obrigada.

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:10

      Olá Renata, no bilhete da passagem aérea geralmente tem o que é permitido levar dentro do avião. Porém tem regras especificas para voos internacionais e nacionais, assim como às vezes existem regras especificas para cada companhia aérea. A própria Infraero tem regras do que é permitido levar, mas que são impressas junto com o bilhete da companhia aérea. Por isso o mais correto é ver as orientações do bilhete da passagem aérea.

      Responder
  • 01/03/2015 a 01:45

    Nossa! Tô com medo! Pensei que fosse a única. Terei uma viagem acadêmica e tô quase desistindo de tanto medo. A turma já comprou as passagens e eu aqui pensando em 1 h de voo… Meu maior medo é dessa pressão que falam.

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:10

      Olá Dayane, já demos algumas dicas referente à pressão no ouvido. Sugiro que dê uma lida nos comentários acima e qualquer coisa entre em contato. Uma boa viagem. Abraço!

      Responder
  • 06/03/2015 a 04:35

    Bom dia gente, tenho uma dúvida! Irei viajar agora em março para o Rio de Janeiro, mas o meu vôo tem ESCALA. Me disseram que sendo escala não se troca de avião, porém, percebi que na escolha dos assentos o modelo do avião era diferente. De Piauí para Brasília, eu irei no modelo a320, e de Brasília para o Rio de Janeiro, o modelo é a319. Agora eu pergunto, e aí? O que eu faço? Comprei pensando que não precisava trocar de avião, e o pior, irei sozinha!!

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:11

      Olá Ana, em voos de conexão tem troca sim de avião, mas é bem tranquilo. Você recebe orientações da companhia aérea e acaba nem saindo dos salões de embarque. Você só tem de procurar o local exato do portão de embarque para o próximo voo. Quando você quer fazer uma viagem sem trocar de avião tem de ficar atento se a palavra escala está impressa no bilhete. Espero ter ajudado. Um abraço!

      Responder
  • 10/03/2015 a 12:19

    Oie, eu adorei ler os relatos de viagem e os nervosismos das pessoas. Sinal que não sou só eu que fico nervosa em viajar. Mas bem que eu não tenho medo de decolar do avião. O que me dá medo são as conexões aff! Muito ruim.. Viajei pela primeira vez de Porto Seguro a Florianópolis. Nooossa! Sofri tanto antes da viagem por causa das duas conexões que ia fazer.. Fui, fiz e não foi nada difícil. É só abrir a boca e perguntar e sempre lembrar do embarque quando você pegar um voo ou outro voo e desembarque. Fim da minha viagem segui isso e fiquei atenta na TV que fica nos voos e horários. OBS: fui na Azul Linhas Aéreas, tudo de bom lá dentro do voo. Agora vou viajar outra vez e por incrível que pareça to com medo de novo da conexão, não do avião.. Já passei por isso, mas não tem jeito. Toda vez que vamos a um lugar que não conhecemos ficamos nervosos, não tem jeito.. Mas sei que não é esse bicho de sete cabeças. Já fiz duas conexões e sobrevivi. Alguém já parou em Guarulhos pra fazer conexão? Me falaram que é enorme esse aeroporto.. Quando passa o meu medo, me falam isso kkkk.. Adorei o site.

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:11

      É isso mesmo Danny, não pode ter medo mesmo. Sobre o aeroporto de Guarulhos realmente ele é enorme e tem de ficar atento aos portões de embarque. Na dúvida sempre pergunte que tudo dará certo. Abraço!

      Responder
  • 11/03/2015 a 05:20

    Hoje será nossa primeira viagem de avião, daqui a 2 horas!!!
    Nossa Filhinha também estará em nossa viagem. Estou um pouco preocupado com isso, pois vi nos relatos dicas como engolir a própria saliva, mastigar chicletes…etc.
    Mas ela só tem 2 aninhos… Preciso de dicas de como proceder com ela!
    Ah, com certeza voltarei para contar como foi!
    Abração.

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:11

      Olá Samuel, desculpe só responder agora. Com crianças pequenas realmente fica mais complicado. Uma dica é dar água para ela beber, isso ajudará bastante. Abraço!

      Responder
  • 15/03/2015 a 19:33

    Muito legal.

    Responder
  • 18/03/2015 a 00:48

    Olá, sou do Rio de Janeiro, dia 23 de março estarei fazendo minha primeira viagem de avião com minha família só de ida pra Pernambuco. Eu nem sei como se faz esse tal de check-in. Mas estou confiante. Pena que vai ser à noite com uma conexão em Brasília. Mas tá valendo.

    Responder
  • 07/04/2015 a 18:10

    Olá, minha primeira viagem será dia 24/04/2015, estou muito ansiosa e com um pouquinho de medo também. Será uma viagem noturna ida e volta e sentarei no corredor no meio do avião. Minha escolha foi boa?

    Responder
    • 18/02/2016 a 00:12

      Olá Sandra, foi uma boa escolha. Não tem segredo. O avião fica iluminado a noite, só não dará pra ver fora da janela, pois estará tudo escuro.

      Responder
  • 07/05/2015 a 10:03

    Sei que esse post é antigo, mas ele me ajudou muito na minha primeira viagem de avião que foi a uma semana. Li e reli todos os comentários. A viagem foi de Vitoria – ES para o Rio de Janeiro, apenas 50 minutos de voo e foi incrível. O pouso foi no aeroporto Santos Dumont no Rio, ao lado da Baía de Guanabara e a sensação do pouso é do avião quase encostar na água. Aproveitei cada segundo. Peguei uma rápida e leve turbulência, mas nada que tirasse o prazer desse momento. Obrigada ao blog por esse post e a todos os comentários que foram fundamentais para me acalmar.

    Responder
    • 16/02/2016 a 21:09

      Obrigado Lidiane, fico contente em poder ter ajudado. É uma sensação incrível mesmo essa do voo do aeroporto Santos Dumont. Abraço!

      Responder
  • 22/06/2015 a 16:25

    Nossa! Eu vou viajar 12 de julho, daqui a 20 dias, aí eu fiquei preocupada agora com essa dor no ouvido e vai ser a minha 1ª viagem. A viagem vai ser 2h30min do Aeroporto de Guarulhos-São Paulo/Aeroporto de Porto Alegre(RS) e depois ainda vou ter que pegar um ônibus ou táxi para chegar a Gramado. Ai, estou muuuiiiitooooo ansiosa e mais ainda porque vai ser a minha primeira vez q eu vou ver neve. Ai meu Deus! Não vejo a hora. Quero que chegue rápido!
    E foi muito interessante as dicas dos comentários, assim como as do Thiago que escreveu o texto… Vai ser minha primeira vez de ver neve e ainda de viajar de avião!!! Estou beeemmm ansiosa!!!

    Responder
    • 16/02/2016 a 22:54

      Olá Amanda, desculpa o atraso em responder, mas que bacana que o blog ajudou. Você deve ter falado de ver neve em Gramado no Snow Land. É um lugar que eu ainda não conheço. Quando puder, traz as dicas aqui pra gente. Abraço!

      Responder
  • 16/08/2015 a 23:43

    Nossa, ainda bem que encontrei este artigo, já estava ficando maluco, tentando listar as coisas que preciso para viajar. Você tem alguma dica para viagens tipo mochileiro? parabéns pelo blog.

    Responder
  • 20/08/2015 a 10:09

    Olá, minha primeira viagem de avião sera dia 11/11/15, ja estou nervosa só de pensar… tenho muitas duvidas em relação as documentações que terei que levar e o que terei que fazer ao chegar no aeroporto.

    Responder
    • 16/02/2016 a 23:10

      Olá Fernanda, só consegui responder agora, mas o importante é levar principalmente um documento de identificação. Sobre o que tem de fazer no aeroporto, dá uma lida no artigo que tem uma ordem de coisas a fazer. Abraço!

      Responder
  • 10/02/2016 a 03:52

    Muito bom este post para quem vai fazer um voo pela primeira vez, foi bem util para mim 🙂

    Responder
    • 16/02/2016 a 23:11

      Obrigado Filipe! Volte sempre aqui no blog. Temos vários artigos bacanas para quem gosta de viajar. Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.