Ecoturismo e turismo de aventura

Já pensou em curtir a natureza com familiares e amigos, desfrutando de lindas paisagens, tomando banho em cachoeiras, vendo diversos animais pelo caminho e curtindo trilhas entre as matas das mais inusitadas e aventureiras possíveis? Tudo isso você consegue no turismo ecológico ou como como é principalmente chamado: ecoturismo.

turismo ecológico é uma grande opção de lazer porque no meio da natureza você acaba curtindo tanto momentos de paz e reflexão quanto momentos de aventura e adrenalina em um ambiente favoravelmente agradável.

Eu sou um verdadeiro fã do ecoturismo e virei ainda mais depois de conhecer verdadeiros paraísos ecológicos como Bonito, Pantanal e Rio Quente.

Bird Land - HotPark
Bird Land – HotPark

Turismo de aventura

E o turismo ecológico fica ainda melhor quando se une um determinado grau de aventura e é aí que surge o turismo de aventura para tornar os passeios ainda mais animados em meio a natureza.

Dentre as opções de esporte de aventura e adrenalina estão: surf, standup paddle, rapel, rafting, mountain bike, motocross, tirolesa, slackline, boia cross, snorkel, mergulhos radicais e muitos outros.

Dentre as opções mais tranquilas você pode curtir caminhadas, trilhas, mergulhos, pesca esportiva, arvorismo, cavalgadas, dentre outras tantas opções.

Slackline - Ilha do Padre - Bonito - MS
Slackline – Ilha do Padre – Bonito – MS

Turismo sustentável

De nada adianta fazer turismo em meio a natureza se não cuidarmos dela. Você fará turismo somente uma vez naquele local e depois não voltará mais se não cuidar. E como o ecoturismo é uma das grandes fontes de riqueza do turismo, ainda mais no turismo brasileiro, valorizar o que nossa terra tem de melhor é valorizar você mesmo. Por isso uma das vertentes do turismo ecológico é o turismo sustentável, modalidade de turismo no qual você acaba preservando a natureza.

Alguns dos cuidados do turismo sustentável é na quantidade de água gastas em hotéis, no lixo recolhido e jogado em locais apropriados, na poluição sonora em ambientes onde existem animais silvestres ou de vida noturna e por aí adiante.

Algumas empresas do ramo de turismo sustentável pedem para os próprios turistas cultivarem hortas, reciclarem e participarem de processos produtivos que o mantenham durante sua estadia.

Literalmente é um tipo de turismo que está em nossas mãos preservando a natureza e incentivando novos adeptos, principalmente crianças, ao ecoturismo.

Estância Mimosa - Bonito -MS
Estância Mimosa – Bonito -MS

Sites de ecoturismo e aventura

O Vida de Turista separou alguns sites que são especialistas em fornecer opções de turismo ecológico mostrando galerias de fotos, dicas de hospedagem, vídeos e informações diversas, assim como atrações turísticas propícias de cada região do Brasil.

Os sites selecionados geralmente são de empresas, agencias e cias de ecoturismo e que exercem atividades de ecoturismo em geral, dentre elas o ecoturismo comunitário e ecoturismo ambiental.

Confira abaixo as dicas de sites de ecoturismo e aventura:

Ecoturismo e turismo de aventura
Ecoturismo e turismo de aventura

E você já fez algum turismo de aventura ou outro tipo de turismo ecológico? Deixe seu comentário aqui no blog!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

32 comentários em “Ecoturismo e turismo de aventura

  • 22/01/2009 em 03:31

    Eu definitivamente A-D-O-R-O ecoaventura-turismo!!!
    Sou apaixonada por lugares que nos dão essa opção de lazer, Bonito (MS) por exemplo, é um lugar super legal pra quem gosta desse tipo de destino.

    Abraços

    Resposta
  • 22/01/2009 em 08:43

    Ótimo post, Thiago! Muita gente desconhece o ecoturismo ou acha que “não vale a pena”. Enganam-se eles, pois nada melhor do que se aventurar na natureza, e com responsabilidade ambiental e pensando na preservação das paisagens.
    Parabéns!
    Abraço,
    Fernanda

    Resposta
  • 22/01/2009 em 15:47

    Nossa Carol! Pela sua expressão de felicidade é porque você adora mesmo! 🙂
    Obrigado pelo comentário e pela visita!
    Abraços

    Resposta
  • 22/01/2009 em 15:50

    João, digo o mesmo que disse pra Carol!
    Muito bom ter uma opinião assim!
    Abraço!

    Resposta
  • 22/01/2009 em 16:00

    Com certeza Fernanda!
    Concordo em gênero, número e grau!
    Obrigado pela visita!
    Abraço!

    Resposta
  • 10/07/2009 em 21:40

    Ola Thiago, parabens pelo blog, as informacoes estao bem atualizadas e sao interessantes.
    Eu tambem adoro o ecoturismo, felizmente o Brasil esta acordando aos poucos para a pratica deste turismo que pode beneficiar muitas pessoas, inclusive as pessoas que vivem nos locais que o ecoturismo tem potencial.
    Um lugar que adorei visitar foi o Parque Nacional da Serra da Canastra. La voce encontra muitas opcoes de hospedagem e lindas trilhas pelo cerrado. Eu visitei a Cachoeira Casca D'anta que fica dentro do Parque e na epoca das chuvas a torrente de agua e magnifica.
    Um abraco,

    Gustavo

    Resposta
  • 12/07/2009 em 12:19

    Olá Gustavo..
    A Serra da Canastra com certeza é um achado do ecoturismo nacional..
    As belezas naturais são únicas e o parque com certeza merece a visita..
    Muito bom também o seu blog dando dicas e informações em inglês para o pessoal que quer conhecer mais de aventura e ecoturismo..
    Quando quiser, fica o convite pra voltar..
    Abraço..

    Resposta
  • Pingback: Meio ambiente e o turismo – Blog Action Day 2007 | Vida de Turista

  • 06/02/2010 em 15:59

    Olá Thiago, tudo bem?Me chamo Adriele, tenho 22 anos.
    Então, eu moro em Mambaí, uma pequena cidade turistica no interior de Goiás…+ abençoada por Deus com muitas belezas naturais a serem exploradas.
    No momento estou fazendo um curso pra guia turistica, está sendo muito proveitoso pra mim, adquirindo experiênçias maravilhosas.Tenho tbm algumas dúvidas, então gostaria de sua ajuda, claro sem incômodos, rsrsrs.
    Gostaria de saber o que significa ECOTURISMO…Queria uma resposta clara, de entendimento fácil e sem palavras dificéis, rsrsrsrs.
    Thiago tem como vc me responder por e-mail ou msn?
    msn: [email protected]
    e-mail: [email protected]

    b-jos e obrigado

    Resposta
    • 06/02/2010 em 16:40

      Olá Adriele.. tudo bom?
      Antes de você entrar em contato eu não conhecia Mambaí.. Mas nossa, fui pesquisar a respeito e fiquei fascinado no quanto Mambaí tem atrativos para os amantes de ecoturismo e aventura.. Até a Dani Monteiro esteve aí fazendo programas para a Globo no antigo programa Caminhos da Aventura do Esporte Espetacular e para o Multishow no Extremos..
      Sobre o ecoturismo, alguma coisa eu coloquei no post que pode te ajudar, mas acho que um bom local de consulta é na própria Wikipédia com a definição sobre Ecoaventura que foi alimentado por várias pessoas já..
      Vê se te ajuda e qualquer coisa entra em contato..
      Abraço..

      Resposta
  • 06/02/2010 em 16:00

    Sem duvidas, será um grande prazer te conheçer!!!

    Resposta
  • 07/12/2010 em 21:32

    Descobri um lugar maravilhoso, fora das rotas de turismo de massa. Um lugar que pode ser considerado como o verdadeiro ecoturismo e turismo sustentável. O lugar se chama Costa do Dendê. A Rio das Matas Ecolodge é um lugar fantástico, com direito a rafting, tirolesa, caminhada, contato intensivo com os nativos, comida boa, lugar pra descansar e esquecer do mundo lá fora. Vale a pena divulgar essa nova rota de turismo ecológico.

    Abraços,
    Neide

    Resposta
    • 05/04/2016 em 16:09

      Olá Eneida! Taí outro lugar que eu não conhecia! Pelo que pesquisei aqui rapidamente é outro lugar fascinante para o ecoturismo! Obrigado pela indicação! Abraço!

      Resposta
  • 20/01/2011 em 12:29

    Olá Thiago, tudo bom?
    Meu nome é Ana e estou me formando em bacharel de turismo. Lendo seu blog, me interessei por este post, pois gosto muito de áreas naturais. Uma coisa legal que acho é que você poderia lembrar as pessoas sobre os mandamentos do ecoturista (sempre é bom relembrá-las! 😉 ). Mas vi também que vc trabalhou em SC, e como moradora do Estado vizinho, lhe apresento uma operadora em que estagio no Paraná (Xetá Experiências ao Ar Livre), ela trabalha com turismo em áreas naturais na região dos Campos Gerais, talvez você possa gostar de conhecê-la!
    Beijos

    Resposta
    • 05/04/2016 em 16:49

      Bacana Ana! Não conhecia a Xetá Experiências ao Ar Livre e até hoje só ouvi falar coisas boas de Campos Gerais no Paraná! Com certeza vou procurar vocês quando decidir fazer passeios pela região e olha que não deve demorar. Tem alguns amigos cantando a bola para ir para Ponta Grossa no Parque Estadual de Vila Velha.

      Obrigado pela dica de trazer os mandamentos do ecoturismo. Trouxe aqui para os leitores:

      Os Dez Mandamentos do ecoturista
      1. Amarás a Natureza sobre todas as coisas.
      2. Honrarás e preservarás o bom humor;
      3. Estarás sempre pronto a colaborar;
      4. Serás capaz de te adaptares aos imprevistos;
      5. Utilizarás os serviços dos guias credenciados;
      6. Não reclamarás;
      7. Não invocarás o nome do guia em vão, para perguntar se falta muito para chegar;
      8. Não matarás mosquitos, formigas e carrapatos;
      9. Não considerarás chuvas, atoleiros ou pontes quebradas como imprevistos;
      10. Não poluirás o meio-ambiente.

      Cinco Mandamentos do Ecoturismo
      1. Da natureza nada se tira a não ser fotos.
      2. Nada se deixa a não ser pegadas.
      3. Nada se leva a não ser recordações.
      4. Andar em silêncio e em grupos pequenos.
      5. Respeitar uma distância dos animais, evitando gerar stress.

      Abraço!

      Resposta
  • 23/03/2011 em 00:23

    Fica a dica para conhecerem as cachoeiras de Pirenopolis, a natureza lá é demais,arvorismo, boia cross entre outros, tem pousadas bacanas a todo preço, fique na Pousada de Charme
    Villa do Comendador.
    Bruno Guto

    Resposta
    • 05/04/2016 em 16:51

      Muito lindas as cachoeiras de Pirenópolis Bruno! Obrigado pela indicação! Abraço!

      Resposta
  • 13/04/2011 em 17:40

    visite saquarema muito lazer tranquilidade para vc e sua familia

    Resposta
    • 05/04/2016 em 16:52

      Outra região realmente linda! Como nosso país tem lugares incríveis para se visitar, não tem? Abraço!

      Resposta
  • 04/05/2011 em 15:28

    Olá Thiago, td bem?
    Sou guia aqui do Cipó Veraneio Hotel e fica uma dica de lugar bem legal, “Serra do Cipó”, já ouviu falar? Fica a 90 km de Belo Horizonte, possui o Parque Nacional da Serra do Cipó com diversas cachoeiras, equipes de esportes radicais com tirolesa, rapel, rafting e canoagem, um dos melhores lugares para os amantes da escalada e aqui pertinho está a Cachoeira do Tabuleiro com 273 m de queda livre. É a terceira maior do país.
    Fica a dica ai pra galera que curte o Eco!!
    Vale a pena conferir
    abraço =)

    Resposta
    • 05/04/2016 em 17:46

      Que emprego ruim, hein Gabriel? 🙂
      A Serra do Cipó é outro dos lugares mais bonitos do Brasil em termos de ecoturismo. Obrigado pela indicação!
      Abraço!

      Resposta
  • 11/05/2011 em 22:36

    Quero divulgar meu blog Bioventura Ecoturismo Animal e meu site Bioventura.com.br
    Fala tudo sobre ecoturismo, aventura e animais. Somos todos biólogos e guias nos mais selvagens lugares deste planeta.
    Venha se aventurar com a gente e ver de perto seus animais preferidos, seja ele um elefante, leão, camelo, tucano ou morcego.
    Obrigada pelo espaço para divulgação.

    Resposta
  • 03/07/2011 em 01:48

    Sou uma empresa de voo duplo em São Conrado RJ e gostaria de fazer uma parceria com vocês. Veja meu site e conheça nosso trabalho.
    Boas aventuras e bons voos!

    Resposta
    • 05/04/2016 em 17:56

      Opa Paulo, desculpa a demora em responder. Fique à vontade para propor a parceria. Pode me mandar um e-mail ou ligar para nós que fica mais tranquilo de responder. Ao lado tem os meios de contato. Abraço!

      Resposta
  • 08/07/2011 em 03:24

    Para quem gosta de natureza e aventura venha conhecer Bonito-MS, é tudo de bom!

    Resposta
    • 05/04/2016 em 17:57

      Realmente Valentim! Posso afirmar que Bonito foi um dos melhores locais de ecoturismo que conheci. Recomendo muito e fiz muitos posts bacanas aqui no blog! Abraço!

      Resposta
  • 03/04/2012 em 18:43

    olá!.. gostaria de saber qual o lugar mais indicado para o turismo de aventura na região norte do Brasil?

    Resposta
    • 05/04/2016 em 18:01

      Nossa! Tem muitos lugares para turismo de aventura no norte do Brasil, mas acredito que dois lugares se destacam na minha opinião: Manaus e a serra do Monte Roraima! Dois espetáculos envolvendo a natureza do Brasil!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *