Agências de turismo e viagem

Vamos falar nesse artigo sobre as agências de turismo e viagem. As agências de viagem e turismo são as principais intermediadoras de serviços turísticos prestados pelos fornecedores de turismo e de clientes que usufruem dos serviços de viagem dos fornecedores.

Elas prestam a assistência da venda de pacotes turísticos fornecendo as melhores opções do mercado para atender a necessidade do cliente.

Por exemplo, se o cliente quer viajar para a Argentina, a agência apresenta as cias aéreas que voam para Argentina, os hotéis disponíveis na Argentina, os passeios para fazer na Argentina, os serviços de transporte na Argentina e as atrações turísticas na Argentina.

A agência de turismo acaba sendo a principal auxiliadora dos turistas antes, durante e depois da viagem.

Antes da viagem elas auxiliam na prestação de informações, preparação da documentação, busca dos melhores preços e montagem dos pacotes turísticos.

Durante a viagem elas ajudam quando os turistas chegam a seus destinos entrando em contato com os prestadores de serviço caso venha a acontecer algum problema.

Depois da viagem elas auxiliam os turistas na busca de informações se tudo ocorreu bem, em serviços de transporte para casa, problemas com bagagem avariadas, impressão de fotos, entre outros.

Agências de turismo e viagem
Agências de turismo e viagem

Como é a remuneração da agência de viagem

A principal forma de remuneração das agências de viagem é através de comissões e taxas cobradas pelos seus serviços.

As agências de viagem cobram taxas em cima do serviço prestado para os clientes (que é conceitualmente chamada de fee). Essa taxa geralmente é um percentual sobre a venda e deve ser obrigatoriamente discriminada para o turista na hora de efetuar o pagamento. Quanto mais serviços envolvidos e mais reconhecida a agência de turismo no mercado, maior será a taxa da sua prestação de serviço.

Outra forma de remuneração das agências de turismo é através de comissões e incentivos de fornecedores para venda de pacotes deles. Nesse caso, a agência de viagens ganha um valor fixo por venda ou um percentual dependendo o incentivo dado pelo fornecedor.

Por exemplo, a cia aérea Azul pode incentivar a venda de passagens aéreas com 10% de comissão a mais do que o normal sobre cada venda da agência se a agência de viagem vender passagens Azul ao ao invés de passagens de outras cias aéreas. Ainda a Azul pode dar uma bonificação extra de R$ 10.000,00 para a agência se ela atingir um volume de vendas de R$ 200.000,00 no mês. E assim por diante. Cada acordo de comissão é independente e ajuda a complementar a remuneração da agência.

Tipos de agências de viagem

As agências de turismo podem ser classificadas em vários segmentos do mercado de turismo: de negócios, de lazer, e também podem ser classificadas de acordo com seu porte e tamanho, assim como podem ser classificadas de acordo com o tipo de atuação. Confira abaixo os tipos de agências de viagem:

Consolidadoras: As agências de viagens consolidadoras são agências de viagens intermediadoras que compram as passagens das cias aéreas e vendem para outras agências de viagem menores. Elas ganham no volume e escala das vendas, já que fazem grandes compras e negociações com as cias aéreas para revender para as menores. Esse tipo de agência é muito comum na venda de passagens aéreas para viagens de negócio. Como tipicamente as agências consolidadoras são agências de grande porte, elas também disponibilizam ferramentas de trabalho e prestam outros serviços de apoio para as agências de viagens menores barateando o custo de manutenção dessas.

Operadoras de viagem: As agências de viagens operadoras são as tradicionais agências de viagem que conhecemos e vemos em guichês de shoppings e aeroportos. Elas atuam tanto com a venda de viagens de lazer como na venda de viagens de negócio. Elas também são conhecidas como agências de viagens emissivas, por estarem na ponta do mercado fazendo a emissão de passagens aéreas e reservas de hotéis para seus clientes. A mais famosa operadora de viagens que conhecemos e que foge a regra devido ao seu tamanho expressivo é a CVC.

Receptivas: As agências de viagem receptivas são aquelas que recepcionam o turista no destino turístico prestando serviços de transporte, venda de passeios, fornecimento de guias de viagem, entre outros serviços para o turista que está viajando. Um exemplo de agência de viagem receptiva é a H2O Ecoturismo que nos apoiou durante viagem a Bonito.

Maiores agências de turismo do Brasil

As maiores agências de viagens do Brasil segundo o anuário 2007-2008 do Portal Exame da Editora Abril são:

A maior parte das maiores agências da lista são agências de viagens consolidadoras e que muitas vezes não prestam serviços para os turistas finais. Nesse caso, antes de você fechar qualquer pacote de viagem, nossa sugestão é pesquisar preços em sites de compra de viagens e procurar as agências de viagens menores para fazer a cotação de viagem para só então escolher aquela que oferece mais serviços e melhor preço para a sua próxima viagem.

Finalizando

Como foi possível ver no artigo, as agências de turismo são grandes ajudantes dos turistas na hora de comprar pacotes de turismo. No artigo deu para conhecer um pouco a forma de remuneração da agência e também sua categorização. Agora você conhece um pouco mais sobre a sua fiel companheira na hora de viajar pelo Brasil e pelo mundo.

E você, está buscando agências de turismo? Já utilizou os serviços de uma agência de viagens? Como foi a sua experiência? Deixe seu recado aqui no blog!

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

29 comentários em “Agências de turismo e viagem

  • 04/05/2009 em 11:45

    Muito bom vocês escreverem sobre os serviços de uma agência, assim muitas pessoas ficam esclarecidas sobre as atividades de uma agência.

    A Siara é uma agência de Turismo e Viagens que preza pelo ótimo serviço prestado ao consumidor. A Siara trabalha para cada vez atender mais e melhor seus clientes, amigos e fornecedores.

    Resposta
  • 05/05/2009 em 13:17

    Veja a trip que rolou pra ASU na indonesia.
    Abraço a todos e boas ondas!

    Resposta
  • 06/05/2009 em 09:29

    Olá Jaíza..
    Legal mesmo e importante.. Acredito que falta essa informação muitas vezes pelo consumidor que acaba confundindo às vezes.. Dessa maneira fica algo mais transparente..
    Abraço..

    Resposta
  • 06/05/2009 em 09:33

    Olá Yuri..
    Legal a viagem.. Viagens de surfistas estão se tornando cada vez mais comum hoje em dia..
    Abraço..

    Resposta
  • 10/05/2009 em 19:36

    Muito boas este ciclo de posts sobre turismo! Parabéns!! Já colocamos o link lá entre nossos parceiros!! Confira:

    Parcerios Meio Aéreo – Aviação, Viagens e Turismo

    Resposta
  • 16/05/2009 em 11:32

    Legal Comissário de Bordo..
    Bom falar sobre turismo, não é verdade?
    Já respondi sobre a parceria lá no seu e-mail também.. 😉
    Abraço..

    Resposta
  • 31/05/2009 em 19:30

    Bom dia a todos. Sou brasileiro, guia de turismo aqui na cidade de Buenos Aires, onde moro há mais de dez anos e gostaria de oferecer meus serviços para vocês. Caso haja a visita de grupos à cidade que queiram acompanhamento de um profissional responsável e eficiente no seu próprio idioma ou se necessitam obter informações hoteleiras sobre hospedagens, não deixem de me contatar. À sua disposição, Evon Correia

    Resposta
  • 01/06/2009 em 20:19

    Olá Evon..
    Como vão as coisas ali em Buenos Aires?
    Fica seu cartão de visita aí exposto pro pessoal que acompanha o blog..
    Caso alguém mais tenha interesse em deixar seu contato, fica essa página aberta pra isso..
    Abraço..

    Resposta
  • 28/10/2009 em 20:35

    Olá Evon!
    Entra em contacto comigo!
    Suely ,
    Travelokay Turismo
    Rio de Janeiro

    Resposta
  • 13/11/2009 em 07:40

    Olá Suely..
    Que bom que os contatos estão ajudando..
    Abraço..

    Resposta
  • 20/11/2009 em 08:43

    Sempre que posso compro passagens internacionais na agência de viagens, muitas vezes, é mais barato que no site da própria cia aérea.
    Parabéns pelo blog!

    Resposta
  • 22/11/2009 em 18:27

    Olá Fernanda..
    Com certeza, por causa dos acordos que as agências tem com as companhias aéreas, fora a prestação de serviço oferecido por elas..
    Obrigado pelo elogio e volte sempre..
    Abraço..

    Resposta
  • 21/12/2009 em 09:02

    Boa tarde Thiago!
    Olha posso não ter entendido muito bem o que você quis dizer… No entanto, as consolidadoras fazem a intermediação entre as companhias Aéreas e as operadoras ou agências de viagens, ou seja ela não compra nada das agências, pelo contrário, ela vende para a agência os bilhetes das companhias aéreas.

    Resposta
  • 23/12/2009 em 14:47

    Olá Luciana..
    O texto estava confuso mesmo, mas já troquei ele melhorando a explicação sobre o que são as agências consolidadoras..
    Abraço..

    Resposta
  • Pingback: Locação de motos | Vida de Turista

  • 30/03/2010 em 19:47

    Um bom lugar pra consultar boas agencias é no site da ABAV, onde se encontra todas as agencias credenciadas do Brasil.

    Resposta
    • 11/04/2010 em 18:08

      É verdade Alex..
      A associação da ABAV com certeza mostra a credibilidade das boas agências do Brasil..
      Valeu o comentário..
      Abraço..

      Resposta
  • 27/09/2010 em 22:51

    Outra ótima agência de viagens é a Nômade. Eles que fizeram meu pacote personalizado para os EUA! Show!!!

    Resposta
  • Pingback: Zupper - Busca inteligente de viagens online | Vida de Turista

  • 11/09/2012 em 17:50

    Como ser uma consolidadora? Qual o caminho para ser um consolidador?

    Resposta
    • 30/09/2013 em 09:54

      Olá Domingos, minha recomendação é entrar em contato com o pessoal do Sebrae e da ABAV do seu estado. Esses dois órgãos com certeza trarão informações no detalhe para responder as suas perguntas. Abraço!

      Resposta
  • Pingback: Cancún - México

  • 16/09/2013 em 22:58

    Eu tive muita sorte… Viajei recentemente pela Zarpanet e deu tudo muito certo! Perfeito! Recomendo para quem ainda está em dúvida sobre onde comprar.

    Resposta
    • 30/09/2013 em 09:55

      Legal Patricia, obrigado pela indicação. É bom ter feedbacks positivos de compras pela internet, já que é um mercado bastante concorrido e que vez ou outra surge problemas relacionados ao atendimento on-line.

      Resposta
  • 30/12/2014 em 10:20

    Bom dia, realizei um mapeamento de todas as agências de viagens de Minas Gerais. Mais de 1.500 agencias mapeadas! Agora estou em busca de uma consolidadora que queira ganhar o mercado mineiro. O mapeamento está bem completo com endereço de contato, nome responsável, e-mail, CNJP e etc. Com esses dados podemos potencializar as vendas.

    Resposta
    • 23/05/2016 em 19:16

      Olá Mauricio, que bacana o seu levantamento. Espero que tenha feito bons negócios com essas informações. Fica aqui o seu contato caso alguém tenha interesse em lhe procurar. Abraço!

      Resposta
  • 10/03/2015 em 11:07

    Gostaria de ter bons conselhos! Acabo de abrir uma agência de viagem e ainda não comecei a operar por falta de clientes. O que faço? Me chamo Fernando e resido em Moçambique, cidade da Beira.

    I would be very grateful if you help me on this matter.

    Thanks also for some of your advice that you have given to other people like me

    Resposta
    • 23/05/2016 em 19:18

      Olá Fernando, eu acredito que esse é um grande problema que todas as agências de viagem que iniciam sofrem: a falta de clientes. O segredo é correr atrás mesmo através de uma boa estratégia de marketing, com folders, promoção de eventos para atração de clientes, divulgação nas redes sociais, criação de um bom site comercial, visita a empresas parcerias, participação nos eventos da área de turismo e assim por diante. Com esforço e sacrifício, todos chegaremos lá! Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *