BAIXE GRÁTIS NOSSO KIT DE PLANEJAMENTO DE VIAGEM! CLIQUE AQUI!

Melhores lugares para skate no Brasil

Olá pessoal, continuando nossa série de artigos com dicas para atividades outdoor, trouxemos as principais pistas de skate pelo Brasil. Saiba mais sobre as características do esporte para aproveitar a prática ao máximo!

As pistas de skate e rampas no Brasil estão prontas para que você chegue sabendo tudo sobre o esporte após ler este post completo sobre o assunto.

O que não falta são lugares para curtir essa atividade esportiva e praticar manobras cada vez melhores pela sua cidade ou viajando com o seu skate pelo país.

Aproveite viagens incríveis sem perder a chance de manter o seu hábito de andar de skate, riscando as diversas pistas e escolhendo a sua modalidade para exercitar com alta intensidade.

Por que andar de skate?

Essa atividade é uma grande aliada para a saúde e ainda é muito divertida. Tenha uma vida mais saudável espantando o sedentarismo de vez com a prática do skateboard.

Primeiro porque andar de skate provoca reações no corpo como o aumento dos batimentos cardíacos, sendo um ótimo exercício que faz com que a oxigenação do seu sangue melhore. Logo, o corpo sente os benefícios, assim como a mente.

Depois porque além de trazer disposição, ainda é um meio de transporte para o dia a dia que é sustentável e faz parte totalmente da rotina.

Sem contar que agora o skate é um esporte olímpico, que traz todas as vantagens de um exercício físico que aumenta a flexibilidade, desenvolve a coordenação, provoca a queima de calorias e, como ressaltamos, traz benefícios até para a saúde cardiovascular.

Tudo isso junto ao ganho psicológico e emocional que o skateboarding possibilita para pessoas de todas as idades, aliviando o estresse enquanto o praticante faz suas manobras radicais e ajudando a manter a paciência como um esporte que exige concentração.

São muitos os benefícios de andar de skate
São muitos os benefícios de andar de skate

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais as modalidades de skate existentes?

As Olimpíadas de Tóquio 2020 deram bastante visibilidade para as modalidades do skate, como o street e skate park, em que seis atletas competiram em cada uma.

Disputado pela primeira vez nos jogos olímpicos, o skate contou com as duas modalidades.

O skate park é a competição dentro de um “bowl” ou piscina para o esporte, com elementos do street e half-pipe (a modalidade vertical com pistas de skate em curvas).

Abaixo explicamos todas as modalidades existentes para você escolher qual prefere praticar pelo Brasil:

  • Freestyle
  • Street style
  • Downhill
  • Vert ou Vertical

Freestyle

Faça manobras em sequência no chão nesta que foi a primeira dos tipos de prática do skate a surgir. São sequências como kickflip, 360 flip, inward heelflip e hardflip, feitas sem obstáculo.

Street style (Skate de rua)

É a modalidade de skate mais praticada pelo mundo. O street usa a arquitetura da cidade e aproveita os obstáculos das ruas, como calçadas, bancos, corrimões e escadas.

Downhill

É a descida de ladeiras na maior velocidade que o skatista conseguir realizar a atividade.

Vert ou Vertical

Dentro dessa modalidade, ela se subdivide em: half-pipe, bowl e big air. Ou seja, as condições da pista variam e as manobras podem ser aéreas ou deslizando pelas bordas das pistas.

Você conhece quais as modalidades de skate que existem?
Você conhece quais as modalidades de skate que existem?
Cupom desconto viagem

O que levar em consideração na hora de escolher uma pista?

Antes de escolher um destino no Brasil, é importante saber o que diferencia uma pista da outra, quais os tipos de pistas e analisar as suas habilidades no skate para viajar pelo país.

Existem ao menos 6 dicas principais para serem levadas em consideração na hora de escolher um lugar para praticar skate:

  • Obstáculos
  • Conservação da pista
  • Pista grátis ou paga
  • Pista aberta ou fechada
  • Infraestrutura ao redor
  • Paisagem

Os obstáculos é que tornam a pista mais atraente para o atleta ousar e inovar nas manobras. Quanto maior a variedade, melhor a pista.

De nada adianta uma pista ser superfamosa, hit da galera, mas ao chegar lá você se depara com uma pista surrada, sem conservação, com risco de tombos e acidentes. O desgaste é natural e o importante é que haja os cuidados necessários e toda a conservação.

Quanto a pista ser grátis ou pagas, na maioria das vezes ela é grátis e liberada ao público. Porém também existem as pistas pagas, no qual você paga para aproveitar uma pista melhor conservada.

Quanto a pista ser aberta ou fechada, a maioria delas fica exposta ao tempo, tornando mais difícil as manobras em dias de chuva e prejudicando sua viagem caso você enfrente mal tempo.

Sobre a infraestrutura ao redor, nada melhor do que ter um local para descanso, para tomar um refresco, para esvaziar a bexiga ou fazer manutenção no equipamento.

Para finalizar, a dica é levar em consideração pistas que possuem lindas paisagens de fundo. As campeãs são as pistas que tem praia como cenário, no qual o entardecer ajuda na hora de curtir o rolê e tirar aquelas fotos incríveis.

8 dicas de pistas de skate pelo Brasil

Separamos 8 melhores lugares no Brasil para praticar skate em cidades com uma estrutura pronta para você chegar e praticar essa atividade que está mais em alta do que nunca!

Veja abaixo como se planejar para o seu destino preferido, dicas para chegar até lá e informações de hospedagens próximas das pistas para facilitar a sua viagem praticando o skate de onde estiver.

Seja perto de casa ou improvisando em lugares novos e cidades que gostaria de visitar, curta pelo Brasil na modalidade que preferir.

Está preparado para conhecer onde praticar um dos esportes mais populares em pistas pelo país? Então vamos lá!

Skate no Rio de Janeiro (RJ)

A conhecida Tatu Skate Park (Jorge Luiz Souza) ou pista de Madureira fica no Rio de Janeiro e é uma das melhores pistas de skate da América Latina.

A pista pública está no Parque de Madureira e é muito moderna, além de funcional. Com 3.850 metros quadrados, ela frequentemente é lembrada por ser a pista dos sonhos, com banks, bowls grandes, ladeira para downhill e áreas para street.

Ou seja, a estrutura é sensacional e agrada a todos os gostos. Não perca esse lugar incrível dentro do Parque de Madureira com corrimões, escadas e obstáculos diversos no Rio de Janeiro.

Caso você não seja do RJ, chegue pelo aeroporto Galeão ou Santos Dumont e fique hospedado em uma das opções próximas ao Parque de Madureira, como o Ibis Nova América e Mont Blanc Apart Hotel Duque de Caxias.

O Hotel Ibis está bem perto do Shopping Nova América, então escolhendo essa possibilidade de hospedagem você pode sair do shopping e seguir diretamente para o Parque de Madureira. A distância é de aproximadamente 10 km e é possível chegar em 30 minutos.

A pista Tatu Skate Park tem tudo o que um skatista precisa, logo aproveite o parque e garanta muitos desafios.

Skate em São Paulo (SP)

Skatistas iniciantes ou experientes podem curtir na cidade de São Paulo o skate urbano. SP é onde ficam concentradas as melhores pistas do país.

Separamos algumas delas nos espaços públicos da capital, portanto escolha a melhor para você e divirta-se!

O Centro de Esportes Radicais tem estrutura para todas as modalidades do skate em espaços amplos, por isso é o complexo com mais variedades.

Vá até esse parque com pistas completas para o esporte e usufrua também de academia ao ar livre, caso seja de sua preferência. Ainda conte com um espaço para parkour, ciclovia e até playground.

Assim, a prática do skate é uma das atrações desse complexo, distribuído em 38,5 mil metros quadrados.

Outra pista de skate está na Chácara do Jockey, com obstáculos para todos os níveis do street. O parque municipal tem mais de 1.400 metros quadrados, com diversas rampas e é o maior skate park da cidade.

O Parque Chuvisco também está entre os locais novos onde você encontra as pistas de skate em São Paulo e está próximo ao Aeroporto de Congonhas. Então, se você vem de outro estado, essa é uma ótima opção para desembarcar e andar de skate na região.

Esse parque tem 2.000 metros quadrados e divide espaço com áreas de circulação e 29 obstáculos para praticar o street ou a modalidade park.

Se você for um turista interessado em realizar a atividade por esses arredores, fique em hotéis próximos como o Slim São Paulo Congonhas ou Transamerica Executive Congonhas.

Skate em Fortaleza (CE)

O skatepark do Cocó e do Centro de Formação Olímpica do Nordeste são algumas das opções de Fortaleza.

O Skate Park do Centro de Formação Olímpica do Nordeste tem 5.000 metros quadrados e a estrutura tem área para street e bowl. Desafie-se como skatista nesse espaço reformado recentemente, portanto em ótimas condições.

O Skatepark do Cocó tem 1.200 metros quadrados e também conta com uma excelente estrutura, tanto que já recebeu o Ceará World Cup 2012 e atletas como Carlos Andrade, Rodil Ferrugem, Gugu Ramos e Kelvin Hoelfer.

A pista é overall, feita de concreto e com acabamento em granilite, ideal para o esporte. Assim, aproveite uma das pistas mais jovens do Centro de Formação Olímpica do Nordeste ou faça altas manobras no Skatepark do Cocó.

O Centro de Formação Olímpica fica no Castelão, perto da Arena Castelão e a poucos minutos do Aeroporto Internacional, enquanto a outra opção mais jovem está localizada no Parque do Cocó, uma reserva natural em meio à natureza mesmo sendo um parque urbano.

Fique hospedado em locais como Mareiro Hotel ou Bristol Jangada. O parque está entre as cidades de Fortaleza e Maracanaú, no Anel Viário e a aproximadamente uma hora do aeroporto de Fortaleza.

Skate em Belo Horizonte (MG)

A pista da Lagoa do Nado e do Parque de Mangabeiras são mais dois lugares, só que localizados na capital mineira e em áreas verdes.

Logo, a Lagoa do Nado tem uma das pistas de skate bowl do país na natureza exuberante da região de Pampulha e a do Parque de Mangabeiras foi inaugurada em 2014 para curtir a modalidade half-pipe em uma pista em formato de “U”.

Assim, esse point mais novo com 4 metros de altura e 5 níveis diferentes de descida no parque complementa uma área maior com banks e street, construído em 2009.

Já a pista em Pampulha tem uma estrutura de concreto armado com uma plataforma retangular e obstáculos, além de três bowls ideais para as manobras radicais em velocidade.

Ela é cercada por alambrados e os bowls cobertos por pastilhas para maior segurança. O turista pode chegar pelo Aeroporto de Pampulha mesmo e ficar hospedado nos melhores hotéis, por exemplo, o Bristol Jaraguá Hotel.

Caso opte por ficar em Mangabeiras, a 4,7 km da região central de Belo Horizonte, chegue também pelo Aeroporto de Pampulha (a 9 km do centro da capital) e fique hospedado em opções como o Ibis Budget Belo Horizonte Afonso Pena ou o Savassi Hotel.

Skate em São Bernardo do Campo (SP)

A pista do Parque da Juventude é municipal e está localizada em São Bernardo do Campo.

Esse ponto do skate na cidade fica no maior complexo de esportes radicais da América Latina e terceiro maior do mundo, no Parque Cidade-Escola da Juventude Città Di Marostica.

Ela foi apelidada de “Bernô” e é uma das mais tradicionais, com uma estrutura extraordinária, mesmo que antiga. Tem espaço para skate nas modalidades street, park e half-pipe.

O local foi palco de skatistas para treino por bastante tempo, sendo a principal atração do parque para os brasileiros, incluindo o hexacampeão mundial Sandro Dias e astros como Bob Burnquist e Lincoln Ueda.

Conte com 21 mil metros quadrados e aproveite o espaço para suas demonstrações radicais, um dos maiores do mundo. Obrigatório para quem anda de skate.

Turistas podem chegar pelo Aeroporto de Congonhas para seguir até São Bernardo do Campo, distante da capital em apenas 20 km. Hospede-se na cidade em hotéis como o Astron Saint Moritz ou o Ibis São Bernardo do Campo.

Skate em Joinville (SC)

O point no Parque da Cidade entra na lista como mais uma das pistas de skate pelo Brasil, desta vez localizada em Joinville, Santa Catarina.

Ela é um dos mais novos skateparks do país implementada por iniciativa dos skatistas da região, sendo um projeto realizado pela prefeitura.

O local fica aberto todos os dias da semana e está sempre cheio de praticantes. Seu endereço é Rua Guanabara, próximo à Ponte do Trabalhador – Guanabara.

Aproveite esse belo espaço moderno com grande potencial e atrações para todos, mas com foco no street. Também é um parque de lazer para quem mora nos arredores e pronto para todas as idades.

Vindo de outro estado, chegue pelo Aeroporto de Joinville e fique hospedado no bairro Guanabara em opções como Ibis Joinville, Bourbon Joinville ou Comfort Hotel Joinville.

Skate em Porto Alegre (RS)

A chamada IAPI Skate Park, na Praça Frederico Ballvê, é um ponto em Porto Alegre para andar de skate street com muitos palcos, como rampas e escadarias com corrimão.

Pratique o esporte nessa pista pública feita de concreto e com boa manutenção. Aproveite os obstáculos e suas características na praça localizada no bairro Higienópolis, próxima da Vila do IAPI.

A pista atende desde iniciantes até experientes skatistas e já sediou a maior competição de skate do Rio Grande do Sul, o Circuito Gaúcho Amador de Street Skate, em 2012.

Esse é um dos pontos que mais reúne os praticantes do esporte. Caso vá visitar Porto Alegre, desembarque no Aeroporto Salgado Filho e chegue ao bairro em 10 minutos de carro, a distância é de apenas 3 km.

Higienópolis fica a 4,5 km da região central da cidade e tem opções muito bem avaliadas de hospedagens, como o Hotel Laghetto Stilo Higienópolis.

Portanto, encare essa pista de skate e conheça as atrações próximas e localizadas no bairro. Por exemplo, a Arena do Grêmio e o Estádio Beira-Rio.

Outra opção é a pista Guarujá, mais modesta, mas também tem um bom espaço para andar de skate e está presente em Porto Alegre, na Av. Guaíba, bairro Ipanema.

Manaus (AM)

A Skatepark Ponta Negra é o lugar para as suas manobras radicais neste parque de skate localizado em Manaus.

Sim, as pistas de skate também têm ponto certo na capital amazônica para a prática do skateboarding.

Esse cenário é muito frequentado pelos praticantes e é uma pista pública considerada entre as melhores do Brasil.

Ela foi inaugurada em 2002 e reformada em 2013, bem completa e que já chegou a receber o Circuito Brasileiro de Skate Profissional.

Os obstáculos são para todos os gostos, com a pista nacional tendo mini-ramp, pirâmide, caixotes, corrimões, rampas, bancos, escadas e muito mais. Ou seja, perfeita para o street.

Para chegar nesse paraíso de quem anda na prancha sobre rodas, chegue pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, a 5,4 km de Ponta Negra. O local também tem hotéis ótimos para hospedagem, por exemplo, o Ibis Manaus Aeroporto e o Tropical Executive Hotel.

Outros pontos de referência para o seu turismo são a Praia de Ponta Negra e sua bela orla, uma maravilha e de fácil acesso à Zona Ribeirinha e ao zoológico. Na verdade, o lugar é um complexo de lazer em Manaus, com diversas atrações no bairro.

Quais os melhores lugares para skate no Brasil?
Quais os melhores lugares para skate no Brasil?

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Cuidados necessários

Você sabe quais são os equipamentos que você deve usar para evitar lesões? Ou como se preparar para praticar o esporte tomando todos os cuidados de segurança?

Confira as dicas abaixo, ande de skate seja onde for preparado para momentos de queda fazendo todas as manobras possíveis sem se desesperar e saiba como tentar se precaver durante a prática.

Seguro de viagem

Faz parte do esporte ter quedas, embora tentemos evitar se machucar. Caso você esteja em viagem e também ande de skate, existe a possibilidade de danos maiores que o esperado enquanto pratica uma série de manobras.

Por isso, não tenha medo do aprendizado, mas esteja assegurado com um seguro de viagem que resolve questões como precisar de uma assistência médica em qualquer lugar do Brasil.

Contratar um plano é tão importante quanto praticar com os equipamentos necessários e extremamente úteis na ocasião. Evite aborrecimentos durante o seu turismo e seja um skatista cuidadoso.

Condicionamento físico

Já falamos neste artigo sobre os benefícios do esporte, mas preste atenção se o seu corpo já está preparado para iniciar as manobras, com o ganho de condicionamento físico para passar muito tempo fazendo esse exercício aeróbico.

Além da posição para realizar os movimentos ser a de estar curvado na prática desportiva, o que também necessita de um trabalho maior para melhorar o seu condicionamento enquanto vai evoluindo na performance, seja qual idade o praticante tiver.

Ou seja, é possível aproveitar todos os obstáculos, desde que o uso do skate seja considerado como um exercício, além de um momento de lazer.

Alimentação

O skate é bom para o corpo e melhor ainda para quem já se cuida e evita consumir alimentos que façam mal com frequência.

Além disso, andar de skate necessita de energia e disposição mesmo em dias de calor. Por isso, monitore a sua saúde e mantenha uma alimentação balanceada, assim como a hidratação em dia.

Esses também são cuidados importantes a se ter antes, durante e depois de andar em pistas de skate ou fazer qualquer outro tipo de esporte.

Lembre-se que os esportes são exercícios, então te ajudam a manter o corpo em forma e são benéficos para a saúde aliados a uma boa alimentação.

Psicológico

Andar de skate também faz bem para a mente, logo ele provoca o aumento da concentração de maneira importante.

Assim, o praticante procura por lazer e desenvolve o seu psicológico, inclusive com a possibilidade de quedas que devem ser administradas a cada manobra realizada.

Esse é um esporte radical que exige do lado emocional do skatista e, consequentemente, de uma preparação para deixar o estresse de fora e controlar a ansiedade.

Mesmo sendo liberado para todas as idades, o cuidado para evitar quedas duras prevalece entre pessoas de qualquer faixa etária.

Equipamentos

O esporte precisa de equipamentos de proteção para os iniciantes que acabam se tornando essenciais para desfrutar de todas as pistas de skate que quiser pelo Brasil.

Portanto, ande de skate e pratique esse exercício iniciando com calma, sem correr riscos logo de cara para não sofrer danos e preparado para evitar lesões.

A atividade precisa de um capacete, luvas, cotoveleira e joelheiras, itens principais para os skatistas. Esses equipamentos protegem as partes sensíveis do corpo e permitem que o iniciante ande de skate de forma rotineira.

Acompanhamento de um professor

Ter aulas com um professor pode ser mais uma das dicas para praticar skate com segurança.

Assim, adeptos das mais diversas idades aprendem a realização de manobras com o máximo de cuidado e com a ajuda de um profissional.

Evite lesões mesmo praticando nas ruas. A prevenção é fundamental, então conte com o apoio de quem conhece sobre o esporte para te dar orientações de skatista para skatista.

As aulas práticas são como um treinamento, além do aprendizado necessário para melhorar e evoluir cada vez mais nessa atividade e subir no skate como um atleta experiente.

Treinamento necessário

Treinar também evita quedas constantes prejudicando lugares importantes do corpo.

Por isso, aprenda enquanto treina muito para ter o controle das melhores manobras e saltos.

Além de viajar curtindo esse esporte, continue praticando para aprender qual a sua postura, tenha paciência e não desista nas primeiras quedas, já que é normal cair.

Dicas para escolher uma pista de skate
Dicas para escolher uma pista de skate
Grupo de desconto de viagem

Conclusão

Agora que você já conhece as melhores pistas de skate do Brasil, sabe como se proteger e aproveitar ao máximo esse esporte, veja outros conteúdos enriquecedores em nosso blog.

Por exemplo, este artigo que conta quais são os lugares tops para surfar no Brasil.

Então, vá além das pistas de skate e curta o seu tempo fazendo o que há de melhor: colocando em prática os seus hobbies e viajando!

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat