Melhores lugares para kitesurf no Brasil

Olá pessoal, estamos retomando os artigos com dicas para atividades outdoor sendo que hoje trouxemos dicas de 7 dos melhores lugares para kitesurf no Brasil.

Encontrar os melhores lugares para kitesurf no Brasil é fácil diante de tantos destinos para realizar esportes ao ar livre no país.

O kitesurf é um esporte derivado do surf que pode ser praticado nas praias brasileiras sobre as ondas e que depende da intensidade do vento.

Para quem gosta de “voar” nos melhores points do kitesurf deslizando nas águas precisa ler este artigo até o final e usufruir dos benefícios desse esporte com segurança, aproveitando a tranquilidade da natureza.

Vem conhecer com a gente quais são os melhores lugares para kitesurf no Brasil e divirta-se em destinos de viagem espalhados pelo país desse esporte que cuida da saúde do corpo e da mente!

Por que fazer kitesurf?

Qualquer esporte em meio à natureza gasta muito a energia do corpo e sustenta o equilíbrio da mente. O kitesurf não é diferente por ser um esporte aquático que exige muito dos músculos das pernas e do abdômen enquanto experimenta os privilégios de aliviar as pressões do dia a dia.

Você cuida do seu corpo trabalhando os membros superiores e inferiores de uma forma agradável, melhorando também a sua saúde e proporcionando a superação de limites como uma verdadeira terapia.

Além disso o kitesurfe permite fazer amizade com outros praticantes trocando experiências na água, nos grupos do Whatsapp e em roda de amigos, sendo que quem pratica sempre tem história para contar.

Outro benefício do kitesurfe é que ele é um esporte relativamente barato, sendo que o maior investimento é nos equipamentos. Fora isso, você tem os grandes rios ou mares à disposição.

Um esporte para desafiar os próprios limites na água e aproveitar os benefícios de desestressar e ficar mais saudável.

Quais os benefícios de praticar kitesurf?

QUAL O MELHOR SEGURO DE VIAGEM PARA VOCÊ?










Quais os benefícios de praticar kitesurf?

Quais as principais modalidades de kitsurf?

A modalidade kitesurf utiliza uma pipa para que você deslize na água com uma prancha de suporte, logo o seu objetivo pode ser complexo no início. Afinal, “voar” sobre as águas não é para iniciantes.

Porém existem modalidades para todos os níveis, sendo que as principais destacamos abaixo:

  • Freeride
  • Regata ou Race
  • Downwind
  • Kitewave
  • Freestyle

Freeride

A modalidade Freeride é a modalidade indicada para iniciantes, sendo que ela não tem regras a serem seguidas, ou seja, basta o seu equilíbrio em cima da prancha para se divertir e passear à vontade.

É a principal modalidade praticada por turistas quando viajam para um destino que oferece o esporte como atração turística, principalmente nas praias do Nordeste que possuem grandes ventos.

Regata ou Race

A modalidade Regata ou Race já exige mais do praticante, já que ela é uma modalidade que consiste em atingir o menor tempo possível entre um percurso a ser percorrido.

Geralmente a prancha utilizada é um pouco menor para o atleta ganhar velocidade e atingir os objetivos da prova mais facilmente.

Downwind

A modalidade Downwind se prevalece da direção do vento para completar um percurso que geralmente sai de uma praia e vai até a outra percorrendo muitas vezes vários quilômetros para isso.

Não é à toa que essas provas geralmente começam pela manhã para dar tempo de completar o percurso ainda durante o dia.

Kitewave

Já a modalidade kitewave é uma modalidade que tem como adeptos principalmente quem é fã de surfe, já que o objetivo é surfar pelas ondas com o kite fazendo manobras e, se estiver em competição, ganhando pontos a cada manobra executada.

Ela vem se popularizando muito nos últimos tempos com o avanço e reconhecimento do surfe brasileiro, sendo uma opção a ser levada em consideração para quem é fã do esporte.

Freestyle

Por último tem a modalidade Freestyle que se assemelha muito com a modalidade do kitewave, porém tem como principal diferença as pranchas, onde nessa modalidade ela tem maior curvatura e pode ser utilizada com alças ou botas.

Também é uma opção a ser levada em consideração para quem já é fã do surfe e quer praticar um esporte diferente e para lá de divertido.

Dicas de passeio de kitesurf no Brasil
Cupom desconto viagem

Dicas de passeio de kitesurf no Brasil

Como escolher os lugares para praticar kitesurf?

Existem alguns pontos a serem levados em consideração na hora de escolher lugares para praticar o kitesurf, como podemos ver abaixo:

  • Locais para aluguel do equipamento
  • Segurança do local
  • Apoio técnico
  • Distância até a cidade
  • Paisagens e atrações

O primeiro ponto a ser levado em consideração é com relação se no local existem empresas que oferecem equipamento para locação, afinal de nada adianta você viajar para lá e não ter o equipamento para praticar.

A exceção é caso você possua o seu equipamento e leve ele junto para a viagem, indiferente se é um lugar mais próximo ou distante da sua casa.

Outro ponto para levar em consideração quanto aos melhores lugares para kitesurf no Brasil é sobre a segurança do local, considerando vários fatores.

Entre os fatores para serem avaliados estão se a praia tem ondas que quebram muito forte, se o mar está agitado, se possui vento adequado, se possui pedras próximas das quebradas das ondas, se o fundo não possui recifes que possam cortar os pés, se é um local com tubarões, entre outros cuidados.

Mais um ponto para ser levado em consideração está com relação ao apoio técnico, principalmente da equipe que faz o aluguel do equipamento, se eles possuem certificação, se eles oferecem treinamento para iniciantes, se eles acompanham durante os passeios e tudo mais.

Com relação à distância da cidade, entendo que esse é um fator que ajuda caso você precise de apoio em emergências, caso precise comprar equipamentos que faltaram, para os momentos de se alimentar e tudo mais.

Saiba qual o aeroporto mais próximo do destino, qual o equipamento correto e as condições do mar para começar o seu planejamento sem riscos. São detalhes que fazem toda a diferença ao ter o domínio da sua viagem e evitar jornadas realizadas com vários tropeços no meio do caminho.

Por último, trouxemos como dica a questão de escolher lugares que oferecem paisagens lindas, onde você realmente curte o passeio e fica com aquela vontade de querer voltar várias vezes para lá. Considere locais que tenham montanhas, dunas, rios ou lindas praias de fundo.

Os melhores lugares para praticar kitesurf no Brasil

COMPARADOR DE SEGURO DE VIAGEM

Os melhores lugares para praticar kitesurf no Brasil

7 dicas dos melhores lugares para praticar kitesurf no Brasil

O litoral brasileiro tem uma variedade de lugares para curtir o verão e as demais estações com aulas em paisagens incríveis que só o Brasil é capaz de oferecer perante o mundo.

Veja agora as nossas dicas de 7 praias conhecidas para a prática do esporte com o diferencial de ter dicas sobre como organizar a sua viagem de turismo esportivo, além de um suporte extra no final com o propósito de garantir a sua segurança.

Entenda o seu perfil e habilidade com o esporte para escolher quais são os melhores points para visitar e opte por viagens que permitam a sua progressão nessa atividade aquática com muita diversão.

Você pode escolher tirar férias e relaxar em ambientes propícios para esse treino, sem ser atleta ou com o objetivo de praticar apenas o kitesurf.

São condições que colocam o Brasil entre os melhores destinos para a prática do kitesurf. Agora, descubra para qual lugar você vai dentre os destacados abaixo e curta atentamente todas as belezas em águas brasileiras.

Kitesurf em Cumbuco – CE

O kitesurf é muito comum no território cearense e Cumbuco é um dos principais pontos com mares e ventos perfeitos para se aventurar no litoral brasileiro com condições meteorológicas de 95% de confiabilidade do vento durante o ano.

Inclusive para quem está começando esse é um dos melhores lugares para kitesurf no Brasil. Os ventos são fortes pela falta de obstáculos naturais e a estrutura dos serviços em resorts e pousadas da Praia do Cumbuco tornam a experiência ótima. Além disso, a temperatura da região é agradável o ano todo.

Algumas das escolas de kitesurf presentes em Cumbuco são a Kite School Windtown, instalada dentro do Hotel Windtown. Porém é possível apenas alugar um kite sem acompanhamento se você já tem domínio do esporte.

Outra escola é a dos irmãos Tomas e Set Teixeira, a TS Kite Center. Eles colecionam títulos em campeonatos do esporte e estão localizados na Praia de Cumbuco também.

O curso escolhido depende do nível que o praticante gostaria de atingir, entre quem nunca praticou até quem só gostaria de uma supervisão, porque já pipa de forma independente.

A praia de Cumbuco está localizada em Caucaia, a 30 km de Fortaleza. Vindo de longe, o Aeroporto Pinto Martins é o mais próximo da localidade, a 18 km.

Saindo de carro de Fortaleza, pegue a rota BR-020, a via Avenida Bezerra de Menezes até a Rodovia CE-085 e, depois, a CE-090 rumo ao litoral.

O Vila Galé Cumbuco é uma das opções de hospedagem disponíveis, assim como a Pousada Tartaruga com avaliações fantásticas.

Kitesurf em Florianópolis – SC

A capital catarinense Florianópolis tem diversas praias e muitas opções para o ecoturismo, como trilhas e a prática do kitesurf.

Ao todo são mais de 100 praias para quem quer se arriscar no esporte, incluindo cidades praianas próximas a Floripa.

Aproveite a temperatura da água super agradável o tempo todo (com exceção no inverno), com mares calmos, vento constante e natureza preservada.

O paraíso ideal para o descanso e para os praticantes de kitesurf, além de ter um visual incrível de Florianópolis ao fundo, o que não pode deixar a cidade de fora da nossa lista.

Existem aulas de kitesurf oferecidas pela escola Oficina do Kite – OFK, com ótimos instrutores e condições agradáveis na praia da Daniela, próxima a Jurerê.

Outro lugar que oferece condições naturais para dar o ponto de partida na prática do esporte é a famosa Lagoa da Conceição, excelente centro de velejadores para níveis iniciantes.

A escola Gokite oferece aulas na Lagoa para todos os níveis e está localizada em frente à Costa da Lagoa.

A melhor estação para kitesurf em Floripa é na primavera, entre os meses de setembro, outubro e novembro. Mas os outros meses também têm boa incidência dos ventos vindos do Atlântico.

Aproveite a estrutura completa e, se for turista, chegue em qualquer época pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis.

De carro, chegue pelo norte ou pelo sul da capital acessando a BR-101, seguindo para a Lagoa da Conceição ou para os 30 pontos diferentes ideais à prática.

Hospede-se no Centro de Florianópolis, próximo à Lagoa da Conceição, ou perto das demais praias da capital catarinense, sendo que nossas dicas de hospedagem são o Costão do Santinho Resort, o Blue Tree Premium e o Selina Floripa.

Kitesurf em São Miguel do Gostoso – RN

O apelido do local é “onde o vento faz a curva”, portanto, diga se não é um dos melhores lugares para kitesurf no Brasil?

O kitesurfista pode se dirigir a escola Kite Center Kauli Seadi, a única em frente à praia São Miguel do Gostoso, onde as aulas são ministradas. Outra escola especializada em kitesurf e com ótimos instrutores é a Gostoso Kitesurf, localizada na Rua dos Corais.

O vilarejo de São Miguel do Gostoso está localizado a 102 km da capital Natal e o Aeroporto Internacional de Grande Natal fica a 99 km de distância. Após chegar, siga de carro para esse pequeno paraíso em uma viagem que demora em média uma hora e meia.

Os moradores são muito hospitaleiros e o que não falta são hospedagens em pousadas para todos os gostos. Nossas dicas são o Hara Chalés e Spa, o Bangalô Kauli Seadi Ecoresort e a Pousada Boutique Vila Boa Vista.

A alta temporada de vento em São Miguel do Gostoso dura 7 meses (agosto a fevereiro) e você ainda pode esticar até a Praia de Tourinhos, a 7 km do centro de São Miguel do Gostoso, super preservada e um ótimo local também para a prática do kitesurf.

Kitesurf em Barra Grande – PI

Mais um destino do Nordeste, Barra Grande do Piauí é um local que oferece natureza preservada aliada a uma ótima estrutura para o esporte kitesurf.

Os visitantes podem contar com a escola Kite Bliss Kiteboarding School para ter aulas e a BGKite School, que oferece passeios de caiaque também à beira-mar.

A praia de Barra Grande pertence ao município de Cajueiro da Praia e é uma das mais lindas e paradisíacas. Para os praticantes de kitesurf, é perfeito para quem gosta de experiências mais radicais e genuínas, desbravando esse paraíso e se deslumbrando com a paisagem.

Tanto iniciantes como campeões de kitesurf procuram esse destino por ser um pequeno vilarejo de pescadores pacato e com ruas tranquilas de areia. Ou seja, o charme de sua rotina tranquila cativa inclusive estrangeiros pelo jeito simples e a valorização do turismo sustentável.

Sinta esse acolhimento curtindo esse point do velejo que fica no litoral piauiense distante 70 km de Parnaíba (PI) e 380 km da capital Teresina. De Fortaleza são 450 km de distância.

Para chegar em Barra Grande, o aeroporto mais utilizado é o de Teresina, a cerca de 400 km de distância. Mas há um aeroporto em Parnaíba com uma frequência de voos bem menor, sendo mais próximo do seu destino.

De carro a partir de Parnaíba, escolha fazer o caminho por fora da cidade ou pelo litoral.

Há diversas opções de pousadas com ótimas avaliações para ficar hospedado em Barra Grande mesmo, como a Pousada Vento do Kite, a Pousada BGK e a Pousada Barra del Mundo.

Kitesurf em Praia de Jacumã – PB

A Praia de Jacumã na Paraíba tem uma beleza natural que atrai pelas águas claras e tranquilidade. Mas além do descanso e do clima aconchegante, alguns praticantes do esporte procuram nela um dos melhores lugares para kitesurf no Brasil.

Os turistas também andam de jet ski durante o verão e curtem a bela paisagem e o delicioso banho de mar na Praia de Jacumã. Ela está localizada na Costa do Conde, no litoral sul da Paraíba, e é um ótimo destino turístico, com uma boa infraestrutura.

Suas águas são de um tom verde cristalino e, por isso, é um cartão postal da cidade. A Costa do Conde conta com 7 praias no total, sendo a praia de Barra de Gramame outro point para o kitesurf com seu mar mais ondulado devido aos fortes ventos.

A região está a apenas 25 km da capital João Pessoa e a 100 km do Recife. Conheça as belas praias da Costa do Conde de modo mais fácil chegando de carro de João Pessoa, podendo sair do aeroporto Presidente Castro Pinto.

Há hospedagens em todas as belas praias de Conde e com ótimas avaliações como o Oasis Tajaja Pousada, o Jacumã Lodges Hotel e a Pousada da Luz Carapibus.

Também é possível curtir a Barra de Gramame, onde os ventos são refrescantes e cortantes, além de ter restaurantes com deliciosos frutos do mar frescos e ser o lugar onde o mar se encontra com o rio.

Kitesurf em Ponta da Alcaíra – RJ

Ponta da Alcaíra é mais conhecida como Arubinha, o paraíso, e também um dos melhores lugares para kitesurf no Brasil.

O destino está localizado em Araruama e é um point escondido na Região dos Lagos. Sua geografia no Rio de Janeiro está próxima a Arraial do Cabo e é um ponto turístico pouco conhecido.

É um local maravilhoso e bastante preservado, sendo que Arubinha é deslumbrante e ideal para o kitesurf em Araruama.

O local parece um “quebra-mar” natural e é de difícil acesso, pois passa por um banco de areia e a entrada para a Ponta da Alcaíra é um pouco escondida na estrada, portanto os mais distraídos passam direto.

A AKS Escola de Kitesurf proporciona o ensino do kitesurf na Lagoa de Araruama.

Aproveite esse local tão único a aproximadamente 28 km de Arraial do Cabo e fique deslumbrado até com o pôr do sol.

A Ponta da Alcaíra está a cerca de 2 horas do Rio de Janeiro (150 km da capital do Estado) e próxima às cidades Búzios e Cabo Frio.

A maior dica é utilizar o GPS para encontrar esse paraíso escondido e ficar hospedado em Araruama mesmo ou nas cidades Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Entre as dicas de hospedagem estão a Pousada Vista do Lago, o Chalé do Coqueiral e o Ver a Vista Hotel.

Kitesurf em Ilhabela – SP

Ilhabela é o celeiro de alguns dos campeões mundiais e, por isso, seguramente é um dos melhores lugares para kitesurf no Brasil.

Em Ilhabela, é possível velejar com o vento sul na praia do Perequê e com o vento leste na Ponta das Canas. O kitesurf é mais um dos atrativos do local para visitantes, além das belas praias, cachoeiras e dos bons restaurantes frequentados por moradores também.

A Kite Surf Ilhabela é uma das escolas que oferecem aulas de kitesurf em Perequê, essenciais para qualquer kitesurfista.

O esporte é bem comum no mar dessas praias ideais por seus ventos constantes durante todo o ano e livres de obstáculos, inclusive sendo excelente para os iniciantes nessa atividade.

Além disso, a infraestrutura turística permite que os turistas desfrutem não só desse esporte, mas de todo o visual único do local, cheio de atrativos.

As praias mais indicadas para a prática são Siriúba, Perequê, Ponta de Canas e Armação. A temporada de junho a outubro é a melhor, baseada na condição dos ventos.

Ilhabela está localizada no litoral norte de São Paulo, a 205 km da capital. Chegando de carro por São Paulo ou Rio de Janeiro, é preciso pegar a BR 101, seguir rumo a São Sebastião para pegar a balsa e atravessar o canal com destino para a ilha.

O Aeroporto de São José dos Campos é o mais próximo da ilha, mas o Aeroporto de Guarulhos é a segunda melhor opção, porque você pode pegar um ônibus direto do Terminal para o local, sendo mais cômodo.

Aproveite a ótima estrutura para se hospedar em Ilhabela. A Pousada Forte Rocha é uma das pousadas disponíveis entre as diversas hospedagens de Ilhabela. Outras opções são o Vila Bambu e o Hotel Vista Bella.

Quais os cuidados para praticar kitesurf?
Grupo de desconto de viagem

Quais os cuidados para praticar kitesurf?

Cuidados necessários

Alguns pontos são importantes para serem avaliados antes de viajar para praticar nos melhores lugares para kitesurf no Brasil.

Tenha os cuidados abaixo e viaje com tranquilidade, seguindo rumo ao destino assegurado.

Seguro de viagem

O seguro viagem é essencial para quem pratica esportes durante uma viagem. Isso porque estar exposto em meio à natureza traz a sensação de relaxamento e benefícios para a saúde, mas também pode acarretar acidentes.

Recomendamos sempre viajar assegurado escolhendo um seguro com bom custo-benefício, como os planos disponibilizados pela plataforma Seguros Promo.

O site tem opções bem completas e variadas para você praticar o kitesurf muito mais assegurado e pronto para as novas experiências esportivas.

Além de poder se adequar ao seu roteiro nas cidades visitadas em qualquer viagem.

Condicionamento físico

O bom condicionamento físico não é essencial, mas é melhor estar acostumado a atividades físicas para evitar lesões ao começar no kitesurf.

Para deslizar sobre a água, você estará mais seguro estando preparado para ter o equilíbrio necessário e seguir em frente aprendendo essa modalidade esportiva.

As aulas começam ainda na areia para somente depois de todas as orientações seguir para a água.

Alimentação

Não negligencie a sua alimentação e hidratação para realizar a atividade.

Praticar em um dos melhores lugares para kitesurf no Brasil exige uma boa alimentação para fazer o esporte seguindo uma melhor qualidade de vida.

Antes de praticar, não consuma bebida alcoólica ou algum tipo de droga e cuide da alimentação de forma adequada, mesmo que você não seja atleta de kitesurf ou esportista.

Psicológico

O risco de acidentes, medo de queda d’água ou risco de se afogar praticando esportes mais radicais, como o kitesurf, pode impactar no lado psicológico.

Por isso, ter um instrutor que te ensina os cuidados da prática é estar mais assegurado e com condições psicológicas para o kitesurf, principalmente com dicas do que fazer em caso de queda.

Equipamentos

Os equipamentos do kitesurf que garantem a diversão nas escolas são oferecidos aos praticantes velejadores de kitesurf e costumam ter um alto custo.

Os equipamentos precisam de boas práticas de uso, técnicas e uma manutenção cuidadosa e preventiva para aumentar a vida útil.

O checklist de equipamentos necessários para a prática de kitesurf são: pipa, bomba, barra, trapézio, colete, prancha e bota. Cada um com sua função e variando conforme o praticante e o tipo de vento.

Acompanhamento de instrutores

Os instrutores sabem as condições climáticas e de marés, além das correntes determinantes para a realização do esporte.

A escolha de escolas qualificadas para começar as suas aulas é essencial para a sua segurança. As aulas começam na areia e com o instrutor capacitado e experiente para evitar riscos de acidentes.

Somente um profissional pode te dar as informações básicas de segurança e te transmitir confiança suficiente sobre o kitesurf. Assim, ‘voar sobre a água’ não é tão difícil, mas essa habilidade só é desenvolvida com um bom instrutor do seu lado.

Treinamento necessário

Como vimos, você precisa ter o conhecimento das regras e dos perigos do kitesurf. Aprender esse esporte e conhecer as condições do vento ideais ou começar com quem entende sobre o assunto é essencial.

Os materiais utilizados hoje em dia já melhoraram muito a segurança da prática, agora com o treino em um curso de principiante e com um especialista te ensinando, garanta a sua própria confiança para decolar, pousar e controlar a pipa.

Inclusive, é importante para a segurança dos outros que estão aprendendo também a manipular os equipamentos, muitas vezes frágeis, embora muito seguros. Assim, o esporte exige treinamento e orientação.

Conclusão

Neste artigo mostramos informações sobre os melhores lugares para kitesurf no Brasil e explicamos mais sobre essa modalidade.

Os kitesurfistas já estão curtindo a atividade nesses lugares, só falta você para observar com os seus próprios olhos a condição ideal do mar e dos ventos.

Escolha com toda a segurança o seu destino para a prática do kitesurf e divirta-se usufruindo dos benefícios desse esporte para viajar rumo às melhores praias para a prática do kitesurf no Brasil.

Continue lendo o nosso blog e, além de descobrir os melhores lugares para kitesurf no Brasil, aprenda ainda mais e conheça uma lista com mais de 1800 praias do Brasil para o planejamento perfeito!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais