Blumenau – SC

A cidade de Blumenau – SC, que fica na região do Médio Vale do Itajaí tem a homenagem de ser a primeira cidade que falamos de turismo no blog. Ela é uma grande cidade turística da região e uma das mais tradicionais cidades de origem alemã do país.

Com a grandiosa festa da Oktoberfest reúne foliões e festeiros de todo Brasil e do mundo, no qual a cidade, além de ser bonita e organizada, possui estrutura para receber milhares de turistas no mês de outubro, mês em que é mais lembrada principalmente por causa dessa incrível festa.

Eu particularmente vou para a Oktoberfest todo ano e cada ano está melhor. A reforma dos pavilhões da Vila Germânica deram um ambiente mais agradável à festa, onde não somente foliões podem aproveitar e sim toda a família.

Vila Germânica - Oktoberfest
Vila Germânica – Oktoberfest

Sem contar no delicioso chopp que pode ser degustado na Oktoberfest, sendo que existe tanto o chopp tradicional de grandes marcas como também o chopp artesanal de fábricas da cidade. Dos chopps artesanais que mais gosto estão o Eisenbahn, o Wunderbier e o Bierland e recomendo a todos experimentarem.

Além do chopp, como atrações da festa ainda destaco a culinária alemã, o chopp em metro e os desfiles que animam o pessoal pelo centro da cidade.

Oktoberfest - Blumenau
Oktoberfest – Blumenau

Fora a Oktoberfest, a cidade também reserva opções de lazer em Blumenau. Não são tão badaladas quanto à Oktoberfest, mas merecem o passeio. Para variar, algumas nem são conhecidas pelos próprios blumenauenses.

Castelinho da Havan - Blumenau
Castelinho da Havan – Blumenau

A rua XV de Novembro é um grande ponto turístico e é a rua mais bonita da cidade, tendo ao longo dela várias lojas para fazer compras de produtos da região e pontos belíssimos para fotos com os prédios em arquitetura enxaimel e os canteiros floridos.

Rua XV de Novembro - Blumenau
Rua XV de Novembro – Blumenau

Uma sugestão de passeio é conhecer o Museu da Cerveja, no qual há réplicas de máquinas antigas de fabricação cervejeira e você pode assistir um vídeo contando do processo de fabricação. O único problema é que lá não tem opção para provar o chopp somente deixando você com vontade. O Museu da Cerveja fica localizado no começo da rua XV de Novembro, na praça Dr. Hermann Blumenau.

Museu da Cerveja - Blumenau
Museu da Cerveja – Blumenau

A solução para provar um chopp logo após o Museu da Cerveja é ir no Restaurante Thapyoka que fica logo em frente. Lá tem deliciosos pratos por um preço justo e com uma linda vista do Rio Itajaí Açu.

Restaurante Thapyoka Blumenau
Restaurante Thapyoka Blumenau

Outro roteiro cultural é visitar o Museu da Água. Ele fica no alto de um morro e é um dos melhores lugares para se ter uma vista panorâmica do centro da cidade. Lá também é contada a história da água do município, mostrando maquinários antigos e interessantes.

Museu da Água - Blumenau
Museu da Água – Blumenau

É importante lembrar que quando não há Oktoberfest é possível visitar a Vila Germânica gratuitamente e conhecer toda a fachada do lugar com mais calma e tranquilidade, além de aproveitar dos restaurantes e lojas típicas do local.

Vila Germânica - Blumenau
Vila Germânica – Blumenau

Outra opção de passeio, dessa vez para quem curte ar livre, natureza e prática de atividades físicas é visitar o Parque Ramiro. Lá tem lago com patos nadando na lagoa, quadra para prática de esportes, local para caminhada e muito verde, sendo ponto de encontro de muitos moradores e turistas. Ele fica perto da Vila Germânica.

Parque Ramiro - Blumenau
Parque Ramiro – Blumenau

Em termos de turismo de negócios, Blumenau é destaque no pólo de empresas de software e do ramo têxtil onde várias empresas se destacam pela qualidade do serviço prestado a empresas de todo Brasil, sendo comum ouvir falar da cidade em feiras e eventos dessas áreas.

O aeroporto de Navegantes é o aeroporto comercial mais perto da cidade, ficando a 55 Km de distância, sendo que existe transporte gratuito de Navegantes a Blumenau com a Azul e a Tam. Para a Gol o transporte custa R$ 45,00 por pessoa. Maiores informações vide site Transporte Executivo.

Opções de hotéis em Blumenau:

Principais pontos turísticos de Blumenau:

  • Vila Germânica (antiga Proeb)
  • Rua XV de Novembro
  • Prefeitura Municipal de Blumenau
  • Castelinho da Havan
  • Centro Cultural
  • Praça Hercílio Luz
  • Teatro Carlos Gomes
  • Ponte de Ferro
  • Rua das Palmeiras
  • Catedral São Paulo Apóstolo
  • Shopping Neumarket
  • Parque Ramiro Ruediger
  • Museu da Cerveja
  • Vila Itoupava
  • Parque Ecológico Spitzkopf
  • Museu Fritz Muller
  • Museu da Água
Mapa turístico de Blumenau
Mapa turístico de Blumenau

Mapa de Blumenau:

Se você ainda não conhece a cidade da Oktoberfest, aproveite e coloque Blumenau na sua lista de destinos turísticos.

Ein prosit! Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

16 comentários em “Blumenau – SC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *