Trilha Morro do Macaco!

Um dos passeios mais bacanas que fizemos na última viagem a Bombinhas foi o passeio da trilha Morro do Macaco. Uma trilha ecológica que leva ao topo do Morro do Macaco e que permite ter uma visão de 360 graus de toda a ponta do continente onde fica localizada a cidade de Bombinhas.

Trilha Morro do Macaco
Trilha Morro do Macaco

Como é a trilha Morro do Macaco

A trilha Morro do Macaco é uma trilha de dificuldade moderada, portanto é importante ir preparado vestindo tênis, levando água e subindo em um horário de menor movimento, sem pressa e fazendo as pausas necessárias.

Pedra trilha Morro do Macaco
Pedra trilha Morro do Macaco

Para nós, o horário que presenciamos de menor movimento foi às 15 h e é um bom horário para subir com tranquilidade. Na volta, pelas 16 h, estava repleto de pessoas subindo a trilha em Bombinhas e era comum não seguir um ritmo constante e haver parada para deixar outras pessoas passarem.

Natureza trilha Morro do Macaco
Natureza trilha Morro do Macaco

Muitos preferem subir no horário mais tarde para acompanhar o pôr-do-sol em Bombinhas, porém quem sobe mais cedo, consegue ficar mais tempo sozinho lá em cima apreciando a paisagem e tirando as melhores fotos, fora que quem sobe mais cedo pode ficar lá em cima até o pôr-do-sol acontecer, sem problemas. Portanto, fica a dica.

Caminho trilha Morro do Macaco
Caminho trilha Morro do Macaco

Apesar da trilha Morro do Macaco ser de nível moderado, vi pessoas de todas as idades ou preparos físicos subindo a trilha. Vi pessoas mais velhas, mais novas, crianças, pessoas magras, pessoas pesadas, brasileiros, estrangeiros, pessoas sozinhas, pessoas em grupos, ou seja, tinha para todos os gostos. O mais bacana foi ver todas elas empolgadas e animadas com o que estava reservado para elas no topo da montanha.

Local da trilha Morro do Macaco

A entrada da trilha Morro do Macaco fica em local um pouco tanto quanto escondida. Tivemos de pedir informações a estabelecimentos locais para saber onde ficava a entrada.

Para você não ter de pedir, trouxemos aqui a informação. Ela fica localizada no fim da praia de Canto Grande na parte sul da península. Chegando lá, existe um paredão de pedras enorme e uma construção de material abandonada. A trilha fica à esquerda entre a construção, próximo da estrada.

Praias trilha Morro do Macaco
Praias trilha Morro do Macaco

Antes de subir a trilha, leia as orientações presentes na placa fixada logo na entrada. Lá tem informações básicas da trilha sobre o que levar, quanto tempo dura, qual a altitude, a dificuldade e orientações para não mexer com animais ou jogar lixo. O tempo aproximado de subida da trilha vai de 45 minutos a 1 hora considerando pausas e dependendo a condição física da pessoa. Foi mais ou menos esse tempo que levamos.

Aproveite as pausas tanto para descansar, como para bater fotos das paisagens que vão surgindo (que não são poucas) e pegar no pé dos amigos menos condicionados fisicamente. A trilha tem placas orientando o caminho aos turistas em todo o percurso, inclusive dos pontos de descanso e mirantes.

Paisagem trilha Morro do Macaco
Paisagem trilha Morro do Macaco

Topo do Morro do Macaco

O topo do Morro do Macaco após percurso da trilha é simplesmente fantástico! Se estiver um dia limpo, sem nuvens, cerração e tudo mais, você conseguirá ter uma visão de todo o Oceano Atlântico e o continente. Foi possível ver muitas das praias de Bombinhas, como Canto Grande, Mariscal, Tainha, Zimbros, Bombinhas e Bombas. Em alguns momentos, ela me lembrou do passeio que fiz no Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, tamanha a beleza.

Oceano Atlântico visto do Morro do Macaco
Oceano Atlântico visto do Morro do Macaco

Lá em cima existem mirantes para fotos, alguns mais simples e outros mais perigosos. Cuidado para não exagerar para tirar as selfies e fotos do Morro do Macaco. Se lembre de aproveitar o momento e deixar espaço para os outros também fazerem o mesmo, afinal vocês todos venceram a subida da trilha Morro do Macaco. Também não deixe de pedir para os outros baterem fotos suas e você também bater fotos deles. É um momento relax e de interação com as pessoas.

Vista topo Morro do Macaco
Vista topo Morro do Macaco

Finalizando

A trilha do Morro do Macaco é um passeio que não deve deixar de ser feito para quem visita Bombinhas. Ele exige um pouco mais de preparo físico e cansa na subida, mas o esforço é recompensado. Deixe a preguiça de lado e aproveite uma das maravilhas de Bombinhas.

Foto trilha Morro do Macaco
Foto trilha Morro do Macaco

Obs.: Não presenciei nenhum macaco durante a subida da trilha. O nome é apenas simbólico, apesar de que não duvido que existam macacos presentes na mata mais profunda.

E você, conhece a trilha Morro dos Macacos em Bombinhas? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo artigo!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “Trilha Morro do Macaco!

  • 23/08/2015 em 18:07

    Muito legal! Adorei seu blog e suas dicas, sempre mostrando as novidades
    beijoos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *