Baixe Grátis nosso Kit de Planejamento de Viagem! Clique Aqui!

Trilha Morro do Macaco!

Enviar no WhatsApp
Copiado!

Um dos passeios mais bacanas que fizemos na última viagem a Bombinhas foi o passeio da trilha Morro do Macaco. Uma trilha ecológica que leva ao topo do Morro do Macaco e que permite ter uma visão de 360 graus de toda a ponta do continente onde fica localizada a cidade de Bombinhas.

Trilha Morro do Macaco

Trilha Morro do Macaco

Como é a trilha Morro do Macaco

A trilha Morro do Macaco é uma trilha de dificuldade moderada, portanto é importante ir preparado vestindo tênis, levando água e subindo em um horário de menor movimento, sem pressa e fazendo as pausas necessárias.

Pedra trilha Morro do Macaco

Pedra trilha Morro do Macaco

Para nós, o horário que presenciamos de menor movimento foi às 15 h e é um bom horário para subir com tranquilidade. Na volta, pelas 16 h, estava repleto de pessoas subindo a trilha em Bombinhas e era comum não seguir um ritmo constante e haver parada para deixar outras pessoas passarem.

Natureza trilha Morro do Macaco

Natureza trilha Morro do Macaco

Muitos preferem subir no horário mais tarde para acompanhar o pôr-do-sol em Bombinhas, porém quem sobe mais cedo, consegue ficar mais tempo sozinho lá em cima apreciando a paisagem e tirando as melhores fotos, fora que quem sobe mais cedo pode ficar lá em cima até o pôr-do-sol acontecer, sem problemas. Portanto, fica a dica.

Caminho trilha Morro do Macaco

Caminho trilha Morro do Macaco

Apesar da trilha Morro do Macaco ser de nível moderado, vi pessoas de todas as idades ou preparos físicos subindo a trilha. Vi pessoas mais velhas, mais novas, crianças, pessoas magras, pessoas pesadas, brasileiros, estrangeiros, pessoas sozinhas, pessoas em grupos, ou seja, tinha para todos os gostos. O mais bacana foi ver todas elas empolgadas e animadas com o que estava reservado para elas no topo da montanha.

Local da trilha Morro do Macaco

A entrada da trilha Morro do Macaco fica em local um pouco tanto quanto escondida. Tivemos de pedir informações a estabelecimentos locais para saber onde ficava a entrada.

Para você não ter de pedir, trouxemos aqui a informação. Ela fica localizada no fim da praia de Canto Grande na parte sul da península. Chegando lá, existe um paredão de pedras enorme e uma construção de material abandonada. A trilha fica à esquerda entre a construção, próximo da estrada.

Praias trilha Morro do Macaco

Praias trilha Morro do Macaco

Antes de subir a trilha, leia as orientações presentes na placa fixada logo na entrada. Lá tem informações básicas da trilha sobre o que levar, quanto tempo dura, qual a altitude, a dificuldade e orientações para não mexer com animais ou jogar lixo. O tempo aproximado de subida da trilha vai de 45 minutos a 1 hora considerando pausas e dependendo a condição física da pessoa. Foi mais ou menos esse tempo que levamos.

Aproveite as pausas tanto para descansar, como para bater fotos das paisagens que vão surgindo (que não são poucas) e pegar no pé dos amigos menos condicionados fisicamente. A trilha tem placas orientando o caminho aos turistas em todo o percurso, inclusive dos pontos de descanso e mirantes.

Paisagem trilha Morro do Macaco

Paisagem trilha Morro do Macaco

Topo do Morro do Macaco

O topo do Morro do Macaco após percurso da trilha é simplesmente fantástico! Se estiver um dia limpo, sem nuvens, cerração e tudo mais, você conseguirá ter uma visão de todo o Oceano Atlântico e o continente. Foi possível ver muitas das praias de Bombinhas, como Canto Grande, Mariscal, Tainha, Zimbros, Bombinhas e Bombas. Em alguns momentos, ela me lembrou do passeio que fiz no Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, tamanha a beleza.

Oceano Atlântico visto do Morro do Macaco

Oceano Atlântico visto do Morro do Macaco

Lá em cima existem mirantes para fotos, alguns mais simples e outros mais perigosos. Cuidado para não exagerar para tirar as selfies e fotos do Morro do Macaco. Se lembre de aproveitar o momento e deixar espaço para os outros também fazerem o mesmo, afinal vocês todos venceram a subida da trilha Morro do Macaco. Também não deixe de pedir para os outros baterem fotos suas e você também bater fotos deles. É um momento relax e de interação com as pessoas.

Vista topo Morro do Macaco

Vista topo Morro do Macaco

Finalizando

A trilha do Morro do Macaco é um passeio que não deve deixar de ser feito para quem visita Bombinhas. Ele exige um pouco mais de preparo físico e cansa na subida, mas o esforço é recompensado. Deixe a preguiça de lado e aproveite uma das maravilhas de Bombinhas.

Foto trilha Morro do Macaco

Foto trilha Morro do Macaco

Obs.: Não presenciei nenhum macaco durante a subida da trilha. O nome é apenas simbólico, apesar de que não duvido que existam macacos presentes na mata mais profunda.

E você, conhece a trilha Morro dos Macacos em Bombinhas? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo artigo!

Thiago Cesar Busarello
Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Alana Dias disse:

Muito legal! Adorei seu blog e suas dicas, sempre mostrando as novidades
beijoos

Thiago Cesar Busarello disse:

Obrigado Alana! Quando quiser, volte sempre! Estamos sempre com várias dicas de turismo aqui para os nossos leitores. Abraço!

Caio disse:

Da pra fazer a trilha com bicileta?

Cris disse:

Creio eu que não.. Tem muitos locais bem inclinados e outros que temos que pular de um lado ao outro de um buraco.. também tem bastante lama lá, por isso não indico nem ir de chinelo, e sim de tênis… é meio cansativo! Não esqueça a água!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Caio, é bem complicado ir de bike até lá. Quando eu fiz a trilha, até vi dois amigos levando a bike na mão lá para cima, mas confesso que quando eu vi achei uma loucura. A trilha tem pontos estreitos e ao mesmo tempo é cansativa. Por isso a minha recomendação é ir até lá em cima a pé mesmo. Garanto que vale a pena! Abraço!

Silvana Prestes disse:

Já ouvi falar em assalto nessa trilha, será q é perigosa? há postos de policia ou guias por perto?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Silvana, confesso que nunca tinha ouvido falar sobre assaltos nessa trilha. No dia em que eu fui estava bem tranquilo, mas não tem policiais por perto não. Se tiver oportunidade não deixe de ir, a subida é um pouco cansativa, mas a vista vale muito a pena. Abraço!

Claudia disse:

Olá, dá pra fazer a trilha com um bebê de um ano no sling?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Claudia, acho que você até conseguiria, mas eu não recomendo. A trilha tem pontos mais estreitos e molhados se tornando escorregadia, além de ser cansativo. É melhor se prevenir e tomar cuidado. Abraço!

Camila Mott disse:

Olá, cachorros são permitidos nesta trilha?

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Camila, são sim. Pelo que eu me lembre, não vi nenhuma placa na trilha indicando que era proibido levar cachorros na Trilha Morro do Macaco em Bombinhas.

Rosane Souza disse:

Ótimas dicas, pretendo conhecer o morro também, quando estive em Bombinhas em outra oportunidade não conheci.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Rosane, pode fazer a trilha do Morro do Macaco que você não vai se arrepender. Lá tem uma vista incrível e imagens espetaculares. Se você é fã de belas paisagens e natureza, é diversão garantida! Abraço!

Rayane disse:

Olá amei o post
Tem que pagar entrada ou estacionamento??
Pode indicar tbm uma pouada perto do morro

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Rayane, não precisa pagar entrada, já que é uma trilha gratuita. Estacionamento também não é necessário. Basta deixar o seu carro estacionado na rua. Um dos melhores hotéis/pousada para conhecer a Trilha do Morro do Macaco é o Hotel Atlântico que é excelente, tem diárias a partir de R$ 450,00 e fica localizado a 500 m da trilha na Praia de Mariscal, no qual dá para ir a pé e fugir inclusive do trânsito da alta temporada. Abraço e boa trilha!

Adriana Gonçalves disse:

É como vc disse, uma visão 360º linda demais! Quem vai a Bombinhas não pode deixar de conferir esse delicioso passeio na trilha e curtir cada parada para uma foto. Eu sempre recomendo pra todos que vão pra lá, vou voltar lá e vou subir de novo, porque realmente a vista é maravilhosa. visão divina! Parabéns pelo post.

Thiago Cesar Busarello disse:

Legal Adriana, que bom que você gostou da trilha tanto quanto a gente. Também não vemos a hora de fazer ela de novo para apreciar a paisagem. Obrigado pela participação aqui no blog!

Maiara disse:

Boa tarde. Gostaria de saber qual a diferença entre subir a Trilha do Morro do Macaco e subir o Mirante Eco 360°.
Os dois não chegam ao mesmo lugar??

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Maiara, são lugares diferentes. A trilha do Morro do Macaco tem uma visão mais próximas das Praias de Canto Grande e Mariscal, assim como tem mais vegetação ao seu redor. Enquanto o Mirante Eco 360° tem uma visão mais distante com menos vegetação e visão mais limpa, porém uma trilha paga no valor de R$ 10,00 por pessoa. E que dá direito a visitação ao Museu de História Natural Charles Darwin que funciona como anexo ao mirante. Ambos são ótimos lugares para passear e apreciar lindas paisagens, principalmente em dia de sol. Abraço!

Carol disse:

Oi, eu queria saber se tem pontos para acampar por lá. Muito obrigada.

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Carol, quando subi na trilha não identifiquei nenhum ponto de acampamento por lá. O que dá para fazer é improvisar, mas não recomendo. Abraço!

Tiago Assunção disse:

Relato de um bêbado fumante ou um atleta? Acho que vou demorar mais e tenho medo de morrer.

Thiago Cesar Busarello disse:

No nosso caso é o relato de uma pessoa meio que fora de forma e que trabalha em escritório sem se exercitar muito. É uma trilha de média complexidade e conseguimos se virar bem.

LAURA disse:

HOLA!!! EN 1 SEMANA NOS VAMOS A BOMBINHAS. QUISIERA QUE ME ACONSEJEN QUE LUGARES PODEMOS VISITAR, ES NUESTRA 1ERA VEZ POR EN BRASIL … VAMOS EN FAMILIA! 3 NIÑOS Y 2 ADULTOS! ACTIVIDADES, PLAYAS, RESTAURANTES, PASEO DE COMPRAS, ETC! GRACIAS!

Thiago Cesar Busarello disse:

Olá Laura, que bacana, você pode visitar todas as praias da região de Bombinhas, como Mariscal, Canto Grande, Bombas, Quatro Ilhas e Praia da Sepultura. Cada praia tem suas particularidades e você vai ter sempre fotos diferentes para levar de recordação para casa com toda a família.

Outra dica é experimentar os vários restaurantes da cidade saboreando deliciosos pratos à base de frutos do mar como ostras, lula, camarão e marisco.

O centrinho da cidade tem várias lojas, padarias e sorveterias que vão ajudar a tornar o dia ainda mais divertido.

Também não deixe de fazer a trilha aqui comentada no texto. Vale muito a pena!

Desejo desde já uma boa viagem!

Adriana disse:

Olá, minha mãe tem 60 anos, gordinha e tem medo de altura, porém gosta muito de caminhar. Seria problema pra ela?

Pacote Passagem Hotel Carro Seguro Ingressos Chip Mala Ônibus Cruzeiro Câmbio Cartão Financ. Conta Guia Fotógrafo
Mais