Rio Sucuri – Bonito – MS

Continuando nossa série de posts da viagem que fizemos a Bonito e Pantanal, hoje falaremos de um dos passeios mais encantadores da viagem, o Rio Sucuri.

O Rio Sucuri é uma enorme fazenda rural que fica a aproximadamente 30 minutos do centro de Bonito e que oferece quatro principais opções de passeio: flutuação, bike, cavalgada e quadriciclo.

Os passeios do nosso pacote escolhidos pela H2O Ecoturismo foram flutuação em nascente e passeio de bike. Os preços, horários e informações sobre reservas podem ser consultados no site da agência.

Flutuação no Rio Sucuri
Flutuação no Rio Sucuri

A fazenda do Rio Sucuri tem infraestrutura completa com vestiários, banheiros, restaurante e inclusive área de lazer repleta de árvores, pés de frutas, piscina e bancos para sentar ao ar livre.

Piscina - Rio Sucuri
Piscina – Rio Sucuri

Uma das placas que nos chamou a atenção foi: “Fique à vontade para comer as frutas da estação”. Então aproveitamos e comemos jabuticabas e amoras colhidas diretamente dos pés. Só não colhemos jaca porque ela era muito grande para comer em dois.

Fazenda - Rio Sucuri
Fazenda – Rio Sucuri

Iniciando a flutuação no Rio Sucuri

Tudo começou logo que chegamos ao local, no qual entregamos os vouchers do passeio e assinamos os termos de segurança e responsabilidade.

Depois esperamos nosso horário até nos chamarem para trocar de roupa no vestiário. É obrigatório o uso da roupa de neoprene, por causa do tempo que ficamos dentro da água. A flutuação do Rio Sucuri demora em torno de 2 horas. Nesse momento também nos é entregue a bota, o colete salva-vidas e o snorkel.

Antes de a flutuação iniciar nos é pedido para tomar uma ducha de água com objetivo de retirar protetor solar e repelente, já que podem afetar a fauna dentro do Rio Sucuri se os turistas entrarem com esses produtos químicos no corpo.

Ducha - Rio Sucuri
Ducha – Rio Sucuri

Então somos levados por um veículo motorizado até o início de uma trilha ecológica. Depois percorremos essa trilha que leva aproximadamente 15 minutos. É uma trilha bem cuidada, inclusive com pequenas pontes pelo caminho passando por cima de nascentes do Rio Sucuri.

Nascente do Rio Sucuri
Nascente do Rio Sucuri

Um dos pontos de parada da trilha é inclusive numa região composta de várias nascentes. É possível ver a água brotando da terra. Essa água depois caminha pelos córregos formando o rio que vamos percorrer. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

Ponto de observação - Rio Sucuri
Ponto de observação – Rio Sucuri

No meio do caminho da trilha do Rio Sucuri encontramos várias espécies de árvores, aves e pequenos animais, como lagartos, borboletas e faisões. Repositórios de águas cristalinas de cor azul também dão o tom do que encontraremos na flutuação.

Para quem não está levando câmera fotográfica, tem um fotógrafo que acompanha durante todo o passeio da trilha batendo muitas fotos. No início da flutuação há outro fotógrafo que acompanha e bate fotos lá dentro d’água. Depois você pode ver as fotos e comprar o CD na recepção. A dica é compartilhar a compra do CD com os amigos para se tornar mais barato. Sugiro comprar o CD pela recordação, assim como também sugiro levar a sua câmera aquática para bater outras fotos dentro da flutuação.

Entrando na água do Rio Sucuri

Após o passeio da trilha chegamos na entrada da flutuação do Rio Sucuri. Aqui existe um tempo para se adaptar com a água e o equipamento, principalmente o snorkel.

Há uma plataforma própria para a adaptação, feita de madeira, com água em superfície rasa para deitar e colocar a face com snorkel na água. Ficamos todos perfileirados praticando antes de começar.

Adaptação - Rio Sucuri
Adaptação – Rio Sucuri

Lembro novamente da dica de limpar o snorkel da flutuação com seu próprio cuspe, já que ele tem peptina e é um verdadeiro protetor contra embaçamento dentro d’água. Outra dica é não apertar demais o snorkel para não ficar incomodando durante o passeio. Mais uma dica é ficar assoprando com força a água que entra no snorkel para sair por cima do tubo.

Snorkel - Rio Sucuri
Snorkel – Rio Sucuri

Iniciando o passeio da flutuação no Rio Sucuri

Com as devidas dicas e orientações iniciamos o passeio da flutuação no Rio Sucuri. É um verdadeiro paraíso. Águas límpidas e cristalinas com som de água durante todo o passeio.

Água cristalina - Rio Sucuri
Água cristalina – Rio Sucuri

Logo começamos a ver os primeiros peixes, principalmente pacus, piraputangas, piaus e dourados. Peixes menores também nos acompanhavam no percurso.

Piraputanga - Rio Sucuri
Piraputanga – Rio Sucuri

Não vimos nenhuma cobra sucuri. O guia nos contou que é incomum encontrar, pois elas fogem dos humanos. Lembrando que elas são totalmente inofensivas, desde que não as provoque.

Piau - Rio Sucuri
Piau – Rio Sucuri

O fundo do rio é completamente branco devido ao calcário ajudando a iluminar ainda mais o passeio, já que os raios de sol entram na água e batem diretamente no fundo. Reforço a dica de não engolir água com calcário que pode provocar problemas estomacais e intestinais.

Dentro d'água - Rio Sucuri
Dentro d’água – Rio Sucuri

Outro ponto que chamou a atenção foi a vegetação no fundo dos rios. Muitas algas e verdes contracenando com o colorido dos peixes e a cor azul cristalina do Rio Sucuri.

Vegetação - Rio Sucuri
Vegetação – Rio Sucuri

As algas e arbustos chegam a ser tão grandes que temos de desviá-las por completo para não esbarrar. Em alguns momentos eles dividem as pessoas para o lado esquerdo e o lado direito.

Algas - Rio Sucuri
Algas – Rio Sucuri

No caminho também encontramos troncos de árvores, alguns deles são grandes e temos de passar bem colados a eles para não esbarrar.

Tronco - Rio Sucuri
Tronco – Rio Sucuri

A fundura do Rio Sucuri varia de acordo com o pedaço do rio. Tem lugares mais fundos e outros mais rasos. A velocidade da água se mantém constante na maioria do tempo, assim como a sua temperatura.

Peixes pequenos - Rio Sucuri
Peixes pequenos – Rio Sucuri

Também chamou a atenção os decks ao longo do rio, muitos deles com boias e equipamentos de primeiros socorros, ajudando a aumentar a segurança do passeio.

Flora - Rio Sucuri
Flora – Rio Sucuri

Finalizando o passeio da flutuação

Logo depois de percorrer todo o percurso, chegamos a um ponto de saída orientado pelo guia. Mais a frente o transporte motorizado nos aguardava para levar até o centro da fazenda.

Confesso que das flutuações que fizemos na viagem, foi uma das que eu mais gostei porque as águas são muito cristalinas. Dava para enxergar longe quando se estava dentro da água e também não havia pedras para se machucar, como aconteceu na flutuação no Rio da Prata.

Agora ele perde para o Rio da Prata na quantidade e variedade de peixes do local, assim como no acompanhamento dos guias durante o passeio.

Enquanto no Rio da Prata o guia seguia dentro da água junto com você do início ao fim, no Rio Sucuri o guia ficava em cima de um barco a remo percorrendo o caminho atrás dos turistas.

Guia sobre o barco - Rio Sucuri
Guia sobre o barco – Rio Sucuri

E isso passa insegurança, principalmente para quem tem certa fobia de água, como foi o caso da minha namorada. Se o guia não entrava na água porque ela entraria? Ela resolveu seguir o grupo dentro do barco, junto com uma senhora que não se adaptou ao snorkel.

Depois ela me contou que o guia a orientou para descer pela escada no fim do barco a remo e entrar com o corpo dentro da água segurando no próprio barco para que ela sentisse segurança e apreciasse a flutuação. Ela fez isso por aproximadamente 30 minutos e adorou, mas convenhamos, não é a melhor forma de guiar os turistas.

Almoço no Rio Sucuri

Após o passeio de flutuação pelo Rio Sucuri tínhamos incluso no pacote o almoço no Rio Sucuri. Um verdadeiro almoço de fazenda no estilo Buffet com muitas variedades e opções de escolha.

O que mais me chamou a atenção do almoço foram os peixes. Tinha muitas opções de peixe no cardápio, sendo que o que eu mais gostei foi o peixe assado, se eu não me engano dourado, que estava uma delícia. Fui até repetir o peixe, ainda mais que estava com uma fome de leão após ter ficado na água durante a manhã inteira.

As sobremesas, porém deixaram a desejar. Existiam tampas protetoras para evitar moscas, mas alguns turistas se esqueceram de tampar e tinha várias pousando dentro delas. As copeiras foram alertadas, mas pegamos somente de uma sobremesa que tinha acabado de chegar.

Logo após o almoço tiramos uma pestana numa das cadeiras espreguiçadeiras que tinha por perto, já que nosso passeio de bike era mais tarde.

Passeio de bike no Rio Sucuri

Assim que acordamos da pestana, ficamos aguardando o passeio de bike do Rio Sucuri. Não sabíamos o percurso e essa era a maior preocupação, se o passeio fosse de trechos muito acidentados, de grandes subidas e descidas, pois não tínhamos preparo físico e esse perfil de ciclista.

Bike - Rio Sucuri
Bike – Rio Sucuri

Ao conversar com o pessoal da recepção, estes nos informaram do caminho e inclusive mostraram um breve vídeo por onde percorria. O passeio era muito tranquilo e encaramos com naturalidade.

Ele passa por estrada de chão batido, uma trilha dentro da mata, por plantações da fazenda e ao lado de animais, como o gado.

Fazenda de gado - Rio Sucuri
Fazenda de gado – Rio Sucuri

Dentro da mata encontramos macacos pulando de galhos em galhos. Eles estavam se alimentando com bananas e se agitaram ainda mais quando nos viram.

Passeio de bike - Rio Sucuri
Passeio de bike – Rio Sucuri

O grande auge do passeio na bike é a cascata que se encontra em que é possível tomar banho e se divertir e brincar com os amigos. A água aqui é gelada, mas muito revigorante. Entrei e fui direto na queda d’água. Uma quantidade incrível de água batendo nas costas, tirando todo o estresse e renovando as energias.

Cascata - Rio Sucuri
Cascata – Rio Sucuri

Para quem tem crianças, tem de tomar cuidado porque a água da cascata é forte e logo após um pedaço mais raso com pedras existe um lugar mais fundo, com perigo de se afogar. Aqui não tem colete salva-vidas, somente uma boia de apoio.

Ficamos ali por 15 minutos e depois partimos de volta para aproveitar a piscina da fazenda. Nos divertimos muito em ambos os locais até praticamente encerrar o dia retornando para a pousada.

Se você se interessou em conhecer a fazenda do Rio Sucuri, pode encontrar maiores informações no site deles ou no site da H2O Ecoturismo.

E você, já esteve na fazenda Rio Sucuri? Se interessou por fazer o passeio da flutuação ou o passeio da bike?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

2 comentários em “Rio Sucuri – Bonito – MS

  • 26/12/2014 em 01:22

    Amei o filme. Obrigado.

    Resposta
  • 21/05/2015 em 20:59

    Primeiramente gostaríamos de agradecer imensamente a guia do passeio que se não me engano o nome dela é Regina que nos guiou e orientou neste passeio MAGNÍFICO e por ter encontrado meu celular que se soltou da cordinha na flutuação do Rio Sucuri. Quase que perdemos todas as fotos, fotos estas que ficaram além da memória como recordação deste local mágico.

    Regina (Guia),

    Esperamos que seu gesto seja retribuído em dobro.

    A você nosso muito obrigado. Tudo de melhor para você e sua Família.

    Vocês são privilegiados por morarem onde todos fazem passeios.

    Grande beijo

    Sabrina e Ronaldo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *