Projeto Jiboia – Bonito – MS

É muito bom fazer passeios diferentes e que nos abrem a mente para uma série de assuntos. Um desses passeios foi o Projeto Jiboia da viagem que fizemos a Bonito e Pantanal.

O Projeto Jiboia é uma palestra explicativa e educativa, sem deixar de ser de certa forma irônica e engraçada sobre a importância das cobras nos ecossistemas.

Afinal, quem aqui não tem medo de cobra? Quando uma pessoa vê uma cobra qual a primeira coisa que ela pensa em fazer? Sair correndo ou matar a cobra, não é verdade?

Como é a palestra do Projeto Jiboia

Isso que é o bacana da palestra do Projeto Jiboia. Mostrar que as cobras hoje servem de alimento para uma série de animais, que elas ajudam a eliminar pragas como ratazanas e animais menores, que elas fornecem veneno para formar uma série de remédios e muito mais.

A palestra nos orienta como nos comportar quando vemos uma cobra, o que fazer se levarmos uma picada de cobra e como prestar atendimento a alguém que foi picado.

Projeto Jiboia - Bonito - MS
Projeto Jiboia – Bonito – MS

Legal também por mostrar os diferentes tipos de cobras, de nos questionar do porquê temos medo de cobra, da cultura mundo afora e todas as temáticas afins. Somos inclusive desafiados a bater foto com uma cobra sobre o pescoço no fim da palestra. Uma verdadeira quebra de paradigma e de desafiar nossos próprios medos.

Além disso, o Projeto Jiboia é um dos poucos passeios noturnos em Bonito. Existe palestra todos os dias e não vi a necessidade de fazer o agendamento na agência como os demais passeios de Bonito.

Muitas pessoas acabam não vindo por ter medo de cobra ou por estar cansados depois de um dia cheio de atividades em Bonito. A verdade é que a pessoa acaba perdendo um passeio muito bacana e perde a chance de voltar para casa com um aprendizado novo e mostrar as fotos para os amigos que esteve com a cobra enrolada no pescoço.

Cobra sobre o pescoço - Projeto Jiboia
Cobra sobre o pescoço – Projeto Jiboia

Para quem se interessou, a palestra leva em torno de 2 h e o preço do passeio do Projeto Jiboia pode ser conferido no site da H2O Ecoturismo. Mais informações no site oficial do projeto.

Sugestão de melhorias ao Projeto Jiboia

Para não criar expectativas demais, confesso que o lugar do Projeto Jiboia poderia ser melhor estruturado para o turismo. Primeiro porque era mal iluminado na fachada e havia pouca sinalização de que ali era o lugar da palestra, fator importante principalmente por se tratar de um passeio noturno.

Segundo porque quando você vai a um lugar com a temática de cobras você cria a expectativa de encontrar uma série de cobras no lugar, com guias e pessoas mostrando e orientando sobre cada espécie. Havia poucas cobras e elas estavam em viveiros não finalizados, sem pinturas, sem ambiente, sem pontos de observação e sem placas de sinalização.

Viveiro de cobras - Projeto Jiboia
Viveiro de cobras – Projeto Jiboia

Terceiro ponto que por ser uma palestra, o mínimo que se espera são cadeiras bonitas e confortáveis. No Projeto Jiboia a estrutura era de cadeiras de ferro com plástico que acabam ficando desconfortáveis com o tempo.

Outro é a infraestrutura de sons, telas e ambientes. Novamente a temática de cobras permitiria ter televisores espalhados pelo local com documentários, filmes e fotos de cobras, uma cortina tampando o palco antes do show começar e um sonoplasta envolvendo o público e colocando músicas antes para animar os participantes.

Quadros - Projeto Jiboia
Quadros – Projeto Jiboia

O projeto tem tudo para crescer e evoluir ainda mais. Com o conteúdo bacana que tem mais um investimento do empreendimento, às vezes vindo de incentivos culturais de empresas ou do governo, creio que será um dos lugares mais visitados de Bonito.

E você, tem medo de cobras? Conhece o Projeto Jiboia em Bonito? Colocaria uma cobra sobre o pescoço?

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Um comentário em “Projeto Jiboia – Bonito – MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *