Oceanário de Aracaju – SE – Projeto Tamar

Um dos passeios mais bacanas que fizemos na viagem para Aracaju foi de conhecer o Oceanário de Aracaju em parceria com o projeto Tamar de Aracaju, um local que recebe em média 120 mil visitantes por ano.

O Oceanário fica localizado na Orla de Atalaia a 500 metros do mar em um prédio em formato de tartaruga que é o símbolo do projeto Tamar. Lá dentro tem diversos aquários com peixes, tartarugas, moreias, crustáceos e até mesmo tubarões.

Oceanário de Aracaju - SE
Oceanário de Aracaju – SE

Nós pudemos viver experiências únicas dentro do Oceanário de Aracaju como, por exemplo, acompanhar a alimentação dos tubarões, soltar filhotes de tartarugas no mar e ver espécies de animais que sobrevivem a vários metros de profundidade do nível do mar. Conto todas essas experiências de viagem logo abaixo.

Fachada - Oceanário de Aracaju - SE
Fachada – Oceanário de Aracaju – SE

Alimentação de tubarões no Oceanário de Aracaju

Sobre a alimentação dos tubarões, o Oceanário de Aracaju tem um horário reservado para fazer a alimentação junto com os turistas e a comunidade, geralmente mais próximo do fim de tarde.

Os turistas ficam ao redor de um tanque com tubarões e podem acompanhar a explicação do biólogo do projeto Tamar informando detalhes da alimentação dos tubarões, sobre a espécie de tubarão dentro do tanque e a demonstração da alimentação.

Alimentação dos tubarões - Oceanário Aracaju - SE
Alimentação dos tubarões – Oceanário Aracaju – SE

O tubarão que estava dentro do tanque do Oceanário de Aracaju era o tubarão lixa, uma espécie de tubarão de coloração marrom que pode medir até 4 metros de comprimento.

Achei incrível a voracidade dos tubarões quando foi lançado um pedaço de peixe na água. Até então eles estavam nadando tranquilos dentro do tanque. Foi só jogar um pedaço de carne que atacaram com tudo. Até água saltou para fora do tanque. Nessas horas que a gente realmente dá a devida importância para a periculosidade de um ataque de tubarão.

Os turistas também são convidados a passar a mão em um tubarão de uma forma pacífica como demonstram os biólogos. Confesso que depois que vi aquela alimentação feroz fiquei meio apreensivo em ter essa experiência. Mesmo assim arrisquei e passei a mão em cima do tubarão e deu tudo certo no final. Uma experiência diferente que vou guardar para sempre comigo.

Aquário de tartarugas marinhas - Oceanário Aracaju - SE
Aquário de tartarugas marinhas – Oceanário Aracaju – SE

Soltura de tartarugas marinhas filhotes

Outra experiência para lá de bacana que tivemos no Oceanário de Aracaju foi da soltura de tartarugas marinhas filhotes ao mar pelo Projeto Tamar.

Caminhamos até a praia da Orla de Atalaia de Aracaju junto com os biólogos e acompanhamos aproximadamente 20 filhotes de tartaruga cabeçuda sendo soltos dentro do mar.

Soltura das tartarugas - Projeto Tamar
Soltura das tartarugas – Projeto Tamar

As tartarugas marinhas quando filhotes são bem escuras e enrugadas. Elas têm dificuldade de locomoção em terra e andam literalmente a passos de tartaruga.

Soltura tartarugas - Oceanário de Aracaju - SE
Soltura tartarugas – Oceanário de Aracaju – SE

Teve uma delas que se destacou e logo foi chegando ao mar pela areia da praia. Mas a maioria delas foi devagar até encontrar seu destino com o mar.

Considerando que a cada mil nascimentos de tartarugas marinhas, apenas 1 ou 2 sobrevivem para reprodução, estou na torcida para que uma das tartarugas marinhas que levei ao mar seja a felizarda. Essa foi outra daquelas experiências fantásticas que vou guardar comigo da viagem para Aracaju.

Tartarugas marinhas filhotes
Tartarugas marinhas filhotes

Você também pode ter essa experiência junto com o projeto Tamar que reserva 1 dia por mês para soltura das tartarugas ao mar junto da comunidade. É importante você ver junto com o Instituto Tamar mais próximo as datas e horários que acontecem o evento.

Submarino Amarelo no Oceanário de Aracaju

O Submarino Amarelo é uma atração do projeto Tamar que mostra aos visitantes animais vivos de águas profundas que vivem até 500 metros do nível do mar. É um ambiente totalmente escuro com temperaturas de no máximo 16 graus, o que acaba dando um choque térmico para a temperatura de Aracaju, mas que é uma temperatura de suma importância para permanência desses animais no Oceanário.

Submarino Amarelo - Projeto Tamar
Submarino Amarelo – Projeto Tamar

Antes de chegar ao recinto onde ficam os animais marinhos de água profunda, é mostrado para os turistas um vídeo muito bacana explicando o projeto Submarino Amarelo juntamente de uma bióloga que acompanha os turistas.

Também é mostrado aos participantes o projeto sobre os anzóis circulares para redução da captura acidental de tartarugas marinhas pela pesca, no qual esse anzol circular captura, mas agride menos a tartaruga marinha, aumentando a chance de sobrevivência pós-captura.

Submarino Amarelo - Oceanário de Aracaju - SE
Submarino Amarelo – Oceanário de Aracaju – SE

Acontece que o projeto do anzol circular acabou trazendo também outros animais das profundezas além das tartarugas: ele trouxe os animais de água profunda do espaço.

Só depois da explicação é que os turistas são levados para o outro ambiente que possui aquários marinhos próprios e animais das profundezas como o siri do fundo do mar, o caranguejo marrom, a barata do mar e o tubarão pintado. É possível até mesmo tocar em alguns deles, como no caso da barata do mar. Um verdadeiro espetáculo de cuidado e preservação ambiental proporcionado pelo projeto Tamar.

Animais águas profundas
Animais águas profundas

Recomendo a todos que forem viajar para Aracaju, fazer uma parada no Oceanário de Aracaju, porque não vão se arrepender da visita, tanto adultos como crianças.

O Oceanário de Aracaju fica localizado na Avenida Santos Dumont, 1010 e o horário de funcionamento é sempre das 09 h às 21 h abrindo todos os dias. Os ingressos partem de R$ 16,00 por pessoa, sendo R$ 8,00 para meia-entrada. Maiores informações no site.

Sobre o projeto Tamar

O projeto Tamar foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (que mais tarde se transformou no IBAMA) para pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas que ocorrem no Brasil.

Projeto Tamar - Oceanário Aracaju - SE
Projeto Tamar – Oceanário Aracaju – SE

São mais de 25 unidades do Tamar espalhadas pelo Brasil lutando pela preservação das tartarugas marinhas e de todo o ecossistema marinho do país. Isso é ótimo, porque você também pode visitar uma das unidades mais próximas da sua casa para conhecer o projeto e se encantar com todo o cuidado que os profissionais que trabalham no Tamar têm com a vida marinha.

Mapa Institutos Tamar
Mapa Institutos Tamar

E você, ficou curioso de conhecer o Oceanário de Aracaju? Que tal ter experiências semelhantes as que eu tive? Você colocaria a mão em um tubarão? Deixe seu comentário!

Abraço e até o próximo post!

Mais informações sobre a presstrip Blogueiros em Aracaju

1ª Presstrip “Blogueiros em Aracaju” – 14 a 18/04/2016 Realização: Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo.

Blogs participantes: Meu Destino (André Morato), Vagando Por Aí (Luis Felipe Magalhães), Vida de Turista (Thiago Busarello) e Mil e Uma Viagens (Dalila Barakat e Flávia Brunacci).

Empresas parceiras: ABIH-SE, Restaurante Bada Grill, Restaurante Kaju, Restaurante Asa Branca, Restaurante Caçarola, Restaurante Tempero da Nina, Aquatour – Escuna Gazella, Oceanário Projeto Tamar, Catamarã Croa do Goré, Hotel Quality, Hotel Radisson, Pousada do Sol, Hotel da Costa, Marinete do Forró, Restaurante Pastel da Jane, Receptivo Crystal Tour, Museu da Gente Sergipana, Centro de Cultura e Arte, Cantina La Mamma Pizzaria, Restaurante Duna Beach, Bar do Kid e Parque dos Falcões.

#BlogueirosEmAracaju #VemPraAracaju

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *