Lagoa Misteriosa – Bonito – MS

Conheci vários lugares bonitos na minha viagem a Bonito e Pantanal no Mato Grosso do Sul como o Rio Sucuri, o Balneário Municipal e a Gruta do Lago Azul, mas o que eu achei o mais bonito de todos foi a Lagoa Misteriosa.

Vocês podem conferir nas fotos abaixo. É um lago isolado em meio à natureza com água de vários tons da cor azul, um mais bonito que o outro. Nunca tinha visto nada igual.

Vista de fora - Lagoa Misteriosa
Vista de fora – Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa na verdade não fica na cidade de Bonito. Ela fica localizada na cidade de Jardim, distante quase 1 hora de carro do centro de Bonito e faz parte do complexo turístico Rio da Prata.

Antes não era um ponto turístico aberto ao público, já que ela ficava em uma fazenda particular. Depois o dono da fazenda acabou falecendo e sua esposa resolveu vender para o Grupo Rio da Prata (vizinha do local) que investiu para atrair turistas. Se continuasse privada seria uma verdadeira perda para a humanidade tamanha a beleza do lugar.

A Lagoa Misteriosa tem esse nome porque até hoje não descobriram a profundidade que a lagoa tem. Até onde os mergulhadores profissionais chegaram foi um total de 220 metros.

Mergulho - Lagoa Misteriosa
Mergulho – Lagoa Misteriosa

Saber que a lagoa não tem fundo conhecido desperta a maior emoção em quem vai entrar nela. Onde será que esse lugar vai levar? E se eu cair lá embaixo? Vou conseguir voltar? E por aí nossos pensamentos vão a mil por hora.

Começando o passeio na Lagoa Misteriosa

Chegamos logo cedo de manhã e a primeira parada foi no Recanto Ecológico Rio da Prata, no qual entregamos o voucher e assinamos um termo de responsabilidade e seguro para o caso de acidentes. Como estamos falando de atividades que envolvem contato com a natureza deve haver responsabilidade de ambas as partes: turistas e organizadores. Depois andamos mais 5 minutos de carro até chegar no ponto de saída para a Lagoa Misteriosa.

Área de apoio - Lagoa Misteriosa
Área de apoio – Lagoa Misteriosa

Existem duas opções de passeio para conhecer a Lagoa Misteriosa: flutuação e mergulho. Todos eles com guias acompanhantes. Nosso passeio foi da flutuação. Confesso que foi uma boa opção, já que o mergulho com cilindro para iniciantes não ia tão fundo no lago. Podemos olhar no mapa abaixo que o máximo para mergulho e flutuação foi 10 metros. Abaixo disso, somente com certificação.

Mapa - Lagoa Misteriosa
Mapa – Lagoa Misteriosa

Uma das nossas preocupações era quanto à temperatura da água e se ela estaria muito fria, ainda mais pela manhã. Na verdade ela estava muito agradável a ponto de nem precisar utilizar roupa de neoprene. Temperatura em cerca de 24 graus.

Os equipamentos de segurança para a flutuação são compostos de colete salva-vidas, snorkel e botina para encarar a trilha até chegar ao local. O primeiro item é entregue somente lá perto da lagoa. A botina e o snorkel são entregues na saída antes da trilha. A botina, recomendo retirar antes de entrar no lago.

Para quem vai fazer mergulho, lá na beira da lagoa também fica o equipamento necessário como cilindro, colete, pé de pato e tudo mais. Para quem não sabe mergulhar, é feito na hora o curso do batismo ensinando as técnicas básicas.

O tempo total de trilha é de 15 minutos de mata bem fechada e confusa. Por isso a importância de sempre seguir o guia. A trilha é ótima para aquecer e dar mais vontade de entrar na água, fora toda a apreciação da natureza com aves, flores, frutos e árvores centenárias.

Trilha - Lagoa Misteriosa
Trilha – Lagoa Misteriosa

Entrando na Lagoa Misteriosa

Chegando perto da Lagoa Misteriosa existe um mirante, no qual é possível bater fotos lá de cima. Ali nos deparamos com a cor azul exuberante do lago e quanto precisamos descer para chegar até lá.

Mirante - Lagoa Misteriosa
Mirante – Lagoa Misteriosa

A descida é íngreme em 179 degraus de escada feitos de madeira. O guia nos deu a orientação para não pararmos no meio da escadaria e assim não desiquilibrarmos, nem mesmo para fotos. Tranquilamente se cair uma pessoa por tontura ou pisar em falso levará todas as outras pessoas abaixo junto. Por isso vale atenção redobrada na descida.

Descida escadaria - Lagoa Misteriosa
Descida escadaria – Lagoa Misteriosa

No deck de apoio vestimos os equipamentos de segurança e nos preparamos para entrar recebendo as últimas orientações do guia. Para a flutuação foi simples e logo ficamos aptos para entrar na água.

Deck - Lagoa Misteriosa
Deck – Lagoa Misteriosa

No começo a água é fria como em qualquer lago, mas logo nos acostumamos com a temperatura. Fomos descendo os últimos degraus e é possível ver que não tem mais pé. Agora éramos somente nós e a Lagoa Misteriosa.

Fomos flutuando lentamente até o meio da lagoa. Olhando para baixo era possível ver a imensidão do lago. Não tinha fim! A vista se perdia de tão longe que ia.

Vista do fundo - Lagoa Misteriosa
Vista do fundo – Lagoa Misteriosa

Apesar de não ter peixes e outros animais aquáticos maiores, dentro da Lagoa Misteriosa é possível ver muita vegetação, troncos de árvore e animais menores. Os peixes coloridos chamavam a atenção.

Peixe - Lagoa Misteriosa
Peixe – Lagoa Misteriosa

Recomendo absurdamente levar uma câmera subaquática para o passeio. Você vai tirar fotos incríveis dentro e fora d’água. Quando se está dentro, inclusive é possível ver as árvores lá fora tamanha a cristalinidade da água.

Vista dentro - Lagoa Misteriosa
Vista dentro – Lagoa Misteriosa

No meio do lago misterioso existem duas boias com cabo de ferro preso em rocha imersa na água. Elas servem para ajudar a descer e subir, além de nortear onde estamos dentro do lago. É um ótimo ponto para bater fotos.

Boias - Lagoa Misteriosa
Boias – Lagoa Misteriosa

Esse também é um bom momento para fazer a prática da apneia para quem está fazendo flutuação. Apneia é você prender o ar e descer até onde conseguir. O cabo ajuda nesse caso. Para quem tem mais experiência na água pode até tirar o colete salva-vidas.

Apneia - Lagoa Misteriosa
Apneia – Lagoa Misteriosa

Ficamos aproximadamente 1 hora dentro d’água. Incrível como passou rápido. Quando vi, já estava saindo. É uma beleza sem fim.

Outras informações

O melhor dia para aproveitar a Lagoa Misteriosa é num dia ensolarado, já que deixa a água ainda mais cristalina. Nesse local é proibido o uso de repelente e protetor solar para não comprometer a biodiversidade presente no lugar. De fato o protetor solar aqui não faz diferença, porque existem muitas árvores ao redor da lagoa.

Flutuação - Lagoa Misteriosa
Flutuação – Lagoa Misteriosa

Na volta, é cansativo subir os degraus da escadaria. Portanto, reserve fôlego para esse momento. E se o fôlego acabar, dê pausas e suba devagar conforme seu ritmo.

A Lagoa Misteriosa não fica aberta o ano inteiro. Ela só tem um período no ano em que a cor fica transparente o suficiente para aproveitar o passeio. É o período de outubro a abril. No restante do ano ela fica na cor verde e turva. Isso se deve por uma espécie de alga que fica na lagoa e que acaba se procriando nesse período expelindo essa cor dentro da lagoa.

Mergulhador - Lagoa Misteriosa
Mergulhador – Lagoa Misteriosa

Para quem se interessou, os preços e reserva dos passeios podem ser feitos no site da H2O Ecoturismo, agência de viagem que nos levou até Bonito.

E você, ficou com vontade de conhecer a Lagoa Misteriosa? Quer descobrir os seus encantos? Deixe seu comentário aqui no blog.

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

3 comentários em “Lagoa Misteriosa – Bonito – MS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *