Um dos fatores que mais movimentam o turismo nos dias de hoje é a realização de eventos. Um evento bem organizado, estruturado e divulgado tende a chamar muitas pessoas para presenciar e prestigiar o mesmo. A cada visita de um turista em um evento é gerado negócios tanto para o evento como para o local onde o evento é promovido.
Para o turismo isso é ótimo. Somente com a vinda de pessoas é necessário alocar lugares onde os visitantes vão dormir, passagens aéreas e/ou terrestres para se locomover até a cidade do evento, restaurantes para se alimentar e muitos outros fatores.
Por padrão o turismo de eventos é classificado em congressos, convenções, assembléias, simpósios, seminários, reuniões, ciclos, sínodos, concílios, feiras, festivais, encontros culturais e outros. Outra característica comum é a dos municípios tipicamente dedicados ao turismo em determinadas fases do ano que conseguem chamar turistas o ano todo.
Deveriam haver incentivos partindo dos municípios para se terem festa e eventos de grande porte em suas cidades onde a responsabilidade caberia também às suas secretarias de turismo. Empresas públicas ou privadas que tenham visão de negócio seria uma idéia também, assim ao se empenharem nessa prática estarão divulgando muito seu produto e local garantindo tanto publicidade como propaganda. A organização festa e evento e a decoração festa e evento seriam deles, assim como alocar um espaço para evento.
E são esses organizadores de eventos que devem fazer acontecer para que o evento ocorra da melhor forma possível e assim garantir que nos próximos anos ele aconteça novamente e chame as mesmas pessoas que vieram no anterior, assim como novos visitantes fazendo com que o evento cresça.
Uma das entidades que promovem eventos, realizam treinamentos, centralizam acordos e pode dar muitas dicas é a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos) onde no ano de 2007 completou 30 anos.
Anualmente a mesma realiza o evento Eventos Brasil. No ano de 2007 ele ocorre de 4 a 7 de dezembro no Palácio das Convenções do Anhembi em São Paulo. Para quem quiser conhecer mais a instituição também pode acessar o site www.abeoc.org.br.
Tags: artigos, eventos, turismo de eventos




