Turismo de eventos

Um dos fatores que mais movimentam o turismo nos dias de hoje é a realização de turismo de eventos. Um evento bem organizado, estruturado e divulgado tende a chamar muitas pessoas para presenciar e prestigiar o mesmo. A cada visita de um turista em um evento é gerado negócios tanto para o evento como para o local onde o evento é promovido.

Para o turismo isso é ótimo. Somente com a vinda de pessoas é necessário alocar lugares onde os visitantes vão dormir, passagens aéreas e/ou terrestres para se locomover até a cidade do evento, restaurantes para se alimentar e muitos outros fatores.

Sobre o turismo de eventos

Por padrão o turismo de eventos é classificado em congressos, convenções, assembleias, simpósios, seminários, reuniões, ciclos, sínodos, concílios, feiras, festivais, encontros culturais e outros. Outra característica comum é a dos municípios tipicamente dedicados ao turismo em determinadas fases do ano que conseguem chamar turistas o ano todo.

 

Turismo de eventos
Turismo de eventos

Deveriam haver incentivos partindo dos municípios para se terem festa e eventos de grande porte em suas cidades onde a responsabilidade caberia também às suas secretarias de turismo. Empresas públicas ou privadas que tenham visão de negócio seria uma ideia também, assim ao se empenharem nessa prática estarão divulgando muito seu produto e local garantindo tanto publicidade como propaganda. A organização festa e evento e a decoração festa e evento seriam deles, assim como alocar um espaço para evento.

São esses organizadores de eventos que tem a responsabilidade de fazer o evento acontecer da melhor forma possível e assim garantir que nos próximos anos ele aconteça novamente e chame as mesmas pessoas que vieram no anterior, assim como novos visitantes fazendo com que o turismo de eventos cresça.

Uma das entidades que promove mais o turismo de eventos e realizam treinamentos, centralizam acordos e dão muitas dicas é a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), no qual no ano de 2007 completou 30 anos.

Anualmente a mesma realiza o evento Eventos Brasil. No ano de 2007 ele ocorre de 4 a 7 de dezembro no Palácio das Convenções do Anhembi em São Paulo. Para quem quiser conhecer mais a instituição também pode acessar o site www.abeoc.org.br.

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *