Profissão turismo – Conheça mais de 15 profissões do turismo!

Já falamos sobre vários assuntos ligados ao turismo no blog, mas nunca falamos profundamente sobre profissões do turismo. Nesse artigo vamos abordar a profissão turismo e os profissionais que trabalham na área de turismo.

Afinal viajar é tudo de bom, conhecer lugares novos, pessoas novas, novas amizades, novas culturas, comidas diferentes, quem não gosta não é verdade?

Ao mesmo tempo quem nunca sentiu inveja numa viagem de ser um guia de viagem, ser um garçom de restaurante fino, ser um recreador de eventos ou ser um gerente de hotel? Estar no lugar daquela pessoa que nos atende tão sorridente e sair daquela rotina estressante do dia-a-dia para de fato trabalhar com turismo?

Confesso que já tive essa sensação algumas vezes, principalmente em grandes viagens, como na viagem que fiz a Cancún no México, quando me deu vontade de largar tudo e começar a trabalhar atendendo os turistas no lugar daquelas pessoas, de todo dia trabalhar em um cenário paradisíaco e de trabalhar com a alegria das pessoas que estão lá curtindo suas férias passando momentos únicos da sua vida.

Recreador profissão turismo
Recreador profissão turismo

Existem várias profissões que estão intimamente ligadas ao turismo e essas profissões são preenchidas por pessoas que aproveitaram a oportunidade, seja por necessidade ou por gostar do que fazem, trabalhando em lugares que muitas vezes fazem brilhar os olhos de quem está viajando.

Existem os profissionais de turismo que trabalham em locais turísticos que são aqueles que ficam esperando o turista chegar, preparados para o que der e vier. Profissionais que são fundamentais para garantir que nossa viagem seja sempre a melhor de todas. Porém existem também os profissionais de bastidores, que fazem o turismo acontecer e que são da mesma forma de suma importância para o setor.

Oportunidades de trabalho da profissão turismo

Essa série especial de posts vai abordar sobre o trabalho no turismo em geral, principalmente sobre empregos turismo e sobre as várias das profissões na área de turismo. Também vai abordar a situação do mercado de trabalho para cada profissão e as oportunidades de emprego no turismo trazendo inclusive algumas vagas dos sites de recrutamento e seleção do país.

Em cada artigo existirá a caixa de comentários que pode ser um espaço para deixar seu e-mail para contato caso alguma empresa de turismo se interesse pelas suas habilidades. A caixa de comentários também será um espaço para as empresas divulgarem suas vagas ou buscarem a disponibilidade de vagas de turismo aqui no site.

Na lista abaixo separamos mais de 15 profissões de turismo que são verdadeiras oportunidades para quem quer trabalhar na área. Fique à vontade para conhecer cada uma delas e depois nos diga em qual delas você largaria tudo para se tornar um profissional do setor.

Aeromoça profissão turismo
Aeromoça profissão turismo

Geral

Cia aérea

Hotel

Restaurante

Transporte

Eventos

Cruzeiros

Recepcionista de hotel
Recepcionista de hotel

Prós profissão turismo

Trabalhar com turismo tem uma série de prós quando comparado a outras profissões, como:

  • Trabalhar com a alegria das pessoas
  • Trabalhar em cenários paradisíacos
  • Trabalhar com pessoas do mundo inteiro
  • Trabalhar com possibilidades de viajar pelo mundo
  • Entre outros…

Contras profissão turismo

Ao mesmo tempo, trabalhar com turismo também tem seus contras, como:

  • Salários mais baixos que o de outras profissões
  • Trabalhar nos fins de semana e feriados
  • Trabalhar com turistas que podem ser mal-educados
  • Trabalhar com horários fixos
  • Entre outros…

Quanto ganha um profissional de turismo?

A regra de salários para o profissional de turismo é a mesma para todas as outras profissões de mercado. Quanto mais você se incomodar, tiver mais responsabilidades e mais experiência, mais você vai ganhar de remuneração.

Por exemplo, um recepcionista de hotel vai ganhar muito menos do que o gerente de um hotel. Um atendente de uma agência de viagens vai ganhar muito menos do que o gerente de agência de viagens. Um atendente de balcão de aeroporto de cia aérea vai ganhar menos do que um piloto de avião da mesma cia aérea. E assim por diante…

Porém dificilmente será possível equiparar o salário de um profissional do turismo com profissões que exigem maior grau de especialização como médicos, dentistas ou engenheiros.

Garçom profissão turismo
Garçom profissão turismo

A fórmula para o sucesso de qualquer profissão é escolher aquela que te faz feliz e que te dá a maior remuneração possível por isso. Para isso muitas vezes é necessário arriscar e experimentar profissões diferentes até encontrar aquela que te satisfaça por completo, muitas vezes longe do lugar onde se mora.

Setor público do turismo

Quem quiser trabalhar com turismo também pode se candidatar a uma vaga em concursos públicos do turismo para trabalhar em:

  • Órgãos do turismo (como a ANAC ou Infraero)
  • Na parte departamental do turismo do Governo (como o Ministério do Turismo)
  • Na promoção do turismo de um Estado (como as Secretarias de Turismo)
  • Na promoção do turismo de municípios (também dentro das Secretarias de Turismo).

Cada órgão público tem vagas específicas e com seus próprios requisitos e critérios de seleção para escolher os admitidos em concurso público. Maiores informações você pode conferir nesse artigo sobre concursos públicos no setor do turismo.

Guia de turismo
Guia de turismo

Finalizando

Espero que gostem da série de posts. Deixem aqui seus comentários para tirar mais dúvidas sobre a profissão turismo e também deixe seu comentário se você já teve experiências na área para colaborar com sua experiência para outras pessoas.

Abraço!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

6 comentários em “Profissão turismo – Conheça mais de 15 profissões do turismo!

  • 21/09/2016 em 15:27

    Rio 21/09/2016

    Quais são as novas áreas de profissão do turismo ??

    Resposta
    • 25/09/2016 em 11:18

      Olá Ailton, não existem novas grandes profissões do turismo. O que está acontecendo é o aprimoramento de muitas delas com base nas novas tecnologias e necessidades do mercado. Por exemplo: agentes de viagens estão se reinventando com novos tipos de comissionamentos, novos sistemas de compra de passagens e reserva de hotéis, uso de aplicativos em smartphones, estreitamento do relacionamento com o cliente, e assim por diante. Um exemplo relacionado às necessidades de mercado é a adaptação de pacotes turísticos para grandes eventos, principalmente aqueles relacionados a esporte, como corridas e partidas de futebol. Espero ter ajudado, abraço!

      Resposta
  • 27/09/2016 em 21:05

    Estou me formando em Guia de Turismo, tenho 20 anos e desde os meus 13 venho trabalhando como Guia pelo litoral de Natal/Rn. Lógico que ainda no começo não era nada legalizado era apenas um extra sem mais intenções, amostrando aquilo que já convivia. Porém, isso virou paixão e hoje estou com a oportunidade de estar me profissionalizando e capacitando para um mercando onde minha cidade tem como carro chefe que é o turismo. Venho por meio desta pedir algumas opiniões para meu crescimento profissional onde também posso ter alguns diferenciais. Agradeço a atenção. Abraço!!

    Resposta
    • 08/10/2016 em 19:24

      Legal Hibson, o ideal é sempre continuar se capacitando mesmo depois formado. Fazer um curso de oratória ou comunicação e assim ganhar muito mais desenvoltura com a fala e aprender falar de forma divertida também é legal, pois quem viaja quer se divertir. Outra dica é fazer um curso de inglês para estar preparado com turistas estrangeiros, esse é um diferencial. Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *