Como viajar de graça

Como viajar de graça

Após o André Bernardo da revista SuperInteressante entrar em contato comigo para a criação do quadro “Como viajar de graça” da seção Manual da revista de Julho de 2009, gostei da ideia de poder explorar melhor sobre o assunto e mostrar aos leitores do Vida de Turista outras opções do mesmo.

Viajar de graça com certeza é uma maravilha para quem é amante das viagens, mas nem sempre pode ser a melhor opção, visto que com custos zero, os serviços também serão reduzidos ao máximo.

Formas de como viajar de graça

Convites

É comum destinos ou empresas relacionadas ao ramo turístico oferecerem viagens a autoridades, pessoas da área de turismo ou mesmo cidadãos comuns para conhecer seus serviços, por isso você deve ficar antenado se surgir alguma oportunidade relacionada a esse tipo de viagem.

Desconto melhor idade

Hoje em dia quem é idoso e quer fazer turismo na melhor idade já consegue viajar de graça de ônibus pelo transporte coletivo interestadual, pois as empresas de transporte são obrigadas a reservar duas vagas gratuitas por viagem para pessoas com mais de 65 anos, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos de acordo com a lei do Estatuto do Idoso.

Promoções

Existem muitas promoções de viagem que oferecem viagens de graça aos participantes, onde algumas delas podem ser conseguidas através de sorteios, melhor resposta, melhor vídeo, melhor pontuação, entre outras. Essas promoções são facilmente encontradas na internet e algumas delas não precisa nem ser cliente da empresa promotora. Se você é bom de escrita ou gosta de contar com a sorte, essa pode ser a sua forma de como viajar de graça.

Milhas e programas de fidelidade

As milhas e programas de fidelidade das companhias aéreas ficam acessíveis somente para quem viaja bastante, mas são uma ótima opção para quem geralmente viaja a negócios ter a oportunidade de viajar a lazer com esse tipos de programas de relacionamento.

Chapa de caminhão

Há quem busque conhecer lugares diferentes ajudando caminhoneiros a descarregar caminhão em troca da viagem para determinado lugar. Nesse caso é bom ligar antes para uma associação ou só pegar “chapa” perto de um posto da Polícia Rodoviária.

Caronas interativas

A idéia é bem interessante porque quem deseja uma carona pra algum lugar pode se cadastrar em sites como Vai Pra Onde ou Caroneiros e se alguém for pra aquele lugar em tal dia pode oferecer a carona. É uma das formas mais simples de como viajar de graça.

Sofá de casa pra dormir

Pra quem vai viajar para um lugar, mas não quer pagar hospedagem, pode se cadastrar em serviços como o do Couch Surfing que disponibiliza um sofá de casa para você dormir caso você esteja viajando para a cidade daquela pessoa.

Serviço de bordo

Os pré-requisitos pra esse tipo de viagem não são poucos, mas vale a pena se você atende as expectativas do contratante, pois você acaba expandindo suas fronteiras culturais e viajando por diversos lugares em cruzeiros luxuosos prestando serviços de bordo para empresas como Find a Crew, Work at Sea e Sun & Sea.

Escritor

Com a popularização dos blogs e outros meios de publicação de conteúdo na internet, às vezes surge uma oportunidade para você escrever sobre determinado lugar em sites guias de viagem como o site O Viajante que contrata gente para escrever sobre um país e falar sobre ele.

Patrocinado pelo governo

Caso você trabalhe com alguma atividade cultural o Ministério da Cultura pode bancar sua passagem se você tiver cursos ou eventos ligados à profissão no exterior. Dentre as opções de como viajar de graça é uma das opções mais restritivas.

Com os militares

Junto com o pessoal de entrega de cartas das Forças Aéreas Brasileiras, basta você pedir em uma base da FAB que a vaga pode surgir, mas você será avisado na última hora e terá de se apresentar em até 30 minutos.

Agente de viagens

Se você disser que é agente de viagens na hora de buscar uma viagem, mesmo não sendo, quem sabe consegue a mesma de graça. Considero a forma mais difícil de como viajar de graça, mas não custa tentar, porque pelo menos o desconto/incentivo é garantido!

A trabalho

Pode ser que não seja tão de graça assim já que você vai estar trabalhando e não poderá curtir muito os lugares que você vai visitar, mas sempre numa viagem a trabalho você acaba conhecendo um pouco do lugar e dependendo o trabalho até curtindo a viagem.

Trabalho voluntariado

Trabalho voluntariado é outra forma de se conseguir algumas viagens de graça, visto que fazendo o bem comum também surgem oportunidades de representar a entidade que você trabalha voluntariamente em algumas viagens.

Voluntário em empresas aéreas

Algumas cias aéreas oferecem viagens de graça para quem deseja ajudar num trabalho voluntário para elas fazendo alguns serviços gerais de que elas precisam quando estão sem pessoal.

Como viajar de graça
Como viajar de graça

Se você tiver alguma outra dica de como viajar graça, viagem grátis ou viagem de graça, compartilhe com o blog. Aposto que muitas outras oportunidades e idéias devem existir para você realizar sua viagem não gastando nada.

Então, agora que aprendeu como viajar de graça, bora planejar o destino?

Abraço e até o próximo post!

Curtiu? Dê seu joinha pra gente!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Publicado por

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

44 comentários em “Como viajar de graça”

  1. Olá! Muito legal seu blog! Tá de parabéns! Te convido a visitar o meu, que é direcionado aos agentes de viagem: Sou Agente de Viagens. Abraço!

  2. Acho muito legal o blog. Adorei essa matérias que orienta o turista como viajar de graça. As dicas da para levar em conta, são ótimas. Confesso que tem algumas que jamais faria. Eu sou um pouco medrosa. De todas elas, eu só pude aproveitar as milhas, pois amo viajar e sou associada da Royal Holiday que sempre programa e providência tudo direitinho para meu próximo destino.

  3. Nossa, super legais as dicas! Sou novata no mundo dos blogs turísticos e tenho este como inspiração. Parabéns pelo trabalho!

  4. Olá Anônimo..
    É verdade.. Algumas das dicas eu também não faria, mas pra quem tem coragem vale a pena arriscar..
    Obrigado pelo comentário..
    Abraço..

  5. Olá Daniela..
    Obrigado pelos elogios..
    É um orgulho pro blog inspirar novos blogs da área.. Isso só nos motiva a publicar ainda mais conteúdo de qualidade pra ele.. Acessei seu blog e já adicionei ele em nosso blogroll..
    Abraço e volte sempre..

  6. Thiago, curti o blog e as maneiras pra se viajar sem gastar. Gostaria também de saber se você escreveu algo mais sobre turismo para terceira idade!! Valeu, abraços.

  7. Olá.. Temos interesses em comum né?? ehehhehe
    Bom, confesso que já viajei grátis de várias formas. Eh o que conto no meu blog.. Um beijo.

  8. Olá Debs..
    Legal seu blog de viagens e ainda mais sua experiência em viajar de graça.. Já espero uma volta aqui no blog pra compartilhar essa experiência com a gente..
    Abraço..

  9. Montando grupos de amigos para viagens na Terceira Idade!!!
    Entrem em contato!!!
    (11) 3104-3565
    Abraço a todos!

    1. Olá Samiria, é verdade. É difícil porque eles não devem viajar sempre, mas pode ser mais uma opção. Obrigado pela dica e pelo comentário. Fique à vontade aqui no blog e volte sempre que quiser. Abraço!

  10. Olá, eu sou o Pedro, estudante universitário em administração. O meu maior sonho é conhecer vários países em troca da viagem, trabalho voluntário para que eu possa agregar conhecimento nas organizações e realizar os meus sonhos. Sou músico e pintor, desenhista, aventureiro, adoro desafios disciplinados pela natureza.

  11. Desejo ter informações a respeito de como fazer para viajar de graça. Tenho um bebê de um ano e uma criança de 8 anos. Grata.

  12. Para quem quer viajar de graça é só acessar o site do TV Brasil Tur, ler o regulamento e participar. Boa sorte!

  13. Pingback: Sombra e água fresca: Aprenda como viajar de graça | Fora do Padrão
  14. Olá pessoal! Uma vez pesquisando na internet eu vi uma empresa que contrata guia turístico para viajar pelo mundo trabalhando, mas eu esqueci o site, se alguém souber, por favor, me passe! Obrigada!

  15. Muito bacana as dicas, mas pra minha idade, (50 anos) fazer essas travessuras não combinam, kkkkk, mas valeu! Continue dando mais dicas, vou acompanhar você. Abraços.

  16. Poxa, eu tenho 14 anos de idade e eu sempre quis ir pro Rio de Janeiro, só que não tenho ninguém da minha família lá. Eu queria ir pra lá e ficar 1 mês ou 2 meses, mas eu não sei de nada lá. Quero saber como ir pra lá, li tudo, mas mesmo assim to com dificuldades. Me adiciona ai no msn pra gente conversar.

    1. Olá Dean, no seu caso acredito que o melhor seria mesmo viajar com alguém da família, amigos ou quem sabe um conhecido. Dessa forma fica mais fácil de dividir hospedagem, e como você é menor de idade a viagem se torna mais segura. Sem falar que viajar acompanhado de amigos ou conhecidos a viagem se torna muito mais divertida. Abraço!

  17. Moro em Guararema SP. Achei legal o blog por isso quero compartilhar o seguinte. Editei minha segunda revista de turismo, viajo bastante e conheci cada lugar maravilhoso. Conheçam a revista eletrônica Mflip, revista scala. Venham conhecer Guararema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *