Blogagem coletiva: Gastronomia da minha região

Estamos participando de mais uma blogagem coletiva da RBBV (Rede Brasileira de Blogs de Viagem) dessa vez trazendo um tema que todo mundo adora: gastronomia. Cada blogueiro participante falará um pouco da gastronomia da região onde vive e eu trouxe aqui sobre a gastronomia da minha região, a região do Médio Vale do Itajaí em Santa Catarina.

Aqui na região do Médio Vale do Itajaí existe uma gastronomia riquíssima baseada na colonização alemã e italiana, das origens dos nossos antepassados. Por morar aqui já tive a oportunidade de saborear muitas delas e quero contar para vocês minha experiência.

Gastronomia da minha região

  • Cuca: A cuca é de origem alemã e para quem não conhece ela é um prato formado por três camadas. A primeira é com uma massa doce de trigo bem parecida com o pão. A segunda camada é onde fica o sabor com alguma fruta ou geleia. Na terceira camada fica uma farofa crocante. Existem cucas dos mais variados sabores, mas a minha preferida é a cuca de banana. Geralmente a tradição é servir a cuca com um café com leite bem quente e confesso que fica uma delícia. Pela praticidade no preparo, baixo custo e sabor único, a cuca está ficando cada vez mais popularizada em outras regiões do país também. Uma dica para comer uma cuca deliciosa é comprar ela nas festas de igrejas da região, já que são bem caseiras, ou então na Panificadora Benkendorf em Blumenau.

    Cuca de banana - Gastronomia da minha região
    Cuca de banana – Gastronomia da minha região
  • Strudel: Mais uma sobremesa de origem alemã da gastronomia da minha região, o strudel é uma massa bem fina feita geralmente com recheio de maçã e canela. Essa massa é enrolada e coberta por uma fina camada de açúcar. O strudel vai ao forno e pode ser servido quente. A meu ver, o melhor acompanhamento para o strudel é uma bola de sorvete de creme. A mistura de quente com gelado faz uma explosão de sabores na boca. A dica para comer strudel é na Panificadora Torten Paradies em Pomerode.

    Strudel de maçã
    Strudel de maçã
  • Eisbein: O joelho de porco, como é conhecido o Eisbein, é um famoso prato da cultura alemã. Cozido ou assado, ele pode ser consumido com diversos tipos de acompanhamentos. Eu prefiro acompanhado de batatas e chucrute (repolho em conserva), mas também é uma delicia acompanhado de pedaços de pães. O ponto alto desse prato são os temperos e o preparo. É um prato bastante gorduroso e que consumido em excesso pode fazer mal a saúde, mas por outro lado essa gordura é que faz toda a diferença e dá um sabor especial ao alimento. A dica para comer um prato desses aqui na região é o restaurante Thapyoka em Timbó.

    Eisbein
    Eisbein
  • Nhoque: Esse prato da gastronomia da minha região é tradicional da cozinha italiana e posso dizer que entre muitos é o meu preferido. Ele consiste em uma massa com trigo e batatas cozidas em uma mistura com ovo e sal. Essa massa é fervida e servida com diversas opções de molhos vermelhos ou brancos. Mas o prato com nhoque que eu mais gosto ao invés de molhos é servido com nata frita, nossa que delícia. Se você ainda não conhece vale a pena experimentar. A dica para comer nhoque aqui na região é no restaurante Camineto em Rodeio.

    Nhoque
    Nhoque
  • Polenta: Esse prato vem da origem italiana e é muito popular na minha região. Pode ser servida de diversas maneiras: recheada, frita, mole, grelhada ou dura, acompanhada por molhos ou queijos. A minha versão preferida quando se fala em polenta é a tradicional polenta com galinha, onde é feito um frango ensopado e servido com a polenta um pouco mais dura. Antigamente esse prato não era valorizado, mas hoje ganha destaque em diversos restaurantes e casas da região. Ele pode ser experimentado no Restaurante Ess Haus em Rio dos Cedros.

    Polenta com galinha
    Polenta com galinha

E você conhece algumas dessas delícias? Gostaria de conhecer? Deixe seu comentário!

Outras postagens da blogagem coletiva

Veja abaixo outros posts deliciosos da gastronomia local recomendada pelos blogueiros que estão participando da blogagem coletiva.

Abraço e até o próximo post!

Sua viagem começa aqui!

Reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

Precisa alugar um carro? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

Se quiser viajar para o paraíso, o Zarpo tem os melhores pacotes de viagem.

E não esqueça do seguro viagem. Na Real seguro viagem o pagamento pode ser em até 6x sem juros no cartão ou com desconto de 5% no boleto.

Ao reservar com um parceiro através dos nossos links recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a se manter sempre atualizado com novas dicas de viagem. Obrigado! =)

Conteúdo relacionado

Thiago Cesar Busarello

Thiago Busarello é autor e criador do Vida de Turista, no qual adora viajar e falar do assunto de turismo e viagens, compartilhando dicas e informações de viagens com os leitores.

16 comentários em “Blogagem coletiva: Gastronomia da minha região

    • 18/12/2016 em 20:44

      Verdade Adriana! Qualquer dieta vai por água abaixo com tanta coisa boa assim! Rsrss

      Resposta
  • 18/12/2016 em 17:29

    Que delícia de post!! Amo muitas coisas daqui. Nhoque, ai, delícia! Cuca, hummm, adoro! Muito bom.

    Resposta
    • 18/12/2016 em 20:44

      Oi Michela! Uma cuca de farofa com café em uma tarde de inverno é uma verdadeira delícia!

      Resposta
  • 19/12/2016 em 09:52

    Essa cuca já tá me dando água na boca! Parece deliciosa! Vou procurar por aqui… rs
    Abraços

    Resposta
  • 19/12/2016 em 15:42

    Gente… que post delicioso é esse!!! Deu vontade de pular na tela do computador. Só delícias!!!

    Resposta
    • 19/12/2016 em 22:07

      Sem falar na polenta frita com queijo ralado jogado por cima, que é outra especialidade da região, e um chopp de acompanhamento. Uma delícia!

      Resposta
    • 31/12/2016 em 17:18

      É uma delícia Giulia. Quando você vir aqui para a região, não pode deixar de experimentar.

      Resposta
  • 08/01/2017 em 19:15

    Strudel é um dos meus doces preferidos. Delícias que ‘herdamos’ de culturas tão distantes. Deve ser muito bom morar numa região com fácil acesso à essas maravilhas.

    Resposta
    • 16/01/2017 em 20:37

      Legal Cynara! Também adoro muito, principalmente o de maçã. Quer ver quando é recém-saído do forno. Uma delícia!

      Resposta
  • 16/01/2017 em 12:33

    Alguns pratos a gente faz em Minas tbm e eu adoro! Outros não tinha ouvido falar, mas fiquei com água na boca, principalmente esse joelho gorduroso hummmmm

    Resposta
    • 16/01/2017 em 20:38

      Quais pratos Lidiane? Com certeza eles devem ter um toque todo mineiro que também dá um sabor especial à comida.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *